Ir para conteúdo

Sozinho em Foz do Iguaçu - 16/02/13 a 19/02/13 | Fotos e Vídeo


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Salve mochileiros!!!

 

Há alguns meses atrás, mas propriamente dito em Novembro de 2012 as companhias aéreas lançaram super promoções de passagens e uma delas era o trecho Brasília - Foz do Iguaçu por acredite se quiser, R$217,00 ida e volta com taxas inclusas! ::otemo::

 

Eu como fanático por viagens não pensei duas vezes e mesmo sem dinheiro e planejamento comprei a passagem, dias depois a mesma subiu para R$1.380,00 ida e volta e permanece nesse valor até hoje, dei muita sorte!!

 

Todas as viagens que fiz sempre foram com amigos, ou seja, sempre tive companhia para conversar, sair, beber, tirar fotos e fazer passeios mas dessa vez meus amigos não puderam ir comigo, devido a tempo, dinheiro, trabalho e estudos, enfim diversos fatores então seria minha primeira viagem sozinho. :roll: Fiquei até apreensivo um dia antes de partir com medo de ficar com aquela bad lá, mas felizmente teve um final feliz!

 

Antes de viajar consegui garrafas de água de 700ml por 0,45 centavos aqui em Brasília, então levei na mochila água, biscoitos, barra de cereal, macarrão instantâneo... tudo que pudesse me ajudar a economizar com comida em uma cidade turística aonde tudo é caro! ::quilpish::

 

Bom, e antes de começar o relato, ai vai um vídeo-relato que fiz da viagem, caso vc esteja com preguiça de ler todo o texto:

 

 

Vamos pro relato então! Contarei como foi e no fim coloco os gastos e informações!

 

OS PASSEIOS

Alguns passeios comprei pela internet um mês antes, como a entrada no Parque do Iguaçu, Usina de Itaipu e Macuco Safari. São passeios com uma grande procura, então para evitar filas (e são enormes) e falta de ingressos, garanta já o seu na internet.

 

O HOSTEL

Lá em Foz eu fiquei hospedado no Iguassu Guest House, um excelente hostel com uma ótima localização. Fica na Rua Naípi Nº 1019, lá eu paguei R$45,00 na noite de um quarto compartilhado com 4 camas e banheiro compartilhado também. Eles oferecem café da manhã, internet grátis, piscina livre, sala de tv, e translados para o Cassino e Dutty Free na Argentina de graça. A dona é a Renata, muito gente boa ela! Tem muito gringo hospedado lá, dá pra conhecer muita gente mesmo. Indico demais! ::otemo::

 

A página do Facebook deles é https://www.facebook.com/iguassuguesthouse?fref=ts e vc pode fazer a reserva via e-mail com pagamento da primeira noite antecipado.

 

DIA 01 – CIRCUITO ESPECIAL USINA ITAIPU

Cheguei em Foz as 13:40 da tarde depois de uma não tão rápida conexão em Curitiba. Logo ao sair do avião já veio um grande mormaço, um vapor quente mas tão quente que instantaneamente comecei a suar. A cidade é muito, mas muito quente mesmo, muita umidade e calor juntos. Lá no aeroporto passa o ônibus para o centro da cidade, a linha é a 120 - TTU/Parque Nacional, essa linha custa R$2,90 e passa na entrada do Parque do Iguaçu depois Aeroporto e por fim no Terminal de Transporte Urbano no centro da cidade e como meu hostel era ali perto eu nem precisei andar muito. O ônibus é um pouco lotado viu!!

 

Chegando no Hostel a Renata me deu todas as explicações do local, ônibus, mercados e eu morrendo de suar com tanto calor, logo deixei minhas coisas no quarto e fui para a Usina Binacional de Itaipu realizar o Circuito Especial. Corri pro TTU (Terminal de Transporte Urbano), vale lembrar que ele é um terminal integrado ou seja, uma vez dentro dele vc pode pegar quantos ônibus quiser sem pagar uma outra passagem. Já estava meio atrasado, eram 15:30 e eu tinha que estar as 15:30 em Itaipu e fica um pouco distante, depois de um tempo peguei o bus pra lá, que também é meio cheio, a linha é a 101-Vila C Norte/Sul e custa R$2,90. Cheguei lá as 16:00 horas em ponto e o passeio ainda não tinha saído. O Circuito Especial é aquele que vc faz a visão panorâmica na Usina e entra dentro dela para ver o funcionamento das maquinas. É um passeio super interessante, a dimensão daquele lugar é fantástica e com certeza merece o seu posto nas 7 maravilhas do mundo moderno. Nesse tour acabei conhecendo o Douglas, um carinha que também estava viajando só, então fizemos o passeio juntos e aproveitando pra trocar as fotos tiradas. Entramos na sala de controle, vimos uma turbina em funcionamento e grandes fissuras com andares subterrâneos inimagináveis, puta de uma engenharia. Aconselho irem também. O passeio tem cerca de 2 horas e meia de duração, havia terminado as 18:30 e eu ainda ia ficar para ver a Iluminação da Barragem que iria acontecer as 21:00 mas o tempo fechou e começou a chover muito forte, todos estavam indo embora e o local ficando sem ninguém resolvi voltar ao Hostel, ficar ali longe de tudo a noite e pra voltar de ônibus podia ser cansativo demais, mas no fim me arrependi muito ::putz:: porque 40 minutos depois o tempo abriu de novo. Para voltar se pega a mesma linha de ônibus.

 

As entradas pra Itaipu você pode comprar no https://www.turismoitaipu.com.br/

 

382343_477046895678416_2110371893_n.jpg

Visão panorâmica da Usina.

 

21816_477047022345070_1651271353_n.jpg

 

11270_477047219011717_1351083279_n.jpg

Turbina geradora de energia.

 

602045_477047065678399_888093188_n.jpg

Andares subterrâneos.

 

Ao voltar ao hostel conheci meus companheiros de quarto, um Filipino, um Sul-Africano e um Coreano bem caladão, como só falo espanhol e meu inglês não é lá essas coisas a interação não foi muito boa. Fiz um macarrão no hostel, comi e fui dormir pq acordaria cedo.

 

GASTOS

Almoço Giraffas Curitiba: R$13,40

Ônibus Aeroporto - TTU: R$2,90

Ônibus TTU - Itaipu, ida e volta: R$5,80

Circuito Especial Itaipu: R$28,00 (paguei a meia entrada de estudante, o valor normal é R$56,00)

Iluminação da Barragem Itaipu: R$6,45 (paguei a meia entrada de estudante, valor normal é R$12,90)

Hostel 4 diárias: R$135,00

TOTAL: R$219,55

 

DIA 02 – CATARATS BRASILEIRAS, MACUCO SAFARI E PARQUE DAS AVES

Acordei bem cedinho, as 8:00 da manhã, arrumei minhas coias, tomei um café bem reforçado e parti pras Cataratas, novamente fui ao TTU e peguei a linha 120-Parque Nacional, o ônibus par abem em frente ao parque, lá uma guia completamente louca já me abordou e me ajudou nos tramites para retirada dos ingressos. O lugar estava completamente lotado e a fila dando voltas para quem iria comprar na hora, do outro lado há um guiché vazio para quem compra pela internet, então apenas troquei o voucher e entrei no parque. O valor da entrada é de R$25,00 para brasileiros.

Ao entrar vc fica em uma fila para embarcar no ônibus, ele desce até as Cataratas, mas até lá ele para em diversos pontos de passeios pagos a parte que se as pessoas desejassem fazer elas desciam, eu ia fazer o Macuco Safari que é o passeio de barco, então logo desci no ponto do Macuco Safari. Esse passeio eu também já havia comprado pela internet, ele custa R$140,00 ::quilpish:: mas se comprar na internet no cartão de crédito sem parcelar ele sai por R$120,00 e vc ainda ganha um cupom de 20% de desconto para gastar nas lojas de souvenir e restaurantes do parque.

No Macuco Safari você troca seu voucher pelo bilhete e embarca em um trenzinho elétrico que percorre uma trilha na mata e o guia vai explicando várias coisas sobre animais e plantas, depois é feita um pequena trilha de 800 metros até o ponto aonde se encontra os botes para o passeio de barco sobe as Cataratas, nesse local possui uma lojinha de souvenir, uma lanchonete e um local com armários para deixar suas coisas, custa R$5,00, pois no passeio se molha tudo. Colocamos os coletes e fomos no passeio pelo Rio Iguaçu, é simplesmente demais, uma sensação que por foto é impossível de sentir, chegamos bem perto das quedas e é demais. Depois do passeio voltamos ao local dos botes, comprei um souvenir ali de R$8,00 e uma garrafa de água por R$3,50 e subi no Jeep para o ponto de ônibus para ir para as passarelas das Cataratas.

O ônibus para em frente ao começo da trilha e lá vc começa a andar junto aos Quatis, lá eles são aos montes atrás de comida. As trilhas são fantásticas e como a maior parte das quedas ficam do lado argentino quem visita o lado brasileiro tem toda uma visão panorâmica das Cataratas. Simplesmente lindo, é muita água, passei quase o dia inteiro ali, filmando, tirando fotos e pedindo para os outros tirarem fotos para mim também, nessa conheci muita gente, brasileiros, chineses, russas e por ai vai. Podia ficar aqui falando de lá mas seria muita coisa, andei tanto que no fim minhas pernas estavam doendo já. Parei nas lojinhas de souvenir, sou fissurado por lembranças, comprei mais algumas que deu uns R$90,00, depois caminhei sobre as plataformas bem pertinho das quedas d’água, e só o vento te molha todo, é uma sensação deliciosa de estar ali. Depois já na saída fui a uma lanchonete e comprei um lanche para amenizar a fome que estava começando a bater, deu R$9,00, depois peguei o ônibus de volta a entrada do parque e só ali fui me dar conta de quanto sol tinha tomado, estava que nem um pimentão de vermelho. Lá da entrada do Parque do Iguaçu eu caminhei até o Parque das Aves que fica do lado, é como se fosse um zoológico só de aves, e é muito legal, tem araras, tucanos, papagaios, flamingos, águias e alguns que nem sei a espécie. A entrada custa R$20,00 para brasileiros e é um passeio bem legal também, mas infelizmente quando eu fui já era umas 17:30 e a bateria das minhas câmeras já haviam acabado, então optei por ir embora e retornar no outro dia para tirar fotos, novamente peguei o ônibus para o TTU.

 

644252_477047349011704_1285718887_n.jpg

Passeio do Macuco Safari.

 

545743_477047402345032_1560245250_n.jpg

A câmera era a prova d'água, mas a lente embaçava toda com o forte vento.

 

551403_477047659011673_1402401755_n.jpg

Primeiro mirante.

 

13020_477048582344914_1718610729_n.jpg

 

525602_477048369011602_1250342737_n.jpg

 

554050_477048645678241_2130086797_n.jpg

Lá de cima.

 

17599_477048129011626_89296997_n.jpg

Ótimo o dia que fui.. muita água e muito sol!

 

Chegando de volta ao centro da cidade eu fui ao mercado que tem ao lado do terminal, o Super Muffato, lá comprei minha janta, Lasanha congelada e refrigerante, deu R$9,58, voltei ao hostel e conheci meu outros companheiros de quarto, os que já estavam haviam saído e entrado um Polonês e um Francês muito gente fina, troquei ideia com eles com meu inglês básico por muito tempo. A noite aproveitei para deixar todas as baterias de celular e câmeras carregando e fiquei na piscina pra refrescar do calor tomando uma caipirinha e depois fui dormir para acordar cedo no outro dia.

 

Você pode comprar os ingressos do parque no http://www.cataratasdoiguacu.com.br e o Macuco Safari no http://www.macucosafari.com.br

 

GASTOS

Ônibus TTU-Parque Nacional, ida e volta: R$5,80

Entrada Parque Nacional: R$25,00

Macuco Safari: R$120,00

Armário: R$5,00

Água: R$3,50

Souvenirs: R$100,00

Entrada Parque das Aves: R$20,00

Lanche: R$9,00

Jantar: R$9,58

Caipirinha: R$7,00

TOTAL: R$304,88

 

DIA 03 – CITY TOUR, PARQUE DAS AVES E CIUDAD DEL LESTE

Nesse dia acordei cedo, tomei café e fui fazer um “City Tour” com a Loumar Turismo, me parece que é a única agência de turismo por lá, todas as outras que tem outros nomes são intermediadas pela Loumar, uma espécie de Monopólio, ou seja, não tem diferença de preço. Esse foi o único passeio em agencia de turismo que contratei pois estava com um preço bom e iria em vários lugares, o que eu levaria muito tempo fazendo de ônibus. Comprei esse passeio por R$24,00 a meia entrada antecipada pela internet, e na hora eles nem pedem carteirinha estudantil. Nesse city tour eu conheci uma família de Bagé/RS com que fiz boa parte do passeio. A van passa em vários lugares como 34ºBIMT, Praça Getúlio Vargas, Antigo Hotel Cassino, Mesquita Árabe, Marco das 3 Fronteiras dentre outros, os que mais achei interessante foi a Mesquita Árabe, Foz possui a 2ª maior comunidade muçulmana do Brasil, então é fácil observar as mulheres de véu andando pela rua, para entrar na Mesquita é preciso estar coberto, bermudas abaixo do joelho, não mostrar o peito e mulheres tem que usar um véu na cabeça, a responsável lá é a Dona Kaffa que explicou um pouco da história muçulmana, o outro lugar que gostei foi o Marco das 3 Fronteiras, apesar de meio abandonado o lugar dá uma bela visão do encontro do Rio Iguaçu com o Rio Paraná e a visão da Argentina e Paraguai. Após o city tour eu corri pro TTU para pegar o bus para o Parque das Aves, antes comprei uma garrafa de água pois a minha havia acabado, cheguei no Parque com um puta sol, mega feliz pra tirar várias fotos e de repente começou a chover, merda!! Apesar da chuva forte ainda consegui registrar umas boas imagens e conheci o Andreas, um alemão que estava viajando só e fizemos o passeio por lá juntos, é possível entrar nas gaiolas com araras e tucanos e no fim ainda podemos pegar uma arara na mão. Era umas 15:00 quando fui embora de volta ao TTU, saindo de lá fui ao ponto de ônibus na Av. JK para pegar o ônibus para Ciudad del Leste no Paraguai, conversei com um rapaz no ponto que me deu várias dicas, como o bus estava demorando e o tempo fechando para chover eu decidi ir de moto-táxi, paguei R$10,00 e foi super rápido, motoqueiro muito doido, quando vai chegando perto da aduana a bagunça já começa, trânsito louco, ruas sujas e quando se chega no Paraguai é tudo isso elevado ao quadrado. Fiquei em frente ao Shopping del Leste, as coisas são realmente baratas, mas lá comprei apenas um vinho que tinha visto no Chile em uma viagem passada e nunca mais encontrado e uma batatinha para enganar a fome, tudo por U$12,40, cerca de R$23,00, fiquei só ali perto da aduana dando uma volta e vendo a muambada do Paraguai, chovia muito e eu não ia ficar dando bobeira ali, mas peguei uma micose no pé, é muito lixo e esgoto na rua e eu estava de havaiana, daí já viu né! Carimbei meu passaporte para deixar registrado, mas o carimbo não é obrigatório para quem apenas vai fazer compras, depois conheci um casal de alemães que estavam perdidos, queriam voltar para Foz e carimbar o passaporte com a saída do Paraguai e por incrível que pareça eu os ajudei com meu lindo inglês, na aduana mesmo pegamos o ônibus escrito Ciudad Del Leste-Foz Del Iguazu e voltei com o casal batendo maior papo, quando voltei ao centro fui ao Super Muffato comprar alguma comida congelada para jantar e voltei ao hostel.

 

207256_477049002344872_938933881_n.jpg

Mesquita Muçulmana.

 

13909_477049102344862_1055934398_n.jpg

Interior da mesquita.

 

563007_477049385678167_635030819_n.jpg

Marco das 3 Fronteiras

 

537020_477049339011505_1639896550_n.jpg

Encontro do Rio Iguaçu com o Rio Paraná. E ali embaixo o Espaço das Américas... abandonado!

 

66960_477050302344742_640992039_n.jpg

Parque das Aves, no viveiro das araras.

 

45723_477049609011478_1487690178_n.jpg

 

64518_477049682344804_147650751_n.jpg

 

420369_477049919011447_1169916244_n.jpg

Borboletário

 

402818_477050452344727_400683994_n.jpg

 

554146_477050725678033_513260020_n.jpg

Ciudad del Leste

 

539749_477050635678042_581328819_n.jpg

Ciudad del Leste.. muambadaaa

 

Chegando lá o Polonês e o Francês haviam saído e agora estava o Sebastián um Peruano muito gente fina, ficamos conversando por horas durante a noite, eu explicando pra ele da política do Brasil, da ditadura militar, de como eram as festas brasileiras e o que era uma Piriguete srsr

Na cozinha do Hostel quando fui jantar também conheci um casal de Recife que estava viajando, jantamos juntos e também troquei muita ideia com eles e os ajudei a comprar a entrada das cataratas pela internet para que não pegassem fila. No fim da noite também conversei bastante com a Renata dona do Hostel, ela comentando dos perrengues dos mochilões que ela fez e eu dos meus. Acho que foi um dos dias que mais interagi com a galera do Hostel, depois fui dormir para novamente acordar cedo no outro dia.

 

GASTOS

City Tour: R$24,00

Ônibus TTU-Parque das Aves, ida e volta: R$5,80

Entrada Parque das Aves: R$20,00

Garrafa d’água TTU: R$1,50

Garrafa d’água Hostel: R$2,50

Moto-Táxi Paraguai: R$10,00

Compras Paraguai: R$23,00

Ônibus Paraguai-Foz: R$3,50

Jantar: R$11,50

Souvenir: R$15,00

TOTAL: R$116,80

 

DIA 04 – TEMPLO BUDISTA

Último dia em Foz, tratei de deixar minhas coias prontas na noite anterior, acordei cedo, tomei um café da manhã reforçado, me despedi do Sebastián pois ele iria para as Cataratas do lado Argentino e parti pro TTU para pegar o ônibus para visitar o Templo Budista de Foz do Iguaçu. A linha que se pega é a 103-Porto Belo, esse bus para quase em frente a entrada do templo, é moleza, só perguntar ao cobrador e ele te ajuda, custa R$2,90. A dica é ter cuidado e não demonstrar que é turista, pois o templo se encontra na periferia de Foz, um bairro um tanto que suspeito, por ser perto das margens do rio ali é rota de contrabando, mas eu não vi nada de suspeito, fui e voltei super tranquilo. O templo é demais, se você não tem preconceito com outras religiões vai adorar as esculturas, como sou muito mente aberta passei algumas horas ali e é muito bacana. Existem várias estátuas de Buda lá, esculturas que lembram bem a China ou o Japão. Há também há uma comunidade japonesa bem grande em Foz. Estava lá super tranquilo, somente eu no templo, tirando minhas fotos e de repente chega 2 ônibus de excursão com uns 120 Chilenos, nada contra mas não sou muito adepto ao modo turista clássico, aquilo me deixou meio desconfortável, sentei e esperei que fossem embora, afinal esses passeios de agências costumam durar apenas 30 minutos, dito e certo, meia hora depois eles iam embora e lá estava eu e o silêncio novamente. Entrei dentro do templo e comecei a fotografar e filmar, só depois vi uma placa dizendo que era proibido, espero que Buda não me amaldiçoe por isso srsrs. Fui na lojinha de souvenir do templo é lá tem 2 velhinhos bem pequenininhos, tadinhos, para ajudar comprei um dragão de R$15,00. O templo é aberto de Terça a Domingo só não lembro os horarios. Depois voltei ao ponto de ônibus e regressei ao Hostel, aonde tomei meu banho, comprei uma garrafa d’água e almocei miojo. Meu voo era as 16:00 mas as 13:30 me despedi da Renata dona do Hostel e voltei ao TTU para pegar o ônibus rumo ao aeroporto, foi bom ter ido cedo pois o aeroporto é bem pequeno e lotado, se passa por uma revista antes de ir ao check-in e logo depois outra revista, ou seja, filas e mais filas e pra piorar ainda apareceu uma excursão com uns 70 chineses e entraram na minha frente por prioridade. Depois de despachar a cargueira já na sala de embarque abri minha mochila e percebi que tinha despachado minha garrafa de água junto com a mochila grande, merda, tive que comprar no aeroporto, 2 salgados duros + 1 garrafa de água por R$16,00 Absurdooooo!! Mas era preciso! Já no voo com conexão no Rio, descubro que os 70 chineses estavam nele e praticamente só havia eu de brasileiro, no voo eu também encontrei o Andreas, o alemão que conheci no Parque das Aves, ele estava indo pro Rio então dei algumas dicas pra ele de hostel e transporte. Ahh no voo também os chineses sacaram uma filmadora dessas gigantes e começaram a filmar todos no avião e começou maior bafafá deles com os comissários de bordo.

 

307444_477050955678010_1411560347_n.jpg

 

539682_477051149011324_2076076698_n.jpg

 

26360_477051312344641_1841705819_n.jpg

 

285645_477051412344631_191405653_n.jpg

 

GASTOS

Ônibus TTU-Templo Budista, ida e volta: R$5,80

Garrafa d’água Hostel: R$2,50

Ônibus TTU-Aeroporto: R$2,90

Lanche Aeroporto: R$16,00

Souvenir: R$15,00

TOTAL: R$42,20

 

TOTAL GERAL: R$683,43

 

No fim eu simplesmente adorei viajar sozinho, senti que aproveitei bem mais do que as viagens que fiz acompanhado, fiz tudo no meu ritmo, fiquei aonde queria, sai de onde não gostei, parava aonde me dava na telha. Amei Foz e nem queria voltar mais! Então a minha dica é que se vc vai viajar sozinho e está com medo, deixa o medo pra lá, é muito bom viajar só!!

 

É isso ai, depois posto outros relatos aqui!!

 

Até a próxima e keep traveling!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde,

Leonardo,

 

Quero lhe parabenizar pelo seu reatório que ficou muito bom, bem explicado com varias informações legais sobre Foz ja estava afim de fazer meu mochilão para lá, e agora fiquei mais curioso ainda de ir .E sozinho também..kkk. so uma duvida com que tipo de mochila vc fez sua viagem ? mais valeu.....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Williams, tudo bom??

 

Que bom que gostou, obrigado!

 

Então eu levei uma Cargueira Curtlo 75-15L que já tinha aqui Comprei na Centauro ano passado, muito boa ela!!

 

Já pr ficar usando no dia dia eu levei aquelas bolsinhas de cordão parecida com as da Nike, Adidas e tal, nem chega ser uma mochila. Usei essa no dia dia pq não queria ficar usando mochila maior e mais pesada. Quanto menor, melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sempre viajo sozinho, faço muitos amigos quando viajo sozinho do que acompanhado (aliás quando viajamos sozinhos somos mais receptivos a novas amizades) e legal seu relato de Foz, só faltou você ter ido no lado argentino que é bem maior e mais emocionante que o lado brasileiro (além de ser onde tem as badalações jovens).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Leonardo, desde já quero te parabenizar pelo seu relato sobre FOZ e adjacências.

Estarei lá, agora em Abril 2013, e confesso q será de grande valia o seu relato.

 

Adicionei o seu blog em meus favoritos, e desde já fica aberto o convite

para quando vc vir mochilar no Nordeste, especificamente na minha terrinha Paraíba,

fica aberto o contato e a minha disponibilidade para te ajudar.

 

Abraço!

 

E q venham bons roteiros! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Olá, Leonardo.

Adorei seu relato, está me ajudando muito com a organização do mochilão.

Você acha que 1 dia é suficiente para o Parque das Cataratas + Macuco Safari + Parque das Aves? Ou seria melhor aproveitar o dia nas cataratas e visitar o parque das aves depois?

 

Obrigado e parabéns pelo relato.

 

 

Oi Helena, que bom que tem ajudado!! Bom, vai depender muito do seu ritmo, dá pra fazer tudo no mesmo dia sim desde que você comece bem cedinho seu dia, tipo, vai as Cataratas no horário das 9 da manhã e fique lá até umas 16:30 da tarde, daí depois pode ir ao Parque das Aves andando mesmo que é do lado e ficar lá até umas 17:30 ou 18:00!

 

Mas se tiver tempo pra deixar pro outro dia.. também dá, fica ao seu critério!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...