Guias e troca de informações sobre destinos no estado do Tocantins


#261973 por JJulia
06 Out 2005, 15:35
Pessoal,
preciso de dicas para se chegar em, o que ver, onde ficar, enfim tudo sobre o distrito de Taquaruçu (Palmas-Tocantins).
Ficarei feliz se alguém puder me dar dicas...
Vou de SP na semana do dia 17/10, visito o Jalapão e terei 4 dias para aproveitar as vizinhanças. Assim, se tiver outras sugestões de locais para explorar, serão tb benvindas.
Obrigada desde já!
JJulia

#201174 por fernandoab
12 Out 2005, 21:13
Oi Julia,

Passei super rapido por Taquaruçu a caminho de Ponte Alta de Palmas. Não vi muita coisa de muuito bacana nessa cidadezinha. Acho que vale muito mais a pena vc ficar mais tempo pelo Jalapão. Fiquei 5 dias entre Ponte Alta e Mateiros e não consegui ver tudo que queria, nem consegui ir para São Felix por falta de tempo. É um lugar incrível, as pessoas, os cenários, as cachoeiras, o por do sol, as estradas...inesquecível.

Passe pelo menos uma manhã em Ponte Alta e tente pular da ponte que da nome a cidade, é animal! Visite o Sussuapara, uma fenda que acaba virando um pequeno desfiladeiro super escondido uns 17 kms de Ponte Alta, um dos lugares mais lindos que ja vi. Acampe na Prainha e vá a cachoeira da Velha. Passe um fim de tarde nas Dunas e depois tome uma cerveja no bar do Davi, logo na entrada para o caminho que da nas dunas.

Passeie por Mateiro, o dia que cheguei la encontrei no unico boteco aberto o Prefeito e o Delegado meio embreagados e ficamos até umas 3 da manhã batendo papo. O Jalapão é meio assim, vc chega e fica a vontade.

Ai tb tem muitas coisas pro Norte, como o Fervedouro, a cahoeira da Formiga que tem um camping bem bacana pra ficar, e mais alguams coisas em São Felix e mais adiante.

No Jalapão as placas e kms são fictícias, nunca fazem muito sentido então é muito bom ter um bom mapa rodoviário da região para não se perder. Leve tb peças sobresalentes, ja que mecanica la é quase inexistente. O amortecedor da minha viatura quebrou a uns 20 kms de Mateiro e tive que virar o povoado até achar um padre que tinha uma maquina de solda em sua casa e conseguimos consertar a haste....

Se estiver com mais carros, acho que vale a pena se enfiar nas trilhas que levam ao centro do Jalapão, que saem do anel principal para dentro. É la que está a maior parte da fauna e lugares muito pouco conhecidos.
#201739 por JJulia
14 Out 2005, 10:42
Muito obrigada pelas dicas!!
Embarco para Palmas na 6a.feira que vem, mal posso esperar!
:-)
#254379 por luaesol
16 Mar 2006, 09:54
Oi Julia!
Estou pensando em ir ao Jalapão, mas não vou de ônibus.Gostaria de saber se você acha isso possível sendo que estou com pouca grana para fazer os pacotes com guias, que andei olhando não são nada em conta.
Gostaria também de dica para pousada, se tiver .
Um abraço,
Lu
#266464 por Aquaman
05 Jul 2006, 13:03
FAla galera, beleza?AAAAAAQQQQQQQQQQQUUUUUUUUUAAAAAAAAMMMMMMMMAAAANNNNN
na ÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEAAAAAAA

Estarei chegando em Palmas dia 19 de Julho e fico uns 8 dias por lá, alguém pode me ajudar ocm roteiros , locais e ceidades que posso curtir paisagens, cachoeiras, cavernas, trilhas.......
Abraços nos homens e beijos nas mulheres, Aquaman
#269669 por herector
26 Jul 2006, 12:07
E ae mr. aquaman!

Aqui é o hector do busão pra tocantins só pra mandar um "e ai?beleza?"
#334990 por FridaKahlo
02 Dez 2008, 20:06
Taquaruçú é ótima.

estive por la em janeiro de 2006.. nesta época me lembro que existiam 83 cachoeiras catalogadas.. a cidade fica num vale no meio da serra.. muito doido, bem preservado, e o melhor, com a média de uns 3 graus a menos que Palmas, cidade-inferno localizada a somente 27 km dali.. as pessoas são hospitaleiras e te recebem de braços abertos (aliás, como em todo o Tocantins).

só não vale ficar fazendo os roteiros com as cachoeiras mais proximas e conhecidas, pois ficam lotadas com turistas da região.. o negócio é conversar com os nativos e descolar orientações e guias para se procurar os locais mais escondidos.. para quem gosta de rapel, o lugar é paraíso com cachoeiras chegando a 60, 70 metros de altura facilmente.. resumindo, é cachoeira para todos os gostos.

Enfim, vale a pensa demais, ainda voltarei.

Abraços. ::cool::
#339011 por aurorampb
28 Dez 2008, 14:03
Olá!
Sou de Florianópolis e estou indo, com mais 40 pessoas, de ônibus para Belém participar do Fórum Social Mundial. Aproveitando que vamos cruzar o país de norte a sul, estamos preparando um roteiro para a viagem e, até agora, pensamos em fazer uma parada na ida na Chapada dos Veadeiros e uma na volta no Jalapão. A questão é que teremos um dia, uma noite e uma manhã para estar no Jalapão e não sabemos se vale a pena o deslocamento até lá, afinal o tempo é relativamente curto e teremos que alugar um veículo apropriado para ir até lá nas redondezas de Palmas, já que o nosso ônibus não transita por estrada de terra. Ficam também outras dúvidas: tem camping barato pra toda essa gente lá? Vale a pena irmos nessa situação? vcs sabem o que poderíamos fazer com relação ao meio de transporte de Palmas ao Jalapão?
Como alternativa estive pensando em visitarmos as cachoeiras de Taquaruçu, que parecem maravilhosas! Também não encontro informações sobre camping barato, se as cachoeiras são em propriedade privada e é cobrado taxas, ou se é área de parque, se são muito longe uma das outras...
enfim,
conto com a ajuda de vocês!
Abraço,
Aurora
#357271 por miguelbuk
26 Mar 2009, 17:59
oi gente, gostaria de saber se dá para conhecer algumas cachoeiras perto de taquaruçu sem guia e sem carro, ou seja, dá para curtir uma boa caminhada sozinho e tranquilo até uma cachoeira?
um abraço
miguel
#396701 por Gisele_ramones
25 Ago 2009, 12:24
Olá Miguel!
É possivel sim ir pra algumas cachoeiras a pé, ou de busão:

Tem a cachoeira Roncadeira, Escorrega Macaco e o mirante, q ficam por volta de 3km de Taquaruçu, tranquilo ir a pé...

Imagem
Roncadeira


Imagem
Escorrega macaco

e também tem a Taquaruçu.. q é mais farofa.. tb é possivel ir a pé.. mas a caminhada é maior, porem tem onibus q passa ´por lá.. pois ela fica entre o trajeto de palmas-taquaruçu, ae é só pedir pra avisarem onde descer.


Imagem
Taquaruçu


Existe muitas outras q desconheço... mas espero ter ajudado

Abraço
Gisele
#402053 por Vareja
15 Set 2009, 12:50
Olá Miguel
Estive em Taquaruçu faz 1 mês e digo que no geral gostei da cidade. Embora seja distrito de Palmas, chamo de cidade por ser longe e totalmente diferente da capital, com clima bem mais ameno.

A cidade em si não tem muitos atrativos. Era difícil achar local pra comer. Problemas de cidades pequenas e que ainda precisam se estruturar mais para receber turistas.

Quanto às cachoeiras, cerca de 80 ficam num raio de 20km de Taquaruçu. Isso é bom pra quem vai a pé, mas é péssimo devido à depredação do turismo farofa.
As cachoeiras e rios que ficam dentro da cidade são verdadeiros balneários. Não gostei dos ambientes, com bares na beira do rio, campings, quiosques, churrasqueiras de alvenaria, muito lixo pelo chão, lixeiras transbordando com mais lixo. Sem falar no lixo que fica nas margens ou até mesmo dentro do rio, como PH usado, frascos de xampu, embalagens de comida, fraldas, etc. Um pouco porcão pro meu gosto. Em algumas delas não entramos porque tinha caco de vidro no fundo, pedaços de metal, etc.
Fomos em algumas mais afastadas, como a do Evílson. Essa é legal e menos sujeita à farofa. O Vale do Vai quem quer é legal tb, embora seja meio balneário.

Por falta de tempo, ficamos mais nas conhecidas e acessíveis mesmo, mas pretendo voltar.
É uma ótima sensação torrar no calor infernal do TO e cair numa cachu gelada em seguida. Sem falar no astral da cidade e das pessoas.
Ficamos na pousada Lokau, do João. Bem aconchegante e ele e sua esposa são muito simpáticos e atenciosos.

Abs
#529009 por Vitor.fs
01 Dez 2010, 16:12
Iae pessoal, moro em Palmas-To e sempre que dá eu faço um um pedal la pra taquaruçu, conheço algumas cachoeiras bem bacanas por lá,.. qualquer dúvida so perguntar, talvez eu possa ajudar.

Abraços :D
#540635 por Andreia Cabral
10 Jan 2011, 06:19
Olá galera, bom aqueles que pretendem visitar o Tocantins seja por motivos de visitar o Jalapão, a ilha do bananal, o parque nacional do cantão, as praias do araguaria ( em Julho) serão sempre bem vindos, moro neste estado a um bom tempo, não é pq moro aqui mas as pessoas vão lhes tratar muito bem... quanto a respeito de nossa jovem Capital vão encontrar praias formadas pelo lago, aconselho a voceis irem na praia do prata, a da graciosa o banho nao é bom mas anoite a praia é encanto pra quem quer tirar fotos , tem a praia do cajú onde a agua é verde e limpa mas é um pouco distante não tem muita opção de estrutura é frequentada mais por farofeiros. Conheçam aproximadamente 30 KM de Palmas Taquarussu dá para ir de ônibus ($2,10) ou carro proprio as primeiras cachoeiras e as mais conhecidas não são muito boas como a do lajeiro sempre dão muitos farofeiros pra quem curti a tranqulidade das cachus, tem a cahoeira do Evilson e roncadeira com seus degraus
tem que ter disposição é uma das cachus mais movimentadas mas vale apena ir pois são lindas lembrando pros praticantes de rapel a roncadeira é otima pro esporte, tem o vale do vai quem quer a cachu tem 30 m pratica-se rapel mas é o acesso lá é complicado, tem cacheira tres quedas, sambaiba que linda, entre outras que vão um pouco mais acimo de Taquaras.... nos meses de junho e julho o clima é muito bom tem o festival de inverno com atraçoes musicais entre outras coisas, o festival gastronomico, sem contar nos luais q acontecem por lá, e se quando vieram a lua aparecer vao até o mirante parece que ela está bem pertinho de voce principalmente quando ela nasce sem contar na vista q é linda.... ahh se alguém por aí adora aguá gelada, as cacheiras são igual agua de geladeira boa para curar uma ressaca.

Quanto ao Jalapão é maravilhoso quem as dunas são maravilhosas vc paga 5 reiais p/visitar assim como todos os atrativos,cachoeira da formiga sem explicações desse lugar é feito por Deus, o camping custa 10 rais por noite se nao me engano....ou por pessoa nao lembro. a cachoeira da velha é uma das primeiras é linda, dizia a lenda que uma velha sentava lá ficava fumando seu cachimbo esperando o seu amor voltar e assim acabou protegendo o lugar, depois vem a prainha que otima pra banho e acampar se me lembro tem banheiro por lá, lembrando q o rio é de agua 100% potavel é favoravel a pratica de rafting, quem gosta de fazer enduro tem a serra do espirito santo p subir, o fervedouro é bem legal só pra constatar não afunda e mas entra muita areia na partes indesejaveis quando saí, tem um riozinho logo lá do lado é otimo pra banhar a agua é cristalina e geladinha, mas antes de ir pra lá da uma passada no povoado mumbuca o capim dourado lá é vendido muito caro por isso é melhor comprar em Palmas
ou em Ponte Alta, se forem de turma da para alugar carros em P.A não sai caro quem tiver coragem aproveite e pulem da ponte lá tem um trampulim especialmente pra isso é cabuloso ver crianças pequenas ´pulando e tem a cachoeira da fumaça pra visitar... Bom quanto a hospedagem sei q tem um lugar legal lá q do lado da escola em Mateiros , as noites sao quietas dependendo do periodo vai ter os festejos e a boate bate estaca kkk isso no tempo q fui la neh rsrs... se forem no periodo de setembro tem a colheita do capim dourado. Tem a serra da catedral entre outras atrações q nao pode terminar de ver pq tive pouco tempo de estadia, ah quem quer economizar uma boa dica é pegar carona em Porto nacional lá no trevo muita gente pega carona pra ir pra Natividade ou Monte do Carmo, ou Ponte Alta quem sabe até Mateiros.
#658072 por rogerklima
28 Nov 2011, 12:08
Estava em Palmas, não tive tempo de ir para o Jalapão. Fui para Taquaruçu. O ideal é ir de carro. Várias cachoeiras, bonito pacas. Fui de busão de palmas. Peguei o Eixão até taquaralto e de taquaralto outro busão até taquaruçu. De lá fui a pé para A roncadeira, uns 20 minutos andando na estrada, mais uns 20 de trilha. Sussa, bonito, barato. Pra ver as outras melhor ir de carro pq são mais longes papo de 11 km a frente a do ivanilson e 17km no vale do vai quem quer.
#747672 por KIRL
13 Ago 2012, 14:39
::otemo:: Q legal esse topico sobre Taquaruçu, estou fazendo outras pesquisas no site e encontrei esse... Esse é meu lugar, tenho casa lá e conheço muito bem a região, qualquer dúvida sobre esse destino posso ajudar.


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante