Trilhas & Travessias - Relatos de Viagem - Caso não saiba onde postar seu relato da sua última trilha ou travessia abra seu tópico aqui.
#1181605 por Denis Paulo Costa Reis
20 Abr 2016, 10:57
Fazemos parte de um grupo chamado Pegada Trekking da cidade de Jequié-Ba composto por Vandic, Gerson, Gildson, Laudemir, Denis, Allan e Joilton. Sempre estamos indo a Chapada Diamantina. Esse é lugar é muito especial pra nós. Além de ser incrivelmente lindo, é um lugar com muita trilha a ser explorada, e é o que temos feito. Decidimos repetir a trilha completa saindo de Andaraí com destino a Lençóis passando pelo Vale do Pati e Capão.

No ano de 2015 eu fiz essa mesma trilha com Gildson(mais conhecido como Rambo) e o relato está em http://www.mochileiros.com/travessia-andarai-lencois-pati-capao-em-dose-dupla-t117936.html

Esse ano foram 4. Vandic(Kid), Gerson(Crasy), Denis(Hortega), Gildson(Rambo). Como a virada do ano caiu numa Quinta-Feira, decidimos sair na segunda pra passar esses primeiros dias do ano com a família. Então no dia 4 de Janeiro saímos de Jequié-Ba por volta de 8hs com destino a cidade de Lençóis. A aventura foi muito top, passamos alguns momentos difíceis, muita chuva, mas no fim foi muito gratificante estar naquele lugar mais uma vez.

1º DIA - No dia 4 de Janeiro de 2016 saimos de Jequié pela manhã com destino a cidade de Lençóis. Chegamos por volta de 12h30min e fomos logo procurar um lugar onde deixar o carro. Como nosso parceiro Jó(Logan) já havia se hospedado em uma pousada em Lençóis, ele nos indicou pra que deixássemos o carro lá. Fomos recebidos muito bem na pousada e o proprietário conseguiu um local pra deixar o carro. O próximo passo seria conseguir uma condução para a cidade Andaraí, onde iniciaríamos a trilha no dia seguinte. Naquele horário não tinha mais ônibus e após alguns contatos conseguimos uma condução para a cidade de Andaraí no preço "camarada", kkk. Chegamos em Andaraí as 16h30min e ainda não sabíamos onde passar aquela noite. Decidimos procurar um local pra tomar banho e descansar um pouco e acabamos parando no Restaurante de Samira.
Até aquele dia o clima estava muito quente e os rios estavam secos devido a falta de chuva, mas no final da tarde o tempo começou a mudar e ficamos ali olhando a chuva, conversando e aguardando o horário da janta, rsrs. Um maravilhoso peixe preparado por Samira, tudo de bom. A própria Samira nos indicou um lugar pra dormir. Então fomos até esse local, tomamos banho, dormimos confortavelmente por apenas R$20,00 e os colegas ainda estavam pedindo desconto,kkkkkkkk. Enfim, passamos a noite ali e decidimos acordar as 4:30 pra sair as 5hs.

IMG_20160104_082456116.jpg
Saída de Jequié-Ba
IMG_20160104_082456116.jpg (2.27 MiB) Exibido 622 vezes

DSC05748.JPG
DSC05748.JPG (4.57 MiB) Exibido 622 vezes


2º DIA - Como previsto acordamos as 4:30, preparamos um Malto, tomamos e saímos com tudo escuro ainda. Na saída de Andaraí para a Serra do Ramalho encontramos Domingos. Ele disse que iria mais tarde pra o Pati e que nos encontraríamos por lá. Começamos a subida 5hs e o clima estava muito agradável. No caminho encontramos um casal com seus dois filhos que viam do Pati, conversamos um pouco e continuamos a subida. Chegamos ao topo por volta das 9hs. Tiramos algumas fotos, curtimos aquele visual incrível e descemos a ladeira do Império. Decidimos então almoçar na Ponte. Chegando lá, tomamos aquele banho relaxante e fomos preparar o almoço. Depois de um banquete uma boa relaxada foi vital. Nesse período começou a chover e tivemos que sair na chuva com destino a Casa de Sr. Eduardo(Domingos). Chegando lá conversamos um pouco, Domingos já estava por lá, e fomos tomar um delicioso banho no Poção que fica logo abaixo da casa. Como chegamos cedo, por volta das 15hs, a tarde foi de descanso e muita resenha, rsrs. Inclusive nosso parceiro Kid viu um pássaro e disse que era uma Cutia, kkkkkkkkkkkk. Foram momentos muito agradáveis que passamos ali. No final da tarde chegou um pessoal do Cachoeirão por baixo que estava indo pra Sr. Wilson. Por incrível que pareça eles tinha lido nosso relato antes de ir pra essa trilha e nos reconheceram. Trocamos contatos e damos a ideia de dormirem em André devido ao horário e assim o fizeram. O jantar foi preparado e foi muito top. Lentilha, arroz, ovo, abóbora e uma pimenta que tava saindo faísca. Domingos tinha preparado a 1 ano atrás e a vasilha estava fechada todo esse tempo, rrsrsrsrs. Rambo quase morre de tanta pimenta, kkkkkkk. Enfim, chegou a noite e foi muito agradável, bastante chuva.

DSC05765.JPG
Serra do Ramalho
DSC05765.JPG (5.52 MiB) Exibido 511 vezes

DSC05766.JPG
Família vindo do Pati
DSC05766.JPG (5.41 MiB) Exibido 511 vezes

DSC05791.JPG
Império
DSC05791.JPG (5.24 MiB) Exibido 511 vezes

DSC05794.JPG
Ponte
DSC05794.JPG (4.54 MiB) Exibido 511 vezes

DSC05796.JPG
Casa de Sr. Eduardo
DSC05796.JPG (4.59 MiB) Exibido 511 vezes

DSC05820.JPG
Janta na casa de Sr. Eduardo
DSC05820.JPG (4.68 MiB) Exibido 511 vezes


3º DIA - Acordamos cedo, havia chovido a noite inteira, o clima estava bem úmido. Mas não podíamos esperar porque o plano desse dia era ir na Cachoeira do Calixto. Tiramos algumas fotos com Domingos e partimos em direção a prefeitura. Chegando lá, deixamos as mochilas e fomos no Calixto. Pegamos muita chuva na trilha e quando chegamos por lá não tinha nada que não tivesse molhado, rsr. Mesmo assim entramos naquela água hiper, mega gelada. Quando entramos na água parecia que estávamos entrando no bloco de gelo, loucura demais, kkkkkkkkkk. Fomos até a queda d'água e voltamos porque o frio estava intenso. Fizemos um lanche ali mesmo com um tangão de uva, e voltamos pra Prefeitura. Chegamos lá por volta de 15 hs. Almoçamos e saímos debaixo de muita chuva pra Casa de André onde passamos aquela noite. Tinha muita gente na casa esse dia, tava difícil conseguir um lugar pra domir. Mas André conseguiu um quarto onde passamos a noite. Antes de dormir, Crasy preparou aquele Cuscuz e os guias locais estavam fazendo Pizza no fogão a lenha, pense numa delícia. Com barriga cheia fomos dormir de boaaa.

DSC05846.JPG
Saida da Casa de Sr. Eduardo
DSC05846.JPG (4.28 MiB) Exibido 511 vezes

DSC05866.JPG
Trilha do Calixto debaixo de muitaaaaaaa chuvaaa
DSC05866.JPG (5.05 MiB) Exibido 511 vezes

DSC05885.JPG
Cachoeira do Calixto bombando. Água geladaaaaaaaaaaaaaa
DSC05885.JPG (4.88 MiB) Exibido 511 vezes

DSC05888.JPG
Prefeitura com vista pra o Morro do Castelo
DSC05888.JPG (4.13 MiB) Exibido 511 vezes


4º DIA - Como choveu muito durante a noite e agente estava sem barraca, decidimos sair cedo e ir direto pra o Capão nesse dia e tirar a cachoeira dos Funis da rota. E assim fizemos, após tomar o café da manhã iniciamos a trilha. Passamos pela casa de Sr. Wilson, tomamos um café e ele nos ofereceu um bolo de banana delicioso. Subimos a trilha em direção a Igrejinha. Chegando lá conversamos um pouco com João e seguimos em direção ao Rancho pelos Gerais do Vieira. Essa trilha, apesar de não ter o visual dos Gerais do Rio Preto, é um pouco mais curta. Chegamos no Rancho por volta de 14 hs. Tomamos um banho naquele poço geladíssimo, almoçamos um rango top, sempre acompanhado de Tangão, kkkkkkk. A demora ali foi pouca porque ainda tinha muito chão até o Bomba. E ao sairmos pegamos a chuva mais forte de todos os tempos. Foi uma tempestade bruta. Decidimos fazer essa parte da trilha descalços porque a trilha virou Rio, foi muito forte. E isso nos atrasou bastante. Chegamos no Bomba perto de 18hs. Não tinha mais carro pra nos conduzir ao Capão. Aliás, tinha um parceiro chamado Sérgio mas ele estava esperando um pessoal que estava vindo nessa trilha também e foi contratado por agência por isso não pôde nos levar. Não tinha nem pastel servindo mais na Vila. Kid sumiu por uns minutos e voltou com umas 60 bananas, kkkkkkkkk. O bixo é selva viu, rsrrs. A nossa salvação foram essas bananas e um brother das montanhas que chegou do Capão e estava esperando um pessoal dele, e se dispôs a nos levar na Vila. Ele estava super preocupado com seu grupo devido as fortes chuvas e nos colocamos a disposição caso precisasse fazer o resgaste. Felizmente não foi preciso. Chegamos no Capão debaixo de chuva que durou toda a noite. As pousadas estavam lotadas e depois de muita procura conseguimos um quarto com 4 vagas na Pousada de Seu Dai, foi a conta, rsrs. Tomamos um banho quente e a chuva não parava. Como estávamos com muita fome, saímos com o isolante térmico de Rambo para proteger da chuva, kkkk. Foi muito engraçado. Até que encontramos um lanchonete natural e foi o que ajudou a renovar as forças.

DSC05901.JPG
Casa de André. Alto do Luar
DSC05901.JPG (4.58 MiB) Exibido 511 vezes

DSC05910.JPG
Casa de Sr. Wilson
DSC05910.JPG (4.39 MiB) Exibido 511 vezes

DSC05911.JPG
Chegando na Igrejinha
DSC05911.JPG (4.51 MiB) Exibido 511 vezes

DSC05926.JPG
Gerais do Vieira
DSC05926.JPG (3.92 MiB) Exibido 511 vezes

DSC05952.JPG
Rancho
DSC05952.JPG (5.33 MiB) Exibido 511 vezes

DSC05974.JPG
Depois da Chuva mais sinistra de todos os tempos, rsrsrs
DSC05974.JPG (4.31 MiB) Exibido 511 vezes


5º DIA - Depois de mais uma noite de muita chuva acordamos de boaaa. O descanso foi merecido. Agente não estava com pressa pra sair nesse dia porque iríamos dormir na toca dos macacos na trilha da Cachoeira por Baixo. Então ficamos um pouco na Vila do Capão, mandamos e recebemos notícias dos familiares e tudo estava bem. Por volta de 11hs decidimos iniciar a trilha, isso depois de bater aquele rango, kkkkkkk. Na subida a chuva começou e quando chegamos na Cachoeira da Fumaça, só tinha fumaça mesmo, rsrs. A neblina era muito forte e não dava pra ver a queda, apesar de estar muito forte. Ficamos pouco tempo ali pois estava muito frio e logo descemos em direção a toca dos macacos. A descida foi bem tensa porque meu joelho e o de Kid estavam doendo muito, além do frio e a roupa toda molhada. Foi selva essa hora, rsr. Mas enfim chegamos na Toca e ascendemos fogo, fizemos um café com leite quente, colocamos roupas secas e ficou tudo de boaaa. Armamos acampamento ali mesmo na Toca. Eu resolvi armar minha barraca nesse dia. Recebi uma carta da minha esposa que Rambo levou escondido todos esses dias de tilha, rsrs. Foi um momento marcante. Não demoramos muito e fomos logo dormir.

DSC06031.JPG
Vila do Capão
DSC06031.JPG (4.4 MiB) Exibido 511 vezes

DSC06053.JPG
Cachoeira da Fumaça
DSC06053.JPG (4.36 MiB) Exibido 511 vezes

DSC06066.JPG
Chuvaaaaaa
DSC06066.JPG (4.96 MiB) Exibido 511 vezes

DSC06073.JPG
Toca dos Macacos
DSC06073.JPG (4.49 MiB) Exibido 511 vezes


6º DIA - Esse foi o último dia de trilha. Então acordamos cedo, comemos algo e já partimos. Apesar do ótimo descanso da noite, a dor no joelho não passava e isso atrasou um pouco a trilha. Saímos da toca dos macacos por volta das 7h30min e a paramos no Capivari, onde relaxamos um pouco, principalmente o joelho na água gelada. Chegamos no palmital e fizemos uma nova parada, dessa vez pra o almoço. Aconteceu uma coisa que foi muito engraçada. Estávamos com bastante fome e tudo o que sobrou na mochila foram alguns miojos e sardinhas, kkkkkkkk. Depois de juntar tudo sobrou um pouco pra cada. Eu resolvi almoçar em cima de uma pedra com vista pra Cachoeira e com a panela na mão escorreguei e toda minha comida ficou na pedra. Os parceiros deram muita risada, mas eu consegui aproveitar quase tudo, ficou um restinho lá para os pássaros, kkkkkkk. Foi tenso, mas depois demos muita risada da situação. Descansamos um pouco e seguimos a trilha com mais uma parada na Toca da Onça. A descida da serra do Veneno foi bastante tensa principalmente pra mim e Kid, já que os nossos joelhos estavam doendo muitoooo a essa altura. Mas com muita paciência e persistência chegamos no Ribeirão do Meio ainda de dia. Ao chegarmos em Lençóis fomos para a Pousada onde ficou o carro e negociamos um preço camarada pra dormida, banho e café da manhã. Depois de tomar banho, dar notícias as famílias e amigos saímos nas ruas de Lençóis pra bater aquele rango merecido. Encontramos um lugar que tinha um Feijão toppp, com muita pimenta claro, kkkk. Na volta pra Pousada encontramos os parceiros de Minas Gerais que passaram por nós lá no inicio da trilha no Pati. Eles tinham acabado de chegar em Lençóis. Foi um encontro muito bacana. Dormimos bem demais essa noite.

DSC06084.JPG
Saída da Toca dos Macacos
DSC06084.JPG (5.46 MiB) Exibido 502 vezes

DSC06114.JPG
Capivari bombando
DSC06114.JPG (5.37 MiB) Exibido 502 vezes

DSC06163.JPG
Linda cachoeira do Palmital
DSC06163.JPG (5.47 MiB) Exibido 502 vezes

DSC06179.JPG
Toca da Onça
DSC06179.JPG (4.54 MiB) Exibido 502 vezes

IMG_20160109_170148322.jpg
Ribeirão do Meio
IMG_20160109_170148322.jpg (2.88 MiB) Exibido 502 vezes


7º DIA - Acordamos, tomamos aquele café show e partimos com destino a Jequié. Fizemos uma parada na Toca do Morcego em Andaraí e seguimos viagem. E assim terminou essa trip!!!

IMG_20160110_100641667.jpg
Santuário de Esperança - Lençóis/Ba
IMG_20160110_100641667.jpg (1.87 MiB) Exibido 502 vezes

IMG_20160110_112916855.jpg
Toca do Morcego - Andaraí/Ba
IMG_20160110_112916855.jpg (2.74 MiB) Exibido 502 vezes


Sem dúvida, foi uma das experiências mais incríveis de todas. Apesar de todo esforço, de toda chuva, valeu muito a pena ter passado por tudo isso. Sempre vale a pena estar em um lugar tão bom como a Chapada Diamantina. Nunca vamos esquecer cada minuto que passamos ali. Muitos detalhes não entraram no relato mas todos estão gravados em nossas mentes pra sempre!!!

Qualquer dúvida pode entrar em contato conosco. Seguem os dados:

FAcebook Pegada Trekking - https://www.facebook.com/pegadatrekking?fref=ts
Facebook Denis(Hortega) - https://www.facebook.com/denisreis07
Facebook Vandic(Kid) - https://www.facebook.com/vandic.reidner?fref=ts
Facebook Gerson(Crasy) - https://www.facebook.com/gerson.almeida.127?fref=ts
Email Denis - denis.jq@gmail.com
Email Gildson(Rambo) - gildsonsouza@yahoo.com.br



Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes