Ir para conteúdo

Vestuário - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite galera!

 

A pergunta é meio boba, mas realmente não tô sabendo o que levar... ::essa::

 

Vou encarar esse inverno europeu que começou com tudo e estou com uma grande dúvida sobre que tipo de roupa devo levar para dormir. Ficarei sempre em albergues e pelo que vi todos tem calefação, porém em alguns com temporizador de economia de energia... ::Cold::

Então a dúvida é: devo levar uma roupa quente (tipo moleton) ou levo uma roupa mais leve (calça leve e t-shirt, ou até mesmo bermuda e camiseta)?

Já me disseram que o ideal seria dormir com a malha térmica para já estar bem aquecida de manhã na hora de colocar a roupa de sair que não estará quentinha e assim evitar esse contato com a roupa fria... mas será que não vou sentir calor durante a noite??

Então, galera que já ficou em albergues na Europa no inverno, me dá um help por favor!! ::sos::

 

Desde já grata pela ajuda!!! ::otemo::

 

Fabiana

Link para o comentário
  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Fabi, não sei se te ajudarei muito, mas, vou tentar acrescentar pelo pouco que conheço sobre roupas.

 

Nunca fui pra europa, nem peguei temperaturas abaixo de zero, porém, já fiquei próximo disso nas montanhas do rio de janeiro.

Enfim, o que sempre ouvi os estrangeiros falando é que os brasileiros não sabem se vestir para o inverno, e por isso sempre passamos muito frio.

Conheci uma finlandesa que ia para a faculdade de bicicleta todos os dias, com temperaturas abaixo de -10ºC. Por isso digo, tudo depende da roupa que usará.

Em primeiro lugar, esquece moleton. Isso não esquenta no Brasil, imagine então na Europa. Invista em tecidos termicamente melhores, como o Fleece. Talvez vc os encontre com o nome de Polar, que em geral, são mais grossos e esquentam mais. O fleece, além de esquentar muito, também é bem leve, e seca rapidamente. Levando um ou dois, vc estará bem servida de blusas que esquentam.

Se fosse vc, investiria também em uma segunda pele, tanto para as pernas, como para o tórax. Vc encontra algumas bem baratas, e elas te ajudarão a manter o calor do corpo, quando estiver na rua, e dentro de casa. Embora acredite que não conseguirá usar para dormir, pois fica muito agarrado.

Eu não sei qual o nivel de frio que vc sente. Mas, se for muito friorenta, acho que seria bom investir em uma calça de fleece também, nem que seja para dormir bem quentinha.

 

É bom também ficar atenta à meias. Eu sou contra pagar mais do que 20 reais em um par de meia, porém, alguns aqui poderão te falar para usar meias que chegam a custar mais de 80 reais. Enfim, vai do bolso de cada um.

Se for pegar neve, existem botas especificas para isso, com camadas de plástico.

 

É bom também usar alguma jaqueta impermeável, para proteger-se do vento. Existem boas opções no mercado.

Se você fosse de São Paulo, recomendaria ir em alguma das lojas da decathlon, pois acharia tudo que precisa por lá, e com bons preços. Aliás, acho que vale a pena, já que ficará um bom tempo na europa, investir em uma viagem até aqui para comprar essas roupas. Ou então, deixar para comprar tudo por lá, pois tem decathlon na europa inteira, e tudo custará bem mais barato.

 

Não sei se ajudei um pouco, mas na duvida, pesquise esses tópicos, e mande mensagem: roupas-f177.html

 

 

Abraços!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Todos os albergues em que eu fiquei durante o inverno europeu tinham calefação...e os quartos ficavam MUITO quentes, então eu dormia de pijama normal comprido (às vezes até sem camisa, por causa do calor).

 

Eu não me preocuparia se fosse você. Porém, se você não quer arriscar (ou se normalmente sente muito frio), recomendo que você leve um segunda pele ou uma ceroula...hehe...

Link para o comentário
  • Membros

Valeu Renan! Já estou ligada nas roupas p/ o frio externo e preparada (apesar de que comprarei a maioria lá... mas já pesquisei onde!). Falei no moleton apenas p/ dormir... como você pode ver na resposta do Panda, minha dúvida era justamente se com a calefação não ficaria meio quente!

Panda, não sou friorenta não, pelo contrário! Minha irmã que mora na Holanda que quer me matar de calor! rs Como ela não fica em albergue por lá, tá achando que eles deixam a galera morrendo de frio à noite! Eu tava imaginando exatamente o que você relatou, que deve ficar quente! Quando eu acampava na serra aqui no RJ e a gente usava o aquecedor elétrico eu dormia de roupas leves... e é isso que vou fazer, levo uma calça fina e um blusa de malha, se por acaso em algum albergue estiver mais friozinho, coloco a segunda pele e a ceroula por baixo!

Muito obrigada!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Cubra sempre a cabeça, leve sempre um gorro com você, assim o calor não sai do corpo. Isso vale pra quando for dormir também, da pra sentir a diferença!!

 

Não adianta colocar um casaco pesado só, então leve aquelas roupas térmicas e faça camadas de roupas, protege bem. Eu tenho uma combinação (de ski até) que é:

- segunda pele

- "moletom de flanela" (tem um nome certo mas eu nã vou saber qual é, faz par com essa segunda pele ai)

- roupa normal

- malha + meia

- casaco

- gorro + luva

 

Te falar que eu durmo assim (sem o casaco) aqui no inverno ::lol4::

 

Acho que pra dormir você pode apostar nessa segunda pele ai + moletom + gorro., assim também você nem precisa se trocar de manhã (aha seria bom ter mais de um ai). Depende de como estiver o frio, porque se a calefação estiver bacana, ai sim você pode dormir de shorts :P

 

Mas o que o Renan falou e é importante: casaco que quebre o vento. Existem uns muito bons e fininhos que protegem do vento!!

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

Oi, estou indo em JULHO à europa, passarei 33 dias, pelas principais capitais, de Londres à Praga, geograficamente falando. Ainda não tenho uma opinião fechada sobre quanto e quais roupas levar, uso pouca bermuda, só nos fds e em casa, todas que tenho são de tactel (plástico), até agora tenho uma opinião sobre o que levar, mas gostaria de opiniões se devo mudar, comprar algo aqui e levar, comprar lá (OBS: é verão lá né? Mas aqui onde moro é 40º o ano todo):

*3 calças jeans (inclusive a q vou usando)

*2 calções "de plástico"

*2 blusas de mangas compridas normais;

*5 blusas manga curta (polo, normal, da seleção, do time)

*1 jaqueta fina (quebra-vento), bem leve q nem sei se devo chamá-la de jaqueta, dobra facil como blusa;

*10 cuecas;

*5 ou 6 pares de meia comuns (caminhando muito, um par só dá um dia);

*1 calçado (ainda não sei se um tênis nike shox, uma bota daquelas timberland, um tênis velho pra descartar lá e comprar outro)

*1 Sandália de borracha q possa molhar e que eventualmente dê para usar numa urgência (kenner);

-

Agradeço muito as sugestões.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Quanto ao assunto de roupas para o inverno europeu, eu penso diferente do pessoal que comentou sobre o assunto anteriormente. Já estive na europa no inverno duas vezes, e já passei desde o sul da Itália até o norte da Alemanha.

 

Acho que antes de qualquer um pensar no que levar para o inverno europeu, deve-se pensar inicialmente no roteiro. Se for viajar para a europa no inverno, eu recomendo ficar entre Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Sul da França. Nesses países o inverno é bem menos rigoroso e vai ser bem mais agradável. Ali você não vai precisar mais do que um casaco/fleece, uma thermal underwear. Se der azar vai colocar um gorro qualquer, uma luva fina e um cachecol (mas acho difícil ser necessário isso tudo).

 

Se você quer de qualquer jeito ir mais para o norte da Europa, a situação vai ficar mais complicada.

Se você está pensando em praticar esportes (trekking, escalada ou mesmo vai pedalar todos os dias), consulte o guia do LeoRJ: como-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-anorak-fleece-underwear-t32962.html . O sistema de camadas realmente é o ideal para para praticar esportes no frio.

 

Agora se você está planejando um roteiro mais urbano, não vejo sentido utilizar esse sistema. Cito 3 motivos porque penso assim: Primeiro que se você for querer usar camadas para encarar um frio entre -15ºC ~ 25ºC você vai precisar de equipamento mais técnico (esse é o frio que faz no alto do Potosi por exemplo) e mais caro. Segundo que o sobreaquecimento/transpiração não é uma preoucupação para quem não irá praticar atividades. Terceiro que você vai andar com mais camada que uma cebola e toda vez que você entrar em um ambiente fechado (que com certeza vai ter aquecedor) você vai gastar um tempo para ficar tirando tudo, e quando for sair mais um tempo para ficar pondo uma camada por cama (para ir para a balada então é uma "beleza").

 

Eu fui usando camadas mochilar pelo norte europeu e sinceramente não achei que foi positivo. Eu usava uma thermal underwear, uma camiseta, 1 fleece + 1 jaqueta que tinha 1 fleece+anorack e mesmo assim não dava conta do frio de Berlin e Praga por exemplo. Não tava morrendo, mas com certeza tava bem abaixo da temperatura de conforto. O que eu recomendei para amigos que viajaram no inverno do ano seguinte (e que segundo eles funcionou muito bem) foi:

 

- Deixar para comprar tudo na Europa

- Comprar um sobretudo grosso ou um casaco europeu confeccionado para invernos rigorosos. Em cores escuras (cinza ou preto)

- Comprar uma luva boa, luvinha de tricô da sua avó não vai dar conta

- Meias de lã

- Cachecol GRANDE e quente, as vezes você vai querer cubrir o pescoço e também o rosto com ele

- Thermal Underwear para a perna e comprar lá calça quente. Jeans não vai prestar para nada (quando ventar você vai olhar para conferir se não está pelado). Cores escuras novamente.

- Gorro quente, cor escura.

- Não acho necessário uma bota para andar em neve. A não ser que você esteja planejando ficar correndo pelos parques afundando a perna na neve rsrs, quaqluer tênis fechado serve (não vá com aqueles tênis cheios de furinhos)

- Para dormir qualquer pijama serve, vai estar quente dentro de ambientes fechados

 

Esse é o jeito que os próprios europeus se vestem e que funciona. Vestido assim você não vai passar muito frio, não vai chamar a atenção e é mais bonito no geral (ir pra balada com um sobretudo é bem mais bonito que ir com um anorack :P). E é barato. Um sobretudo BOM e bonito você acha por uns 150 euros. Considerando que é uma peça que te protege muito e que você vai usar por toda sua viagem, não acho caro (mesmo porque se for comprar 1 anorack + fleece aqui você acaba pagando mais caro).

 

 

Oi, estou indo em JULHO à europa, passarei 33 dias, pelas principais capitais, de Londres à Praga, geograficamente falando. Ainda não tenho uma opinião fechada sobre quanto e quais roupas levar, uso pouca bermuda, só nos fds e em casa, todas que tenho são de tactel (plástico), até agora tenho uma opinião sobre o que levar, mas gostaria de opiniões se devo mudar, comprar algo aqui e levar, comprar lá (OBS: é verão lá né? Mas aqui onde moro é 40º o ano todo):

*3 calças jeans (inclusive a q vou usando)

*2 calções "de plástico"

*2 blusas de mangas compridas normais;

*5 blusas manga curta (polo, normal, da seleção, do time)

*1 jaqueta fina (quebra-vento), bem leve q nem sei se devo chamá-la de jaqueta, dobra facil como blusa;

*10 cuecas;

*5 ou 6 pares de meia comuns (caminhando muito, um par só dá um dia);

*1 calçado (ainda não sei se um tênis nike shox, uma bota daquelas timberland, um tênis velho pra descartar lá e comprar outro)

*1 Sandália de borracha q possa molhar e que eventualmente dê para usar numa urgência (kenner);

-

Agradeço muito as sugestões.

 

Daniel,

Vc tá levando muitas peças. Se for levar duas bermudas não precisa de 3 calças. Se vc tiver com dinheiro pra invistir nessa área, recomendo você comprar calças de trekking ou, melhor ainda, calças convertíveis (calça c ziper que vira bermuda). Essas calças são bem mais leves, secam mais rápido (pra vc n vai fazer diferença esse fator acho...), são mais frescas e protegem mais contra vento.

Não precisa de duas blusas tão pouco, leve só uma.

O calçado, se n me engano seu roteiro é mais urbano, n precisa de bota. Bota é pesado e mais desconfortável que um tênis. Tênis nike shox não são usados por europeus no dia a dia, muito menos para sair a noite. São usados para esporte. Se tiver, opte por um tênis que aqui chamam de casual (aqueles baixinhos sem mola nem nada).

 

Se levar havaiana vc pode usar pra tomar banho e pode usar no dia a dia, lá não é feio andar de havaiana n rs.

 

Abs

Link para o comentário
  • Colaboradores

Valeu Sandman, nesse momento eu já ia procurar seu profile para postar um recado e pedir q comentasse, rs:

Se entendi bem, você acha que com duas calças jeans e duas bermudas dou conta. Essas calças de trekking acho que são complicadas pois em minha cidade não tem e pela minha altura (1,92m) a chance de pegar uma marreca é grande comprando online, quanto as havaianas não rola para mim, a maior das havaianas é pequena, calço 46~47, a havaiana 46 equivale a 43, rs. A vantagem dos shox é o conforto mesmo, mas é bom saber q lá não é bem aceito, quanto ao tênis baixinho acho que sei de qual estilo está falando, vou olhar aqui se tenho um confortável e escuro (apesar dos claros serem mais bonitos, ao menos é mais dificil de sujar) pois são longas caminhadas, para eu comprar um dá muito trabalho, só no ebay, rs. Mas só vou levar um tênis mesmo.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Esse lance de comprar online é foda mesmo, comigo é o contrário, as calças sempre vem grande embaixo (e é difícil fazer barra dessas calças). Mas você não vai ter tempo em sampa antes de viajar? Se tiver da um pulo na decathlon e compra lá.

 

Se você for usar bastante bermuda, 1~2 calças e 3~2 bermudas já é o suficiente. Se for usar mais calça e só usar bermuda no hostel, 2 calças e 1 bermuda. Não vejo necessidade de 3 calças jeans, mesmo na Europa (fora da Europa se você for precisar pendurar para secar a roupa você vai se arrepender de levar jeans...). No geral 2 calças jeans dá para bastante tempo, depois você coloca uma bermuda e em uma noite você lava e seca as duas tranquilo.

 

Se eu fosse viajar hoje levaria duas calças convertíveis e uma bermuda.

 

A blusa falei para levar uma porque você deve sentir frio com pouca coisa, mas se tivesse acostumado não precisava de nenhuma acho (só uma windproof/waterproof de manga comprida já dava). Julho lá é quente.

 

O lance de cores na Europa é interessante usar tudo escuro mesmo, alguns países o padrão são roupas escuras e eles reconhecem turistas pelas roupas coloridas. Fora isso, quando as roupas começam a ficar sujas você para de escolher e coloca qualquer roupa que tiver limpa, se levar muita coisa colorida vai ficar engraçado rs.

 

Outra coisa, calçados, principalmente bota, não leve zerado. Da uma amaciada antes.

 

Abs

Link para o comentário
  • Colaboradores

Valeu Sandman, você me convenceu a dá uma reduzida e andar com pouca coisa, vou levar 2 calças jeans e no máximo 2 bermudas de plástico, duas dá pq são bem leves mesmo, rs. Veu võo não passa por São Paulo, sai de fortaleza, mas vou está em Florianópolis próxima semana, em um congresso, tô pensando em procurar essa Decathlon por lá e comprar uma calça dessas, só fico receioso de vacilar e comprar porcaria, kkkk, o nome é calça convertível né (bermuda/calça) uma de zíperar que vira calça? Vou procurar uuma escura dessas por lá, abço.

Acho que vou de tênis mesmo, como vc disse são só metrópoles e não sei se fica tão legal uma bota 47 e uma bermuda, kkkkkk, vlw.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...