Roteiros de Viagem na América do Sul


#1271282 por diego.domajnko
21 Abr 2017, 10:50
Bom dia, mochileiras e mochileiros!! :D

Eu to planejando uma viagem com a seguinte ideia: ir, de carro, de Porto Alegre/RS até o Ushuaia. A ideia é viajar por fevereiro/março de 2018, quando vou estar de férias, junto com mais duas pessoas (e, TALVEZ, dois cachorros). Ainda estamos fazendo o planejamento da viagem, entretanto fica a dúvida se as cidades e pontos de interesse cabem dentro do tempo que temos para a viagem. Enfim, a ideia de viagem é a seguinte:

Dia 1: de Porto Alegre/RS até Gualeguaychú/AR. 12h de viagem aproximadamente, 1083km.
Dia 2: de Gualeguaychú/AR até Neuquén/AR. 13h30min, 1302km.
Dia 3: de Neuquén/AR até San Martin de los Andes/AR. 5h30min, 436km. Conhecer a cidade, praça principal, enfim.
Dia 4: de San Martin de los Andes/AR até El Bolson/AR. 4h30min, 313km. Passar por todos os lagos da Ruta de los Siete Lagos e os lagos entre Bariloche e El Bolson. O tempo, de acordo com o Google, entre SMA e El Bolson é de 4h30min, porém vamos passar o dia todo nesta rota.
Dia 5: em El Bolson/AR, vamos subir o Cerro Piltriquitron e conhecer o Bosque Tallado, e ir até o Cumbre.
Dia 6: em El Bolson/AR, fazer o circuito dos refúgios. Conhecer Cajón del Azul, Hielo Azul, Glaciar Hielo Azul, Los Laguitos, Dedo Gordo.
Dia 7: em El Bolson/AR, ainda no circuito dos refúgios. A minha dúvida é se esse circuito consome 2 ou 3 dias. Estou contando com 2 dias de trilha para conhecer tudo.
Dia 8: de El Bolson/AR até Futaleufú/CH. 3h30min, 238km. Creio que em Futaleufú esse dia seja o suficiente para conhecer as principais atrações da cidade, como Laguna Espejo, Puente Gélvez, Valle de los Reyes, Lago Espolón e Lago Lonconao. Talvez fique apertado, mas podemos diminuir ainda algumas atividades na cidade.
Nos próximos dias passaremos pela Carretera Austral.
Dia 9: de Futaleufú/CH até Puyuhuapi/CH. 4h15min, 190km. Parque Nacional Queulat, Ventisquero Colgante Queulat, Laguna Glaciar Cesares.
Dia 10: de Puyuhuapi/CH até Puerto Aysén/CH. 4h, 205km. Cerro Mirador, Lago Riesco. Dia um pouco mais tranquilo.
Dia 11: de Puerto Aysén/CH até Coyhaique/CH. 1h, 64km. No caminho entre essas duas cidades, a parada vai ser o Parque Nacional Rio Simpson e o Cerro Huemules, e então a cidade de Coyhaique.
Dia 12: em Coyhaique/CH. Neste dia vamos para o Parque Nacional Coyhaique conhecer o Cerro Cinchao e fazer o Sendero las Lagunas.
Dia 13: de Coyhaique/CH até Puerto Tranquilo/CH. 4h, 218km. Vamos conhecer as Capillas de Marmore, que ficam na Lago Gral Carrera.
Dia 14: de Puerto Tranquilo/CH até Puerto Guadal/CH. Vamos conhecer o Valle Cachabuco (conhecido também como Parque Nacional Patagonia) e assistir La Confluencia (encontro entre o Rio Baker e o Rio Nef)
Dia 15: de Puerto Guadal/CH até El Chaltén/AR. 10h40min, 762km. Saindo por Chile Chico, finalizamos nosso passeio pela Carretera Austral.
Dia 16: em El Chaltén/AR. Conhecemos um pouco a região de El Chaltén, como os seguintes lugares: Mirador los Condores y las Águillas, Mirador de la Cascada Margarita, Laguna Capri, Laguna Torre.
Dia 17: em El Chaltén/AR. Conhecemos a Laguna de los Tres, Glaciar Piedras Blancas
Dia 18: de El Chaltén/AR até Lago del Desierto/AR. 1h, 37km. Vamos subir um pouco para o norte, indo para o Lago del Desierto, passamos por Chorrillo del Salto, Piedra del Fraire y Glaciar Pollone, Laguna Cóndor, Cascada del Anillo.
Dia 19: de Lago del Desierto/AR até El Calafate/AR. 4h30min, 249km. A ideia é dedicar esse dia para conhecer o trajeto entre o Lago e El Calafate, ao sul. Passaremos pelo Mirador del Rio de las Vueltas, faremos o Sendero Cañadon del Rio de las Vueltas, vamos conhecer Mirador del Glaciar Viedma e conhecer um pouco de El Calafate.
Dia 20: em El Calafate/AR. Vamos conhecer o Parque Nacional los Glaciares, onde fica o Glaciar Perito Moreno, e queremos fazer o passeio pelo lago, em frente ao glaciar.
Dia 21: de El Calafate/AR até Puerto Natales/CH. 3h30min, 272km. Como a viagem não é longa, há tempo de conhecer a Cueva del Milodón.
Dia 22: em Puerto Natales/CH. Conhecer o Parque Nacional Torres del Paine, e seus atrativos acessíveis por carro e curtos senderos.
Dia 23: de Puerto Natales/CH até Ushuaia/AR. 9h30min, 769km. Ao chegar, tentaremos pegar os museus (Museo del Fin del Mundo e o Museo del Presidio) abertos.
Dia 24: em Ushuaia/AR. Conhecer as Cuevas del Alvear e subir de teleférico para o Glaciar Martial.
Dia 25: em Ushuaia/AR. Ir ao Parque Nacional Tierra del Fuego. Fazer os senderos de duração curta.
Dia 26: em Ushuaia/AR. Conhecer a Isla Martillo e seus pinguins e descobrir onde ficam o Mirador Paso Garibaldi e Mirador del Valle Carbajal kkkk
Dia 27: de Ushuaia/AR até Comodoro Rivadavia/AR. 16h, 1359km. Viagem de volta.
Dia 28: de Comodoro Rivadavia/AR até Buenos Aires/AR. 18h. 1761km. Viagem de volta. Atravessar de balsa para Colônia del Sacramento/UY.
Dia 29: Buenos Aires/AR até Porto Alegre. 15h30min, 1121km.

Esse seria só um rascunho da viagem. Ainda temos dúvida se existe o tempo viável para fazer isso. Como da pra ver, a volta para Porto Alegre seria muito corrida e cansativa, e durante a viagem, por termos pouco tempo, não teríamos como descansar muito entre as cidades e atividades. Enfim, eu gostaria de ver se alguém já fez uma viagem assim, de carro, nesse espaço de tempo. Ainda não sabemos onde dormir, mas a ideia, pra economizar, é sempre acampar, ou pelo menos na maioria das vezes, e fazer a própria comida.

Imagino também, caso a gente leve os cachorros juntos na viagem, teremos que mudar algumas coisas, mas a principio seria isso.

A kilometragem e o tempo percorrido entre os lugares foram calculados pelo Google Maps, então não tenho certeza da veracidade das informações kkkk.

Aceito críticas e sugestões sobre o roteiro!!

Obrigado pela atenção! =D

#1273834 por diego.domajnko
06 Mai 2017, 17:36
De carro, é a primeira vez. Ano passado eu e minha namorada viajamos, mas de carona e ônibus e sem tempo para voltar. Ano que vem queremos fazer essa mas nas nossas férias de trabalho/faculdade, dai não tenho a menor noção na questão do tempo haha.

Eu tenho olhado para esse cronograma direto, e sempre me vem na cabeça de que ficou muito corrido para fazer tudo, acho que seria muito mais cansativa a viagem que qualquer outra coisa :x mas não sei o que poderia ser tirado, já que temos vontade de fazer tudo hehe

Como foi a viagem que tu fez?
#1274742 por geovanih
11 Mai 2017, 14:51
Pois é, perguntei para ver se tu sabia o que estava fazendo. Acho dificil cumprir esse cronograma.

Ex: dia 2, são 13:30h de viagem. Vai ter que fazer no mínimo quatro paradas, sendo otimista são mais 2:30 h (incluindo almoço). Tem mais o tempo de acordar e preparativos, e a chegada, mais 2 h (otimistas também e já tendo local para dormir prédefinido).
Dando um total de 18 horas, indo fácil a quase 20h. É possível, mas cansativo. No outro dia provavelmente faltará energia para curtir.
Com o detalhe que a velocidade média está em 96 Km/h. Não sei se sabe, mas para conseguir essa média tem andar muito mais.

dia 27: tem dua fronteiras para cruzar, um ferry boat e mais cento e tantos quilometros de estrada de chão ::bad::
dia 28: rodar 18h conseguindo velocidade média de 98km/h, também acho improvável.

E com animais, nunca levei junto, mas acreto que tudo fique mais demorado.

Minhas sugestões são:
- Desça pela ruta 3, fazendo o mais monótono primeiro.
- Deixe um dia livre para cada 15 dias, para os imprevisto. Se não houver imprevisto preveja como usa-los.
- Se vislumbra outras viagens, faça de forma mais completa o mais distante. É muito mais fácil voltar a Bariloche do que para o Ushuaia.
- Parece que estudou bastante o local, mas não encontrei no teu roteiro a cueva de las manos nem bosque petrificado, quem achei bem interessantes.

Por hora era isso,
Abraço


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes