Ir para conteúdo

Armando e Desarmando Barracas


peter tofte

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Gente:

 

Vou colocar aqui algumas recomendações baseadas em minha experiência. Quem quiser depois colabora no tópico botando outros macetes.

 

1) Leve mais de um tipo de espeque. Não se contente com apenas o tipo que foi vendido com sua barraca. Levo sempre dois a mais de outro tipo. Na minha barraca, a Ligthwave, eu tenho espeques que gosto muito, de alumínio quadrangular. Muito resistentes na hora de enfiar no chão. Mas levo como extras dois espeques de titânio finos. Às vezes o chão de rocha só permite este tipo de espeque.

2) A escolha do local da barraca é uma das coisas mais importantes na hora de acampar. Ande em volta do local elegido até achar o ponto ideal. Se não ficar contente, pegue sua mochila e siga adiante até outro local.

3) Na escolha, considere:

 

- abrigo dos ventos, principalmente em local montanhoso ou de ventos reconhecidamente fortes;

- ponto que não acumule água, acaso chova;

- local que não seja o mais alto num descampado, especialmente se estiver num lugar e época que costuma ter tempestade de raios;

- dentro de um bosque. As árvores quebram a força dos ventos e são para-raios naturais. Mas atente bem para não acampar justo ao lado de uma árvore morta ou debaixo de um galho podre.

- evite acampar as margens de um rio. Numa chuva a enchente pode chegar até sua barraca. Além disto não é ecologicamente interessante, pois espanta os animais que querem beber água;

- entre vale e montanha, o vale é mais tranqüilo;

- na montanha escolha um lugar que seja mais protegido por acidentes de terreno, como depressões e pedras. Lembrar que nos passos há uma canalização e aceleração dos ventos;

- sempre que houver muretas de pedra para acampar nas montanhas, utilize-os, montando a barraca dentro delas. Quem construiu aquilo tinha uma forte razão para fazê-lo!

- o terreno pode ser até inclinado (se não tiver outro jeito). Mas a cabeça deve ficar sempre mais alta que os pés;

- evite acampar na vizinhança de plantas espinhosas. Espinhos podem estar espalhados no chão.

 

4) Use todos os cordoletes que sua barraca tiver e tensione-os bem. Se sua barraca for de montanha ou 4 estações, use os velcros que prendem o sobreteto ao teto, nas varetas. Isto dá uma resistência bem maior a barraca;

5) Se sua barraca não tiver pontos para amarrar cordoletes, existem uns dispositivos a venda (isto nos EUA) que se prendem a vareta e que parecem segurar bem. Parecido com um prendedor de cabelo de mulheres. Não é o ideal, mas é um reforço;

6) Se o chão for muito empedrado e for impossível enfiar os espeques, use os pequenos cordoletes na base da tenda e amarre-os em pedras. Jamais deixe a barraca sem fixação, mesmo auto-portantes. Como estes cordoletes são curtos, leve cordinhas extras para estendê-los.

 

7) Se chover ou ventar muito, provavelmente teremos que sair uma ou mais vezes da barraca, para checar se está tudo bem; Provavelmente vc terá de re-tensionar os cordoletes.

8) Com neve, com certeza, porque as suas pancadas no teto, pelo lado de dentro, podem não fazer a neve acumulada sair de cima da barraca;

9) Especialmente se tiver uma tenda tipo túnel alinhe-a com o vento, especialmente na direção em que são esperados os ventos mais fortes. Se não souber de antemão, olhe para que direção os ramos e troncos de árvores estão inclinados. Mesmo padrões na neve ajudam a determinar. Ventos também costumam descer fortes dos glaciares.

10) Se estiver em local ainda com neve, tente escolher um terreno sem neve (terra) para colocar em cima sua tenda. Faz uma grande diferença no conforto térmico.

11) Antes de armar a tenda passe os pés no chão para ver se tem pedras, espinhos ou tocos de raiz. Suas costas e seu colchão inflável agradecem.

12) Quando a barraca estiver armada, entre e esfregue as mãos no assoalho da barraca para sentir se algo ainda ficou no chão da barraca, abaixo do assoalho. Ainda dá para tirar de baixo, se for o caso.

13) Não costumo levar uma lona para colocar embaixo do assoalho, antes de armar a barraca. Mas é claro que isto protege mais o assoalho da tenda. Ao custo de um peso adicional na mochila. A lona deve ter as mesmas dimensões do assoalho ou ser um pouco menor. Se for maior pode canalizar água para baixo da tenda!

14) Se o bicho estiver pegando feio e você notar que a barraca está prestes a ser rasgada ou demolida, vista-se todo (agasalho, corta vento, impermeáveis e botas) e coloque todas as coisas dentro da mochila, esperando o pior. Se a barraca rasgar você não terá de sair correndo catando as coisas que sairão voando;

15) Os restos de uma barraca ainda podem ser usados para fazer um vivac, cobrindo-o.

16) Seu lixo deve ficar fora da barraca, pendurado, para não atrair bichos para dentro. O mesmo para a comida. Ou então botar dentro, mas bem fechada dentro de um saco estanque.

17) Jamais fogo dentro da barraca. Há exceções e equipamento para isto, normalmente em tendas para alta montanha.

18) Ao desarmar a barraca, dobre logo as varetas e guarde-as em lugar seguro. Deixá-las sem dobrar no chão é um convite para o azar;

19) A fase de desarmar as barracas é especialmente sensível para as auto-portantes (domo) sob vento forte. Um espeque deve ainda estar prendendo a barraca ao solo ou pelo menos um cordolete preso firme à mão de quem desarma. Mais de uma pessoa perdeu a barraca, empurrada por um vento forte para um abismo. Se sua auto-portante tiver duas portas, deixe-as abertas enquanto desarma, para o vento passar por elas ao invés de "inflar o balão".

20) Na medida que retira os espeques do solo, guarde-os logo no saquinho. Isto evita perdas;

21) Logo antes de sair do acampamento desarmado, faça um cheque de abandono para ver se esqueceu algo. Diversas vezes encontrei espeques (de outros!).

 

Espero que ajude.

 

Abraços, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

peter tofte e demais.........

 

umas 2 veses eu ja usei uma bexiga ( a melhor eh aquela comprida tipo salsicha, mas a outra tbm serve ) entre o dormitorio e o teto.

motivo > fortes ventos ( tempestade no marins ) encostavam levemente o teto no dormitorio. isso atrapalhava a " transpiracao" da barraca, ja que o tecido respiravel do dormitorio encostava no teto impermeavel, impedindo assim a " transpiracao " e a deixando um pouco umida, se eu tiver fazendo algo de errado alguem me corrija por favor. mas essa da bexiga quebra um galhaooooo ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peregrino:

 

Demais é esta idéia. Sacada genial. A bexiga (balão) não ocupa nenhum espaço na mochila e pode ter outras utilidades!

 

Na Mountain 25 da TNF tem duas 'esponjas' que vem na barraca para evitar o vento fazer o sobreteto bater no teto. São feias e volumosas. Talvez o melhor sejam os balões. Manda um e-mail para a The North Face!

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nossa! Não falta opção!!

 

Talvez dê para fechar a bexiga com aqueles arames de saco de pão. Isto porque se der um nó com a própria bexiga fica difícil desamarrar e reaproveitá-la depois!

 

Talvez eu substitua as duas "esponjas" da minha Moutain 25 por elas. Bem menos volume!

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...