Ir para conteúdo

PRAGA - MOCHILÃO MUNIQUE/PRAGA/BERLIM/AMSTERDAM 2012


Posts Recomendados

  • Membros

Meu relato dos 3 dias em que passei em Praga. Tem mais fotos no meu blog, e vocês podem conferir em : http://cadacontodomundo.blogspot.com.br/

 

De Munique fui para Praga de busão, porque estava mais em conta do que ir de trem. Eles saem da frente da Estação central, a Hauptbahnhof, e estava uma pechincha: 30 euros. O ônibus saia bem cedo então deixei pra tomar café lá na estação, e comi um panini sensacional num quiosque por lá e um café na Starbucks. Foram 4 horas de viagem até Praga, e o ônibus era super confortável, com direito a chocolate quente, café e água a vonts. A única coisa chata foi um turco do meu lado que não parava de falar,com um inglês que não dava para entender. Fui obrigada a fingir que estava dormindo para ele ficar quieto hahaha.

 

Empresa de ônibus: http://www.expressbus.de/en/homepage/

 

Assim que cheguei em Praga, fiquei em choque. Confesso que me assustei com a entrada da cidade, tão medieval que parecia até uma cidade-fantasma.

 

O ônibus parou em frente a Estação Principal de Praga, (Hlavni Nadrazi) e eu descobri que tinha um brasileiro no ônibus que ia para o mesmo hostel que eu, porém ele ia a pé. Eu estava com uma mala gigantesca e optei pelo metrô. Fui comprar o ticket na maquininha e demorei um tempinho para a entender, e como só aceitava moedas e ninguém quis trocar o dinheiro para mim eu tive que comprar 3 águas pra sobrar o troco certo. Comprei o passe simples de 30 minutos, que era o tempo de chegar no hostel.

 

Detalhe muito importante: Depois que comprar seu bilhete de metrô você tem que validá-lo em alguma maquininha amarela que tem pela estação, que irá marcar data e hora no bilhete, senão está sujeito a multa e vergonha pública se um fiscal te pegar.

 

O metrô de Praga não tinha escada rolante, e eu sofri muito para subir e descer escadas com a mala pesadíssima para trocar de linha por duas vezes. Nenhuma alma masculina caridosa veio me salvar, acreditam? Quando sai do metrô e já estava super perto do hostel, eu me perdi. Fiquei rodando em círculos nos quarteirões do lado do hostel e nada de achá-lo. Não achei placas em inglês e por duas vezes, pedi informações para dois tchecos que também não falavam o idioma.

 

Enfim cheguei no Old Prague Hostel, e incrivelmente, antes do que o brasileiro que veio a pé. Vitória! O atendente era super legalzão, tentou cantar “Ai se eu te pego” e disse que colocaria meu nome quando ele tivesse uma filha (era um xaveco?). Reservei um quarto misto de 12 pessoas, com banheiro coletivo. O quarto era bem apertado, bem diferente do outro em Munique. O que eu gostei foram dos lockers gigantes que dava pra trancar a mala inteira dentro. Todos os hostel tem lockers, que são como armários que você pode trancar suas coisas com um cadeado. Normalmente são lockers pequenos para guardar somente o mais importante, como dinheiro, passaporte e celular, porém esse de Praga cabia a mala toda.

 

Cheguei e fiz amizade com dois brasileiros do Rio que estavam no quarto, e que me deram várias dicas sobre a cidade. Fui jantar num restaurante/pub do lado do hostel que eles já conheciam. Muito legal, e tinham uma porção de batatas fritas deliciosas e mais de 300 tipos de cerveja para servir. Curiosidades: Em Praga a cerveja é mais barata que água e lá a galera pode tomar absinto com altíssimo teor de álcool, que em muitos países não é permitido. Também pode-se fumar dentro de qualquer ambiente.

 

No dia seguinte, fui andar pela Old Town Square, a Praça da Cidade Velha, pertinho do hostel, onde tem o famoso relógio astronômico, construído em 1410 (sim, antigo pra burro) montado na parede da Prefeitura Municipal da Cidade Velha. O coitadinho do relógio foi bombardeado na 2ª Guerra Mundial mais alguém muito inteligente conseguiu restaurar a máquina original, e agora ele continua lindo e imponente lá na Praça. A cada troca de hora sai uns bonequinhos do relógio representando os apóstolos, e isso eu achei meio sinistro.

 

A Praça Velha é lindíssimaaaa! Foi nela que eu tive as duas primeiras emoções em Praga: de um lado, um grupinho de artistas de rua tocando música medieval com gaita de fole, do outro um cara cantando minha música preferida do Elvis: My Way. Sim, eu chorei. Desta praça saem os free tours, os trenzinhos que circulam pela cidade e levam até o castelo e as carruagens. Queria brincar de ser princesa e fazer o passeio de carruagem, mas custava 800 coroas, uns 80 reais, aí achei caro e desisti.

 

Já era tarde e eu estava desesperada para almoçar. Gente, eu sou a louca do “arroz e feijão”, sério. Aqui não consigo passar mais que dois dias sem, e eu precisava comer comida brasileira. Vi no Google que tinha um restaurante brasileiro perto da Old Town Square, aí fui procurar. Não vou nem colocar o nome do restaurante aqui, uma porque não lembro e outra porque odiei e não quero recomendar. O lugar era lindo, estava tocando MPB e eu me animei. Era self service e você podia pedir porção de arroz e feijão, separadas. O self service tinha tudo menos cara de Brasil, até ostra tinha pra se servir, ecaaa! O feijão e o arroz vieram duros, frios e horríveis, e o preço foi caro!!!! E volta o cão arrependido....

 

Depois da decepção, tomei um café num lugarzinho super fofo na Old Town Square, e como estava morrendo de gripe, decidi voltar pro hostel para descansar um pouco e arrumar minhas coisas.

 

A noite mais uma tristeza gastronômica. Fui provar o prato típico de Praga, o goulash, num restaurante perto do hostel. Eram pedacinhos de carne com um molho escuro muito ruim, acompanhado de pão. Ecaaa² A carne era totalmente estranha. E eu viajei um pouco pensando que poderia ser carne de gente, sério, porque era realmente muito estranha. Não sei se o goulash é ruim por si só, ou se era o restaurante. De qualquer forma, não tentei descobrir.

 

No dia seguinte eu fiz o free tour da SANDEMANs ( http://www.newpraguetours.com/) pela cidade e foi bem legal. O guia nos levou pra almoçar numa lanchonete que serviam mexican fast food. Tipo um MC Donads mas de comida mexicana, com lanches de guacamole e muita pimenta. Na segunda parte do tour, eu queria usar o banheiro e achei que dava tempo de usar um daqueles químicos, que tinha na praça, até que o guia terminasse de falar. Fui usar e fiquei trancada por tempo suficiente para me perder do grupo, que sequer notou minha falta, e foi embora hahaha. Já que estava sozinha e abandonada (que dó!) peguei um trenzinho que deu um rolê pela cidade e desci no Castelo de Praga, o maior do mundo. Lindo! Passei também pela Rua do Ouro, apertadinha, com casinhas bem pequenas, onde moravam os ourives e os operários do Castelo. E onde, diz a lenda, moravam os alquimistas, os doidões que tentavam transformar metais em ouro a mando do imperador Rodolfo II. Foi nessa rua que Franz Kafka também morou por certo tempo.

 

Encerrei a noite com uma macarronada a bolonhesa, que estava bem boa! Até que enfim, só tinha passado fome em Praga! Eu tenho uma exigência doida sobre macarrão que eu queria dividir com vocês: Eu vivo em uma busca eterna pela macarronada perfeita, então onde eu vou eu provo uma. Nenhum macarrão nunca foi bom o bastante para mim, nunca me satisfez enquanto mulher hahaha. Restaurante: http://www.potaufeu.cz/index.php/en/. Continuo a procura, mas aquele entrou para os meus favoritos, só perdendo para um que comi em Paris.

 

Praga é realmente uma cidade íncrivel, e você com certeza deve incluir no seu roteiro!

598dbe862be95_FullSizeRender(16)(1).jpg.4c3ddc0508a98177e952c1a0a549767a.jpg

598dbe8639c10_FullSizeRender(12).jpg.5aa2e7ce669b693cdcb6bfaa47bf43c9.jpg

598dbe8647564_FullSizeRender(19).jpg.f287ae3d73d00a310dcda4fb48976a80.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Uma noite para jamais esquecer.

 

Nada do que eu fiz em Praga se compara a maravilha que foi jantar no Krčma U Pavouka. É um restaurante estilo taverna medieval, e fica super perto do Old Prague Hostel. Já tinha visto esse restaurante pela internet mas não imaginava que ficava tão perto. O que foi ótimo porque havia lido que era meio complicado mulheres ficarem andando soltas a noite pela cidade, que poderia ser perigoso, e li também sobre golpes de taxistas.

 

Em 2012 o jantar saiu por 1.000 coroas tchecas, algo em torno de 100 reais. Mas valeu cada centavo. O ambiente era todo a luz de velas (esbarrei na vela com a manga do vestido e quase me incendiei)e eu me senti dentro de Game of Thrones, e durante o show estava tão feliz e emocionada por estar ali que pela segunda vez, rolou um “balanga beiço” e eu chorei em Praga de emoção.

 

A comida estava divina! Pelo valor pago você pode escolher entre as opções de frango, porco ou vegetariano. Tem 2 entradas, prato principal e sobremesa, e direito a 2 bebidas, a sua escolha. Eu peguei o menu vegetariano que tinha direito a: entrada com pães, mousse de queijo e manteiga de ervas, panquecas de espinafre, batatas assadas com cogumelos, omelete de vegetais e salada e de sobremesa bolos caseiros.

 

Eu amo música medieval, e a apresentação foi sensacional, com tambores e gaita de fole e com direito a dançarinas do ventre. Durante o show também teve duelo de espadas com atores vestidos de piratas e outros artistas que interagiam com o público, como ciganas que tiravam a sorte nas cartas para quem quisesse. Amor eterno por esse lugar! Pra encerrar a noite, fui ao banheiro e quando voltei tinha um guardanapo desenhado com um coração e uma carinha feliz. Não descobri quem era meu admirador.

 

Voltei pro hostel feliz da vida e seguindo uma senhora que levava o cachorro pra passear, porque estava com medo de andar sozinha por aquelas ruas mal iluminadas hahaha. Para quem não sabe o filme de terror “o Albergue” foi gravado em Praga, então dá pra entender né.

 

Gente, por favor assistam esse vídeo da Taverna, para vocês entenderam o quão demais é esse lugar:

 

E para quem se interessar este é o site: http://www.krcmaupavouka.cz/en/

DSC04571.JPG.8064359a0ef59b4602263f63f09034c7.JPG

598dbe8b20030_DSC04579(2).JPG.ff30830aae194a3d78c98d9a0539bf6b.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...