Membros Ebony Viola Postado Outubro 22, 2014 Membros Postado Outubro 22, 2014 (editado) Meu relato dos 3 dias em que passei em Praga. Tem mais fotos no meu blog, e vocês podem conferir em : http://cadacontodomundo.blogspot.com.br/ De Munique fui para Praga de busão, porque estava mais em conta do que ir de trem. Eles saem da frente da Estação central, a Hauptbahnhof, e estava uma pechincha: 30 euros. O ônibus saia bem cedo então deixei pra tomar café lá na estação, e comi um panini sensacional num quiosque por lá e um café na Starbucks. Foram 4 horas de viagem até Praga, e o ônibus era super confortável, com direito a chocolate quente, café e água a vonts. A única coisa chata foi um turco do meu lado que não parava de falar,com um inglês que não dava para entender. Fui obrigada a fingir que estava dormindo para ele ficar quieto hahaha. Empresa de ônibus: http://www.expressbus.de/en/homepage/ Assim que cheguei em Praga, fiquei em choque. Confesso que me assustei com a entrada da cidade, tão medieval que parecia até uma cidade-fantasma. O ônibus parou em frente a Estação Principal de Praga, (Hlavni Nadrazi) e eu descobri que tinha um brasileiro no ônibus que ia para o mesmo hostel que eu, porém ele ia a pé. Eu estava com uma mala gigantesca e optei pelo metrô. Fui comprar o ticket na maquininha e demorei um tempinho para a entender, e como só aceitava moedas e ninguém quis trocar o dinheiro para mim eu tive que comprar 3 águas pra sobrar o troco certo. Comprei o passe simples de 30 minutos, que era o tempo de chegar no hostel. Detalhe muito importante: Depois que comprar seu bilhete de metrô você tem que validá-lo em alguma maquininha amarela que tem pela estação, que irá marcar data e hora no bilhete, senão está sujeito a multa e vergonha pública se um fiscal te pegar. O metrô de Praga não tinha escada rolante, e eu sofri muito para subir e descer escadas com a mala pesadíssima para trocar de linha por duas vezes. Nenhuma alma masculina caridosa veio me salvar, acreditam? Quando sai do metrô e já estava super perto do hostel, eu me perdi. Fiquei rodando em círculos nos quarteirões do lado do hostel e nada de achá-lo. Não achei placas em inglês e por duas vezes, pedi informações para dois tchecos que também não falavam o idioma. Enfim cheguei no Old Prague Hostel, e incrivelmente, antes do que o brasileiro que veio a pé. Vitória! O atendente era super legalzão, tentou cantar “Ai se eu te pego” e disse que colocaria meu nome quando ele tivesse uma filha (era um xaveco?). Reservei um quarto misto de 12 pessoas, com banheiro coletivo. O quarto era bem apertado, bem diferente do outro em Munique. O que eu gostei foram dos lockers gigantes que dava pra trancar a mala inteira dentro. Todos os hostel tem lockers, que são como armários que você pode trancar suas coisas com um cadeado. Normalmente são lockers pequenos para guardar somente o mais importante, como dinheiro, passaporte e celular, porém esse de Praga cabia a mala toda. Cheguei e fiz amizade com dois brasileiros do Rio que estavam no quarto, e que me deram várias dicas sobre a cidade. Fui jantar num restaurante/pub do lado do hostel que eles já conheciam. Muito legal, e tinham uma porção de batatas fritas deliciosas e mais de 300 tipos de cerveja para servir. Curiosidades: Em Praga a cerveja é mais barata que água e lá a galera pode tomar absinto com altíssimo teor de álcool, que em muitos países não é permitido. Também pode-se fumar dentro de qualquer ambiente. No dia seguinte, fui andar pela Old Town Square, a Praça da Cidade Velha, pertinho do hostel, onde tem o famoso relógio astronômico, construído em 1410 (sim, antigo pra burro) montado na parede da Prefeitura Municipal da Cidade Velha. O coitadinho do relógio foi bombardeado na 2ª Guerra Mundial mais alguém muito inteligente conseguiu restaurar a máquina original, e agora ele continua lindo e imponente lá na Praça. A cada troca de hora sai uns bonequinhos do relógio representando os apóstolos, e isso eu achei meio sinistro. A Praça Velha é lindíssimaaaa! Foi nela que eu tive as duas primeiras emoções em Praga: de um lado, um grupinho de artistas de rua tocando música medieval com gaita de fole, do outro um cara cantando minha música preferida do Elvis: My Way. Sim, eu chorei. Desta praça saem os free tours, os trenzinhos que circulam pela cidade e levam até o castelo e as carruagens. Queria brincar de ser princesa e fazer o passeio de carruagem, mas custava 800 coroas, uns 80 reais, aí achei caro e desisti. Já era tarde e eu estava desesperada para almoçar. Gente, eu sou a louca do “arroz e feijão”, sério. Aqui não consigo passar mais que dois dias sem, e eu precisava comer comida brasileira. Vi no Google que tinha um restaurante brasileiro perto da Old Town Square, aí fui procurar. Não vou nem colocar o nome do restaurante aqui, uma porque não lembro e outra porque odiei e não quero recomendar. O lugar era lindo, estava tocando MPB e eu me animei. Era self service e você podia pedir porção de arroz e feijão, separadas. O self service tinha tudo menos cara de Brasil, até ostra tinha pra se servir, ecaaa! O feijão e o arroz vieram duros, frios e horríveis, e o preço foi caro!!!! E volta o cão arrependido.... Depois da decepção, tomei um café num lugarzinho super fofo na Old Town Square, e como estava morrendo de gripe, decidi voltar pro hostel para descansar um pouco e arrumar minhas coisas. A noite mais uma tristeza gastronômica. Fui provar o prato típico de Praga, o goulash, num restaurante perto do hostel. Eram pedacinhos de carne com um molho escuro muito ruim, acompanhado de pão. Ecaaa² A carne era totalmente estranha. E eu viajei um pouco pensando que poderia ser carne de gente, sério, porque era realmente muito estranha. Não sei se o goulash é ruim por si só, ou se era o restaurante. De qualquer forma, não tentei descobrir. No dia seguinte eu fiz o free tour da SANDEMANs ( http://www.newpraguetours.com/) pela cidade e foi bem legal. O guia nos levou pra almoçar numa lanchonete que serviam mexican fast food. Tipo um MC Donads mas de comida mexicana, com lanches de guacamole e muita pimenta. Na segunda parte do tour, eu queria usar o banheiro e achei que dava tempo de usar um daqueles químicos, que tinha na praça, até que o guia terminasse de falar. Fui usar e fiquei trancada por tempo suficiente para me perder do grupo, que sequer notou minha falta, e foi embora hahaha. Já que estava sozinha e abandonada (que dó!) peguei um trenzinho que deu um rolê pela cidade e desci no Castelo de Praga, o maior do mundo. Lindo! Passei também pela Rua do Ouro, apertadinha, com casinhas bem pequenas, onde moravam os ourives e os operários do Castelo. E onde, diz a lenda, moravam os alquimistas, os doidões que tentavam transformar metais em ouro a mando do imperador Rodolfo II. Foi nessa rua que Franz Kafka também morou por certo tempo. Encerrei a noite com uma macarronada a bolonhesa, que estava bem boa! Até que enfim, só tinha passado fome em Praga! Eu tenho uma exigência doida sobre macarrão que eu queria dividir com vocês: Eu vivo em uma busca eterna pela macarronada perfeita, então onde eu vou eu provo uma. Nenhum macarrão nunca foi bom o bastante para mim, nunca me satisfez enquanto mulher hahaha. Restaurante: http://www.potaufeu.cz/index.php/en/. Continuo a procura, mas aquele entrou para os meus favoritos, só perdendo para um que comi em Paris. Praga é realmente uma cidade íncrivel, e você com certeza deve incluir no seu roteiro! Editado Novembro 19, 2014 por Visitante Citar
Membros Ebony Viola Postado Outubro 23, 2014 Autor Membros Postado Outubro 23, 2014 Uma noite para jamais esquecer. Nada do que eu fiz em Praga se compara a maravilha que foi jantar no Krčma U Pavouka. É um restaurante estilo taverna medieval, e fica super perto do Old Prague Hostel. Já tinha visto esse restaurante pela internet mas não imaginava que ficava tão perto. O que foi ótimo porque havia lido que era meio complicado mulheres ficarem andando soltas a noite pela cidade, que poderia ser perigoso, e li também sobre golpes de taxistas. Em 2012 o jantar saiu por 1.000 coroas tchecas, algo em torno de 100 reais. Mas valeu cada centavo. O ambiente era todo a luz de velas (esbarrei na vela com a manga do vestido e quase me incendiei)e eu me senti dentro de Game of Thrones, e durante o show estava tão feliz e emocionada por estar ali que pela segunda vez, rolou um “balanga beiço” e eu chorei em Praga de emoção. A comida estava divina! Pelo valor pago você pode escolher entre as opções de frango, porco ou vegetariano. Tem 2 entradas, prato principal e sobremesa, e direito a 2 bebidas, a sua escolha. Eu peguei o menu vegetariano que tinha direito a: entrada com pães, mousse de queijo e manteiga de ervas, panquecas de espinafre, batatas assadas com cogumelos, omelete de vegetais e salada e de sobremesa bolos caseiros. Eu amo música medieval, e a apresentação foi sensacional, com tambores e gaita de fole e com direito a dançarinas do ventre. Durante o show também teve duelo de espadas com atores vestidos de piratas e outros artistas que interagiam com o público, como ciganas que tiravam a sorte nas cartas para quem quisesse. Amor eterno por esse lugar! Pra encerrar a noite, fui ao banheiro e quando voltei tinha um guardanapo desenhado com um coração e uma carinha feliz. Não descobri quem era meu admirador. Voltei pro hostel feliz da vida e seguindo uma senhora que levava o cachorro pra passear, porque estava com medo de andar sozinha por aquelas ruas mal iluminadas hahaha. Para quem não sabe o filme de terror “o Albergue” foi gravado em Praga, então dá pra entender né. Gente, por favor assistam esse vídeo da Taverna, para vocês entenderam o quão demais é esse lugar: E para quem se interessar este é o site: http://www.krcmaupavouka.cz/en/ Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.