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Victoria Falls e região( Zambia, Zimbabwe e Botsuana), Namíbia e África do Sul( Gardem route). Vinte e um dias nessa linda região do planeta


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598dbe5c56d0a_Africamaisoutras027.JPG.10b841245901605fd139a489eeab5c57.JPGBom dia! Primeiramente meus agradecimentos ao Zervellis, Paulera e Alex_.

 

 

Zambia , Zimbabwe e Botswuana

 

Estes dois países ficam exatamente entre Moçambique e Angola, dois países de colonização Portuguesa. No século XIX, Portugal tenta estender seus domínios a esta região, porém a Inglaterra, que era a nação preponderante da época frustra os planos de Portugal. Com a chegada do missionário Dayvid Livingstone, que deu nome a cidade em que ficarei neste país e Cecil Rhodes, explorador Britânico, originou-se a Rodhesia do norte, hoje Zambia e a Rhodesia do sul, o Zimbabwe. Permaneceram colônias ate década de 60, hoje são independentes. ::prestessao::

 

Livingstone é uma das maiores cidades da Zambia, já na fronteira com o Zimbabwe que é margeada pelo rio Zambesi, que é a fronteira natural entre esses dois países. Aqui situa umas das três cataratas mais belas do mundo a Victoria Falls ::love:: , nome dado por Livingstone em homenagem a Rainha Victoria. Uma das riquezas da Zambia são as minas de cobre daí a importância que a Inglaterra deu a esta região. Do outro lado da fronteira na Zimbabwe fica a cidade de Victoria Falls e a catarata situa-se ali também. O Zimbabwe é um país mais agrário.

 

E o que Botswuana tem haver com isso? Assim como na nossa Iguaçu aqui também existe uma tríplice fronteira e este pais esta a menos de 100 km destas duas cidades. Em Botswuana, está programado um safári fotográfico no parque Chobe ::love:: . Botswuana também foi colônia Inglesa, com independência na década de sessenta também. É um dos países que mais cresce na África cerca de 9% ao ano e tem um governo bastante atuante, que matem mais de 50% das importantes minas de diamantes deste país. Usa esse recurso para o seu desenvolvimento ::otemo:: . Vai vendo ai Dilminha! Porém um dos grandes problemas deste país bem como toda a África é a AIDS ::bad:: . Seu território tem a maior parte desértica, o Kalahari e pantanos delta do Okovango e o Chobe. Visitarei neste Pais o último e farei uma parte do Kalahari ::love:: pela Namíbia.

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Primeiro dia 27/09/2014.

Depois de oito horas e meia de Sampa a Johannesburg tres de conexão e mais duas de outro voo. Chegamos a cidade de Livingstone.

Nosso primeiro dia- Livingstone vista do alto. Terras secas e vegetação rasteira também seca. Descida do avião temperatura muita alta. O aeroporto é novinho e já me causou uma boa impressão.

A cidade é uma grande avenida de mais de cinco km. No centro deve ter mais umas três quadras paralelas, mas toda a cidade nada mais é que essa grande avenida. É bem ampla com vários terrenos ainda vazios e quase sem edifícios. As lojas, shoppings( não tão shoppings assim), hotéis supermercados estão nessa avenida.

Nosso hotel é simplesmente atra do museu.

Translado para jollyboys- Guest House / backpackrs muito bem transada e espaços alternativos com almofadas coloridas bar , piscina. Básico mais aconchegante.diária 75 dolares nosso quarto tinha banheiro e ar. Tinham quartos com ns bicamas e banheiros coletivo.

Instalados fomos fazer a checagem dos passeios. Hoje começamos com um passeio de barco sunset( pôr do sol )noRio Zambezi, q divide Zâmbia e Zimbabye.

Paisagem daquelas, dia lindo, hipopótamos, crocodilos e uma vista linda. Por do sol, e aqui tive q parar e agradecer por tudo. Por estar aqui, daqueles momentos q paramos e ......... Demais viver .

Ja vi muitos por do sol em diversos lugares, mas nunca perderá seu encantamento. Me sinto leve, cega por toda esta luz q me cega por fora mas me ilumina por dentro.

As lindas fotos q Lu fez vão. registrar este momento com certeza pra sempre.

De volta ao Joll Boys.banho, hora pra dormi, estamos virados desde ontem fuso horário + 5 horas do q Brasil. Moeda 1 dolar= 6 kwacha

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Segundo dia 28/9/14

Acordamos café da manhã jolly boys

7 dólares( dois misto e um suco).

Partimos pra Victória Falls, translado de ida free. Para entrar no Zimbabwe como na Zâmbia e necessário visto e pode ser tirado na fronteira. São 30 dólares do Zim e 80 o da Zâmbia. O ultimo foi mais caro porque entraremos i sairemos deste pais três vezes sendo assim pegamos o visto de múltiplas entradas. Fizemos a alfandega, muitas pessoas, muitos carimbos e pouca eficiência.sem muito interesse de informações.

Entramos em Zimbabwe. Atravessamos a fronteira a pé de 1/2 km no máximo. Apesar das quedas d'água estarem na Zâmbia o Zim que se deu bem pois estão todas viradas pelo lado dele. Chupa Zâmbia junto com a Argentina no Iguaçu! Rsrsrsrs

Deixo as fotos falarem por si.. As cataratas vista de lá são melhores , Lu já tinha se informado, o lado Zâmbia tem as quedas e piscinas, mas a vista pra fotos é melhor por Zimbabwe. Ao passar pela ponte q divide os dois países onde tem o bungy jumping. Vimos o salto ,que loucura. Fiquei bem perto de uma menina com seus vinte e poucos anos. Quando foi colocada na posição do salto sua mão tremia muito.

Mas em segundos já estava de ponta cabeça. Parece q deve passar um filme e uma sensação de que fui.

Na fronteira tem muitos ambulantes e artesanatos, pedra e madeira são suas matérias primas. São insistentes e o preço vai caindo a cada passada. Sempre compramos algo de lembrança, do Zimbabwe trouxemos dois pratos de madeira pintados a mão. Caminhamos uns 3 kms, entre indas e vindas, com sol muito quente e uma secura na boca. É possível fazer o trajeto a pé e pagar pela entrada no parque 30 dólares.

Pegamos um taxi até o centro de Livingstone(40 kwacha). Vimos artesanatos, muitos animais típicos hipopótamos, girafas e esculturas negras.

Livingstone me parece uma pequena cidade, estruturas simples , alguns prédio estilo comunista, vou ler um pouco mais sobre isto. População negra e simpática, só em orgãos públicos me parecem sem interesse. No caminho registramos alguns contraste , provavelmente a chegada do capitalismo ocidental . Já construídos alguns hotéis até resort, com moradias em frente simples e q contrastam com as bela novas construções . As calçadas são de terra. E não pude ver a estruturas básica, há grandes terrenos e pequenas casas instaladas. Talvez pudéssemos perguntar q de precisam estas famílias, qual sua real necessidade. Se só emprego ,estejamos no caminho certo. A percepção é q o capital chega para se multiplicar , e só muito depois pra distribuir. Depois de conhecer alguma dezenas de países a ficha cai, e muito. Agora, neste instante todos fazem alguma coisa, o q isso agrega para o outro, o q contribui para um mundo melhor?

O turismo parece ser um boa economia por aqui, ainda com conceito de terceiro mundo, nunca sabemos o real valor das coisas.

A tardinha cai no sono, aquele sol todo provavelmente baixou minha pressão.Depois um pouco de internet, banho e um jantarzinho, deveria ser pizza ( na pizzaria não tinha pizzaiolo) daí comemos um peixe. Muito espinho tipo tilápia.

Jollyboys e cama. Amanhã temos um safári em Botswana de dois dias.vamu q vamu.

 

Apaguei sem querer a foto da ponte na quarta quando voltar na catarata pela lado da Zâmbia a fotógrafo.

Atravessamos a fronteira a pé de 1/2 km no máximo. Apesar das quedas d'água estarem na Zâmbia o Zim que se deu bem pois estão todas viradas pelo lado dele. Chupa Zâmbia junto com a Argentina no Iguaçu! Rsrsrsrs

Deixo as fotos falarem por si.

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598dbe929579f_Africamaisoutras166.JPG.a3f1a2ff1df1351c84ec43654a911d9e.JPGTerceiro e quarto dia 29 e 30/10

Começamos o dia cedo ás 7:00 da manhã partimos para Botswana ::quilpish:: . Translado 1 hora até o a fronteira com Botsuana atravessando o Rio Chobe. Pacote dois dia uma noite no acampamento 260 dólares por pessoa. Cinco refeições e muita água, temperatura acima de 35 graus e boca muito seca. Mais uma alfandega de carimbos e muita gente.Fizemos o primeiro passeio pelo Rio de barco e depois em carro um safári no Park Chobe. Com direto a muitos animais, búfalos, girafas , elefantes, impalas, leões, leopardo, zebras, babus, "pumba", antílopes, hipopótamos ::hahaha:: . Foram dois dias de muito conhecimento e observação, de como os animais nos inspiram. Estão sempre em grupos e em família. Se protegem a todo momento ::Ksimno:: . A relação materna e paterna com funções definidas e soberanas.A força e a amor se misturam. A simbiose entre as espécies, os babus avisam as impalas quando o leão está por perto. Os elefantes convivem com as zebras e girafas ::otemo:: . O park é muito extenso segundo Jansen nosso guia e motorista , são 200 km de extensão. Jansen, me pareceu um good man, acima de 50 anos,seis filhos ::ahhhh:: , trabalha todos os dias muito deles no acampamento, e nos deu alguns ensinamentos, olhe olho no olho quando encontrar um animal, face to face, assim também é com humanos para q a verdade e o bem estar possa reinar, e também escutar muito mais do que falar ::prestessao:: , seus ouvidos eram afiados pra os barulhos do parque ::xiu:: , assim se conhece melhor o outro e onde está. Q sabedoria,!!!Visitamos somente parte do lado de Botswana q divide o park com a Namíbia. Este primeiro dia não poderia acabar melhor. Por do sol vermelho e caminho para um camping montado pra nós e mais 4 suecas, dentro do park. Minha maior emoção além de ser meu primeiro acampamento foi dormir em um local q dividimos com todos os animais q relatei acima ::ahhhh:: . Sabia q era grande o parque mas os pensamentos voam.

Jantamos uma boa comida e vinho ::hein:::essa::::lol3::

Uma boa conversa em inglês, tanto Jansen como as 04 suecas eram muito sorridentes e faziam piada de tudo. Noite chegando, boa noite e entramos na barraca , o q me pareceu divertido no primeiro momento. Lu riu muito de mim, mas logo pegou no sono e eu escutando barulhos :oops: . Pensativa no q podia aparecer por ali, mas o sono veio chegando e adormeci. Sei q acordei várias vezes mas o sono era maior. A noite se foi e amanheceu. Despertar as 06: de novo voltas e voltas no park à procura das estrelas, leões e leopardos. Ficamos até as 15 e claro chegamos ao objetivo e vimos por último o leopardo. Realmente magnifico. Seu olhar para a caça é atraente. Findo dia despedidas do grupo. Jansen, as 4 suecas. Fizemos caminho de volta pra Zâmbia, Livingstone , Jollyboys.

Novamente fomos a pizzaria, hoje tinha o pizzaolo ::otemo:: , que ironia não tinha cheese ::sos:: . Brincamos parece o inferno brasileiro. Cada dia falta algo.Rsrsrs

No jollyboys tentamos internet e nada até q em voz alta perguntei ao Lu a senha e uma brasileira, a primeira nesta viagem, e nos cumprimentou. Importante ,nunca fale coisas ruins em sua língua alguém q conhece pode estar por perto ::lol4:: . Conversamos um pouco e o suficiente para identificar objetivos comuns. Está iniciando uma volta ao mundo nesta temporada por 09 meses. É brasileira e morava em Chicago,trabalhava na United Airlines triatleta, veleja e escala montanhas.

Fez caminho de Santiago de Compostela, Croácia, Nepal. Está com objetivos mas também me pareceu sem rumo. Ser ou estar eis a questão! Conhecer o mundo tem q ter o why or to that?

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