Ir para conteúdo

Trocando Milão por algo entre Berlim e Munique


Posts Recomendados

  • Membros

Falem Mochileiros!

 

Esse é meu primeiro post por aqui apesar de já ter utilizado inúmeras vezes os posts do site para planejamento de viagens. Dessa vez vou postar pois estou com uma dúvida que não consegui sanar só pesquisando.

 

Explicando o cenário. Estou com viagem programada para o período de 03/10 a 21/10 para Europa chegando e saindo por Lisboa. Vou acompanhado de minha esposa (primeira visita à Europa), da minha mãe (já conhece alguns pontos e é "porreta" e saudável para acompanhar viagens mochilando sem problemas) e talvez de um casal de amigos jovens. Preferimos passeios por pontos turísticos outdoor e não somos muito ligados em museus/arte (a não ser aquelas famosíssimas que mesmo os desinteressados conhecem, como o caso da Monalisa).

 

Minha esposa está indo pela primeira vez à Europa e como todos nessa situação quer conhecer a maioria de capitais famosas possível (inclusive algumas que eu já conheci :shock:). Para evitar que o pinga-pinga fosse tão grande como foi quando estive por lá (basicamente eu ficava um dia inteiro na cidade e no outro dia já estava levantando barraca para outra ao final do dia, por isso a entendo! rsrsrs :lol:) sem frustá-la estou planejando na Alemanha não passar só por Berlim mas pelo menos ir a Munique (por pouco não pegaremos a Oktoberfest que, surpreendentemente, ocorre mais em Setembro do que em Outubro pelo que notei).

 

Quero ainda convencê-la a não fazer esse trajeto de avião e, abrindo mão de Milão no planejamento abaixo, parar em um ou duas cidades da "Rota Romântica" no meio do caminho entre Berlim e Munique. Mas não consegui descobrir se isso é viável e quais o(s) melhore(s) destinos a escolher. Vi em um poste que a "Rota Romântica" se inicia em Berlim e vai até Fussen, então estalou essa ideia já que a estada em Munique previa um Day-Trip para os castelos Neuschwanstein/Hohenschwangau e para a ponte Marienbrück justamente em Fussen! :)

 

O planejamento atual é:

 

LISBOA

Quando: 03/10 (T/N), 04/10 e 05/10 (M/T).

Não deixar de conhecer: Praça do Comércio e Teleférico.

Talvez conhecer: Ainda pesquisando... o tempo é curto por lá! :)

 

PARIS

Quando: 05/10 (N), 06/10, 07/10 e 08/10 (M/T).

Não deixar de conhecer: Torre Eiffel, Museu do Louvre, Arco do Triunfo e Catedral Notre Dame.

Talvez conhecer: Museus L'invalides/Igreja Saint Louis, Place de La Sorbonn, Moulin Rouge e Basílica de Sacré-Couer.

 

AMSTERDÃ

Quando: 08/10 (N), 09/10, 10/10 (M/T).

Não deixar de conhecer: Casa de Anne Frank, Bairro da Luz Vermelha, Museu do Sekiçu (tem filtragem de palavras aqui?! rsrsrs), Placa "I'AMesterdan" e Spaaaaaace Cake (nesse acho que minha mãe não vai com a gente, e prefiro assim! rsrsrs).

Talvez conhecer: Bar congelado, museu com obra de Van Gogh e Heineken Experience.

 

BERLIM

Quando: 10/10 (N), 11/10, 12/10 e 13/10 (M/T).

Não deixar de conhecer: Muro de Berlim (pedaços no meio da cidade), Portão de Brandesburgo, Memorial do Holocausto e Checkpoint-charlie.

Talvez conhecer: Sony Center, Gendamenmarket e Alexanderplatz.

 

MUNIQUE

Quando: 13/10 (N), 14/10, 15/10 e 16/10 (M/T).

Não deixar de conhecer: Cervejaria Hofbraum Haus, Praças e a Daytrip para Hohenschwangau/Fussen.

Talvez conhecer: Ainda pesquinsando...

 

MILÃO

Quando: 16/10 (N), 17/10, 18/10 (M/T).

Não deixar de conhecer: Moda/Glamour da cidade (a esposa associa Milão a o que há de TOP em moda e glamour, tentaríamos ver isso por lá).

Talvez conhecer: Ainda pesquisando... talvez desistiremos do destino.

 

ROMA

Quando: 18/10 (N), 19/10, 20/10 e 21/10 (M/T).

Não deixar de conhecer: Coliseu, Fórum Romano, Fontana de Trevi e o Vaticano (Basílica de São Pedro, Capela Sistina e Museus).

Talvez conhecer: As outras tantas fontes bacanas que tem por lá

 

LISBOA

Quando: 21/10 (N), retornando ao Brasil no dia 22/10 em voo pela manhã.

Não deixar de conhecer: Fim de viagem, no máximo sair pra comer algo por perto do hotel/aeroporto.

Talvez conhecer: Fim de viagem, no máximo sair pra comer algo por perto do hotel/aeroporto.

 

Sugestões/Críticas que eu espero receber:

 

1) Como aproveitar melhor o tempo de Milão para algum outro destino (preferencialmente nas regiões/redondezas das cidades já visitadas).

 

2) Coisas do tipo "Está maluco cara! O ponto XXX do seu planejamento é inviável ou poderia ser melhorado de tal forma!".

 

3) Coisas do tipo "Está maluco cara! Você vai na cidade XXX e não está planejando conhecer o local YYY ou fazer a coisa ZZZ?!".

 

Agradeço antecipadamente a quem poder contribuir de alguma maneira. :D

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Bem-vindo ao fórum!

 

Não vou me ater aos comentários que sempre faço sobre algumas máximas que os iniciantes em viagens para a Europa adotam, pois alguns de vocês não são iniciantes e o perfil está bem descrito, me parecendo que vocês gostam mais do que há de mais turístico e preferem variedade a todo custo (sem nenhum tom depreciativo aqui). Outro ponto é que é muita gente viajando juntos, dificilmente você conseguiria fazer diferente. Teria que convencer todo mundo. É o que muito se diz entre quem viaja, viagens são como casamentos. No seu caso, você está num casamento a 5 e precisa se preocupar de não ter divórcio com ninguém, rs.

 

A Rota Romântica não se inicia em Berlim, ela vai de Würzburg a Füssen. Você precisa escolher o que é prioridade no seu roteiro - se é o Neuschwanstein, vocÊ deveria ir de Berlim a Munique e, de lá, fazer o bate e volta a Füssen. Se é a rota romântica em si, você pode ir para Munique, indo a Füssen e subindo até Würzburg, seguindo até Frankfurt, onde você pegaria um aéreo para o seu próximo destino, ou o contrário.

 

Eu não curti Milão em geral, mas, pelo que você falou de sua esposa, o tempo lá é adequado para vocês e ela vai gostar de lá. Nesse caso, não faria sentido tirar do roteiro.

 

Não incluiria nada no seu roteiro. Para o meu gosto pessoal, acho que tem coisa demais, mas esse sou eu.

Link para o comentário
  • Membros
Bem-vindo ao fórum!

 

Não vou me ater aos comentários que sempre faço sobre algumas máximas que os iniciantes em viagens para a Europa adotam, pois alguns de vocês não são iniciantes e o perfil está bem descrito, me parecendo que vocês gostam mais do que há de mais turístico e preferem variedade a todo custo (sem nenhum tom depreciativo aqui). Outro ponto é que é muita gente viajando juntos, dificilmente você conseguiria fazer diferente. Teria que convencer todo mundo. É o que muito se diz entre quem viaja, viagens são como casamentos. No seu caso, você está num casamento a 5 e precisa se preocupar de não ter divórcio com ninguém, rs.

 

A Rota Romântica não se inicia em Berlim, ela vai de Würzburg a Füssen. Você precisa escolher o que é prioridade no seu roteiro - se é o Neuschwanstein, vocÊ deveria ir de Berlim a Munique e, de lá, fazer o bate e volta a Füssen. Se é a rota romântica em si, você pode ir para Munique, indo a Füssen e subindo até Würzburg, seguindo até Frankfurt, onde você pegaria um aéreo para o seu próximo destino, ou o contrário.

 

Eu não curti Milão em geral, mas, pelo que você falou de sua esposa, o tempo lá é adequado para vocês e ela vai gostar de lá. Nesse caso, não faria sentido tirar do roteiro.

 

Não incluiria nada no seu roteiro. Para o meu gosto pessoal, acho que tem coisa demais, mas esse sou eu.

 

 

Olá Marcos!

 

Quero agradecer pela sua contribuição. Estive ausente envolvido com outras responsabilidades que me impediram de continuar o planejamento de viagem, por isso não consegui respondê-lo antes apesar de ter lido sua postagem no dia posterior à disponibilização.

 

Seu entendimento quanto ao nosso perfil ("gostam mais do que há de mais turístico e preferem variedade a todo custo") está perfeita! Tenho várias possíveis explicações para isso e uma delas é não saber quando poderemos fazer uma outra viagem à Europa (por conta de filhos que estão previstos para breve, por causa da nossa condição financeira que ainda não é estável o suficiente e também pela ansiedade e vontade de fazer tudo logo característico à geração Y...). :D

 

O que já mudou no planejamento: o casal de amigos declinou da possibilidade de ir, então seremos apenas 3 pessoas. Após escrever esse post inicial continuei pesquisando e vi ótimos relatos, inclusive vários tópicos com sua contribuição e, se não estou enganado, o seu relato de viagem pela região. Então tinha descoberto que de Berlim para o início da rota não é tão perto como imaginávamos.

 

Havia pensado em:

- (...) Berlim > Rota romântica (de Würzburg para Füssen com duas pernoites em cidades a serem definidas) > Munique > Neuschwanstein (bate e volta) > Munique > Roma. (...)

 

Sua sugestão de ir direto para Munique após Berlim acabaria sendo igual (no quesito tempo) a ir para Frankfurt após Berlim e iniciar por Würzburg. A não ser que exista alguma variável que eu não estou considerando, penso que como meu próximo destino será Roma talvez seja melhor terminar em Munique (pela proximidade geográfica, preciso analisar outras variáveis). Ainda preciso analisar se seria melhor fazer Berlim > Frankfurt > Würzburg ou simplesmente Berlim > Würzburg, não conheço as opções de transporte disponíveis.

 

Pesquisando sobre como fazer a Rota Romântica em pouco tempo (tal qual pegar aqueles ônibus de turismo disponíveis nas capitais em que você passa por diversos pontos turísticos e decide em quais deles vai parar e dar maior atenção e quais simplesmente vai "olhar") e encontrei esse passeio que talvez consiga fazer sem intermediários:

 

 

Três dias de Frankfurt a Munique - Rota Romântica, Rothenburg, Hohenschwangau, Neuschwanstein" (http://br.viator.com/pt/8328/tours/Frankfurt/Tres-dias-de-Frankfurt-a-Munique-Rota-Romantica-Rothenburg-Hohenschwangau-Neuschwanstein/d489-2160TEB607F)

 

1º Dia: Frankfurt a Rothenburg

 

Partida de Frankfurt para uma viagem pitoresca pelas montanhas Spessart até Wuerzburg, nos bancos do rio Meno. Continue pela Rota Romântica até Rothenburg Ob der Tauber, a bem preservada 'Joia da Idade Média' da Alemanha, com suas muralhas, portões da cidade e prefeitura. Veja a igreja Jakobskirche (Jacobina), com um altar construído pelo famoso entalhador Tilman Riemenschneider. Ao chegar a Rothenburg, um táxi o levará ao seu hotel. De tarde ou à noite, participe do passeio pela cidade com um guia local ou o histórico guarda noturno de Rothenburg.

 

Noite: Hotel Spitzweg ou similiar

 

2º Dia: Rothenburg - Hohenschwangau (B)

Depois do café da manhã, um táxi o buscará no hotel e o levará até a parada de ônibus. O ônibus viajará pela Rota Romântica, passando por vilas pitorescas como Dinkelsbuhl, Nordlingen e Donauworth, com suas altas casas alemãs típicas e ruas calçadas com pedras. Você chegará a Hohenschwangau por Augsburg, uma cidade comercial durante a idade média.

 

Noite: Hotel Muller ou similar

 

3º Dia: Hohenschwangau - Munique (B)

Seus ingressos de entrada para o Castelo Neuschwanstein estão aguardando na recepção de seu hotel. Visite o famoso 'Castelo da Cinderela', construído pelo Rei Ludwig II. Esse castelo traz de volta as memórias dos contos de fada infantis. Com uma vista de tirar o fôlego no desfiladeiro do Rio Pollat, o castelo era bem equipado com recurso técnicos revolucionários (para a época). No final da tarde, volte para Munique, onde a excursão termina aproximadamente às 19h.

 

 

Adicionando um dia em Frankfurt antes do roteio e um dia em Munique depois do roteiro estaria completamente satisfeito! ::otemo::

 

Sobre Milão: a esposa já até abriu mão. Ela também só conhecia o nome da cidade e a fama glamourosa. Pesquisando ela concordou que não tem muito a se fazer por lá que justifique ser essencial para esse nosso planejamento. Aliás, ter sempre tem! Mas com tanta agonia para conhecer outros lugares melhor não "perdermos" tempo com esse destino por hora. Concordamos em deixar Milão para uma viagem futura (sabe-se lá quando) que tenha como destinos a Grécia e a Itália. Nessa iremos apenas em Roma e no Vaticano por serem destinos que tem muitos "monumentos famosos".

 

Como pintou Frankfurt no roteiro a saída de Milão tornou-se indispensável e se a coisa apertar demais teremos que pensar até mesmo em sacrificar o último destino italiano ou o stop-over em Amsterdã.

 

Hora de tentar comprar os deslocamentos internos. Dicas continuam sendo bem vindas! :D

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

De nada, disponha.

 

A proximidade geográfica não importa, considerando que ambas as cidades são distantes demais para ir de trem até Roma. O que conta aqui é haver voos da cidade desejada até Roma e o valor da passagem caber no seu orçamento. Faça simulações em www.skyscanner.com

 

A ideia de pegar o busão turístico é viável, mas melhor ainda seria alugar um carro. Sairia mais barato, considerando que são 3 pessoas, e te daria a flexibilidade desejada para fazer a viagem do jeito que você gosta.

 

Abs.

Link para o comentário
  • Membros

Como pode ser útil para outras pessoas estou compartilhando mesmo antes de decidir se será a minha escolha.

 

Achei um ônibus que faz a Rota Romântica e que permite uma relativa flexibilidade para o viajante:

 

Agora vou pesquisar sobre aluguel de carro.

 

Abraços.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...