Troca de informações sobre Gastronomia
#550792 por GUILHERME TOSETTO
02 Fev 2011, 15:55
Capital Mundial da Gastronomia


Muita gente já ouviu falar que São Paulo é a Capital Mundial da Gastronomia; muitos já viram o logo
em algum restaurante, alguma revista, algum cartaz, pouca gente sabe, exatamente, o porquê se diz isso, o que, afinal, significa isso,

A História começou há muito tempo, exatamente em 1988, com a fundação da ABRESI - Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem, uma Entidade representativa dos segmentos de Restaurantes, Bares e Similares e dos setores ligados ao Turismo e a Hospitalidade, e que congrega as entidades sindicais e associações civis vinculadas a esses segmentos da economia.

Em sua ata de fundação já constava, como objetivo da ABRESI, a concretização do projeto "São Paulo Capital Mundial da Gastronomia", entendido pela Entidade como um justo reconhecimento à multiplicidade de cozinhas que se encontram representadas nos restaurantes e bares da cidade. Na época, eram 43 países representados gastronomicamente na Capital paulistana. Hoje são 51.

Durante os anos seguintes, o projeto foi sendo aprimorado com o lançamento de ações e programas de trabalho, visando criar a infra-estrutura necessária para sua concretização.

Em 1995, por especial empenho da, então, vereadora Aldaíza Sposati, do Partido dos Trabalhadores, a Câmara Municipal de São Paulo encampou a idéia e baixou uma resolução criando um grupo de trabalho de vereadores de diversos partidos, que aprovaram por unanimidade a oficialização que prepararia a cidade para receber este título.

Foi, então, criada uma Comissão de Honra das Nações, constituída por representantes oficiais de 40 países e 10 Entidades Civis Internacionais ligadas à gastronomia e ao turismo, que trabalharam no levantamento de todas as cozinhas representadas em cada uma de suas respectivas capitais.

Em 1997, durante a 10ª edição do CIHAT - Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo, evento anual promovido pela ABRESI, reunindo os empresários associados de todas as regiões do Brasil, empresas do segmento e autoridades da área, a Comissão de Honra das Nações outorgou o título de "Capital Mundial da Gastronomia" à Cidade de São Paulo. Na mesma ocasião, o título foi outorgado à Paris, na categoria "hors-concours", e a Nova Iorque, Tóquio, Roma, Madrid, Lisboa, Cidade do México e Buenos Aires. De todas as cidades homenageadas, São Paulo é a que possui o maior número de cozinhas internacionais representadas, podendo, portanto, portar o título na condição de real Capital Mundial da Gastronomia

Foi assim, e é por isso, que São Paulo é chamada dessa forma - Capital Mundial da Gastronomia. Não é pouca coisa. É um título superlativo como a própria São Paulo - toda superlativa. Deve ser motivo de orgulho não apenas dos paulistanos e paulistas, mas de todo o Brasil que, aqui, se faz representar por brasileiros de todos os rincões desse país continente, que vieram para cá trazendo na bagagem e na memória a sua culinária, seus saberes e sabores e fizeram da cidade, também, a Capital Nacional da Gastronomia.

RELAÇÃO DAS COZINHAS DO MUNDO
REPRESENTADAS NA CIDADE DE SÃO PAULO


1 - BRASIL
2 - ALEMANHA
3 - ANGOLA
4 - ARGENTINA
5 - ARMÊNIA
6 - AUSTRÁLIA
7 - ÁUSTRIA
8 - BÉLGICA
9 - BULGÁRIA
10 - CABO VERDE
11 - CANADÁ
12 - CHILE
13 - CHINA
14 - CORÉIA
15 - CUBA / CARIBE
16 - DINAMARCA
17 - EGITO
18 - ESPANHA
19 - ESTADOS UNIDOS
20 - FINLÂNDIA
21 - FRANÇA
22 - GRÃ BRETANHA
23 - GRÉCIA
24 - HOLANDA
25 - HUNGRIA
26 - ÍNDIA
27 - INDONÉSIA
28 - IRLANDA
29 - ISLÂNDIA
30 - ISRAEL
31 - ITÁLIA
32 - JAPÃO
33 - LÍBANO
34 - MARROCOS
35 - MÉXICO
36 - NORUEGA
37 - PARAGUAI
38 - PERU
39 - POLÔNIA
40 - PORTUGAL
41 - REPÚBLICA TCHECA
42 - ROMÊNIA
43 - RÚSSIA
44 - SÉRVIA/CROÁCIA
45 - SÍRIA
46 - SUÉCIA
47 - SUÍÇA
48 TAILÂNDIA
49 - URUGUAI
50 - VENEZUELA
51 - VIETNÃ

Fonte: www.sinhores-sp.com.br/capital_mundial.htm


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes