Ir para conteúdo

Travessia de ônibus Colômbia - Venezuela


Posts Recomendados

  • Membros

Bom galera, vou deixar aqui o meu relato de travessia da Colômbia para Venezuela de ônibus. Quando estava pesquisando antes da viagem, achei relatos de pessoas que fizeram o inverso, mas nesse sentido quase nenhum. A preocupação era grande por conta dos problemas que muita gente relata com a guarda bolivariana e também devido a situação política do país.

 

Fiz essa travessia com um amigo em setembro de 2014, saímos na sexta-feira de manhã do terminal de ônibus de Santa Marta, na Colômbia. Pegamos um ônibus da cia Expreso Brasilia, direto para Maracaibo. A passagem custou COP 95.000 e o ônibus saiu às 14hs. Quando chegamos na fronteira já era noite, umas 18hs e pouco se não me engano. Todos desceram do ônibus, fizemos a saída da Colômbia e fomos a pé até a entrada da Venezuela, no meio do caminho muita gente querendo trocar COP por BsF, por sorte não troquei meus últimos pesos. Na imigração da Venezuela foi bem tranquilo, viajamos só com o RG brasileiro, mas não tivemos problema, o cara já chegou brincando perguntando por que não tinhamos trazido nenhuma brasileira pra ele, carimbou a entrada e voltamos para o ônibus.

 

Mal entramos na Venezuela e já começaram as famosas alcaballas, postos da guardia nacional bolivariana, que param os veículos para revistar. Acabei dormindo e acordei com um barrigudo do exército, de fuzil, inspecionando os passageiros dentro do ônibus com uma lanterna. Ficou por isso mesmo e ele desceu, fomos até Maracaibo sem mas nenhuma parada.

 

Já eram 22hs e o ônibus parou no meio da rua, fiquei tranquilo pois nos falaram que esse ônibus entrava no terminal. Algumas pessoas desceram e ai o motorista perguntou se eu ia pra Maracaibo, respondi que sim, ele falou que era ali mesmo. Perguntei porque não ia ao terminal, ele falou que a polícia não deixava mais entrar após certa hora, até agora não sei se é verdade ou não, só sei que tivemos que descer com mochila e tudo no meio de uma avenida deserta de Maracaibo às 22hs da noite. Só passava carro, não tinha ninguém na rua além de dois muleques de rua que estavam ajudando a parar táxi para os gatos pingados que desceram com a gente. Perguntei para os que haviam descido também como iam embora, me falaram que tinham uma carona chegando pra buscar eles, e falou pra tentar pegar um táxi que parecesse oficial.

 

Meio difícil pois todos os taxis pareciam falsos. Parou um taxi, perguntei pro cara do terminal de ônibus e que precisava sacar dinheiro, fiquei meio desconfiado e resolvi deixar ir embora e parar outro. Nisso chegou a carona da galera, ficamos só eu, meu amigo e os dois muleques na rua, ai bateu o desespero, pegamos o primeiro táxi que parou. Pedi para ir ao terminal, ele perguntou "de rico ou de pobre", eu falei "o que tiver mais perto, eu preciso sacar dinheiro tb", ai ele falou que o caixa tava muito longe mas ia levar a gente lá. Eu tava muito desconfiado já achando que o cara ia levar a gente pra algum lugar e roubar, então não parei de fazer perguntas, ele percebeu e me falou que era táxi oficial, pra ficar tranquilo mas prestar atenção que tem muita malandragem lá. Nisso perguntei se ele não aceitava pesos colombianos, o cara arregalou os olhos hahaha no final das contas paguei COP 20.000 pela corrida, com certeza muito acima do preço, mas pagaria até mais pra chegar no terminal naquele momento.

 

Chegamos no terminal ás 23hs, era um lixo, tava tudo fechado fora alguns taxistas na porta e alguns gatos pingados na sala de espera. Falei para o brother ficar com as mochilas na sala de espera que eu ia tentar trocar dinheiro. Dei uma volta pelo terminal só tinha mendigo e maluco lá dentro, usando droga dentro do terminal mesmo, tentei trocar dinheiro não consegui. A solução foi ir pra um motel sujo que fica atrás do terminal passar a noite, com toda certeza foi o lugar mais sujo que já dormi, o quarto tava todo pixado, o lençol sujo, tinha moscas, e a porta parecia que já tinha sido arrombada algumas vezes. Mas pelo menos conseguimos descansar um pouco.

 

Acordamos no dia seguinte, fui trocar dinheiro, perguntei pra um vendedor, ele chamou um amigo e me levaram pra trocar dentro de um guichê. Troquei o dólar a 75 BsF, sabia que tava abaixo mas nem tentei negociar. Ao longo da viagem aprendi que quase todo mundo troca dólar na venezuela, depois consegui trocar outras vezes a 85 BsF.

 

Partimos em um ônibus pra Valencia, mal saiu da cidade já fomos parados pela guarda. Mandaram todos descerem pra verificar documentos, quando mostrei o rg a mulher fez uma cara estranha, mas já fui falando que brasileiros não precisam de passaporte pra viajar lá, ela foi conversar com um outro cara, mas no final das contas deixou a gente ir. Isso se repetiu diversas vezes durante a viagem, os caras não entendiam o documento, tinha que falar que fizemos a imigração só com rg. O mais importante é sempre levar a permissão de entrada da imigração.

 

Andamos mais uns 30 minutos, fomos parados de novo e mandaram descer. A cada parada eu já pensava que ia dar merda. Dessa vez um cara mandou fazer uma fila de homens e outra de mulheres, pra revistar. Chegou no meu amigo, perguntou umas 5x se ele não fumava maconha hehe me revistou também, perguntou sobre o maço de bolivares no meu bolso, falei que tinha trocado no terminal, e deixou irmos embora também. Ufa.

 

E foi assim até chegar a Valencia, pararam mais algumas vezes pra dar uma olhada, as vezes davam carona pra alguém da guarda, mas não tivemos nenhum problema. Dessa vez sim chegamos em um terminal, de dia e a partir daí foi tudo mais tranquilo.

 

Recomendo bastante conhecer a Venezuela, é um país muito bonito, que infelizmente está passando por essa crise. No resto dos dias que ficamos lá deu pra ver que a situação tá bem difícil, escassez de bens de higiene o que causava filas enormes nas farmácias quando chegavam, vários apagões de energia e racionamento diário de água. Mas para conhecer, vale a pena, e para nós fica muito barato trocando dólar no mercado negro.

 

É isso, até o próximo relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bah cara, já me ajudou! Em Santa Marta vou procurar um ônibus direto a Caracas, pretendo sair numa sexta também... Agora já sei que o ônibus da sexta sai as 14h, mas esse é para maracaibo, ne? Vou ver os diretos pra Caracas, até se tiver um quinta a noite já me serve. Um abraço! Ótimo relato, me ajudou bastante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Esse que peguei era pra caracas sim, mas é melhor vc ligar e confirmar o horário qdo estiver lá, tem um 0800 no site da empresa: http://www.expresobrasilia.com/

 

E eu acho que vc só chega no sábado viu, é bem longe... o lance do passaporte carimbado penso que já resolve, mas mesmo assim vão te dar um papel de imigração lá, como eu tava só com RG, era a única forma de provar que tava legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...