Ir para conteúdo

Portugal por 10 dias-Lisboa, Porto, Sintra, Evora, com conexão em Madri


Posts Recomendados

  • Membros

Relato de viagem Portugal

 

IDA/VOLTA: 05/04/2012-15/04/2012

Vou contar um pouco da minha viagem, em contribuição a todos vocês que me ajudaram tanto, pois foi minha primeira viagem internacional!!!Contarei um pouquinho de Madrid pois pode ajudar!!!

 

Ps: Colocarei todos os valores no fim do relato, para ficar mais organizado!!

 

Saímos, meu marido e eu, de Guarulhos dia 05 de abril de 2012, utilizamos a Ibéria com escala em Madrid, a escala tinha duração de 12 hs, então nos programamos para descer na cidade e conhecer um pouco de tudo! Como tínhamos pouco tempo, pensamos em utilizar aqueles ônibus de turismo guiado, pois tem duração de uma hora mais ou menos. Como previsto, o vôo saiu de são Paulo atrasado 2 hs, teve um maior tempo de duração, tirando umas 2 hs de antecedência que tínhamos que chegar no aeroporto para fazer a escala e tirando o tempo que iríamos gastar dentro do aeroporto de madri (que por sinal é enorme!!!), mais o tempo de metro até o centro...sobraria apenas umas 5 hs para poder ver alguma coisa...foi meio loucura...mas tentei mesmo assim!!Pegamos o metro e descemos no “Banco de España” e fomos à pé até o Museu del Prado, onde saem os ônibus. O ônibus tem custo de 20 euros 1 dia e 24 euros 2 dias, possui 2 rotas, você pode fazer conexão entre as duas rotas, mas acabei conhecendo só a rota 1 porque, como disse, tinha pouco tempo!!!Conheci um pouco apenas de dentro do ônibus, fechado pois estava chovendo, dei uma volta e no meio da segunda, desci no centro pra poder comer alguma coisa, queria comer algo típico da Espanha, comi os tapas que, é bom, mas não valeu muito o valor não, em torno de 12 euros por uns simples pedaços de queijo (muito bom por sinal) com torradinhas e nada mais...fui embora com fome pois ainda tive que parar um alguma loja para comprar um casaco (levei apenas um casaco leve na mala de mão pois a temperatura na europa nessa semana que fomos, segundo uns amigos que moram lá, estava em torno de 25-30 graus, cheguei em Madrid com 3 graus e sensação de -5!!!!eu estava congelando!!!).Bom, resumindo...deu para conhecer muito pouco, comer nada muito surpreendente...muita correria...mas melhor do que ficar 10 hs no aeroporto esperando...faria tudo de novo...além de conhecer um povo muito educado, caloroso...parei na rua inúmeras vezes para pedir informação e todos me ajudaram muito...essa experiência me deixou com gostinho de quero mais!!!

 

Começando com Portugal...ficamos 9 dias, mas meu marido também foi a trabalho, então os 3 primeiros dias tivemos que ficar à disposição dos colegas dele, e eu tive que ir junto às reuniões!!!Pesquisamos hotéis pelo http://www.booking.com e com o nome do hotel colocávamos no http://www.tripadvisor.com para poder ver as avaliações, queríamos hotéis simples, baratos, mas não abrimos mão de boa localização e banheiro privativo!!!

 

1º dia: chegamos à noite em Lisboa e fomos deixar as malas no hotel e sair para jantar, ficamos no hotel “Pensão o Paradouro”, uma localização muito boa, perto de vários metros, hotel simples, mas muito limpo e os funcionários muito legais!!Nos ajudaram em tudo!!Fomos jantar com os colegas de trabalho do meu marido numa espécie de pub, não gostei nenhum pouco, como estávamos com eles, não tínhamos muito como escolher, mas sempre que estávamos só nós 2, saíamos do centro mais badalado e íamos aos restaurantes mais afastados e familiares, são as melhores comidas!!

 

2º dia: Fomos à Penedo, um vilarejo logo após a cidade de Sintra, lindíssimo!!!Mas não tem muita coisa pra fazer...a vista é magnífica, dá para observar várias praias, uma das mais bonitas da região, a praia da maçã...lindo!!!fomos de trem, chegando em Sintra pegamos um taxi para Penedo, o taxista não encontrou o endereço e nos deixou no meio de uma rua sem sinalização nenhuma, nós 2 sem celular...no fim, encontramos a casa do colega do meu marido ...dia todo na casa dele...nada a acrescentar!!

 

3º dia: Tomamos café na padaria, tostas de queijo com suco de laranja, simples mas muito bom (hotéis sem café da manhã), fomos à pé até a estação Rossio que é onde saem os trens, fomos à Sintra, andamos um pouco pela cidade, tudo muito lindo!!!Decidimos não entrar em todos os museus e todas as igrejas, apenas as mais interessantes. Entramos na “Quinta da Regaleira”, vale muito à pena!!!Sensacional...deu um probleminha com a maquina fotográfica, então temos poucas fotos..infelizmente pois foi um dos lugares mais lindos que vi!!!Fomos almoçar, amamos comer e tomar vinho...comemos muito, sempre...adoramos experimentar coisas novas...entao demoramos muito pra escolher os restaurantes, sempre...mas o que sei é que em Sintra não dá para ficar no centro...muitos cardápios externos oferecendo sanduíches com batata frita...decidimos entrar em um com mais cara de Portugal...no fim acho que foi a pior escolha, por dentro era uma caverna de plástico, uma comida tipo escondidinho Sadia.....cadê o BACALHAU????EU QUERIA BACALHAU!!!!fui embora decepcionada com a comida de Sintra, depois descobrimos que tinha que sair daquele centrinho da bagunça...bom...já foi, não tinha mais o que fazer!!Em compensação, tomamos o famoso licor de ginja (cereja) no copinho de chocolate!!!delicioso!!!em Sintra tem 2 castelos lindos o “castelo da pena” e “castelo dos mouros”, saem ônibus o dia todo do centro, é fácil de encontrar, mas não podíamos ir porque tínhamos que voltar a Lisboa pois havia a ultima reunião do marido!!!à noite jantamos na casa de uns amigos...e fomos pro hotel.

 

4º dia: Acordamos de manhã e fomos à cidade do Porto de carona com uns amigos (posteriormente voltamos a Lisboa, pois voltaríamos para o Brasil de lá, contarei o restante mais tarde)...chegamos lá e fomos ao hotel “Hotel do norte” também excelente localização, preço ótimo e atendimento sem do que reclamar!!Deixamos as malas e fomos conhecer a cidade!!Ffomos direto pra o rio Douro e nos surpreendemos!!!Coisa mais linda do mundo...todo mundo na beira do rio...um dia lindo!!!um friozinho!!!paramos para almoçar numa ruela e pedimos o bacalhau na brasa...SENSACIONAL...vinho da casa perfeito (podem pedir sempre o da casa...são todos ótimos!!!) e fomos conhecer Vila Nova de Gaia...Fica logo após o rio...tem que atravessar o rio pela ponte, são duas cidades diferentes mas grudadas...na beira do rio ao lado de vila nova de gaia tem as caves onde fazem os vinhos e fazem degustação, mas já estava tarde, as degustações vao até ums 17-18 hs apenas...aproveitamos para ir conhecer a cidade toda...tudo muito lindo, à noite jantamos em um lugar muito gostoso também, à beira do rio douro tem vários restaurantes...muitos frutos do mar...tudo delicioso!!!e a ponte à noite, toda iluminada...é sensacional!!!

 

5º dia: Acordamos bem cedo, café na padaria, croissants maravilhosos!!!famos conhecer Matosinhos, uma cidade próxima ao porto, dá para ir de metro...queríamos comer caldeirada e indicaram essa cidade...chegando lá..encontramos uma cidade deserta...num dia chuvoso...mas de repente, o sol veio nos presentear, conhecemos a cidade de matosinhos, uma fabrica de queijo lindinha, e fomos comer a famosa caldeirada...a cidade cheira a sardinha assada na brasa...delicioso...esse restaurante fantástico nos serviu o maior camarão do mundo...tudo delicioso, voltamos ao porto...fomos conhecer o restante...a igreja e a torre dos clérigos com seu sino tocando Beatles....a coisa mais linda que já ouvi...conhecemos a livraria lello, comemos o melhor doce de amendoim do mundo...voltamos e fomos novamente ao rio douro.. queria gravar na memória aquele lugar lindo...fizemos a degustação do vinho do porto...aprendemos um pouco da historia do vinho e aproveitamos para comprar alguns vinhos, tudo muito barato!!!...Sentamos em uma mesa na calçada...pedimos uma sardinha na brasa, um vinho...e vimos o pôr do sol mais lindo de todos... à noite fomos jantar mais uma vez em um desses restaurantes magníficos!!!voltamos a pé para o hotel...não encontramos problema algum em andar a pé à noite...foi bem tranquilo!!!

 

6º dia: Alugamos um carro na Hertz e fomos fazer a rota dos vinhos, não poderíamos deixar de fazer esse passeio...mais informações no site http://www.rvp.pt/ , passamos por Amarante, Vila real, Pinhão e Sabrosa, paramos nas cidadezinhas para conhecer e passamos pelas quintas fazer degustações, sensacional, vinhos excelentes!!!Íamos ficar em Pinhao, cidadezinha linda, mas não encontramos hotel pelo booking, então fomos até Sabrosa. O percurso é lindíssimo, as vinhas estavam começando a crescer, não deu pra ver as uvas no pé...mas já deu pra ter uma idéia...sensacional!!!tudo muito lindo...Sabrosa é uma cidade muito pequena, sem restaurantes, sem nada pra fazer, mas só de conhecer tudo...muito lindo!!!valeu muito a pena!!comemos no hotel o melhor arroz de polvo da viagem!!!

P.S: Na ida, paramos em um restaurante em Aramar, chama-se DOC(existe o mesmo chamado DOP em Porto), alta gastronomia, um pouco mais caro, mas pra quem gosta de comer e experimentar coisas surpreendentes, vale muuuito à pena (do chef Rui Paula).

 

7º dia: Voltamos bem cedo pra Porto e de lá já pegamos o trem até Lisboa...chegamos em Lisboa à tarde, deixamos as malas no mesmo hotel de antes e fomos conhecer a cidade...nada muito específico, passeamos à pé pela cidade!!!Conhecemos o Tejo, a praça do comércio, as igrejas...muito lindo, tudo!Voltamos cedo pro hotel, antes paramos num supermercado comprar queijos e vários vinhos...tudo muito bom e muito barato!!!!!!

 

8º dia: Levantamos cedo e fomos conhecer o restante, incluindo padrão dos descobrimentos, torre de Belém, mosteiro dos jerônimos, castelo de são Jorge...tudo magnífico, sem palavras, paramos próximo ao elevador santa justa, tomamos um vinho, comemos doces maravilhosos, comemos o pastel de Belém, nada demais...se bem que não comemos na pastelaria específica, a própria é ao lado do mosteiro, mas estava uma fila gigantesca....comemos de uma lojinha ao lado...gostei mais dos outros doces de amêndoas, amendoim, um melhor que o outro. À noite fomos ao bairro alto...jantamos num lugar maravilhoso...muitos peixes bons e muuuitos vinhos...

 

9º dia: Levantamos bem cedo e fomos à Èvora, de trem, cidade lindinha...conhecemos a Capela dos ossos, bacana de conhecer, mas nada demais, a cidade em si não tem muita coisa pra conhecer, alguma arquitetura já bem destruída com o tempo, mas uma cidade encantadora, a melhor doceria de todas (café arcada), tudo muito bom!!!voltamos e fomos conhecer o chiado, e jantar na Alfama...não assistimos nenhum fado, mas em todos os restaurantes mais familiares tem a musica tocando.

 

10º e último dia: saímos bem cedo para voltar ao brasil.

 

Em resumo, não esperava muita coisa de Portugal, a idéia principal era Portugal, Italia e França, mas por causa do emprego, nem eu nem meu marido conseguímos ficar os 20 dias programados, e como ele tinha que ir a Portugal a trabalho, resolvemos conhecer e ficar só por lá mesmo. Falam muito pouco de Portugal, mas eu gostei muito!!!País lindíssimo!!!Um povo hospitaleiro, mas os mais velhos e os taxistas extremamente mal educados, mas nada que atrapalhasse, comida e vinhos sensacionais...um lugar que pretendo voltar em breve!!!

 

Valores em euros:

Passagem aérea: 700,00 por pessoa pela Ibéria.

Hotel O paradouro(Lisboa): 45,00 o quarto

Hotel do norte (Porto): 40,00 o quarto

Hotel Solar dos Canavarros (Sabrosa): 40,00 o quarto

Trens Sintra: +-6,00 por pessoa

Trem Lisboa-Porto: não sai do Arroios, não me lembro o nome da estação, informe-se com o seu hotel, não precisa comprar antecipadamente!!!Em torno de 30,00 por pessoa.

Capela dos ossos (Èvora): 3,00 p.p

Castelo São Jorge: 4,00 p.p

Almoços (prato principal e vinho): +- 30,00 o casal!!!

Café da manha: 10,00 o casal!!!

Carro Hertz: 100,00 2 dias contando aluguel, impostos e seguro do carro!além do combustível que é à parte!

 

Se for entrar em todas as atrações, vale à pena fazer o Lisboa card, como não queríamos entrar em tudo, e íamos ficar em dias “picados” em Lisboa, não compramos, mas é uma boa alternativa para economizar.

 

Não esqueçam de autenticar o cartão do metro, eles cobram multa para quem não passa antes de embarcar!

 

Gostamos muuuito de comer...então aproveitamos bastante!!

 

Foi uma viagem econômica, mas não nos privamos de nada!

 

Mesmo se a previsão do tempo estiver dando quente...levem blusas de frio...eu tive que comprar pelo menos mais 2 casacos.

 

Façam o VTM, passa em quase todo lugar e não é bom levar muito dinheiro em espécie

 

Andem muito à pé e de metro, o transporte é ótimo!!!Não encontramos muitos problemas em andar a pé, só no bairro alto que ofereceram muito raxixe, mas é só recusar, eles não enchem muito o saco!!

 

Acho que é isso, se quiserem perguntar algo, estou à disposição!!!

 

Não estou conseguindo postar as fotos..amanhã tento de novo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Oi Gabi, adorei seu relato, me ajudou bastante, mas se puder me ajudar tenho umas dúvidas...

Vc conheceu várias cidades e eu tb pretendo fazer isso, passar por Sintra, Porto, Fatima, entre outras... vc reservou o hotel antes de ir??

Eu tenho medo de fechar pacote no hotel de vários dias somente em Lisboa e depois viajar para conhecer essas outras cidades e pela distância não voltar no mesmo dia, mas tb fico insegura de deixar pra procurar lá e não encontrar.

Eu vou no mês de abril e pretendo ficar uns 10 dias.

 

Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi fabidonizeti, um conselho, nunca deixe pra reservar hotel lá!reserve tudo antecipadamente!!!Faça um bom planejamento de quanto tempo leva até cada cidade, qq coisa, se for dormir em outra cidade, pode deixar suas malas no hotel que for retornar em lisboa e levar só uma mala pequena!Um bom planejamento é essencial, não te deixará na mão!Voce deve lembrar que é uma cidade que voce não conhece, nao sabe indicação de hotel, não sabe se haverá vagas e pagará com certeza mais caro por isso, com reserva antecipada pode pegar um preço ótimo!Qualquer coisa é só perguntar!Ah, eu porto você deve dormir lá!é longe de Lisboa, não vale nada à pena ir e voltar, e fora que é a que mais gostei...é delicioso ficar lá..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá gabidominicci! Li o seu relato e gostei muito! Estamos planejando ir a Portugal em breve, pois esse ano queríamos conhecer Portugal e Espanha e só deu pra ir para a Espanha... Você conseguiu ir a França e Itália depois? O que eu achei mais legal no seu relato é que você foi conhecer Matosinhos... A minha cunhada é louca para conhecer essa cidade, pois foi onde o pai dela nasceu e eu confesso que eu nunca vi relato nenhum de viagem falando dessa cidade! Fiquei muito feliz por ter lido o seu relato! Obrigada por compartilhar conosco! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...