Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Galera, nossa viagem correu super bem!! Obrigada a todos que compartilharam suas experiências aqui!

 

Segue abaixo mais ou menos o resumo da nossa:

 

Dia 1: Chegada em Havana às 16h - Ficamos na Ventilada, que adoramos! Li alguns relatos mais recentes pelo fórum de pessoas que acharam os donos meio interesseiros. Não tivemos essa impressão. Eles não chegaram a nos oferecer nada nem a indicar ninguém para passeios. Das casas que ficamos, foi a que menos parecia uma agência de turismo (não que funcionar como uma agência de turismo em Cuba seja necessariamente ruim. É uma mão na roda, às vezes). Num dia que achamos que precisaríamos ir ao bairro de Miramar para resolver um problema com a reserva de um passeio de mergulho, Ariel se ofereceu a ir com a gente (ele tb precisava ir naquela semana a Miramar), em uma "máquina", para que pudéssemos pagar algo em torno de 20 monedas nacionales, em vez dos vários CUCs que nos cobrariam em qualquer taxi por sermos turistas. Pelo que nos chegaram a cobrar nos dias seguintes em trechos bem menores, isso me pareceu muito honesto. Bom, mas como chegamos à noite na casa, passando por ruas que ainda estão em obras de pavimentação e infraestrutura, ficamos com uma primeira impressão "mais ou menos" da Habana Vieja, tivemos receio de sair andando pela cidade e resolvemos jantar na casa. Comida legal, mas preferiríamos mesmo ter tido mais coragem e aproveitado uma noite a mais na Habana Vieja, que, podem confiar, é segura e maravilhosa. Ao andar pelo bairro no dia seguinte, nos sentimos bem bestas por ter tido aquele receio. Eles têm uma estrutura que nos surpreendeu. Mesmo depois de ler tantos relatos, tanta coisa nos pegou de surpresa por lá. Mas foi ótimo assim, descobrir Cuba... :)

 

Dia 2: Havana: O dia inteiro pela Habana Vieja, suas plazas. Uma das primeiras que conhecemos foi a Plaza Vieja, e, ao andar por ali e subir à torre da Camara Oscura, nos apaixonamos por Havana. Várias crianças correndo, brincando, um clima tão gostoso... No fim da tarde, passeio pelo Malecon... Que saudade daquilo ali! O pôr-do-sol é lindo em Havana (nos vários dias, vimos dali do Malecon e também do Castillo del Morro).

 

Dia 3: Havana: Dia inteiro por Centro-Havana, dando pra conhecer com calma o Museu da Revolução. No fim da tarde, Malecon e então Habana Vieja.

 

Dia 4: Havana: Fizemos um bate-volta a Viñales, com um taxista particular que já havíamos reservado desde o Brasil, por meio de outra casa particular (citada pelo blog 1000dias como uma casa-agência). Havíamos solicitado fazer um passeio passando pelo Valle, mural da Pré-História, Cueva San Miguel, Cueva del Índio e Cueva San Tomás. A dona da casa disse que entrou em contato com o taxista e que estava tudo confirmado, que daria tempo tranquilo de fazermos tudo em um dia. Havíamos pesquisado também o tour da Cubatur, só que este não incluia a Cueva San Tomás. Como o preço do taxista era menor, e teríamos mais flexibilidade e privacidade com ele, decidimos fazer a reserva do taxi. Acabou que não conhecemos a Cueva San Tomás pq o taxista não sabia nem onde ficava (ou pelo menos fingiu isso, já que ele primeiro nos disse que não poderíamos ir a esta Cueva pq teríamos que passar por uma estrada péssima para chegar nela, e, depois de uma pequena discussão em que eu disse que comentaria o fato com a dona da casa que nos indicou ele, horas depois nos disse que havia se enganado e que poderíamos sim ir à Cueva). Acabamos indo depois de todos os passeios, e chegamos uns 30min após o encerramento da bilheteria (ele parecia surpreso com o horário). No fim das contas, o dia foi ótimo, mas não gostamos de ter perdido de conhecer a Cueva San Tomás. Com um planejamento melhor, dá sim pra fazer tudo num dia, e de maneira tranquila! Não nos arrependemos de não ter dormido por lá, mas pensamos que, se não era pra conhecer a San Tomás, talvez tivesse sido melhor contratar a Cubatur. Vale ressaltar que não temos horror absoluto a tours com agências, como alguns têm hehe Acho que há casos e casos. Na viagem, acabamos fazendo dois passeios com ela e achamos ótimas as experiências, sem correrias, mas com organização e guias muito bons. Isso faz a diferença. E, no fim das contas, o preço vale a pena, considerando que as entradas e os (bons!) guias já estão inclusos.

 

Dia 5: Havana (8:15) - Cienfuegos (13:00): Ficamos na casa de Martha Peña. Ótima casa, ótima anfitriã. Passeamos pelo centro histórico e pelo bairro de Punta Gorda, onde vimos o pôr-do-sol... Lindo!

 

Dia 6: Cienfuegos: Contratamos um taxista particular, chamado Quico (ótimo!!!), para este dia e o próximo, recomendado por Martha. Neste dia, fizemos um roteiro até a Playa Girón, passando pela reserva de Guamá, onde tem os crocodilos (bonito passeio, com uma estrutura bem pra "turista", mas não é essencial). O ponto alto do dia certamente foi Girón... impressionante! Fiz o mergulho de cilindro na praia que fica do outro lado da Cueva de los Peces... que lugar, que mar, que azul! Basta descer uns degraus nas pedras (a praia não tem faixa de areia) e o mergulho já começa... Achei mais impressionante que a própria Cueva (onde só fiz snorkeling). Foi o mais "Caribe" que conhecemos em toda a ilha. Lindo!

 

Dia 7: Cienfuegos - Santa Clara - Nicho - Trinidad: Saímos cedo de Cienfuegos rumo a Santa Clara. Conhecemos o memorial, o museu de Che e o museu do Trem Blindado com bastante calma. Acho que conhecer esses museus faz parte do passeio por Cuba, pra ver como é a forma que eles tratam da própria história... e que tiremos nossas próprias conclusões. Ainda passeamos pelo centro da cidade, por onde almoçamos. De lá, fomos ao rancho del Nicho... mais um lugar espetacular! As águas cristalinas super geladas, mas deliciosas para banho! Ficamos a tarde por lá, curtindo cada poça, até que no fim do dia fomos pra Trinidad. Achei esse roteiro super otimizado, com tempo suficiente pra não só conhecer como curtir cada lugar. Em Trinidad ainda deu tempo de curtir o fim do dia e a noite. Por sinal, passamos nossas 3 noites de forma incrível lá, entre as Casas de la Música e de la Trova. Ficamos no Hostal Las Margaritas. De todas as casas que ficamos, foi a que mais parecia "profissional". Linda casa, ótimo quarto, parecendo realmente uma pousada (o que pode ser bom ou ruim para um ou para outro).

 

Dia 8: Trinidad: Fomos cedo à Playa Ancon pra mergulharmos, mas acabou não dando certo (havíamos reservado batismos pq ainda não temos a certificação, mas só havia um instrutor no centro que nos disse que naquele dia não poderia fazer batismo). Fomos então curtir a praia e lá decidimos fazer um passeio de barco para snorkeling nos arrecifes. Voltamos no fim da manhã pra Trinidad e passamos o resto do dia visitando os museus e passeando pela cidade, que é muito muito muito agradável.

 

Dia 9: Trinidad: Fizemos o passeio de trem ao Valle de los Ingenios (a forma mais barata de conhecer o vale). É um passeio super calmo, bonito, mas bem montado pra "turista" tb. Voltamos no início da tarde pra Trinidad e continuamos passeando por lá. Vale a pena conhecer as torres de onde se pode ver a paisagem do alto... a vista das montanhas, da cidade e do mar é linda! Uma coisa interessante: no Museu da Luta contra os Bandidos, há uma salinha que meio que representa a visão dos "bandidos" (contra-revolucionários) na história... São exibidos uns folhetos em que eles declaravam que a guerra não era contra os soldados revolucionários, mas contra a pessoa de Fidel, que teria vendido a revolução ao comunismo e que precisava ser morto... Achei curioso isso exposto lá.

 

Dia 10: Trinidad (08:00) - Camaguey (12:40): Passamos a tarde passeando por Camaguey, por suas várias pracinhas e calles peatonales. Ficamos na casa Los Vitrales. Bem bonita e bem localizada. Rafael, o dono, é arquiteto e foi super gentil na nossa chegada, dando dicas da cidade.

 

Dia 11: Camaguey: Fomos à Playa Santa Lucia pra mergulhar, mas o tempo tava ruim e cancelaram todas as atividades no mar neste dia. A playa de La Boca é ainda mais bonita, mas acabamos curtindo só a areia mesmo. Nos arriscamos deixando apenas um dia pra poder conhecer essas praias, e demos azar. Acabamos voltando cedo e passamos o resto da tarde em Camaguey. À noite fomos ao teatro ver um "stand-up comedy", o que foi uma experiência diferente. Éramos os únicos turistas. Achamos curioso que o ator tenha feito algumas piadas sobre política... Imaginávamos que o assunto fosse mais fechado, sem espaço para humor, mas olha a surpresa...

 

Dia 12: Camaguey (6:30) - Santiago (12:20): Com alguns relatos, esperávamos pouco de Santiago, mas a verdade é que gostamos muito da cidade! Ela não é tão pequena quanto as outras do interior, mas tb é tranquila. Adoramos a Casa de la Trova, embora nesta primeira noite um "jinetero" tenha se aproximado com um papo esquisito, o que acabou nos fazendo voltar pra casa mais cedo. Ficamos na Casa Nivia Melendez, que não gostamos muito pelo café da manhã e pelo acesso ao quarto (por uma escadaria nada acessível). Os donos super gentis, mas acabamos decidindo não voltar para esta casa na nossa volta a Santiago depois de Baracoa.

 

Dia 13: Santiago: Fizemos o passeio privado da Sierra Maestra com a Cubatur e adoramos! O motorista e o guia foram ótimos, conversavam sobre tudo. O valor foi meio salgado (103 CUC por pessoa) mas valeu muito a pena...

 

Dia 14: Santiago: Fomos com um taxista particular à Gran Piedra (vista linda!) e ao Castillo del Morro (vista mais linda ainda!!). Aproveitamos bastante o Castillo (vale a pena explorar ele todo. É impressionante) e almoçamos já no início da tarde no restaurante ali próximo, que tem um pescado empanado maravilhoso! Aquele almoço vale a pena, tava muito gostoso mesmo! Imaginamos que o por do sol ali devia ser lindo, mas preferimos voltar mais cedo para Santiago, pra ainda passear por lá.

 

Dia 15: Santiago (07:45) - Baracoa (12:35): Por alguns relatos que já li, imagino que Baracoa tenha se transformado um pouco nos últimos anos/meses. O centrinho tá todo arrumadinho, com cara e clima tranquilo das zonas "peatonales" das demais cidades, sem ares de estar parada no tempo. Acredito que tenha passado por uma "revitalização" recente. A Casa de la Musica é ótima!

 

Dia 16: Baracoa: Contratamos um taxista particular para ir a Yumuri e à Playa Manglito. Não gostamos muito do rapaz, que não falava absolutamente nada sobre os locais por onde passávamos. Em Yumuri, convidou um indivíduo que tava na estrada pra entrar no carro, dizendo que era um dos guias do local, que seria bom fecharmos logo com ele ali pq nas proximidades dos barcos teriam muitos cubanos nos abordando... O tal indivíduo mostrou até crachá, e, conversa-vai-conversa-vem, acabamos fechando com ele mesmo. Quando chegamos no local pra pegar o barco, não havia ninguém pra nos abordar! O pior é que o tal do "guia" era bem ruinzinho, não conhecia nada, só falava abobrinha, pedindo coisas... Enfim, decidimos que no dia seguinte tentaríamos fechar um passeio com a Cubatur, já que gostamos tanto da experiência na Sierra Maestra. Fizemos certo!

 

Dia 17: Baracoa: Fizemos o passeio pelo Parque Humboldt com a Cubatur e foi ótimo! O guia era biólogo, muito bom e gentil ao mostrar e explicar tudo que víamos pela frente. Dessa vez o passeio não foi só para nós dois. O grupo era formado por mais 6 pessoas, e era uma turma divertida, de alemães e franceses. No fim da trilha, há uma cachoeira onde dá pra saltar ou apenas se banhar... Delicioso! O passeio terminou com um banho super gostoso na Playa Manguana, que é linda, linda, parecendo uma piscina de tão transparente que é a água. Dia super agradável, em tour organizado, mas de novo sem correria e com um guia muito bem capacitado. Aprovamos 100% a Cubatur.

 

Dia 18: Baracoa (14:15) - Santiago (19:15): Só deu pra curtir a noite em Santiago, de novo na Casa de la Trova. Vimos a apresentação de um grupo que já havíamos visto ali mesmo, Sol & Son. Eles são ótimos! Fizemos amizade e acabamos puxando um pic nic com eles e outras pessoas da plateia, durante o show mesmo. Essa noite foi tão especial... Só sentimos pq acabamos não comprando o CD deles (se alguém aceitar encomenda...! rsrs). Essa noite ficamos na Casa Villa Maria del Carmen. Gostamos mais daqui do que da primeira casa que estivemos em Santiago!

 

Dia 19: Santiago (18:45): Voltamos a passear pela cidade, suas plazas, seus museus. Fizemos o pernoite no ônibus rumo a Havana.

 

Dia 20: Chegada em Havana às 07:20: Voltamos à Ventilada (foi tão bom reencontrar nossos primeiros anfitriões depois de tanto passear pela ilha!) e fomos andar pela região de Vedado. No fim da tarde, voltamos à Habana Vieja e fomos ver pela segunda vez o pôr-do-sol no Castillo, já melancólicos...

 

Dia 21: Havana: fomos a Miramar pegar a devolução dos mergulhos que não fizemos e logo voltamos a Habana Vieja pra "nos despedir" e comprar umas lembrancinhas. Partida de Havana às 15:50 rumo ao Brasil.

 

Bom, é verdade que sempre fica uma vontade de ficar mais nos lugares, de explorar mais a região, mas, no fim das contas, achei que o tempo que tivemos em cada cidade foi legal, equilibrado.

 

De mais diferente dos demais participantes daqui, fica minha opinião sobre a Cubatur... pelo menos nos dois passeios que fizemos com eles (Sierra Maestra e Parque Humboldt), ficamos super satisfeitos!

 

Sobre a impressão geral da ilha: INESQUECÍVEL! Aqui, só tenho que concordar com o que os demais falaram... É um lugar realmente especial, com pessoas realmente incríveis e repleto de musicalidade... Nós somos baianos e eu tive a impressão que a "alma" que tem Salvador é a "alma" que também tem Cuba. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa, não tinha visto ainda que esse relato tinha virado um tópico!

 

Aqui vão algumas fotos, galera!

 

Alexandre, ficamos numa média de 70 CUC/pessoa lá, sendo que já havíamos comprado nossas passagens da Viazul daqui do Brasil. Mas lembrando que isso depende demais dos hábitos de cada um...

Camaguey.jpg.22eb94028b483032aaa8517883fdf6bb.jpg

598dc6bde41f8_CastillodelMorroSantiago.jpg.4cf8346462b4fd1aa4938811bba51f7d.jpg

598dc6bdeaa5c_Girn.jpg.f4e6456a0f3355706fad057b8fdc4f15.jpg

598dc6bdf1e4a_Habana(2).jpg.fd8b5a6ac32589ce2149d23d2340da95.jpg

598dc6be04f03_Habana(3).jpg.cc573d847db6e1a4070aea06c3992239.jpg

598dc6be0c7b3_Habana(4).jpg.295b249bdf0549459221fae843e40f4e.jpg

Habana.jpg.ce73c4a756e815d87f028bcee82f2514.jpg

Nicho.jpg.33774dab9246ceab1bb92f715d620521.jpg

598dc6be223c3_Santiago(2).jpg.79429f007ad72404f886599c6e18c9da.jpg

598dc6be846db_Santiago(3).jpg.cc70a1330c3d1f38f1cab3239042f14a.jpg

Santiago.JPG.86248a9d511f5cd4149e1dd58fefee02.JPG

598dc6c01ca8e_Trinidad(2).jpg.a751492fc1d529c5a2401403c9ccf533.jpg

598dc6c02216f_Trinidad(3).jpg.b53db06a67b923e2dc1df710745db6ae.jpg

598dc6c027c6a_Trinidad(4).jpg.2550afe2794ee551ce4a809cc29c5fd3.jpg

Trinidad.jpg.364be72e47722efbfd81f1929b7a52cb.jpg

598dc6c032f66_Viales.jpg.1bf7bd30f2ef5ec51bcfeefba3d5b703.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...