Ir para conteúdo

Como tratar couro das botas?


Posts Recomendados

  • Membros

Nobres e bons,

 

Acabei de voltar de um mês de andanças pelas bandas de Mato-Grosso. Estava meio chuvoso por lá e topei com um bocado de água pelas caminhadas. Fui com uma bota Snake Alpinist e, agora, já em casa tenho uma dívida: a bota foi bastante testada quanto ao quesito resistência à água. Fica a pergunta? Seria interessante passar algum produto para nutrir e re-impermeabilizar o nobuk da bota? Existem produtos para isso? Esse é um processo recomendado ou interfere na tecnologia projetada para a bota? Eu tenho uma bota semi-crampon de couro da marca italiana Scarpa... e de tanto e tanto me era sugerido passar uma graxa a base de cera de abelha para nutrir e impermeabilizar o calçado. Aguardo vozes da experiência. Grande abraço,

 

André.

Link para o comentário
  • Membros

Nobres e bons,

 

Eis algumas informações sobre minha dúvida. Foram encontradas num site de um clube de montanhismo. Mas toda informação adicional é bem vinda. Abraços, André.

Cuidado com as botas de couro

 

Botas são feitas de couro porque ele é confortável, resistente, naturalmente à prova d'água e respirável.

 

Quanto menos água for absorvida pelo couro, mais ele dura e por mais tempo você terá sua bota confortável.

 

Uma vez molhado, o couro esgarça e enfraquece, podendo rachar conforme seca.

 

O couro precisa então repelir a água para manter suas propriedades e ter uma performance ótima por vários anos.

 

Para qualquer produto de couro que deva ser á prova d'água, recomenda-se o uso de graxa especial com propriedaddes à prova d'água. O mesmo serve para botas "Nobuk", que precisam de uma graxa especial.

 

Para as botas de Gore-Tex a recomendação é a mesma, já que os produtos não afetam as propriedades do tecido id="Arial">

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom vou dar uma palavra aki, nao sou o mais esperiente neste assunto mais acho ke vale e a ideia!!

 

Na roça, agente passava Sebo de boi nas botinas para estas ficarem mais macias e preservarem o couro para estes com o tempo ao racharem ou rasgarem, e tb o Sebo e gordura, e impermeabilizava um pouco as botinas...eu passei uma vez na minha Snake, fico ate mais ageitada!

ehheheheeheheeeeee

 

Com Deus irmao!!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Nobres,

 

Só para colcluir esse tópico. Mandei uma mensagem para a snake. Eles me responderam que a tecnologia simpatex não é aplicada no couro, mas no tecido que forra a bota. Logo nenhum produto aplicado no nobuk interfere. Sobre a revitalização do couro, me disseram que existe um produto no mercado chamado Renova que é utilizado para isso.

 

Ivãozim, obrigado pela atenção.

 

Abraços,

 

André

Link para o comentário
  • Membros

Ainda não testei, mas já me precavendo comprei na Trilhas & Rumos um produto da Nikwax específico para impermeabilização de camurça e nobuck. No manual sugere que você aplique com a bota úmida de tempos em tempos, inclusive quando nova, o que, supostamente, prolongará o efeito impermeabilizante.

Quando testar mandarei um boletim...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Rameno

 

Olás

 

Voce usou o Nikwax certo ?Tem um para cada tipo de material ,se usar o de "Leather"(para couro brilhante) ou o de "Nylon" e "Fabric" em nobuk ou vice e versa.....

Eu tenho usado direto em botas com Gore-tex,e tenho um só para anoraks tambem com gore-tex ou similar e tem funcionado perfeitamente sem deixar manchas.

 

abraço

 

 

 

quote:Originally posted by rameno

 

Nossa cara, acho que já deve ser meio tarde, mas eu já usei um ipermeabilizante NIKWAX uma vez. Ele parecia uma cola branca (daquelas de escola) diluida. A botaficou preta depois de alguns dias!

 

não axei mto bom não

 

Abraços:

Rameno


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...