Ir para conteúdo

Peso da bota deve ser levado em consideração?


Posts Recomendados

  • Membros

Gostaria de saber ate onde o peso da bota deve ser levado em consideração quando comparado com preço e resistencia. Eu tenho uma Timberland de couro natural (nao sei o modelo) parece ser resistente e é confortavel, fiz uma trilha light com ela e nunca mais usei, é muito pesada. Pra se ter uma ideia, fiz trilhas dificeis de havaianas e fiquei com o pé todo dolorido por dias, mas nao volto a andar com aquele chumbo. Olhei o peso das botas mais comentadas por aki e vi que a ponta de flexa da Guaicurus pesa 1,2KG em quanto os modelos Snake pesam em media 650g. Eu sou muito preguicoso, ou uma bota leve é fundamental?

Link para o comentário
  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá Tito, como vai?

 

Cara, sou montanhista e escalador a mais de 15 anos e trabalho em uma empresa que produz botas para caminhada e sapatilhas de escalada. Sou um dos responsáveis pelo desenvolvimento e tecnologia de novos produtos. Posso lhe assegurar que peso é FUNDAMENTAL!!!

 

Existem 7 normas que regem o conforto do calçado. Uma é justamente a que determina a massa do calçado. É ela que diz se o calçado é Leve ou Pesado.

 

Para vc ter uma idéia de como isso é importante, a gente fica o tempo todo pesquisando e testando novos materiais para tentar diminuir ao maximo o peso de nossas botas, mesmo quando molhadas.

 

Espero ter ajudado, caso queira mais informações a respeito, é só me escrever, ok?

 

um abraço,

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O peso varia de acordo com seu objetivo. Trilhas leves e curtas, botas leves. Trilhas mais longas com mochilas de pouco peso, botas leves. Trilhas mais longas com mochilas pesadas, botas pesadas.

Parece loucura, mas é isso mesmo. O peso ajuda no equilíbrio da mochila.

Tenho a Guaicurus e uso em todos os tipos de trilhas com pesos variados de mochila...

bjs pat

Link para o comentário
  • Membros

Oi Pat, como vai.

 

Ao contrário de que muita gente pensa, o peso do calçado não interfere no equilíbrio que ele proporciona. Alias, uma bota muito pesada pode prejudicar o correto caminhar e, dessa forma desestabilizar o usuário.

 

Os fatores que são importantes para garantir a estabilidade são outros. Para citar apenas alguns:

 

· O tipo, a dureza, a altura, o material e desenho do solado.

· O cano da bota.

· O sistema de fixação da bota.

· E, principalmente, o design biomecânico do caçado. É aqui que entram o controle dos movimentos supinaçao e pronaçao, desenho de shape, e mais um monte de coisas que não vale a pena ficar escrevendo, senão, vc não vai só pensar que eu sou um chato, vai ter certeza, [:)].

 

Quando for fazer uma trilha com mochila pesada, o chamado "Backpacking", sugiro que busque uma bota com bom sistema de absorção de impactos. Isso irá reduzir as vibrações provocadas pelo caminhar e teu joelho vai agradecer, [:D]. Exitem muitos fabricantes que produzem botas especialmente para o Backpaking.

 

Como o trotatorres falou: "escolha a mais leve...por que depois de uma longa marcha, 200g vão fazer bastante diferença."

 

Bem, acho que é isso.

 

Um abraço,

 

 

quote:Originally posted by Pat Motinha

 

O peso varia de acordo com seu objetivo. Trilhas leves e curtas, botas leves. Trilhas mais longas com mochilas de pouco peso, botas leves. Trilhas mais longas com mochilas pesadas, botas pesadas.

Parece loucura, mas é isso mesmo. O peso ajuda no equilíbrio da mochila.

Tenho a Guaicurus e uso em todos os tipos de trilhas com pesos variados de mochila...

bjs pat


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...