Ir para conteúdo

Algumas dúvidas sobre a AIESEC


Posts Recomendados

  • Membros

Gente, eu ouço falar muito da Aiesec, e conheço pessoas que tiveram experiências incríveis e pessoas que tiveram experiências paias. Não entendo muito bem como essa agência funciona. Por isso queria tirar umas dúvidas, e saber de quem já foi o que vocês acharam.

 

1) Vale a pena pagar essa grana para fazer trabalho voluntário?

2) Tem algum país que fala inglês? Por essa grana eu queria investir em melhorar meu inglês...

3) Como é para conseguir um intercâmbio? É só escolher o que você gostar mais? Tem um banco de dados?

4) Como escolher um projeto legal, saber que ele vai existir mesmo, que tudo vai acontecer como o prometido?

 

Desde já, agradeço

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Ana Luísa, tudo bom?

Nossa, que bom ver alguém aqui perguntando sobre a organização que me deu uma das melhores experiências da minha vida. Vou tentar responder tudo que eu puder, mas só para começar, a AIESEC não é uma agência. É a maior organização gerada por jovens do mundo, que tem como meta atingir a paz e o desenvolvimento das potencialidades humanas. Parece muito teórico, mas o jeito que eles encontraram de fazer isso é desenvolver a liderança entre jovens por meio de experiências desafiadoras - e é aí que o intercâmbio entra.

Eu fiz o meu para a República Tcheca e foi simplesmente incrível. Se te interessar, meu relato completo é esse: https://asdistancias.wordpress.com/2015/07/23/hello-world/

Também participo agora como membro e traduzo para trainees estrangeiros aqui em BH. Também to planejando minha próxima experiência fora!

 

1) Vale a pena pagar essa grana para fazer trabalho voluntário?

Vale sim, por alguns motivos. Primeiro, a AIESEC precisa de dinheiro para ter um site, escritórios, toda a estrutura para te ajudar a ir para fora e para quem vem de algum país para ser voluntário aqui. Por isso, você paga uma taxa administrativa, que varia de cidade para cidade.

Segundo, na maioria dos trabalhos voluntários você acaba pagando algo, e alguns não são éticos. Em alguns, você tem que pagar porque a ONG não pode bancar ter prejuízo com você, tendo alguém para te treinar e oferecendo comida e alojamento, como costuma ser o caso. Em outros, você tem que pagar porque isso virou uma indústria mesmo, e as condições não são nada legais. Os últimos costumam ser aquela coisa genérica de venha por um dia ao nosso orfanato e abrace um órfão. Então é bem legal fazer o intercâmbio com uma organização que não tem fins lucrativos e é reconhecida, como a AIESEC.

 

2) Tem algum país que fala inglês? Por essa grana eu queria investir em melhorar meu inglês...

Temos países em que inglês é a língua nativa, como é o caso da Índia e diversos países da África. Como você postou no subfórum de Europa, não sei se é bem o que você tá procurando, mas pode ser uma experiência super enriquecedora. Na Europa, os projetos são sempre conduzidos em inglês e vai ter gente do mundo todo, então você pode ter certeza que vai falar muito inglês e melhorar muito! E depois, quando você for fazer uma entrevista de emprego, você vai estar rodeada de gente que fez high school na Austrália ou Canadá ou trabalhou na Disney e você vai se destacar demais.

 

3) Como é para conseguir um intercâmbio? É só escolher o que você gostar mais? Tem um banco de dados?

Tem um banco de dados sim, o opportunities.aiesec.org. Você pode se inscrever lá e procurar vagas em mais de cem países. Quando você tiver um perfil, clique em apply. As pessoas da AIESEC de lá vão entrar em contato com você para fazer uma entrevista por Skype. Em alguns lugares a seleção é bem tranquila, mas em outros, ela é mais puxada. Informe-se bem sobre a vaga - até porque essa também é uma boa hora para você fazer perguntas!

 

4) Como escolher um projeto legal, saber que ele vai existir mesmo, que tudo vai acontecer como o prometido?

Uma boa forma de saber sobre as AIESECs de fora é perguntar para as pessoas que trabalham na AIESEC da sua cidade. Eles tem contato com quem vai, então sabem onde é que todo mundo gosta, onde tem gente que tem problemas com acomodação, etc. Você pode procurar também a cidade e o projeto no google e entrar em contato com quem já foi.

Mas uma coisa muito importante, é ter as expectativas certas. Você tá indo ensinar inglês em uma área rural na Tailândia? Não espere um bangalow à beira da praia, espere não ter vaso sanitário e tomar banho de caneca por seis semanas. Mesmo na Europa, onde as condições físicas vão ser provavelmente muito boas, espere sair da sua zona de conforto, trabalhar duro, lidar com um milhão de pessoas por dia, fazer todas as coisas que em casa é sua mãe quem faz, etc. Vá com a mente aberta que é o melhor que você faz!

Link para o comentário
  • Membros

To de cara, você sabe tudo sobre a AIESEC! Gostei muito das respostas e do relato, e tô procurando mais online. Tô olhando as vagas no site, o problema é que fico muito perdida, tem milhões de coisas lá. O que é isso de procurar pela SDG? Procurei por algumas, mas não achei muitas coisas.

Tenho um milhão de coisas para pensar, principalmente no orçamento, fica barato, né?

Mas parece interessante, tô tentando ler mais.

Link para o comentário
  • Membros

Hahaha, trabalhando lá, a gente aprende demais!

 

As SDGs são as metas de desenvolvimento sustentável da ONU. Elas foram pensadas em substituição das metas do milênio, que eram muito específicas, e são mais gerais. Os projetos da AIESEC são ligados às SDGs, mas a busca por elas foi colocada aqui há pouco tempo, então não se preocupe se você não encontrar nada em alguma delas. Você pode tentar de oura forma, como ao invés de colocar Health como sua SDG, coloque Medicine em Background.

 

O intercâmbio da AIESEC ficou famoso como um intercâmbio barato, mas não é tão assim, você tem que pagar a taxa da AIESEC local, passagem, passaporte, seguro saúde e despesas pessoais. Acomodação e uma refeição por dia estão incluídas na maioria das vagas (mas não em todas, e algumas tem mais benefícios - cheque sempre na aba de logística no opportunities.aiesec.org). Ele é barato para o que é, porque se você ficasse seis semanas em qualquer lugar pagando tudo, você gastaria bem mais.

Alguns sites úteis para ajudar a calcular os gastos são o Numbeo, que te fala preços normais em várias cidades do mundo, e essa planilha da AIESEC, onde você pode colocar tudo na balança: http://aiesec.blog.br/organize-sua-vida-financeira/.

Link para o comentário
  • Membros

Ei, conheço sim, duas meninas aqui de BH vão no final do ano.

É bem isso, você viaja o país todo, anda de balão, anda de camelo, explora várias cidades e contribui com o desenvolvimento da indústria do turismo, que está abalada desde a primavera árabe. Tem muitos vídeos das viagens no YouTube, se você procurar, parece incrível.

Tem projetos parecidos na Índia, como o Explore de lá, na Rússia e na Ucrânia (Feel Ukraine), que eu me lembre de cabeça. Às vezes também aparece algo assim na Tunísia ou no Marrocos. Realmente, é a cara de quem gosta de viajar!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...