Viajante, mochileiro, turista… o que você quer ser?

Eu quero ser tudo isso, nada disso, um pouco de tudo isso em cada viagem.

Eu quero conhecer o mundo, o meu mundo, feito dos lugares que eu fui, das experiências que tive, das dificuldades que passei e das culturas que conheci.

Eu quero viajar de moto, de carro, de avião, de trem,  à pé e quero que cada meio de transporte me proporcione ver cada lugar de um ângulo diferente, em uma velocidade diferente.

Eu quero entender como os as pessoas vivem no local, pegar o metrô, o ônibus, comer onde eles comem.  Mas eu também quero visitar aquele lugar que todo mundo visita, tirar aquela foto que todo mundo tira fazendo as poses que todo mundo faz.

Eu quero comer a comida de rua, comprar temperos nos mercados populares e voltar com a mala cheia de iguarias locais.  Mas eu também quero ir naquele restaurante famoso, com toalhas na mesa e com ambiente requintado.

Eu quero dividir a cozinha de uma Guest House com outros hóspedes, conversar com eles, saber de onde vêm e por onde já viajaram.  Mas eu também quero me hospedar naquele hotel cartão postal, dormir numa cama muito macia e ter mimos me esperando no quarto.

Eu quero desbravar cada lugar à minha maneira, fazer meu próprio roteiro e conhecer tudo no meu tempo.  Mas eu também quero o conforto e a segurança de um passeio contratado, com hora de sair e de chegar e de não precisar me preocupar com planejamento.

Quero que minhas experiências sejam as melhores, pelo simples fato de que elas serão únicas.    Aquela piada que surgiu num momento de sufoco, aquele cheiro de comida que me lembra aquela barraquinha de rua, aquela foto, aquele pôr do sol que fizeram parte daquele meu momento, naquele lugar, com aquelas pessoas que estavam comigo.

Quero errar, acertar, me arrepender, fazer diferente da próxima vez ou fazer do mesmo jeito e admitir que é assim mesmo que é melhor prá mim.  Quero que minhas experiências não valham mais, nem menos ou sequer possam ser ranqueadas por qualquer que seja o critério: quanto gastei, como fui, onde me hospedei ou onde comi.

E meu rótulo?  Turista, viajante, mochileira, roots ou nutella?  Que diferença isso faz mesmo?

Blog: Destinos, Fotos e Sabores

Texto e fotos: Michelle Melo

Facebook: @destinosfotosesabores

Foto do autor

Michelle Melo

De tão apaixonada por viagens, fotografia e comida, e por estes serem os meus assuntos preferidos em qualquer conversa, resolvi escrever um blog para falar das minhas experiências e compartilhar com todos que gostem desses assuntos.

Deixe um comentário