Como ser um hóspede que deixa saudade

Por Verônica Souza

Após uma longa espera, o tão desejado sofá apareceu no Couchsurfing – ou em outro site de hospedagem alternativa, ou até mesmo naquela casa de outro colega viajante que você esbarrou por aí – e com a alegria surge o ‘’E agora?’’.
Agora é chegada a hora de dar o próximo passo e se tornar um guest (convidado/hóspede) daquele que deixa saudade ao ir embora e ganhar boas recomendações e, por que não mais sofás, redes e camas nas próximas viagens pelo mundo?
Baseada em experiências de amigos que hospedaram e foram hospedados e nas minhas próprias, seguem alguns pontos a serem levados em conta se você quer ser um hóspede que deixa saudade.

Gratidão antes de chegar

“A gratidão é a virtude das almas nobres” (Frase atribuída a Esopo).
Mande por mensagem um “Obrigada por abrir as portas pra mim”, “Obrigada por aceitar me hospedar”.

veronica02
Foto sob licença Creative Commons.

Seja organizado

Ao levantar arrume sua cama. Na verdade, o importante é deixar o “teu” local todo limpo e com tudo no seu devido lugar. Pode ser um sofá ou uma barraca, o importante é ter zelo e lembrar sempre de respeitar os hábitos e regras que já existiam ali antes de você chegar.

veronica07
Foto sob licença Creative Commons.

Presenteie

O orçamento do mochileiro – quase – sempre está sem muita folga, todavia, neste presente o que conta não é o valor monetário e sim o carinho que vem junto com o presente. Precisa dar uma lembrança cara? NÃO! Foque em algo diferente – e barato – que tenha na tua cidade ou estado. Pode ser um doce ou um artesanato, por exemplo.

veronica01
Alguns presentinhos de alguns lugares do Brasil e do mundo | Foto: Verônica Souza/Arquivo pessoal.

Seja prestativo

Mesmo que os donos do local digam que não é necessário se preocupar com os afazeres domésticos ofereça ajuda. Pode ser ajudar no preparo do almoço, lavar a louça…

veronica06
Foto sob licença Creative Commons.

Compartilhe

Quem abre a porta para alguém de outro estado ou país quer um retorno chamado bagagem cultural. Deixe um pouco da sua! Conte como é o estilo de vida onde mora, cozinhe uma comida típica e apresente músicas as quais fazem sucesso em sua “casa”. Mesmo quem está viajando pela primeira vez tem muito a dividir.

veronica03
Foto sob licença Creative Commons.

Gratidão ao sair

Na hora do “good bye”, deixe um bilhete agradecendo a receptividade e os momentos bons com quem te acolheu. Isto faz diferença!

veronica08
Foto sob licença Creative Commons.
Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário