A temporada de inverno em Bariloche começou atípica, com prognósticos de temperaturas superiores às normais para o que resta de julho, agosto e setembro. A cidade estava praticamente sem neve, mas a nevada registrada no último dia 21 chegou com força total, cobrindo tudo de branco e fazendo a alegria de turistas. O setor hoteleiro também teve alívio já que começava a enfrentar cancelamentos.
“Já havia nevado antes, mas não o suficiente para que todas as pistas do centro de esqui fossem abertas. Algumas atividades que dependem da neve estavam paradas, por isso essa nevada é tão importante. Ela traz alegria à cidade, que agora pode operar com regularidade sua proposta de inverno”, comenta Martina Gelardi, da Emprotur, entidade de fomento e promoção ao turismo de Bariloche.
A expectativa é que mais nevadas ocorram ao longo da semana, reforçando ainda mais as condições para o turismo de neve.
Além da natureza – Inovação e adaptação climática
Para garantir a diversão no inverno, o maior centro de esqui da a América do Sul, o Cerro Catedral fabrica (com água e ar comprimido) sua própria neve antes da primeira nevasca cair: são 40 canhões ativos de neve para ajudar a cobrir uma área de 12 hectares durante os meses de maio, junho e julho.
Para visitar Bariloche no inverno você vai precisar:
✅ ter passaporte válido (pelo menos 6 meses antes de expirar) OU RG – o RG precisa estar em boas condições de conservação e foto atual. RG com emissão superior aos 10 anos não são aceitos.
A CIN (Carteira de Identidade Nacional – o “novo RG” brasileiro) também é aceita para entrada na Argentina;
✅ ter um Seguro Viagem, exigido para entrada no país. Opte por um seguro que cubra prática esportiva. Mesmo que você não vá esquiar por exemplo, este seguro cobrirá acidentes em trilhas com neve/gelo. Você encontra ótimas opções clicando aqui.
✅ saber como se vestir no frio;
Roteiro Patagônia Argentina
Se você procura um roteiro para fazer pela região de Bariloche, a gente tem uma sugestão de 9 dias neste artigo.
Se tiver curiosidade, você pode ver como a cidade estava antes dessa nevada nesta matéria do jornal argentino, La Nación.