Airbnb: Tudo aquilo que ainda não te contaram sobre!


Sim, com o Airbnb é possível reservar hospedagens incríveis, lugares inteiros e únicos com preços ótimos, mas se você nunca usou a plataforma precisa saber algumas coisas antes de efetuar uma reserva.

Pra te ajudar nessa tarefa criamos esse tutorial  e começaremos pelo básico, respondendo as perguntas frequentes enviadas em nosso fórum e em nosso grupo do Facebook. Depois partiremos para as dicas, pra você aprender tudo sobre o Airbnb.  Bora lá?

O que é o Airbnb?

O Airbnb é uma plataforma disponível em website e aplicativos (Android e IOS)  que conecta o viajante (ou qualquer pessoa que esteja procurando um local para se hospedar em um determinado destino) ao anfitrião (aquela pessoa que anuncia seu espaço para alugar temporariamente dentro da plataforma). 

Os tipos de espaços disponíveis para alugar temporariamente são diversos, variam de quartos compartilhados em casas e apartamentos até propriedades inteiras como sítios e casas de campo, passando por barcos, casas na árvore, trailers e mais uma infinidade de locais únicos. Qualquer lugar onde seja possível passar uma noite com conforto e segurança é possível fazer parte do Airbnb. 

A plataforma foi criada em 2008 e está disponível em mais de 191 países.  

Airbnb é confiável?

Sim, além de ser uma empresa com presença global e com mais de 12 anos de existência, o Airbnb funciona como uma comunidade em que a base de relacionamento é a confiança e satisfação de ambas as partes. O Airbnb possui um sistema de reviews onde viajantes e anfitriões se avaliam entre si a cada reserva concluída (e nos próximos itens do post vamos te explicar melhor como isso funciona). 

Airbnb é Seguro?

É seguro. Diariamente mais de 2 milhões de pessoas se hospedam em acomodações cadastradas no Airbnb em mais de 100.000 cidades do mundo. São mais de 6 milhões de anfitriões em 191 países à sua escolha — isso é mais do que as cinco principais redes mundiais de hotéis juntas.

Além disso tudo, a plataforma possui filtros e recursos para que você encontre sempre que quiser, os melhores anfitriões com as melhores avaliações da comunidade. Você verá comentários de viajantes reais que já se hospedagem nos locais. 

O Airbnb também conta com uma séria Política de Reembolso do Hóspede que cobre eventuais problemas que possam ocorrer durante a estadia. 

o que significa Airbnb?

“BnB” é uma sigla em inglês para “bed and breakfast” que em português significa  “cama e café da manhã”.  Os BnB’s são geralmente residências que oferecem estadia com pernoite e café da manhã.  É daí que vem o “BnB” do nome.  Já o “Air” saiu de uma experiência pessoal dos criadores da plataforma Joe Gebbia e Brian Chesky. Em 2007 eles estavam sem dinheiro e decidiram então conseguir uma renda extra alugando um dos quartos da casa onde moravam em San Francisco, na Califórnia (EUA). Batizaram o local de “Air Bed and Breakfast” e assim então nascia o AirBnB.

Airbnb como pagar?

Para garantir a segurança de hóspedes e anfitriões, o pagamento é realizado na própria plataforma no momento da reserva.  O Airbnb aceita a maioria dos principais cartões de crédito e cartões de crédito pré-pagos (Visa, MasterCard, Amex, Discover, JCB), além de muitos cartões de débito que podem ser processados como crédito. Também é aceito Apple Pay, Google Pay e Paypal

Dicas do Airbnb

Domine a ferramenta de busca do Airbnb

Airbnb: Campos de busca

O formulário inicial de busca do Airbnb possui 4 campos de preenchimento: 

  • Localização: é o seu destino, o lugar para onde você vai. Pode ser o nome de uma localidade, cidade, estado ou país.
  • Check-in: é a data que você chegará pra se hospedar.
  • Checkout: é a data de saída.
  • Hóspedes: é a quantidade de pessoas que irão se hospedar no local. 

Preenchendo apenas o campo Localização e clicando no botão de busca, o sistema irá responder com uma lista de hospedagens disponíveis nessa determinada localização, independente se nelas há vagas ou não.

Incluindo os campos check-in e checkout, o sistema irá responder apenas com hospedagens onde há vagas para as determinadas datas que você preencheu.  

Preenchendo o campo hóspedes, o sistema irá mostrar as hospedagens que possuem vagas para o número de hóspedes que você solicitou. 

Esse é básico do básico.

A partir daí, para refinar sua pesquisa você deve usar os filtros do Airbnb. São eles que irão fazer toda a diferença na hora de escolher a melhor hospedagem para sua necessidade. 

Domine os Filtros do Airbnb

Airbnb: Filtros

Os filtros são os “ajustes finos” da ferramenta de busca da plataforma. Com eles você poderá selecionar hospedagens por diversas características. Assim que fizer a busca e aparecer a listagem de anúncios, clique no botão “mais filtros” para ter acesso a todos os filtros.

 Os filtros mais importantes são:

“Tipo de lugar”

São 4 tipos de lugar.

Lugares inteiros
São espaços inteiros como casas, sítios, apartamentos, cabanas, chalés, flats, lofts, etc. Apesar de serem espaços inteiros nem sempre as instalações são de uso exclusivo.  Por exemplo, uma casa dentro de um condomínio pode oferecer uma piscina no anúncio, mas a mesma pode ser de uso coletivo dos moradores deste condomínio.  Na mesma lista provavelmente você vai encontrar uma outra casa, as vezes até mesmo dentro do mesmo condomínio onde a própria casa possui uma piscina, aí sim de uso exclusivo.  

Para saber quais são exatamente as configurações de cada propriedade é muito importante ler com atenção a descrição de cada anúncio antes de fechar reserva.  

Quartos inteiros
são quartos em casas ou apartamentos onde você irá alugar e compartilhar o resto do imóvel com os proprietários e/ou com outros hóspedes. 

Quartos de hotel
são quartos de hotéis disponíveis para reserva dentro do sistema do Airbnb. 

Quartos compartilhados
são geralmente quartos de hostels, onde você terá de compartilhar o quarto com outros hóspedes. 

“Preço”

O filtro de preço possui  ajustes “deslizantes” para você encontrar anúncios na  faixa de preço que está procurando.

“Reserva Instantânea”

Selecionando este filtro o sistema irá listar opções de estabelecimentos onde você não precisa esperar uma resposta de confirmação de reserva do anfitrião.  Se no sistema do Airbnb o local tiver vagas disponíveis, basta efetuar a reserva e pronto! É o filtro que você DEVE usar quando precisar reservar um local o mais rápido possível. 

“Superhosts”

São anfitriões experientes que oferecem experiências extraordinárias para seus hóspedes. Assim que um anfitrião atinge o status de Superhost, ele é identificado com um emblema acompanhado da palavra “Superhost”.

As atividade dos Superhosts são verificadas quatro vezes por ano, para garantir que o programa destaque as pessoas mais dedicadas a oferecer hospitalidade excepcional.

“Comodidades”

São as comodidades que você quer que a hospedagem possua como Ar Condicionado, Cozinha, Wi-fi, etc

“Instalações” 

São as opções de instalações que você procura como academia,  piscina, Estacionamento incluso, Jacuzzi, etc. 

“Tipo de propriedade”

Como você já sabe, no Airbnb há vários tipos de propriedades disponíveis para locação temporária. Esse filtro serve para você que está procurando algo específico. 

Os principais tipos de propriedade listadas nesse filtro são: Casa, apartamento, pousada, hotel boutique, albergue, bangalô, cabana, casa de campo, casa de hóspedes, chalé, flat, hotel, loft, resort, suíte de hóspedes, etc

Leia as avaliações e comentários de quem já se hospedou no local

Airbnb: Avaliações e Comentários

As avaliações são a base da comunidade Airbnb, portanto, ler comentários de quem já se hospedou no local é a primeira coisa que você deve fazer.  Os comentários e avaliações são solicitados pelo Airbnb para anfitriões e hóspedes assim que a estadia é concluída.

Além do comentário relatando resumidamente a experiência no local, os hóspedes também podem avaliar por estrelas (em uma escala de 0 a 5) , alguns quesitos como: Experiência geral, limpeza, precisão (se as informações postadas no anúncio são precisas ou não), check-in ( como foi a experiência de check-in), comunicação (como foi a comunicação de vocês antes e durante a estadia), localização, custo-benefício e comodidades.

É bom lembrar também que, por melhor que seja um serviço, é impossível agradar a todos e a internet está cheia de posts com compilados de reclamações estapafúrdias.

Leia a descrição do anúncio e navegue pelas fotos com TODA atenção!

Nós já dissemos isso antes, mas é importante reforçar pois esse é um dos maiores geradores de ruídos na comunidade.  

O Airbnb não é como uma rede de hotéis que possui um padrão único de atendimento, instalações e regras.  Lembre que a maior parte das hospedagens anunciadas são propriedades particulares e portanto, cada uma tem suas regras e peculiaridades descritas no anúncio e quando você faz a reserva está concordado com elas. 

Caso surja alguma dúvida de algo escrito no anúncio, entre em contato com o anfitrião antes de reservar. 

Dê uma espiada na vizinhança com o Google Street View

Airbnb: Google Street View

O anúncio do Airbnb não fornece o endereço exato da propriedade, mas traz um mapa com o local inserido no bairro. Arraste o bonequinho laranja do Google pra passear pelo bairro e dê uma boa espiada nos arredores pra ter certeza se é isso mesmo que você está procurando. 

Se você gostou, perfeito!  O endereço exato será disponibilizado após você fechar a reserva. 

Fique atento às taxas!

Airbnb: Taxas

Além do valor das diárias,  geralmente algumas taxas são cobradas em cada reserva:

  • Taxa de serviço: é sempre cobrada,  pois é a taxa de serviço do Airbnb. O valor nunca é maior do que 14,2% do valor total das diárias + taxa de limpeza. No caso do exemplo da imagem acima, os R$ 127 correspondem a 14,2%  do total das 3 noites + taxa de limpeza. 
  • Taxa de limpeza: taxa cobrada por alguns anfitriões para pagar o custo de limpeza do seu espaço. O valor da taxa é definido pelo anfitrião e é cobrado uma única vez independente da quantidade de dias que você reservar.
  • Taxa de hóspede adicional: taxa raramente cobrada por alguns anfitriões por cada hóspede além de um número definido.
  • Impostos sobre Valor Agregado (IVA, JCT e GST): imposto cobrado dos hóspedes em determinados países, o que não é o caso do Brasil.
  • Impostos locais: impostos cobrados com base na localização do espaço do anfitrião. (também nunca vimos essa taxa sendo cobrada em propriedades no Brasil).

Use um cupom para ganhar desconto na sua primeira reserva

Se você ainda não é cadastrado no Airbnb, use o link do Cupom Airbnb para fazer o cadastro e ganhe até R$ 350 de crédito para efetuar a primeira reserva. 

Reúna um grupo de amigos e conheça lugares incríveis e únicos pagando muito menos

Airbnb: Crie um grupo de viagem
Foto de Matt Heaton on Unsplash

O Airbnb reúne propriedades com configurações únicas, algumas possuem atrações naturais dentro de seus próprios limites, outras estão muito próximas e as vezes até inseridas em atrações naturais.  Até alguns anos atrás, estes lugares eram de uso exclusivo de seus proprietários e amigos, mas graças ao Airbnb,  hoje estão disponíveis para qualquer um alugar. 

Para o viajantes com orçamento limitado, são caros para serem reservados para 1 ou 2 pessoas, mas podem se tornar muito baratos se alugados por grupos de amigos e/ou familiares. 

No exemplo deste link aqui nós selecionamos uma busca com filtro para encontrar estes locais no Brasil para um grupo de 10 pessoas. O valor que aparecerá na lista, é o valor da diária para 10 pessoas. Faça o calculo e veja como alguns lugares são incríveis e como se tornam baratos para grupos. 

Você pode fazer uma busca parecida com o número de hóspedes que quiser. 

Conclusão

Você que chegou até aqui, com certeza conseguiu perceber o mundo de possibilidades que se abre para quem domina melhor as ferramentas do Airbnb.  Viu também que através da plataforma é possível conhecer lugares únicos que muitas vezes nem sequer estão abertos para o público em geral.  

Esperamos ter esclarecido sobre todas dúvidas que tinha sobre a plataforma, mas caso você tenha ficado com alguma dúvida, basta usar a caixa de comentário e deixar lá sua pergunta. Teremos o maior prazer em ajudar!  


Tags:

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo