Chile terá nova rede de Parques Nacionais

Na semana passada o governo chileno anunciou a criação de uma reserva natural que terá mais de 4 milhões e meio de hectares. 407.625 deles foram doados ao país por Kristine Tompkins, viúva de Douglas Tompkins, que há 25 anos havia adquirido as terras anunciando que as protegeria para em algum momento entrega-las ao Estado.
Segundo informações do La Nacion, a presidente Michelle Bachelet adiantou que as terras recebidas integrarão uma rede de Parques da Patagônia: a área será quase do tamanho da Dinamarca (42.925Km²). Serão criados o Parque Nacional Pumalín, o Parque Nacional Melimoyu e Parque Nacional Patagonia, nas regiões de Los Lagos, Aysén e Magallanes.
Ela acrescentou que ficará a cargo das autoridades ambientais chilenas criar, ampliar e reclassificar essas áreas, consideradas de alto valor em biodiversidade e incalculável potencial para desenvolver o ecoturismo.
Também serão ampliados os parques nacionais Hornopirén, Corcovado e Isla Magdalena. Já as reservas florestais Alacalufes, Cerro Castillo e Lago Cochrane, assim como a Reserva Nacional Lago Jeinimeni passarão à condição de Parque Nacional, máxima categoria de proteção no país.
A futura extensa rede de áreas protegidas foi possível por conta das terras doadas pela fundação, doações anteriores e um aporte de terras do Estado.

parquespatagonia
Fiorde Hornopirén, região de Los Lagos | Foto: Mariano Mantel.

Douglas Tompkins

Douglas Rainsford Tompkins foi quem fundou em 1964, a conhecida marca de equipamentos de camping e roupas esportivas, The North Face. Cinco anos mais tarde a empresa já havia sido vendida e em 1968 ele criou a Esprit, outra marca de roupas, vendendo-a em 1989.
Em 1990 ele abandonou suas atividades empresariais para dedicar-se ao conservacionismo, fixando residência no Chile e criando uma fundação dedicada a preservação da biodiversidade e vida silvestre da Patagônia.
Aventureiro e praticante de esportes radicais, faleceu em dezembro de 2015, de hipotermia, quando seu caiaque virou nas frias águas do Lago General Carrera.

Com informações de La Nacion e Wikipedia.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário