Blog

Conheça a Trilha das 7 Praias em Ubatuba – SP


Quem tem acompanhado nossa viagem de Kombi já deve ter percebido que estamos “parados” em Ubatuba. O motivo dessa pausa mais prolongada é por que a Alê, nossa francesa, precisou retornar a França por um motivo pessoal. Enquanto isso, um hostel local nos cedeu uma cama e uma vaga  pra kombosa dar um descanso. E de frente pro mar, nada mal né?

Nesse tempo, conhecemos também uma galera que realiza algumas atividades de aventura pela região e rolou um convite pra acompanhar um trilha, conhecida como 7 praias. Perguntar pro Eco Durismo se topa alguma coisa de graça é prever a resposta né… rsrs… “Pô injeção na testa grátis? Claro, demorô… partiu!” kkkk bem nesse nível.

Obviamente topamos e partimos bem cedo pra la. Confira o resumo que preparamos em vídeo (aproveita e já se inscreve no canal do youtube também)

A trilha tem inicio no condomínio Lagoinha, na beira de BR. Antes que perguntem nos comentários, é possível sim ir sozinho. São ao todo 8km de extensão e se você vai de carro com intenção de parar no condomínio, você terá que percorrer todo o caminho de volta, ou seja 16km no total, ou se arriscar pegar um busão na ultima praia que tem apenas três horários por dia. Por isso, apesar dessa possibilidade, recomendamos fechar o passeio com os guias locais, pois ao final da trilha, haverá um carro da equipe pronto pra te dar aquela carona até o ponto de partida. Sem contar também que com o acompanhamento deles, sera possível conhecer as historias locais, plantas e animais nativos e ainda dar uma volta por dentro das comunidades caiçaras existentes por ali.

As 7 praias

Apesar da gente ter pego um dia nublado e alguns momentos de chuva, os cenarios são lindos e convidam a um mergulho em cada parada. Em todas as praias, uma coisa diferente para se admirar, seja a vegetação, pedaços com areias negras, mirantes e até uma “fortaleza” natural.

A ordem das praias é Oeste, Peres, Bonete, Deserta, Cedro e Fortaleza, com destaque para as três ultimas, particularmente as mais bonitas. com destaque para as três ultimas, particularmente as mais bonitas.

Comunidade caiçara e a famosa “consertada”

Na praia grande é a unica que se encontra de fato uma comunidade local habitando a praia e mantendo algumas tradições. Durante o ano, rolam algumas festividades por la como a festa de Nossa Senhora de Santana.

Há bares, quiosques e pequenos restaurantes pra dentro da comunidade, onde pode bater aquele rango e experimentar a famosa bebida local, conhecida pelo nome de consertada. A base de mel, cravo e canela, algumas doses a mais podem dar uma verdadeira desconsertada. Por isso cuidado, pois ainda tem metade da trilha para percorrer.

A partir dali, começa de fato a brincadeira, com ladeiras mais íngremes e trilhas um pouco mais fechadas, e em compensação os melhores visuais.

Da praia do Cedro até a ultima, praia da Fortaleza, aguas esverdeadas e pequenas fontes de agua doce acompanham o caminho até chegar no pontão da fortaleza, um verdadeiro monumento natural de pedra que divide as enseadas.

Esse rolê dura praticamente o dia todo, tendo em vista as paradas pra mergulho, fotos, rango, etc. Por isso é recomendado levar lanches, água e repelente na mochila, e claro, um calçado confortável.

Curtiu? Acompanhe nossa viagem de kombi no FACEBOOK / INSTAGRAM E YOUTUBE

Votar

4 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 14

Votos Positivos: 9

Upvotes percentage: 64.285714%

Votos Negativos: 5

Downvotes percentage: 35.714286%


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Enviando Arquivo…