Minimalism: um documentário para rever os conceitos

Olá, pessoal!

Somos Tainá e Fernanda, do Aventura de Férias. No último final de semana, assistimos a um documentário que nos tocou lá no fundinho. Trata-se da história de Joshua e Ryan, dois americanos que mudaram completamente seu estilo de vida para ir em busca de mais. Mais? Ué, o tal documentário não fala sobre minimalismo? Eureka! É exatamente esta a pegada do projeto deles.

O surpreendente em ‘Minimalism’ é que o documentário não trata minimalismo apenas no sentido de aprender valorizar as coisas simples, em meio à natureza apreciando os seus inúmeros sinais, buscando maior qualidade de vida e saúde. Tampouco sobre mendicância ou viver com menos a qualquer custo. Com inteligência, o documentário apresenta histórias de pessoas que buscaram libertar-se dos excessos, em todos os sentidos, mantendo para si somente aquilo que realmente importa e tem valor para si.

A obra de Joshua e Ryan complementa o conceito de minimalismo sempre frisado por nós, do Aventura de Férias, com temas ligados ao equilíbrio emocional e qualidade de vida. O documentário trata sobre o consumismo desenfreado, sobre a cultura de buscar o ‘ser’ através do ‘ter’ e de todas as problemáticas que envolvem esta questão e propõe, mostrando diversos cases de sucesso, infinitas possibilidades de mudar o cenário e voltar o foco para dentro de nossas almas.

Chegamos à conclusão de que ‘minimalismo’ é uma maneira de dizer: vamos parar com a loucura. É um caminho para nos tornarmos pessoas que jamais imaginamos ser, esvaziando os nossos corações de angústias, sofrimentos e mágoas, dando lugar a novos sentimentos, alegrias e valores: aquilo que realmente importa na vida.

“A diferença entre o remédio e o veneno é a dose (desconhecido).”

Que tal refletir sobre isso a partir de hoje?

Sempre que vamos acampar, levamos todos os itens necessários à nossa sobrevivência dentro de uma mochila de 50 litros, pesando de 10 a 13 quilos, contendo apenas o essencial. Nunca falta nada, pelo contrário, geralmente volta comida que não cozinhamos, roupas que não usamos. Ironicamente, em nossa rotina, ao abrir o guarda-roupas muitas vezes reclamamos: “Nossa, não tenho mais roupa… O que vou usar pra trabalhar hoje?“. É, está na hora de rever nossos conceitos. Para os próximos dias, nós estabelecemos algumas metas pessoais, vamos fazer uma verdadeira faxina. E estamos empolgadas com isso.

Prepare-se para algo diferente, instigante. Nós saímos diferentes ao assistir o documentário. O convite fica estendido a você também. Assista ao trailer e apaixone-se.

“Ame as pessoas e use as coisas, porque o oposto nunca dá certo.”
Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus

O documentário também está disponível no Netflix. Se você está no Brasil, clique aqui para assistir.

_______________________________________

SOBRE O AVENTURA DE FÉRIAS:

O Aventura de Férias é um projeto voltado para o público que gosta de aventuras e tem como objetivo compartilhar experiências e vivências de baixo custo e em meio à natureza, mostrando que é possível ser feliz com pouco e pertinho de casa. Dentre as nossas aventuras, é possível perceber opções para caminhar, correr, pedalar, tomar um banho de cachoeira ou subir alguma montanha.

Um dos pontos mais fortes do projeto é o canal do YouTube, cujos vídeos apresentam como chegar em cada local e como explorá-los, ou seja, o expectador terá em suas mãos um completo Guia de Aventuras. Outro ponto que desperta curiosidade é a nossa Kombi Home, que teve o seu interior totalmente adaptado para dormir, cozinhar e viver dentro dela. O passo a passo da reforma da Kombi foi executado por nós e registrado em vídeo, disponível para visualização em nosso canal do YouTube. Leia mais!

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:

Blog: www.aventuradeferias.com.br

YouTube: /aventuradeferias

Instagram: @aventuradeferias

Facebook: @aventuradeferiastf

Deixe um comentário