Mapa mostra origem dos ritmos musicais mais conhecidos do mundo


Você sabe onde nasceu o seu estilo musical favorito?  Se você é fã de Jazz, certamente sabe que ele é de Nova Orleans, e se você gosta de Reggae, sabe que ele vem da Jamaica. Mas e os demais ritmos musicais mais influentes e conhecidos do mundo, onde nasceram?

Esse mapa criado pelo site Condor.com, mostra exatamente isso, a origem dos mais conhecidos e influentes ritmos e gêneros musicais do mundo, confira abaixo:

Estados Unidos e Canadá

Os Estados Unidos são responsáveis por quase 50% dos estilos musicais mais populares do mundo. A vontade “fela da puta de ser americano”, como diz a letra da música “Rock ‘n’ Raul” de Caetano Veloso, não é um fenômeno que ocorre apenas com a juventude tupiniquim, é o reflexo do poder da indústria cultural americana, que influenciou gerações ao longo do século XX e continua influenciando corações e mentes mundo afora.

Como mostra o mapa, os principais gêneros musicais dos EUA nasceram nas comunidades afro-americanas dos estados do sul. O Jazz, o Gospel e o Blues são do norte do Delta do Mississippi.  Já a música Country veio do Tennessee.

Em Nova York nasceram o Hip-Hop da Costa Leste e o Art Punk.  Chicago assistiu o nascimento da House Music.

Já o Grunge, que influenciou boa parte da juventude dos anos 90,  nasceu em Seattle . O famigerado “Emo”  veio de Washington DC e o Doo-Wop cresceu em Ohio.

Canadá

De acordo com o mapa a única contribuição de gênero musical que o Canadá trouxe ao mundo foi a Plunderphonic Music, criada pelo compositor John Oswald em meados dos anos 70. A música plunderfônica é produzida com recortes e edição de áudios de outra música,  foi uma das técnicas precursoras do sample e do remix, utilizadas largamente no Hip Hop e nos diversos gêneros de música eletrônica.

Europa

Reino Unido

Na Europa, o Reino Unido é o lar do maior número de gêneros musicais influentes no mundo. Não podemos esquecer também que, é lá que o fenômeno da “Música Pop” nasceu através dos Beatles.

Na conta britânica podemos colocar todas as vertentes do rock inglês, incluindo o Indie Rock (também chamado Independent Rock) e o Grime.  Na música eletrônica, movimentos como a New Age e do Drum & Bass, influenciaram artistas por todo o mundo.

França

Na França dos anos 90 nasceu o “French House” que através de bandas como o Daft Punk, influenciou a música eletrônica mundo afora.

Alemanha

A Alemanha está para a música eletrônica, assim como a Inglaterra e os EUA estão para o Rock.  É lá que nasceram os principais ritmos do gênero como o Trance e a Dance Music.  É a terra natal dos “Beatles da música eletrônica”, o Kraftwerk

África

A música ouvida na África de hoje é extremamente variada, o que faz todo sentido dado o tamanho do continente, mas é claro como a luz do sol, que a maioria dos ritmos e gêneros da musica pop mundial, teve como forte influência a cultura dos diversos povos da África, principalmente da chamada África negra.

Muitas vezes essa influência se deu através de expropriação, como é o caso de uma das músicas mais conhecidas do cinema americano, ” The Lion Sleeps Tonight, tema do filme ” O Rei Leão”.   A música cujo nome original é  “Mbube” foi composta em 1939 pelo compositor e cantor Sul Africano Solomon Linda e regravada por diversos nomes da música pop americana sem ter o nome do autor original reconhecido. O nome de Solomon Linda só foi incluído nos registros da música em 2006, quando sua família resolveu processar a Disney.  A música foi novamente incluída na nova versão da animação recém lançada nos cinemas. Vale muito a pena conferir essa história no documentário “O Rei Leão e o músico esquecido” , disponível na Netflix (trailer a seguir).

Ásia

O primeiro gênero musical a ser gravado – a canção de ninar – nasceu na Babilônia (cujas ruínas estão no Iraque moderno) em 3000 aC.  Desde então, é o Japão que tem tem sido o país que mais criou gêneros musicais na Ásia, produzindo karaokês populares em todo o mundo, assim como J-Pop e outras interpretações japonesas da música ocidental.

Não podemos esquecer também o K-Pop da Coreia do Sul, que é hoje um dos gêneros mais ouvidos no mundo.

Caribe

Lar de alguns dos gêneros musicais mais populares do mundo, incluindo o Reggae e o Dancehall, da Jamaica, e o Calypso, o Caribe está repleto de sabores melodiosos.
Cuba é o berço da maioria dos estilos musicais da região, fazendo de Havana uma obrigação para os fãs de música.

América Latina

Do Mariachi do México ao Samba do Brasil, a música na América Latina é tão vasta e dinâmica quanto a região de onde se originou. As mais recentes adições à cena musical latina são o Funk Carioca e o Pop Latino, que vêm crescendo desde os anos 90.

O Brasil da Bossa Nova

Pra quem não sabe o que representa a Bossa Nova no mundo da música e acha que João Gilberto foi apenas uma “pessoa conhecida”, talvez deva prestar mais atenção em canções como “Light My Fire” do The Doors, cujo o baterista, John Desmore, diz claramente ter sido influenciado pelo gênero em seu livro “Riders on The Storm”:

“Esse ritmo tipicamente brasileiro é bem visível na pulsação da minha bateria; Os músicos brasileiros influenciaram decisivamente todos os tipos de música com aquela bossa nova que falava o idioma do jazz. “

John Densmore, baterista (The Doors), no livro “Riders on the storm”

O ritmo que foi ouvido em rádios de todo o planeta nos anos 50, seguiu e segue influenciando bandas e músicos pelo mundo. Exemplos recentes e notórios são a banda francesa Nouvelle Vague e a texana Summer Salt.

 

Austrália

A Austrália talvez seja o país que menos tenha criado ritmos e gêneros, mas mesmo assim deixou sua contribuição ao mundo da música. A Folk australiana, também chamada de “bush music” surgiu em primeiro lugar, após a colonização de 1788, e depois veio o Australian Modern Country seguido pelo Rock Australiano que trouxe ótimas bandas ao mundo como AC/DC, Men at Work, INXS, Midnight Oil e Hoodoo Gurus.

Migrações musicais

Na maioria do casos, o ritmo ou gênero musical continua popular no lugar onde nasceu. No entanto, alguns exemplos de gêneros musicais agora são mais ouvidos em outros países, no que no país de origem.

Os Estados Unidos é o país que mais adota estilos musicais. O Drum & Bass, o Garage e o Grime por exemplo foram gêneros criados no Reino Unido, mas agora são mais populares nos Estados Unidos.  A Dance e a Trance Music, ambas alemãs, também são mais populares nos Estados Unidos.

Já o Death Metal, nascido nos Estados Unidos em 1982, tomou a direção oposta e agora é mais popular na Suécia! 😮

O J-Pop, uma das exportações japonesas, teve uma grande influência no mundo ocidental e agora é tão popular na Califórnia quanto no Japão e sua variação coreana está perto de dominar o mundo!

Outros mapas de gêneros musicais

Abaixo outros sites onde você pode encontrar mapas de gêneros musicais pelo mundo

Texto: Redação Mochileiros.com com informações de Condor.com.
Imagens: Condor.com

Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos.
Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.
Mochileiros.com

Categorias Blog Tags

1 comentário em “Mapa mostra origem dos ritmos musicais mais conhecidos do mundo”

Deixe um comentário