Chile é eleito pela quinta vez o melhor país para Turismo de Aventura da América do Sul

Premiação faz parte do World Travel Awards, considerado o “Oscar do Turismo”; missão agora é ser reconhecido novamente como o melhor destino de aventura do mundo

Foi entregue neste mês a edição da América Latina da premiação World Travel Awards (WTA) 2019, também conhecida como o “Oscar do Turismo”. O Chile mais uma vez apareceu como um dos principais destaques. Pela quinta vez consecutiva, o país andino foi eleito o “Melhor Destino de Viagem de Aventura da América do Sul”. A classificação o posiciona como um dos favoritos para vencer, novamente, o prêmio de melhor destino de aventura de todo o planeta – mesmo reconhecimento que obteve em 2016, 2017 e 2018.

O protagonismo do Chile não parou por aí. O território chileno foi eleito pela primeira vez o “Melhor Destino de Natureza” sul-americano, enquanto o Deserto do Atacama venceu, pelo segundo ano consecutivo, como o “Melhor Destino Romântico” para o continente, superando lugares como Cartagena das Índias, Buenos Aires, Galápagos e Rio de Janeiro.

valledelaluna chilequintavez
Valle de la luna, no Deserto do Atacama | Foto: Divulgação/Sernatur.

As condecorações foram entregues durante a 26ª edição dos World Travel Awards na edição latino-americana, realizada no último sábado (13) em La Paz, na Bolívia. Representando o Chile esteviveram a subsecretária do Turismo, Mónica Zalaquett, e a diretora nacional do Sernatur (Serviço Nacional de Turismo do Chile), Andrea Wolleter.

“Este prêmio confirma o crescente reconhecimento de que nosso país está tendo internacionalmente como uma potência turística, que é devido tanto às nossas muitas atrações, quanto aos esforços do nosso governo para atrair mais visitantes todos os dias”, destacou Mônica Zalaquett, que lembra que o Turismo é, atualmente, “nosso sexto maior item de exportação de bens, contribuindo com 3,3% do PIB do Chile”, tendo recebido mais de 5,7 milhões de estrangeiros em 2018.

Se você sonha fazer um mochilão Chile temos um post com 7 sugestões de destinos imperdíveis (aqui) e o Serviço Nacional de Turismo do Chile sugere outros destinos de aventura para conhecer por lá:

Atacama (o unânime!)

sandboard desierto de atacama sernatur
Sandboard no Deserto do Atacama | Foto: Divulgação/Sernatur.

Febre dos últimos anos entre os brasileiros, o deserto do Atacama é um dos principais exemplos da diversidade geográfica que faz do Chile um país tão rico na oferta de Turismo de aventura e natureza. Não perca as clássicas paisagens “marcianas” do Vale de La Luna e Vale de La Muerte, passeio mais tradicional e com visuais de tirar o fôlego com seu terreno rochoso laranja-avermelhado. Vale fazer os curiosos passeios da Laguna Cejar (tão salgada que você mergulha mas nunca afunda!) e dos Gêiseres del Tatio, que desde o começo da manhã soltam poderosas rajadas de vapor vindas do interior da Terra. Encerre com o passeio das Piedras Rojas e das Lagunas Altiplânicas, com lagos de um azul tão cristalino que formam verdadeiros espelhos d’água – no fundo, belíssimas montanhas nevadas completam o cenário.

Huilo Huilo

Huilo Huilo Salto Huilo Huilo sernatur
Salto Huilo Huilo | Foto: Divulgação/Sernatur.

Para os amantes de florestas, rios e cachoeiras, uma ótima pedida é Huilo Huilo, reserva ambiental localizada a pouco mais de 120km de Pucón. O ponto alto do destino são suas trilhas, com destaque para o trajeto de 90 minutos que leva para as cachoeiras Salto Huilo Huilo, com uma queda de 40 metros em um belo lago encravado na floresta, e Salto El Puma, de 30 metros – o mirante de lá oferece ainda uma vista privilegiada do Rio Fuy, que corta a mata fechada da reserva. Para os mais aventureiros, vale fazer o trekking do vulcão Mocho-Choshuenco, a 2.430 metros de altura e de onde você terá a melhor vista dos bosques e demais montanhas ao redor. Cavalgadas, montain bike e até rafting e caiaque no Rio Fuy são outras opções para quem curte atividades esportivas ao ar livre.

Futaleufú

Futaleufú sernatur
Vista de área da Reserva Nacional de Futaleufú | Foto: Divulgação/Sernatur.

Localizado na região dos Lagos do Chile, em meio à Cordilheira dos Andes, Futaleufú significa “Rio Grande” no idioma dos Mapuches (povo indígena que habita o sul do país). E o rio faz juz ao nome: o local é considerado um paraíso para esportes de aventura em rios, sendo considerado um dos melhores do mundo para a prática de rafting e caiaque. Para quem prefere atividades mais tranquilas, existem trilhas ou rotas de bike na Reserva Nacional de Futaleufú, onde você pode dar a sorte de se deparar com um Huemul, animal em ameaça de extinção e um dos símbolos do Chile, figurando no brasão do país.

Parque Nacional Pan de Azúcar

Parque Nacional Pan de Azúcar sernatur
Área do Parque Nacional Pan de Azúcar | Foto: Divulgação/Sernatur.

Dividido entre as regiões de Atacama e Antofagasta, o Parque Nacional Pán de Azúcar é uma jóia ainda a ser descoberta pelos brasileiros. São 40 mil hectares de área desértica com a peculiaridade de contornar o Oceano Pacífico, oferecendo praias com uma vista única: o forte azul do mar contrastando com as montanhas rochosas do deserto. Lá a pedida são os trekkings e as rotas radicais de montain bike – no caminho pode encontrar ainda grandes famílias dos pinguins de Humbolt. Já para quem gosta de mergulhar a melhor opção é visitar a Playa Branca e a Playa Los Piqueros, onde podem, além de descobrir a rica vinha marinha local, conhecer antigas embarcações que naufragaram na costa do parque.

Cajón del maipo

Cajon del Maipo Chiletravel
Cajón del Maipo | Foto: Divulgação/Chile Travel.

Um alívio para a vida urbana de Santiago é o cânion de Cajón del Maipo, localizado dentro da região metropolitana da cidade. As opções de esportes por lá são inúmeras, indo das mais radicais, como bungee jump, rafting e tirolesa, até opções tranquilas como trekking e cavalgadas. Na Cascada de Las Ánimas, por exemplo, você faz uma trilha até duas enormes cachoeiras antes de se aventurar no canopy do local, uma tirolesa que te leva para um voo a 60km/h sobre o Rio Maipo. Lá você também podem fazer uma cavalgada no meio dos Andes, curtindo as montanhas e aproveitando belos mirantes de toda a região.

País tentará título novamente

O Chile espera entrar novamente na edição do World Travel Awards, na categoria ‘Melhor Destino de Turismo de Aventura’ do mundo. A votação começa vai de 12/09/2019 até 20/10/2019 no https://www.worldtravelawards.com/vote
O “Oscar do Turismo” busca promover e desenvolver a indústria de viagens e turismo global, premiando a excelência e diversidade de sua oferta, fazendo com que os vencedores desses prêmios adquiram uma prestigiada exposição internacionalmente.

Ficou com vontade de ir para o Chile?

Você pode encontrar dicas, informações e experiências de outros viajantes pelo país no fórum ‘Chile – Relatos de Viagem‘ e boas opções de hospedagem aqui, ofertas de voos para a capital a capital chilena, aqui e cotar seu Seguro de Viagem pra lá, aqui (utilize o código promocional MOCHILEIROS5 e ganhe 5% de desconto).

Com informações de Sernatur e World Travel Awards.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário