Site revela qual o melhor momento para comprar passagem aérea mais barata

Talvez o principal item de uma viagem, a passagem aérea, geralmente o que mais pesa no orçamento do mochilão é tema frequente nas conversas de quem ama viajar e nelas sempre aparece a perguntas: onde consigo comprar passagens aéreas mais baratas?
Perguntar-se “Quando comprar?” também pode ser bastante útil na busca por uma oferta.
Recentemente o site de reservas CheapAir, depois de analisar 917.000.000 de tarifas em 8 mercados diferentes em 2017, revelou que o melhor momento para comprar a passagem foi com 70 dias de antecedência. O mesmo estudo no ano anterior mostrou que o ideal seriam 54 dias.
No entanto vale lembrar que se trata de uma média e que é necessário considerar a época do ano em que se pretende viajar.

cheapair01
Foto: Reprodução.

Segundo o CheapAir, no Inverno o ideal seria comprar a passagem com 62 dias de antecedência; no Verão com 47; na Primavera com 90 dias e no Outono com 69 dias de antecedência. Vale pesquisar.
Outro site especializado, o CheapFlights, divulgou uma lista de destinos e qual seria o melhor período para encontrar passagens aéreas mais baratas para os mesmos.

cheapair02
Foto: Reprodução.

Já sobre se haveria um melhor dia da semana para compara uma passagem, o site afirma que não existiria já que a variação de preços “não costuma ser maior que dois dólares”. Porém alerta que há sim diferenças ao escolher o dia em que se pretende viajar. As opções que costumam ser mais baratas são terças e quartas-feiras, que têm uma diferença média de 76 dólares em comparação aos domingos (os dias que costumam ser mais caros), por exemplo.
Se você quiser voar na mesma semana que comprar a passagem deverá pagar em média 208 dólares a mais por isso.
O estudo completo pode ser conferido aqui (em inglês).

Nota: Nós não fizemos nenhuma simulação de compra com antecedência de compra apontadas pelo estudo do CheapAir. Ressaltamos que é sempre válido pesquisar em várias plataformas, buscadores e nos próprios sites das companhias aéreas para encontrar as melhores ofertas. Algumas opções para pesquisar podem ser encontradas em links publicados no “Manual do mochileiro de 1ª viagem” (aqui).

A foto (da home) que traz até este post está sob licença Creative Commons.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário