Bolivia, Perú, Argentina e Uruguay...2010/2011

Fiz meu mochilão de verdade, pela primeira vez em 2010/2011, mas já era viajante de praias...e sabia como virar sozinho...

Bem como disse "alhures"- só para dizer que sou advogado- (risos!)- eu viajei sozinho...sai da Ilha de Santa Catarina- Floripa- e fui até Santa Cruz de la Sierra, isso em 30 de nov de 2010...cheguei em santa cruz de la sierra logo na virada do dia 01 de dezembro...trqoeuei meus dólares por bolivianos!! 1 nosso vale 4, e quase vale a regra (um aqui , um lá)...fiquei por Santa CRuz de lA Sierra uns 5 dias, (creio) não sou de fciar relatando e anotando tudo...fazendo roteiros...Em Sta CRuz,me adaptei as cores vivas...muita cor, por tudo, muita coca-cola (eles bebem demais!), pelos exóticos vendedores, pelas casas de swhow de strip gratuítas...Joguei Bingo também...fui pra boates que não recomendo, cantei em Karaoke música brasileira, fiz sucesso e como cheguei fui embora sozinho....

Peguei um busão pra Cochabamba...acho que fiquei 3 dias em cocha...cidade mais "underground" que passei na bolivia, tive que ficar um dia a mais pois acordei depois do meio dia e tive que pagar outra diária (havia tomado "chichia" no dia anterior!! tomem, mas cuidado, vem em balde; "re-loco")...ali também tem um mercado no meio da rua onde se come, se compra roupas e se ouve música com cantantes...Tem uma galeria de arte legal do lado da Prefeitura...muitas flores na cidade, é cochecida como tal. Fui embora...

Cheguei em La Paz...fiquei uns 4 dias, creio...por ai, depois do segundo dia descobri o OLiver TRavel...onde se encontra os mochileiros vagantes...e descobri a "badalada noite de la paz"...a Cidade é uma mistura da tentativa da majestade arquetetônica com fávelas diferencias. Muita cor, muitos tecidos, muitas tocas...restaurantes ótimos. Cansei, precisava descansar...

Fui a Copacabana...lago titicaca é maravilhoso, fiquei em frente...depois fui pra ilha do sol!!! Me perdi nas trilhas...resumo da ópera das 18 as 6 caminhei de uma ponta a outra da ilha do sol, ida e volta...com minha pequena mochila...a lua estava cheia...sem água e comida...fiz um ritual no meio de uma tenda inca, deve ter funcionado!!!

Obs: Para chegar em Copacabana se faz uma travessia pelo lago...antes de se chegar a copacabana, e antes de copacabana, depois desse trecho, a paisagem é linda...vi tudo ouvindo o som do busão Hotel California...

Sai de Coapacabana e fui ao Perú, só passei por Puno e fui pra Cuzco...Me apaixonei...cidade linda, única. Antiga Capital do Império Inca mesmo! fiquei uns 8, 10 dias na cidade, me tornei um morador, me chamavam "brasileiro". Passei o Natal em Cuzco e fui pra águas Calientes - MAchu Pichu. Como tudo era único na minha viagem e para também economizar fui a Cuzco pela "ruta alternativa". O TRêm é caríssimo, um resultado do trágico GOverno Fugimori, que "vendeu" o país..enfim...Peguei um busão e por protesto acabei sem querer conhecendo um caminho mágico, com um desfiladeiro incrível, com alguns trechos assustadores, adorei! Havia um cão até como passageiro..Só tinha eu de mochileiro de outra galaxia na condução, não iria cair, falei espanhol como doido com os colegas de busão. Passei por Santa Tereza, Santa Maria, dormi aí, outro dia com um taxi cheguei à entrada da estrada que leva para Águas Calientes. Lá chegando o tal trêm de novo, pagava-se em dólares! resolvi ir a pé...ou se vai de trêm ou a pé. Lá vou eu com minha "mochilinha", caminho mágico resgitrei, animais lindos.

Cheguei em Águas Calientes depois de ter caminhado sei lá quantas horas, que dizia 1 , 2 3...não sei, me perdi no tempo. Foi Lindo. TRouxe até pedra desse caminho! Em àguas Calientes fiquei 3 dias (geralmente ficam só um e vão até Machu e vazam), eu não fiquei 3 dias até que resolvi ir ver o tão famoso Machu PIchu...O lugar é indescritível...

Voltei pelo mesmo caminho, andei tudo até Santa Maria, depois Santa Tereza e regressei a minha cidade, CUZCO, passei o reveillon!!! Foi mágico...

Dia 3 de janeiro compro passagem para La Paz, o governo lá ta uma loucura pela gasolina e tá tudo uma loucura...Peguei o ônibus mesmo assim. Chego em La Paz a maior chuva de granizo dos últimos tempos, registrei!

Busão...La Quiaca...Fronteira argentina...JUY JUY, e outra cidade que não lembro...cheguei em Buenos Aires...fui pra Palermo e POrto Madeiro, fiz compras, fui em Parques,,,vi muita arte chafariz e a casa Rosada..o Obelisco é o fim dos tempos como arte, ou seria o começo de novos?.

4 dias na argentina resolvi que ia para o Paraguay, primeira vez que peguei o Mapa, mas estava em lugar diverso do que imaginei. O Uruguay era do lado, era só atravessar o Rio da Prata,,,fui oq ue fiz, ENtrei em um "baK Buss" e fiz a travessia, recomendo é linda (peguem o barco grande!). Cheguei em Colonia, busão até Montevideo, me despedi em Montevideo e acabou meu diheiro, fiquei com 200 uruguaios( 20 reais)..Fui pra BR, peguei carona, PUnta D.Lest...cassino Conrad, ganhei 20 dólares! Dormi na casinha de Salva Vidas que tem lá, é um luxo! tomei um vinho que ganhei de uns amigos uruguaios! outro dia acordei e peguei a Ruta 9, fiz de carona com um casal doido que passou por todas as praias que faltavam da Costa Uruguaia...Até chegar no Chuí...voltei,,,20 de janeiro de 2011.

Este ano no mesma data do ano passado, em 30de novembro estou indo para Africa, em breve novidades;)

Não vou reler, para não tirar a espontaneidade...Decsulpe o método, mas não é uma petição jurídica ;)

Douglas Heinen...

quem quiser dicas e detahes maiores me grita

Denise,

Eu não fui até Lima, pois parecia que as pessoas mais legais de lá estavam em CUZCO, e e me disseram que não "tinha muito o que fazer" por lá, além de que é uma cidade perigosa. Você vai sozinha?

Te aconselharia começar tua viagem em LA PAZ, ai depois cochabamba, copacabana, depois cuZCo, machu pichu,,,

te aconselharia isso pra esses dias...tem como aumentar teus dias?