Colômbia - Com Fotos - 17/12/11 a 08/01/12

Olá!

Como de costume, não escrevo relato detalhado de tudo o que desenvolvemos durante a viagem, e sim as percepções e opiniões em relação aos destinos que visito, sendo assim, se alguém tiver alguma dúvida específica ou quiser alguma outra informação, pode ficar a vontade para perguntar! Nessa viagem fui com mais 3 amigos, a viagem durou 22 dias e passamos por 6 cidades (Bogotá, Medellín, Santa Marta, Barranquilla, Cartagena e San Andrés). Saldo final da viagem: quase 6 mil mais pobre, porém infinitamente feliz e com histórias e vivências que dinheiro nenhum paga, claro que para tudo isso devo um agradecimento aos 3 patetas que viajaram comigo (Franja, Pila e Vagner) e a todas as pessoas que encontramos durante esses dias! Muito Obrigado!

Para quem está montando seu roteiro de viagem, eu disponibilizo o que eu fiz, ali tem muitas informações e as dicas e valores estão de acordo com o que encontramos por lá: http://www.novaluzcaxias.com.br/roteiros/colombia.pdf

Mas chega de enrolação: a Colômbia é um país sensacional, tem atividades para todo tipo de turismo, seja história, cultura, ecologia, aventura ou descanso, mas o que mais impressiona é a simpatia e alegria das pessoas em relação aos turistas, sempre muito prestativos e atenciosos! No entanto, como todo país latino americano tem duas dificuldades, alta diferença social e regiões de muita pobreza e mesmo assim, ao contrário do que muitos pensam, um país seguro! Em todas as cidades sempre encontramos muitos policiais por todos os cantos.

Como diz a frase no site oficial do turismo colombiano “El riesgo es que te quieras quedar”, é a melhor definição pelo que se sente ao visitar esse país! Realmente, dá vontade de ficar por ali! Seja na cidade amuralhada de Cartagena com milhares de turistas do mundo todo, numa praia de areias brancas com água verde e azul de San Andrés ou até mesmo na empreendedora Medellín. Cada um dos lugares que visitamos apresentava muitas qualidades. No final, podemos dizer que valeu muito a pena! Abaixo, segue a descrição de cada uma das cidades!

Bogotá: é a capital, e por sua vez, a maior cidade do país com cerca de 8 milhões de habitantes. Em função disso, existe sujeira, existe caos no trânsito, a cidade parece menos cuidada que as demais. Muitas pessoas nos disseram que da La Candelária para a parte norte da cidade é perigosa e que deveríamos tomar cuidado, felizmente, não tivemos problema! O sistema de transporte coletivo deles, o Transmilênio, funciona muito bem e é super barato. O passeio até a Catedral de Sal vale muito a pena, é a única catedral construída abaixo da terra e tem um efeito de luzes que deixa tudo ainda mais bonito:

A parte cultural dessa cidade é bastante variada, visitamos alguns museus, o melhor deles é o Museu do Ouro, para aqueles que gostam de arte o Museu Botero também é uma boa escolha. A praça central da cidade estava muito linda em função dos enfeites de Natal, muita gente por ali para as comemorações de final de ano, não tenho foto a noite, mas a foto abaixo dá uma idéia da praça com a Catedral.

Uma atividade imperdível em Bogotá é subir o Cerro Montserrate, no topo tem uma igreja e uma vista incrível da cidade, foto abaixo! Para os que gostam de agito ou bons restaurantes, eles estão na Zona Rosa, ali você encontra de tudo, desde carrinho de empanada até o famoso Andrés Carne de Res! O Andrés de Bogotá, é um restaurante enorme que também funciona como discoteca, sim, tudo junto, você pega uma mesa, janta, bebe, levanta e dança (simples assim e não necessariamente nessa ordem), tem 5 andares, nas sextas e sábado sempre lota e é caro! Por último, ficamos no Hostel Chocolate, é um hostel pequeno, simples mas fomos muito bem atendidos e pagamos pouco! O único problema ali é o chuveiro, a água é um pouco fria para os 10 graus que fazia na cidade, ma o restante é tudo mara!

Medellín: me pareceu uma cidade empreendedora, muitas indústrias e comércio! É a única cidade da Colômbia que possui metrô, inclusive, funciona muito bem e é muito prático para atravessar a cidade. É a única cidade do mundo que tem os “Metrocables” ligados ao metrô, ou seja, com a passagem do metrô você já entra direto no metrocable, que nada mais é que um teleférico que liga o centro às partes menos desenvolvidas da cidade junto aos morros (favelas). Andamos na linha mais comprida que faz a ligação do centro até o Parque Arvi (esse é um parque natural, no meio do mato, que se pode fazer caminhadas, andar de bicicleta ou passar o dia em meio a natureza). A foto abaixo, foi tirada de dentro do Metrocable e mostra a cidade ao fundo.

Além disso, vale a visita ao Museo da Antióquia que fica junto a Praça Botero! Para quem gosta de museus interativos, tem o Parque Explora (bem legal), na frente desse parque está o Jardim Botânico ali está o Orquideorama (foto abaixo), bem bonito!

Ainda tem o Cerro Nutibara bem no centro da cidade, nesse lugar tem uma ótima vista da cidade toda e o pueblito paisa, que é uma pequena vila que guarda a formação da cidade há muitos anos atrás, foto abaixo. A noite a recomendação é o parque Lleras, são umas 8 ruas ao redor de uma praça com muitos bares e restaurantes para todos os gostos, a indicação é o Hooters, nós não fomos a discotecas, mas nos disseram que a melhor é a Mangos.

Santa Marta: é uma cidade menor que as anteriores, e por ser uma cidade do interior, acabei me identificando mais! O forte dessa cidade são as praias no Parque Tayrona, passamos por todas, desde Canaveral até San Juan del Cabo (essa é bem bonita, foto abaixo), mas a que mais gostamos foi La Piscinita. Com relação ao parque, se paga R$35,00 de entrada e pode ficar dentro do parque por quanto tempo quiser, por isso, muita gente acampa e fica por lá, tem camping na praia de Arrecifes e em San Juan! Além disso, visitamos a praia da Concha e Taganga, bem legais as duas! Em Taganga é onde se concentra o maior número de turistas, por isso tem vários barzinhos legais. A dica aqui é o hostel The Dreamer, pertence a dois italianos com um baita sotaque ao falar espanhol, muito engraçado, mas o hostel é muito bom, bem localizado, o atendimento e o restaurante são excelentes!

Cartagena: já leu algum livro do Gabriel Garcia Marquez? Se não, leia! Ali você terá ótimas descrições de como é a cidade amuralhada (lugar turístico de Cartagena, nós nem saímos dali)! É realmente sensacional, estilo espanhol de construção, com casas coloridas, ruas estreitas e varandas no segundo andar das casas. Mas ali, na minha opinião, existem dois problemas, o primeiro deles é o calor, acho que em função da muralha não passa vento, com isso fica muito abafado, tanto que suava na sombra. E o outro é a quantidade de turistas, nos disseram que era em função do réveillon (pode ser), mas era tanta gente que ficava difícil caminhar pelas ruas! Fora isso, é uma cidade retirada de um livro, é mara! Na minha opinião tem duas atividades imperdíveis em Cartagena, a primeira é o pôr do sol nas muralhas, especialmente no Café del mar, primeira foto abaixo, e a segunda é o pôr do sol visto do Castelo de San Felipe, segunda e terceira fotos abaixo. Além disso, tem o passeio para a praia branca e a ilha do rosário, mas nem fizemos pois seguiríamos para San Andres. Em relação a hospedagem, pode chegar lá sem reserva, dentro da muralha existem muitos hotéis e com estrutura de acordo com o preço! Para quem gosta de sair a noite e/ou festas, o melhor lugar para se hospedar é o Hostel Media Luna que tem um bar super movimentado mas fica fora da cidade amuralhada, já a melhor discoteca é o Mr. Babilla, fica super próximo da Torre do Relógio!

San Andres: é a verdadeira ilha no caribe com águas transparentes em tons verdes e azuis, na verdade, são 7 tonalidades, algumas estão na foto abaixo!

Com essa paisagem não é difícil aproveitar muito, no primeiro dia alugamos um carrinho de golf para dar a volta na ilha, muitas praias legais, gostamos muito do West View (que tem um trampolim e a água é sensacional, primeira foto abaixo) e da praia de San Luis, inclusive ali tem o melhor hotel da ilha o Decameron San Luis. O passeio as ilhas Johnny Cay (segunda foto abaixo) e Aquario também vale a pena, se conseguir reunir um grupo de 8 a 10 pessoas é vantagem alugar um barco para fazer o passeio, nós fizemos isso, eles nos levaram em vários lugares e ainda paravam quando pedíamos para dar um pulo na água, ali encontramos ouriços do mar comestíveis, e é obvio que provamos, mais uma delícia do Amaury Dumbo (tem vídeo para comprovar)!!! Depois disso, o tempo não colaborou e não conseguimos visitar Cayo Bolívar, por isso, ficamos pelas praias do centro e pelos free shop, lá tem muitos, mas os preços compensam mesmo para bebidas e perfumes, o restante é mais caro que no Uruguay, porém, mais barato que nos Aeroportos brasileiros. Se alguém for para lá, os perfumes deixa para comprar no aeroporto de San Andres, é mais barato que na cidade. Nós ficamos no Hostel El Viajero, o único da ilha, não é muito barato, mas é um ótimo hostel, se alguém se hospedar lá, vá até o bar no último andar, e converse com o Andres e diga para ele: “Ei my friend, sodmicaps”, se ele pedir, digam que foi o Vargas que mandou dizer! Ehehehe... todo o pessoal do Hostel é super legal e hospitaleiro! A terceira foto é só mais uma de San Andrés!

Para terminar, digo que a Colômbia é realmente maravilhosa! Um país muito parecido com o Brasil na amabilidade e hospitabilidade das pessoas. Não encontramos FARCS, roubo e nem perigo, é seguro, tem policial por todo lado, mas sempre fique ligado, não pode dar bobeira! Ah sim, gostamos tanto da Colômbia que reservamos uma casa para passar as férias em fevereiro de 2013 em San Andres! Hehehehe.... Portanto... a Colômbia que nos aguarde!!!

Oi Dani!

Muito obrigado! E a planilha tá liberada para uso, fique a vontade!

Como eu consegui ótimos preços nas passagens, acabei comprando tudo por aqui! Mas você pode comprar lá, salvo se for em altíssima temporada! No meu caso, comprei as passagens pela Aires que estava quase fechando, paguei muito barato, imediatamente depois, a LAN comprou a Aires, com isso, paguei baratíssimo e viajei com LAN! A melhor cia aérea Colombiana é a Alianca, se conseguir preços bons, te indico essa!

Em relação aos hostels, se tu for para Medellin, super recomendo o Hostel Pit Stop (é ótimo), em Santa Marta a recomendação fica para o The Dreamer e em San Andres só existe o Hostel El Viajero, esses três se, realmente, te interessa, pode reservar antes porque são muito bons, mas normalmente eles tem vaga se chegar na hora! Nas outras cidades não tive tanta sorte e não posso te recomendar os melhores hostels, nesses casos, você tem sempre várias opções e pode escolher o hostel assim que chegar, sempre tem vaga em um ou em outro!

Em San Andres, eu gostaria muito de ter ficado em um dos hotéis da rede decameron em especial o São Luiz (acho que é o melhor) ou o Aquarium, mas não tinham vaga! Se você tiver um pouco mais de dinheiro para disponibilizar na hospedagem, sugiro gastar ali!

Acho que é isso! Beijo!

Nossa Amei sua planilha, seus relatos!! Estou planejando fazer em 30 dias Colombia, Peru e Bolivia. Porém lendo todo o material e forum fiquei realmente apaixonada pela Colombia, estou quase dedicando meus 30 dias só viajando por lá!! Aí o que fazer!! Peru também é lindo e Bolivia é maravilho!

Oi tata123,

Eu sou suspeito em falar sobre a Colômbia porque foi o país que mais gostei de visitar. Contudo, posso te passar alguns dados de cada país para te auxiliar na decisão.

1) Em 30 dias, você dificilmente vai conhecer os principais pontos a conhecer de cada um dos países. Nesse tempo você pode se organizar para conhecer os principais pontos de cada país, ou de repente, ficar em um país só ou talvez dois e conhecer mais pontos nesse local.

2) Eu costumo dizer que o tipo de turismo de cada um desses países possuem algumas características mais fortes. Apesar de em todos você encontrar, turismo de aventura, ecoturismo e até mesmo um pouco de turismo histórico, cada um deles possui uma dessas características mais fortes.

3) O Peru, na minha opinião, é um local onde vai ter mais história e cultura, em função de todo o acervo da cultura Inca. Cusco e Machu Picchu são sensacionais. Arequipa tem o trekking do Colca que é explêndido, tem a subida ao Vulcão El Misti, a Múmia Juanita no Museu da Cultura Andina e tantos outros pontos. E eu também adorei Ica e o Oásis Huacachina, um clima muito gostoso.

4) A Bolívia, já é um país baratíssimo para se viajar, com R$1000,00 tu és rei! O turismo aqui já é mais voltado para a natureza, tem o maior deserto de sal do mundo, as paisagens do Atacama são estonteantes! O downhill de La Paz até Coroico foi um dos melhores passeios que já fiz em viagem. Potosí é a cidade mais alta do mundo, acima dos 4000 de altitude e foi a cidade mais rica do mundo no século XVII ou XVIII.

5) A Colômbia, tem um povo muito parecido com o Brasileiro. Pessoas muito amáveis que nos recebem incrivelmente bem. Medellín é uma cidade super empreendedora, com metrô conectado aos metrocables. Santa Marta e Cartagena são banhadas pelo mar do caribe, Santa Marta tem a Serra Nevada e o Parque Tayrona, Cartagena tem a cidade Amuralhada, a ilha do rosário. E San Andrés é um paraíso!

Cabe a você decidir quais são suas prioridades/desejos nessa viagem! Assim como eu fiz o roteiro da Colômbia, também fiz quando viajei para a Bolívia e para o Peru. Vou deixar os links para que você também possa ler e ter uma idéia:

www.novaluzcaxias.com.br/roteiros/peru.pdf

www.novaluzcaxias.com.br/roteiros/bolivia.pdf

Boa sorte! Abraço!

Sensacional, Varga! Parabéns pelo relato e pela planilha. Tô indo pra Colômbia nesta sexta, 15/03, e vou levá-la comigo! hehe

Se liga no roteiro, bro:

15/sexta -São Paulo - Bogotá (Chegada: 18:30h)

16/sábado -Bogotá

17/domingo -Bogotá

18/segunda -Bogota - Zipaquirá - Bogotá

19/terça -Bogotá - San Andrés (Chegada: 10:00h)

20/quarta -San Andrés

21/quinta -San Andrés

22/sexta -San Andrés

23/sábado -San Andrés - Cartagena (Chegada: 12:45h)

24/domingo -Cartagena

25/segunda -Cartagena

26/terça -Cartagena - Santa Marta

27/quarta -Santa Marta - Pq. Tayrona

28/quinta -Pq. Tayrona - Santa Marta - Medellín (pernoite)

29/sexta -Medellín

30/sábado -Medellín

31/domingo -Medellín - Quito

Daí sigo viagem pelo Equador. Queria te perguntar uma coisa, parceiro: tô querendo chegar em Santa Marta cedo, dar uma rodada pela cidade durante o dia, dormir por lá e já no dia seguinte partir pra Tayrona. Durmo por lá, retorno à Santa Marta e já pego o ônibus para Medellín. Você acha pouco tempo em SM? No caso, curtiria apenas um dia por lá.

Valeu!!! ::otemo::

Olá Guilherme!

Acho a Colômbia sensacional! Vá com a cabeça aberta e se prepare para partilhar da mesma opinião, quando retornar acesse esse relato e dê seu parecer!

Em relação ao seu roteiro, apenas achei que você está reservando dias demais para Bogotá. Teria deixado um dia a mais em qualquer uma das outras cidades! Mas é claro que depende dos seus objetivos na viagem!

Em relação a Santa Marta, eu particularmente gostei demais! Mas vou tentar ser imparcial na resposta! Basicamente, você terá outras praias similares as que encontrará dentro do Tayrona. O legal de Santa Marta é que a cidade é cheia de mochileiros, especialmente em Taganga. A noite tem umas festas bem legais! E eu achei sensacional o The Dreamer Hostel que é a caminho do Parque Tayrona, talvez seja uma boa opcão pra ti! Em resumo, não é pouco tempo!

Boa viagem! Aproveite! Abraço!

Digamos que fui ''forçado'' a ficar um dia a mais e Bogotá devido ao valor da passagem aerea, hehe. Mas tá bom também, o importante é estar viajando!

Como faço o trecho Santa Marta - Medellín de ônibus, saberei por lá se fico mais ou sigo o roteiro. Vamos deixar a trip dizer!!! rs

Valeu pelas dicas, parceiro. Farei questão de dar meu parecer sobre suas afirmações aqui no tópico. Aliás, estou correndo o risco de querer ficar por lá, hehehe.