Ir para conteúdo

Deserto do Jalapão - Tocantins


Posts Recomendados

  • Membros

Fui no Carnaval com minha mãe e irmã para o Japalão. Uma viagem bem diferente e com paisagens lindas!

 

Período: março - carnaval de 2011

Tempo: 5 dias

Investimento: R$ 700,00 por pessoa

obs: passagem para Tocantins por programa de milhagem

 

Para ir para o deserto do Japalão de SP, pousamos em Palmas e pegamos um transfer para Ponte Alta do Tocantins - Portal do Jalapão.

Tem um ônibus que sai às 15h perto do aeroporto e vai para a cidade. Mas é bom ligar e reservar pessoalmente, pois deixei para a dona da pousada reservar, e quando cheguei lá... cadê a reserva. Final da história, tivemos que pegar um transfer/taxi que nos custou 320,00. Como o erro foi da dona da pousada, ela arcou com uma parte, mas ficou bem mais caro do que se fôssemos de ônibus. Importante ver o horário do ônibus para reservar a passagem de avião e não ter problemas!

 

Hospedamos na Pousada Planalto (http://www.jalapao-pousadaplanalto.com.br/portal/), da Dona Lázara.

A pousada é bem simples, a cama não é muito boa, mas na cidade não há muitas opções. Mas para os mochileiros, está bom!

 

A cidade é SUPER pequena e não tem nada! Nem restaurante! Tem alguns (2 ou 3) self services, um deles, com uma comida caseira deliciosa! Vc não dá nada para o lugar, e até, fica um pouco desconfiado. Custa uns R$8,00 e o lugar não impressiona positivamente. Mas o arroz, feijão e a pimentinha... nossa.... dá água da boca só de lembrar. Não lembro o nome do restaurante, mas ele fica na mesma rua da pousada: saindo da pousada vire à esquerda, ande umas duas quadras, fica no lado esquerdo.

 

O restaurante Capim Dourado, que era da dona Lázara, não é bom. É mais caro e a comida deixa a desejar.

Um outro restaurante que fomos fica na beira do rio e acho que é uma pousada tb. Fomos lá para tomar cerveja e papear com uma galera que conhecemos na pousada. Comemos um peixe inteiro frito, muuiiito bom!

 

Fizemos os passeios com a Dona Lázara mesmo. Ela tem 2 carros grandes e bons. Um deles, é bem novinho! São 3 dias de passeio dentro do carro. Em um dos dias dormimos em outra cidade, Mateiros. Ficamos na pousada Panela de Ferro (Lázara quem resevou, mas se der, peça para ficar nesta, que é a melhor). Camas gostosas e um café-da-manhã delicioso! O dono, um senhor super simpático, quem faz o café... com um bolo de banana muito bom!

 

O roteiro do passeio foi:

 

1o dia: Sussuapara, Cachoeira do Lajeado (linda! e com um banho bem gostoso de água não tão gelada), Cachoeira da Velha, Prainha (cuidado com a correnteza), Dunas (vale a pena descer até uns lagos que formam com água cristalina e quentinha).

Dormimos em Mateiros. Comemos em um restaurante self service bem gostoso, chamava Dona.... alguma coisa.. rs

Ps: o almoço é um picnic com comidas que temos que comprar na cidade. Não tem muita opção.. tem uma padaria e não tem pãos muito bons. Vale a pena comprar polvilho. E compramos pão de forma, presunto e queijo no mercado.

 

2o dia: Fervedouro (demais! sensação incrível!), Comunidade de Mumbuca (para comprar peças de capim dourado), Cachoeira do Formiga (linda! a mais bonita!)

 

3o dia: Pedra Furada (vista linda lá de cima), Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Soninho, Rio Soninho (legal pular de uma árvore antes da ponte e ir boiando até depois da ponte. Cuidado que tem uma queda d'água depois! Gostoso ficar na "hidro" natural no rio, se apoiando nas pedras do fundo.)

 

Boa viagem!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Como tinha uma semaninha de recesso no trabalho parti para conhecer novos mundos!

Algumas surpresas: palmas eh mto maior e mais espalhada q eu imaginava parece uma cidade fantasma, mto esquisita mesmo... Jalapao eh nenos conhecido q eu pensava tb soh pessoal local q conhece e poucas agencias trabalham para la. Mas vamos aos relatos

Dia chegada em palmas meia noite e tinha combinado contactado a pousada palmas pela internet q ficou nos esperando... Na verdade eh um albergue improvisado mto baixa renda!! Ainda mais em obra : quarto sem lencol, cheio de poeira nas camas mas tinha um ar condicionado q a noite nao ajuda mto pq eh bem fresco mas de dia eh quente para cacete!! E nem cafe da manha tinha na diaria, mas pagando 30$ a diaria ja fiquei melhor acomodado pelo mundo afora. pelo menos havia uma padaria perto...

 

1 dia: em busca de conhecer a cidade contratamos um moto taxi e fomos a praia das Arnos, uma praia de rio mais popular falar q a graciosa eh mais perto do centro e mais elitizada. A das Arnas estavs bem vazia pois ate semana passada estava interditada, a praia nao tem nada demais mas rola uns quiosques com preco justo de cervja... Mas o q marcou mesmo foi o por do sol se encontrando com o rio mto bomito, um vermepho alaranjado bem forte, na volta fomos querer voptar caminhando e nos perdemos mas chegamos em mais de 2h no percurso q duraria 1 kas esta valendo...

Www.jalapao.net

2 dia: rumo ao jalapao

Marcamos com a van (na verdade eh um micro onibus) q vai para ponte alta 11:30 no albergue, saida todo dia as 12:15 da rodoviaria. Contato direto com motorista sr francsico (63) 8401-6269. 200km e quase 4h de longa estrada ate ponte alta de tocantins, portal do jalapao. Estrada boa mas ate a metade do caminho vai parando em todas cidadezinhas pegando gente.

3 dia: saimos de ponte alta as 8h rumo a rios e cachoeiras, cacheiras da fumaça e soninhos as 2 enormes fortes quedas dagua porem somente para ver... Depois duas paradas para mergulho no rio fumaca e soninho bem relaxante para passar o dia, no final de tarde por do sol no morro da pedra furada mto bonito. Achei q tiveram poucas atracoes para o dia todo poderia ter feito este percurso em meio dia... Fim do dia de volta a ponte alta para dormir.

4 dia: rumo a mateiros

Mais um dia com mta estrada e poucas paradas, parada na cachoeira da fumaça, mto bonita mesmo... Parada na prainha, otimo para banho e refrescar, nao da nem vontade de sair da agua, ainda mais com as mutucas atacando!! Depois partindo para as dunas, estrada cheia de areia ainda paramos para ajudar a desatolar um palio q nao aguentou o tranco. As duna

s sao muito lindas com otimo por do sol, fim do dia em mateiros, jantar maravilhoso na Dona Rosa comida farta e feita na hora 15$ por pessoal.

Dia 5: fervedouro cachoeira da formiga

Ao contrario dos outros dias, estrada rapida e muitas atracoes... 3 fervedouros, cada um diferente do outro: dos butitis mais ensolarado e com saida de agua nao mto forte. Otimo para fotos; do ceiça, maior com saida de agua mto mais forte, porem com vegetacao ao redor mais fechada nao pegando mto sol; terceiro no povodado mumuca (povoado quilombola), com fervedouro bem menor porem com agua muito forte, impossivel afundar! Porem sai com no minimo 2kg de areia na sunga! para minha felicidade ao lado ocorre encontro dos rios do sono com formiga, otimo banho e cada rio tem uma temperatura de agua diferente da para sentir a diferenca nadando... Cada fervedouro 5$ a entrada

Cachoeira da formiga otima para banho com enorme poço para nadar, mergulhar e bem fundo para pular. 5$ para entrar tb. Otimos passeios melhor dia para mim disparado!

Dia 6: mirante do espirito santo e cachoeira do lageado

Para variar mta estrada (pessima eh claro) e poucas atraçoes... Acordamos 5h da manha para ver o sol nascer no mirante, trilha bem pesada de 30 a 40 min, alvorecer bem bonito e mais 3 km de trilha a pe para chegar ao outro lado do mirante, esta pelo menos era no plano... Em seguida descemos e mais 4h de estrada ate cacoeira do lageado, mto pequena agua mal bate no joelho. Mais nenhuma atracao, chegamos em ponte alta por volta de 16h

Dia 7:

Praia do araça : praia de rio bem legal q ficamos o dia todo, boa para nadar apesar da correnteza forte. Na volta passamos pelo distrito do gato, povoado de umas 100 pessoas e a melhor atracao turistica era o bar com a cerveja mais gelada da viagem

$:-P

dia 8: volta aoRJ

Pegamos onibus as 7h via taquaruçu para aproveitarmos umas cachoeiras proximo a palmas (+- 40km) boa parada para aproveitar o dia ia q o voo era 17h, cachoeira de 70 m quem tem diposicao rola um rapel 50$ duas decidas, tem outra cachoeira a uns 6km q rola a mario tiroleza da america latina, nao pude ir pq ia perder o voo, mas falam q eh sinistra!! De taquaruçu tem onibus coletivo $2,50 de hora em hora para palmas, descer no eixão e pegar um para o aeroporto q tb passa de hora em hora (horarios de seg a dom acho q a partir das 9:45 ate as 22:45) $2,50...

 

Obs: todos os dias almocando sanduiche ou salgado, nao ha nada perto para comprar nada, somente nas cidades a noite!

Obs2: dica importante, para comprar artesanato de capim dourado tem uma casa de muro verde do lado da praca de ponte alta Sr benedito que vende a preco de atacado, mto mais barato q os outros artesaos, para o basico eh otimo, como brincos, braceletes, colares, etc.

Algumas informacoes uteis:

1-rede de celular tanto em mateiros como em ponte alta, somente da OI.

2- ha algumas lan houses nas duas cidades, nao eh grande coisa mas da paraacessar um email por exemplo. Obviamente nenhuma das pousadas q fiquei tinha wi-fi.

3- quase ninguem aceita cartao, que tenha visto foi só em loja de artesanato e no posto de gasolina.

4- bancos: em ponte alta tem caixa eletronico co Banco do Brasil e loterica e uma agencia do bradesco. Em mateiros nem agencia tem, somente uma loterica mesmo.

5- se precisar somente de um guia (condutor pelas estradas) sr. Adail (63) 8472-0756 bem tranquilo. Dirige para varias pousadas que possuem pickup's e disse que em 2013 ia comprar seu proprio 4x4 para trabalhar para ele mesmo...

6- pousada da D. Lazara bem arrumadinha com cafe da manha simples e justo (pao, pao de queijo, margarina, queijo e bolo). O que pecou foi que ao chegarmos nos colocou em um quarto, na volta de mateiros nos trocou para um que deveria proximo a caixa de gordura pois apareceram 3 baratas tamanhos Xxxg sendo 2 mortas e uma paseeando qdo eu tomava banho (q blz!!!)

7- vale lembrar q o jalapao sai mais barato qdo se viaja com mais pessoas pois o valor do carro com guia eh unico seja para uma ou 4 pessoas

8- pessoalmente acho q 3 dia eh suficiente, mais q isso eh enrolação... fica a dica...

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...