Ir para conteúdo

Dicas de banheiro em acampamento selvagem!!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Pessoal, estou em busca de novas formas e conhecimentos a respeito do que as pessoas utilizam para ir no banheiro em trilha, para desenvolver novas tecnicas e tentar auxiliar os viajantes novos que tenham essa mesma duvida.

Além do famoso matinho, ou moita, quais são as outras medidas possíveis de se tomar, para utilizar o toilet da natureza, sem prejudicar o meio ambiente, ou deixar rastros para os próximos viajantes que por ali passarão.

Alguém já utilizou o Shit Tube?? Existe alguma outra tecnica disponível de fazer as necessidades, sem que precisemos deixar nossos dejetos no local passado??

Acho que será interessante ouvir a opinião de todos, inclusive das mulheres que por aqui passam, pois elas sempre são as mais prejudicadas com a falta de Higiene, devido às comuns infecções.

 

 

Abraços a todos!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

...

-Higiene: Sabão de Coco (bio degradável).

Dica sobre a higiene e banho: JAMAIS lavar roupa ou tomar banho em áreas de nascentes e ou cabeceiras de rios.

 

Necessidades Fisiológicas: Buraco de 20 cm de profundidade, feito pelo menos a 15 metros distante de qualquer fonte de água.( isso em trilhas curtas, em trilhas longas ou ecossistemas frágeis, T-Shit). Sempre procuro por uma pedra em cima e depois enterrar completamente ( ao menos dificulta algum animal querer ir escavacar naquele local).

Dica a respeito do papel higiênico. Li certa vez em um site vegano que papel higiênico daqueles coloridos ou com algum aromatizante demoram mais a ser degradados e podem deixar traços tóxicos no solo.

Link para o comentário
  • 10 meses depois...
  • Membros de Honra

Tópico escatológico mas necessário!

 

Os livros americanos de trekking, com técnicas LNT (leave no trace) falam em 200 pés de distância (60 metros) entre o local escolhido e a fonte de água (rio, córrego, lago). Particularmente houve ocasiões que não segui exatamente esta distância.

 

Uma visão diferente sobre enterrar as fezes, de um autor nacional, que tem um bom livro de trekking (depois procuro o nome dele) diz que se estiver longe de água ou da trilha, pode fazer em cima de uma pedra. O calor do sol rapidamente mataria os germes patogênicos. Os besouros vira bosta converteriam o cocô em adubo em pouco tempo. O único problema é um desafortunado pisar em cima...

 

A profundidade para enterrar: 20 a 30 cm, mas é interessante enterrar em terra preta, orgânica, pois ali a decomposição será mais rápida. Se enterrar muito fundo, em areia ou barro, a decomposição é lenta. Papel higiênico enterrar bem. Deprimente ver em trilha papel higiênico pendurado nos arbustos!

 

Abs, peter

Link para o comentário
  • Colaboradores

Pra mulherada, já havia visto um produto na gringolandia, porém, de uns meses pra cá, achei alguns (na verdade dois, por enquanto) produtos semelhantes e funcionais para a higiene das gajas.

Por ironia, ambos tem em sua propaganda e como foco, atingir o publico das baladas, e não o pessoal do montanhismo. Mas, o objetivo é o mesmo: Mulheres fazendo xixi em pé!!

 

O primeiro é da Marca Pipimpé (sugestivo). Ainda não vi vendendo por ai, mas, entrando em contato com a empresa, é possível efetuar a compra, porém, apenas em maiores quantidades.

O Pipimpé é descartável e biodegradável (segundo informações do site).

Aparentemente, ele é um tipo de cone, feito com algo parecido com papel. (talvez papelão, ou papel plastificado, ou algo assim).

Por e-mail, a representante me informou que o pedido mínimo é de 3 caixas + frete, cada caixa contendo 30 unidades. Cada caixa sai por R$33,60.

Site da marca: http://www.pipimpe.com.br/

 

20110117182652.jpg

 

 

 

O segundo que tenho conhecimento, é mais parecido com os que vi em sites como o da REI. Chama-se "OI Girl". É um tipo de funil, feito de silicone, porém, com a aba mais avançada (nem preciso explicar o por que, né! ::tchann:: ).

Ele não é descartável, o que em parte é bom, pois não precisará ser deixado na trilha, ou enterrado, ou qualquer coisa do genero. Basta lavar com agua e sabão. Este aparentemente é mais fácil de encontrar, ao menos em São Paulo. Tomei conhecimento dele por meio de mala direta de um Sex Shop.

No site tem os endereços de onde comprar: http://www.oi-girl.com.br/

Quem quiser comprar pela internet: http://www.lojadoprazer.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=343&Y=5255338667955&cch=(é bom não ter crianças por perto, hehe!).

 

20110117183731.jpg

 

 

Espero ter ajudado a mulherada!

 

Abraços!

Link para o comentário
  • 5 anos depois...
  • Membros

Minhas dicas estão alinhadas com o que ja se falou aqui!

 

Mas vou complementar com algumas pontos, vamos la!

 

1. Escolher local cerca de 50 m do local de acampamento ou trilha. E no minimo 60 metros de fontes de água.

2. Cave um buraco. Ha diversas opções de ferramentas tipo pá/picareta disponível para compra. São leves e eficientes para coco no mato e outras funções também. Se não for comprar, um galho ou mesmo um cajado serve para cavar um buraco de mais ou menos 30 cms.

3. Deposite o seu material!

4. Eu não sou a favor de enterrar o papel higiênico. Utilizo sacos biodegradáveis para depositar os monte de papel utilizado. Especialmente se for levar lenços umedecidos. Tente remover o máximo que puder de ar de dentro dos sacos para não ter risco de estourar. Comecei esta pratica com ziplocs, mas como os jogava fora no fim da viagem, achei que estava poluindo o meio ambiente ainda mais. Por isso aderi aos sacos biodegradáveis. Você os encontra em diversas cores, geralmente decorados com patas de cachorro e ossos, em lojas de pet! Como regra, eu levo um saco para cada dia de acampamento que vou fazer, e os mantenho fechados, e isolados e claro. Geralmente os mantenho embaixo da barraca. E na hora de ir embora não tem como esquecer.

5. Cubra completamente o buraco com a terra.

6. Uma dica que ninguém falou! LAVE AS MÃOS!!!!!

 

Outra dica que também dou, é sobre acampamentos que for ficar diversos dias no mesmo local. Aqui também abro uma discussão da "melhor" pratica, ou o que acham melhor. No passado eu costumava cavar um novo buraco por coco. Depois de um acampamento de 10 dias, onde não lembrava mais onde estavam enterrados, e cada vez indo mais longe para não correr o risco de desenterrar o meu próprio, ou de algum colega. Adotei o método de trincheira. Procurava um local "bacana" e cavava uma trincheira de 40 cm de profundidade. Calculando no olhomentro +- 10 cm de distancia entre cada deposito que faria vezes a quantidade de dias programada do acampamento.

 

Quanto ao xixi, muitas vezes achamos que só chegar ali na arvore e urinar já ta legal. Eu não concordo. acho que devemos ter o mesmo respeito com as demais pessoas que farão a trilha ou ou montarão acampamento no mesmo local em outra data. Afaste-se da trilha ou da área de acampamento, e urine la. Evite urinar em rochas expostas, pois o odor vai ficar forte. Também recomendo evitar urinar em arvores... Quando estiver descansando encostado em uma arvore apos uma longa caminhada, vai entender o motivo desta sugestão.

 

Para acampamentos longos, ou com apoio de carro, a aquela técnica do balde + saco (biodegradavel) + espaguete de piscina. Conseguiram entender a gambiarra? Faça um corte de comprido no espaguete, e no diâmetro do balde. Coloque o saco plastico dentro do balde, prenda com o espaguete, e pronto! Uma privada improvisada para "cagar no mato"! Mas haja paciência para carregar um balde! segue imagem http://www.preparedsociety.com/images/1/7/6/4/0/noodle-10-633-full.jpg

 

bom é isso ai!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...