Ir para conteúdo

Dicas - Peru 12 dias - Lima, Paracas, Ica, Arequipa, Canon del Colca, Puno, Cusco e Machu Picchu.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, pessoal!

 

Há muitos roteiros falando do Peru. Não é atoa, pois é um país interessantíssimo de se conhecer.

 

Neste tópico vou postar, na verdade, dicas para facilitar ou dar mais opções para a galera mochileira tirar o melhor proveito da viagem. ::otemo::

 

A viagem aconteceu nos últimos dias de agosto e primeiros dias de setembro de 2011. Fazia frio e ventava. Várias vezes tive de recorrer a uma jaqueta pesada, mas em momento algum o tempo atrapalhou a viagem.

 

Foram 12 dias, uns mais corridos e outros mais tranquilos, mas excelentes 12 dias. Pude conhecer um pouco de Lima, Paracas, Ica, Arequipa, Chivay, Canon del Colca, Puno, Cusco e Machu Picchu. Muitos lugares e muitas fotos. Selecionei algumas para postar no Facebook.

 

http://www.facebook.com/media/albums/?id=100001943081952

 

 

---------

DICAS

---------

 

1. Preparação

 

Compra da passagem - multiplos destinos pode ser mais barato do que você imagina

 

Eu e, à época, minha namorada (hoje ex-namorada... acontece, mas não foi por conta da viagem... risos), bem, nós resolvemos que passaríamos em várias cidades entre Lima e Cusco. Não tínhamos tempo de fazer o trajeto de ônibus tanto na ida como na volta. Como voar de Cusco para Lima é muito caro, a dica aqui é como adquirir o trecho da volta mais barato, e não estou falando em milhas de cartão de crédito.

 

Não compre IDA e VOLTA, compre as passagens aéreas com MULTIPLOS DESTINOS. DECOLAR e SKYSCANNER apresentam essa opção no site (mas não parcelam), já a SUBMARINO você terá de comprar por telefone (geralmente por telefone tanto essa como outas agências parcelam o valor).

 

Tente os trechos: trecho1 BRASÍLIA - LIMA, trecho2 CUSCO - BRASÍLIA ou AREQUIPA - BRASÍLIA, por exemplo. Para nós saiu mais barato do que comprar ida e volta (BRASÍLIA - LIMA - BRASÍLIA) mais o trecho interno CUSCO - LIMA

 

 

Mochila - leve menos peso porque você vai lavar sua roupa por s/ 3

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111212211314.jpg 250 200 Quase explodindo, mas 28L... rs]4 amigos viajaram antes de mim e ficaram menos tempo que eu. Um levou um mochila com mais de 70L, outros dois levaram as de 70L e o último levou uma de 36L. Eu levei uma mochila de 28L. Dentro dessa mochila coube meu casaco de frio que é bem volumoso e toda a roupa que precisei para os 12 dias. Não passei frio nem usei roupa suja. Se soubesse que lavar roupa por lá fosse tão barato, teria levado metade.

 

No Peru, especificamente em Arequipa, lavar e passar 1Kg de roupa custa s/ 3 em média! É barato demais!!! Mochila grande significa peso!!!! Leve metade do que você quer e viaje tranquilo.

 

Mochila pequena tem mais uma vantagem. Você não precisará despachar! Com mochila grande, a ordem da companhia aérea é despachar. Para bular isso, prepare-se para gastar sua persuasão com o funcionário para que ele abra uma exceção. Conheço gente que, ao invés de passeaar e curtir a viagem, gastou horas e paciência demais resolvendo problemas com bagagem despachada que não são incomuns... infelizmente!

 

Não leve artigos como xampu, potes de cremes. Compre lá! Ou se preferir levar, utilize frascos com até 100ml, já que esses são permitidos como bagagem de mão. Calçados ocupam muito espaço. Leve apenas 2 pares. Um nos pés, outro amarrado do lado de fora da mochila.[/picturethis2]

 

 

2. Em solo peruano

 

Câmbio - dólar se troca até em farmácia

 

Trocar dinheiro no Peru é simples, sem taxas, sem impostos. Em Lima, você encontrará "cambistas" de colete no meio da rua, casas de câmbio também não são difíceis de achar.

 

A dica é tentar trocar em farmácias, mercados, lojas. Geralmente, esses lugares oferecem câmbio melhor. Você terá de comprar alguma coisa de que precise e dizer que não tem nota menor de dólares. Consegui fazer isso algumas vezes.

 

Não deixe de trocar dinheiro antes de ir para cidades menores, como Paracas, Ica, Canon del Colca. Lá será mais difícil o câmbio. E pagar em moeda estrangeira sempre é desfavorável para o turista.

 

Leve DÓLARES! É triste perder na troca do Real para o Dólar e também na do Dólar para o Nuevo Peso Peruano, mas a perda é menor do que levar reais para trocar lá.

 

Cartão de crédito, depois do aumento abusivo das taxas, deixou de ser uma boa opção. Leve dinheiro vivo e guarde-o muito bem!

 

 

Táxi - treine sua pechincha

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111212213018.JPG 500 333,33 Los Ticos - Arequipa]Você não precisa se preocupar muito onde os lugares ficam, porque você vai de táxi. É muito barato comparado com o Brasil, assim como a qualidade dos carros (risos). Você vai andar de Tico (não sei como escreve), mas é uma espécie de FIAT 147 movido a gás natural. Anda mais de 150km com menos de 5 dólares de combustível.

 

Porém, só entre em um táxi DEPOIS de acertar o valor. Táxis de cooperativas são os mais baratos! Nesse não tive porquê pechinchar. Mas em todos os demais, a regra foi: pechincha, pechincha e pechincha.

 

Explico. Em solo peruano, não me importa se um serviço é mais barato que no Brasil. Pensar assim só faz você perder dinheiro. Quando estou viajando não tenho REAIS, tenho o dinheiro do país. E quero pagar o valor daquele serviço naquele país. O dinheiro que economizei no táxi gastei conhecendo a cozinha peruana, passeando, comprando presentes... Um amigo meu achou absurda essa minha filosofia. Bem, ele economizou em comida, comeu num lugar ruim, ficou com desenteria. Eu fui e voltei sem problemas e tive dinheiro para comer em lugares bons! A escolha é sua!

 

E tem mais. O peruano está disposto a negociar com você! Ele não é como o judeu que te dá um preço final e se ofende na contraproposta, nem como o árabe que te fala um preço absurdo, toma 1h em negociação do seu tempo e no fim te vende por um preço mais alto do que o real valor do bem. O peruano tem bom-senso. E muitas vezes dão desconto para os brasileiros. Mas é sempre bom perguntar para o pessoal do hostel quanto custa uma corrida de táxi de um lugar ao outro. Daí você tem margem para pechinchar.

 

E não desista! Um taxista não abaixou o preço? Deixe ele ir de carro vazio e negocie com o próximo. Nada pessoal, é apenas uma corrida de táxi! Hehehehe![/picturethis2]

 

 

Hostel - até quem fica só em hotel vai abrir exceção

 

Nunca me hospedei em albergue no Brasil. Mas uma coisa é fato, nosso país não está tão bem preparado para receber o turista, e turista de todas as classes sociais, como o Peru.

 

Por isso, gastar com hotel é só para os que tem dinheiro para curtir. Nós, os demais mortais, ficamos em hostel! E no Peru encontram-se ótimos albergues.

 

Sites como http://www.hostels.com/ escalonam os albergues por conceito. Se quiser ficar bem hospedado, filtre por conceito e escolha o que mais lhe agrada. Você pode ficar em suíte, em quarto privativo sem banheiro ou quarto com outras pessoas. Essa última opção é ideal para quem viaja sozinho, pois favorece conhecer pessoas e fazer amizades.

 

 

Restaurantes - uma atração a mais

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111212214506.jpg 500 375 Legenda da Foto]Não sabia que a comida peruana era tão boa! Tive oportunidade de comer porco-da-índia, alpaca, truta, quinua, rocoto, ceviche, vários tipos de milho (inclusive suco de milho preto) entre outras comidas gostosas.

 

A dica é aproveitar para conhecer pratos diferentes e saborosos.

 

E se você gosta de uma boa cerveja, tome todas as Cusqueñas que quiser. Porque aqui no Brasil é difícil de achar (até agora não vi em lugar nenhum para vender). Essa cerveja é uma das melhores que já tomei. Realmente, você tem de provar!

 

Quanto ao Pisco Sour, a bebida originalíssima peruana, você não precisará pagar para prová-la. Muitos restaurantes e casas de show dão de brinde. O pisco é um destilado do suco da uva. É mais suave que a cachaça, mas de teor alcólico semelhante. Comparado com a caipirinha, na minha opinião, o pisco ganha. Mas bom mesmo é a Cusqueña! Ahahahaha

 

Outra dica é ficar esperto com a água e os paezinhos que alguns restaurantes servem assim que você se sente à mesa. Esse serviço é cobrado, às vezes custa s/ 15 por pessoa. Mas ninguém te avisa isso! No Rosa Náutica, em Lima, o garçom me disse que eram as "BOAS-VINDAS" peruanas. Como eu havia perguntado se o serviço era cobrado e a resposta foi essa, concluí que não. Pehrrrrr! Errado! As boas-vindas peruanas serão cobradas na sua conta![/picturethis2]

 

3. Lima

 

No aeroporto - chegue sem medo

 

São duas dicas para o aeroporto de Lima: câmbio e táxi.

 

Câmbio. Leve uma nota de 20 dólares ou até mesmo de 10 dólares. Você vai precisar trocá-la para pagar o táxi. A dica é trocar poucos dólares, pois esse é provavelmente o pior câmbio que você encontrará em toda a viagem. Por isso, tente levar pelo menos uma nota menor que 100 dólares.

 

Táxi. Na porta do aeroporto, nos ofereceram uma corrida até Miraflores por s/ 50. Pedimos desconto e fizeram por s/ 45. Agradecemos e saímos. Vários taxistas vieram oferecer corrida, uns com crachá. Ninguém queria fazer por menos de s/ 40. Ah, um taxista chegou a falar em s/ 20, porém era armadilha, pois estava cobrando por pessoa. Dissemos que iríamos procurar na rua e foi aí que começou o "medo". Eles dizem que pegar um táxi na rua é muito perigoso, porque não são cadastrados e blá e blá e blá! Tudo conversinha! Não caia nessa. Durante a sua viagme você vai pegar diversas vezes um táxi sem saber quem o dirige. Pegar um táxi desconhecido no meio da rua é justamente a definição de andar de táxi, não é? Então, não demos ouvido e continuamos andando. Infelizmente, não chegamos até a rua... Ahahahha! Conseguimos a corrida por s/ 30 e acabamos fechando. Se fosse hoje, eu teria ido até a rua! Então, não tenha medo! E tem mais, os peruanos me impressionaram com a honestidade. Viajei tranquilo e sem medo!

 

4. Paracas e Ica

editando...

 

5. Arequipa

editando...

 

6. Chivay e Canon del Colca

editando...

 

7. Puno

editando...

 

8. Cusco

editando...

 

9. Machu Picchu

editando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi, Bruno!

 

Me ajuda!!!!!

 

Vou ao Peru com uma amiga e, depois de visitarmos Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu (em 4 dias), ainda nos sobram 3 dias. Não vai dar pra fazer o roteiro completo que vc fez, teremos que escolher apenas mais um destino.

 

Estamos em dúvida entre:

 

1. NASCA/BALESTRAS/HAUCACHINA

2. PUNO (TITICACA)

3. AREQUIPA (VALE DEL COLCA)

 

Agora q vc conhece todos, se tivesse que escolher apenas 1, qual escolheria??? Por que?

 

Aguardo seu retorno e a atualização do seu post!

 

Obrigada!

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

VAN SP , SEI QUE NAO PERGUNTOU PRA MIM ...

MAS COMO TB TO INDO EM MARÇO E TENHO LIDO MUITAS COISAS DE LÁ VOU DAR UNS PITACOS...RS

EVITE ICA , NASCA E HUACACHINA POIS HOUVE 4 TREMORES DE TERRA SÓ NESSE MES DE JANEIRO 2012, O ÚLTIMO FOI DIA 30 COM FORTES CONSEQUENCIAS , SERIA PRUDENTE EVITAR A REGIÃO ATÉ PELO SOFRIMENTO DAS PESSOAS QUE VIVEM POR LÁ , ACHO QUE NAO FICA UM CLIMA LEGAL NÃO(MAS OPNIÃO PESSOAL MINHA) , LEIA A MATÉRIA:

http://novohamburgo.org/site/noticias/pelo-mundo/2012/01/31/quarto-terremoto-do-mes-no-peru-afeta-712-pessoas-e-deixa-491-feridas/

QUANTO A PUNO TENHO VISTO MUITA GENTE RECLAMANDO DE LÁ POR CONTA DE DESORGANIZAÇÃO NA CIDADE , SUJEIRA E VIOLENCIA , VI PESSOAS COMPARANDO AQUELE PEDAÇO DO LAGO TITICACA AO RIO TIETÊ ....

SENDO ASSIM TE ACONSELHO IR PRA AREQUIPA , TODOS DIZEM SER MUITO LEGAL A CIDADE , VÁRIAS OPÇÕES DE PASSEIOS POR LÁ ....

EU ESTAREI INDO EM MARÇO E TENTAREI IR ATÉ AREQUIPA E QUANTO AO LAGO TENTAREI IR EM COPACABANA QUE FICA DO LADO BOLIVIANO , MAS VAMOS VER SE VAI DAR TUDO CERTO .

ABRAÇO E BOA VIAGEM !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Pessoal, fiquei meses sem tempo de viajar e até mesmo de continuar a postagem que acabei esquecendo dela...

 

Foi boa a surpresa de ver gente interessada no roteiro da minha viagem. Vou continuar a edição!

 

Aos que eu não respondi, desculpa! Espero que tenham feito uma boa viagem.

 

Para quem ainda vai, ficam as dicas!

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Orra Bruno, estava ficando excelente o seu relato.. pena que não terminou...

 

Eu fiz essa trip em 2011 e recomendo a todos, Bolivia e Peru são lugares magicos, fantasticos....

 

Estou acompanhando o seu relato, assim fico relembrando também a minha viagem rsrs

 

um grande abraços.. e to no aguardo do resto rsrs ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...