Ir para conteúdo

Funcionários do IAP justificam fechamento das Unidades...


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: Fonte: Jornale Curitiba

http://jornale.com.br/zebeto/2009/09/27/funcionarios-do-iap-justificam-fechamento-das-unidades-de-conservacao/

 

Para esclarecer a notícia aqui publicada da “greve” do pessoal do IAP que trabalha nos parques, segue o comunicado oficial sobre a suspeensão “de todo e qualquer serviço extraordinário, bem como do regime de sobreaviso”, ou seja, cortaram trabalho e pagamento de horas extras dos funcionários e o memorando dos “Servidores das Unidades de Conservação Estaduais do Paraná” informando sobre o fechamento de 21 das 27 unidades abertas à visitação pública (das 65 existentes no Estado). Confiram:

 

Para: Todas as unidades administrativas

 

De: DIAFI

 

Nº: 10/09

 

Data: 18 de setembro 2009

 

Ref.: Serviço extraordinário/sobreaviso

 

Comunicamos que a partir de 21/09/2009, segunda-feira, fica suspensa a execução de todo e qualquer serviço extraordinário, bem como do regime de sobreaviso.

 

A decisão deriva-se do entendimento da Secretaria de Estado da Administração – SEAP estabelecendo a incompatibilidade do pagamento da gratificação de serviço extraordinário – códigos 1079 e 1476 com o pagamento da gratificação de encargos especiais – cód. 1096.

 

Considerando a imperiosa necessidade de reavaliação da realização de serviços extraordinários no cumprimento das atribuições legais que competem ao IAP, considerando que a execução de serviço extraordinário torna-se inviável financeiramente na grande maioria dos casos, em razão da supressão da gratificação de encargos especiais, a diretoria administrativa financeira – DIAFI revisará todas as situações junto às diretorias e escritórios regionais.

 

Ressaltamos, que as horas-extras realizadas no período compreendido entre 21/08/2009 e 20/09/2009 serão normalmente remuneradas na folha de pagamento de outubro 2009, sem qualquer alteração.

 

Solicitamos que seja dada ampla ciência, da presente comunicação, a todos os servidores da unidade.

 

Mariano Felix Duran

Diretor Administrativo Financeiro

 

Comunicado dos servidores

 

Prezados Companheiros

 

É com muita tristeza que comunicamos a todos os servidores do Sistema SEMA o fechamento de 21 Unidades de Conservação (UCs) Estaduais, das 27 que estão abertas à visitação pública, dentre as 65 unidades de conservação mantidas pelo IAP. Também todas as demais atividades ( fiscalização, proteção e conservação do patrimônio natural e infra-estrutura , atendimento e apoio a pesquisadores, programa de voluntariado e outras atividades) ficarão comprometidas. Isso tudo em atendimento à determinação administrativa, conforme memorando n° 10/09 – DIAFI de 18 de setembro de 2009: “Comunicamos que a partir de 21/09/2009, segunda-feira, fica suspensa a execução de todo e qualquer serviço extraordinário, bem como do regime de sobreaviso.”

 

Não se trata do simples fato de abrir e fechar a porteira, mas sim de deixarmos de atender aos mais de 180 mil visitantes que passaram por nossas unidades de conservação no ano de 2008, atender a 58 pesquisas científicas em andamento nas UCs no ano de 2009 e que na maioria das vezes são realizadas aos sábados, domingos e feriados, de madrugada e à noite, necessitando do acompanhamento de nossos funcionários. Além de mais de 15.000 horas de trabalho voluntário realizados no ano de 2008, das atividades de fiscalização e monitoramento da fauna e da flora e dos bens patrimoniais, dos resgates e socorros aos visitantes dentro dos limites das UCs e áreas de influência, em especial nas áreas de montanha da Serra do Mar, onde em sua maioria o nosso atendimento é o diferencial entra a vida e a morte, destacando que estas áreas não podem ser fechadas, pois não tem porteira, ficando simplesmente abandonadas.

 

Destaque-se que apenas o Horto Florestal de Jacarezinho, Parque Estadual de São Camilo, Parque Estadual da Cabeça do Cachorro, Parque Estadual Rio Guarani Parque Estadual de Vila Velha, além do Paque Estadual João Paulo II, este gerenciado pelo Município de Curitiba estarão abertos. As demais Unidades de Conservação, conforme lista abaixo estarão fechadas:

 

1. Parque Estadual Serra da Baitaca + Caminho do Itupava – Base Borda do Campo.

2. Parque Estadual Pico do Paraná.

3. Parque Estadual do Monge.

4. Parque Estadual de Campinnhos.

5. Floresta Estadual Metropolitana.

6. Parque Estadual do Cerrado.

7. Parque Estadual do Guartela.

8. Parque Estadual do Caxambu.

9. Parque Estadual Mata dos Godoy.

10. Parque Florestal de Ibicatu.

11. Estação Ecológica do Caiuá.

12. Parque Estadual de Amaporã.

13. FE do Palmito.

14. EE do Guaraguaçu.

15. PE Mata São Francisco.

16. PF Rio da Onça.

17. PE Vila Rica do Espirito Santo.

18. PE Pico do Marumbi + Caminho do Itupava Base Prainhas.

19. PE do Pau Oco.

20. Parque Florestal de Ibiporã.

21. PE Lago Azul.

 

Esperamos que esta situação administrativa se resolva o mais rápido possível, de

modo a salvaguardar a realização dessas atividades, que são um dever da Instituição, com a devida remuneração do servidor.

Atenciosamente

 

Servidores das Unidades de Conservação Estaduais do Paraná

 

 


Não estava sabendo disso e acabei dando com a cara na porteira no PE Pico do Marumbi. Fica ai o alerta...

 

Abraços

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...