Ir para conteúdo

Futebol, Cultura e Aventura: Copa do Mundo 2010 na África do Sul.


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Esse relato tem como objetivo não só auxiliar quem vai visitar a África do Sul, mas também aqueles que algum dia pretendem ir a uma Copa do Mundo.

 

O gasto total aproximado foi entre 12 e 13 mil reais e o planejamento um ano e meio.

 

Pra efeito de cálculo, arredondando, a cotação da moeda sul africana (Rand ou ZAR).

 

1 real = 4 Rands

1 dólar = 7,3 Rands

 

* Vários estabelecimentos não aceitam a nota de 200 ZAR por haverem muitas cédulas falsificadas. Eu só vi essa nota uma vez na viagem.

 

PLANEJAMENTO

 

A idéia surgiu à cerca de 2 anos. Começamos pesquisando os preços e roteiros na África do Sul, mas o primeiro ponto que tentamos resolver foram os ingressos. Talvez esse tenha sido um erro, pois após conseguirmos os ingressos, as passagens já estavam um pouco caras. Se fosse replanejar tudo, compraria as passagens antes, visto que nem é tão difícil conseguir ingressos na hora dos jogos.

 

Ingressos:

 

Tentamos comprar pelo site da FIFA desde o primeiro sorteio no ano passado. Estávamos tentando o TST-7, ingresso que você seguia o Brasil até a final, e se ele fosse eliminado você iria aos jogos do time que eliminou o Brasil, até a final (no caso seria a holanda). Não conseguimos comprar ingressos nessa primeira fase de vendas e só conseguimos na segunda, em outubro/2009, antes do sorteio dos grupos. Compramos alguns ingressos aleatórios, de acordo com as cidades que queríamos conhecer. Cada pessoa só podia comprar 7 jogos, portanto os jogos que conseguimos foram esses:

 

Holanda X Dinamarca

Argentina X Coréia

Inglaterra X Argélia

Holanda X Camarões

Oitavas de final em Durban (que depois venderíamos pelo site da FIFA mesmo)

Oitavas de final em Johannesburg (Argentina X México)

Quartas de final em Johannesburg (Uruguai X Gana)

 

Em Abril/2010, na última fase de venda de ingressos, a FIFA liberou que fossem comprados mais ingressos. Conseguimos comprar mais 2 jogos:

 

Brasil X Coréia

Oitavas de final em Johannesburg (Brasil X Chile)

 

Já na Africa, compramos 2 jogos na porta do estádio:

 

Africa do Sul X Uruguai

Brasil X Portugal

 

Esses foram os jogos que assistimos.

 

O gasto com ingressos encareceu um pouco a viagem, junto com a passagem cara. Foram gastos aproximadamente 3000 reais.

 

Passagem:

 

Já com os ingressos na mão, pesquisamos e vimos que as passagens tinham aumentado muito. Conseguimos a mais barata pela TAP, com escala em Portugal, preço de ida e volta – 3.600 reais.

 

Hospedagem:

 

Pesquisamos pelo site http://www.hostelworld.com e fechamos a maioria das hospedagens. O preço dos albergues variava de 200 à 500 ZAR.

 

Roteiro:

 

Analisamos os jogos que tínhamos os ingressos, e os pontos de interesse no país. O roteiro ficou o seguinte:

 

10/06 Brasil – Lisboa - Johannesburg

 

12/06 – 17/06 – Johannesburg

 

18/06 e 19/06 – Cape Town

 

20/06 e 21/06 – Rota Jardim (Cape Town até Porto Elizabeth de carro)

 

22/06 à 24/06 – Cape Town

 

25/06 e 26/06 – Durban

 

27/06 e 28/06 – Johannesburg

 

29/06 - 01/07 – Kruger National Park

 

02/07 e 03/07 – Johannesburg

 

Dentro do roteiro tínhamos algumas prioridades que eram pular no Bungee Jump na Bloukrans Bridge na rota jardim e mergulhar com os tubarões brancos em Gansbaai, perto de Cape Town. Decidimos não reservar nada e ver isso na hora.

 

Único passeio que foi reservado foi o safari no Kruger Park. O pacote de 3 dias / 2 noites em um hotel com incluídas todas as refeições e safaris foi 4.000 ZAR por pessoa. Foi caro mais valeu cada centavo!!!!

 

Passagens Internas:

 

Feito o planejamento, tinhamos que ver o deslocamento aéreo. Compramos 4 passagens aéreas:

 

18/06 Johannesburg – Cape Town http://www.kulula-air.com/ 1.200 ZAR

 

22/06 Port Elizabeth – Cape Town http://www.kulula-air.com/ 900 ZAR

 

25/06 Cape Town – Durban http://www.flymango.com 700 ZAR

 

27/06 Durban – Johannesburg http://www.flymango.com 700 ZAR

 

Aluguel de Carros:

 

Na véspera de ir, soube que nem sempre tinham carros disponíveis para alugar. Resolvemos então fazer as reservas, já que na África do Sul precisava-se de carro pra fazer tudo. As cidades são grandes e o transporte público não funciona bem. Taxi é muito caro e tem em pouca quantidade. Como éramos 8 amigos, reservamos 2 carros pra cada cidade. O preço era em torno de 200 à 300 ZAR por dia. Pegamos em algumas cidades o Toyota Corola e em outras o Fiat Punto. Dividindo por 4 pessoas ficava bem barato. A direção é na mão inglesa. Nos primeiros dias pegamos algumas ruas na contra mão e esbarramos algumas vezes no meio fio, mas fora isso foi tranqüilo.

 

VIAGEM

 

Saímos de Brasilia dia 10/06 às 17:00 e chegamos à Lisboa dia 11 às 6 da manhã. Ficamos 12 horas em Lisboa. Fizemos um tour pela cidade. Essa parte eu vou pular. Portugal foi uma decepção. Odiei a cidade e os Portugueses

 

12/06

 

Chegamos em Johannesburg dia 12/06 às 6 horas da manhã.

 

20100705222414.JPG

 

Fomos resolver diversas coisas no aeroporto. Primeira coisa foi pegar os ingressos. Você colocava o cartão de crédito utilizado para efetuar a compra na máquina e os ingressos saiam. Muito moderno. As máquinas ficaram fora do ar por cerca de 1 hora. Mas depois que arrumaram todo mundo retirou seu ingresso com facilidade e a fila acabou. Pegamos o carro que tínhamos reservado e vimos que um GPS iria resolver nosso problema. Um dos amigos queria comprar um, aproveitou o preço e comprou no aeroporto mesmo um da marca TOM TOM por 1.200 ZAR. Esse GPS facilitou muito as coisas. Seguimos pro primeiro albergue que ficava em um subúrbio de Johannesburg chamado PARKTOWN. Chamava-se Ball´n Kicka http://www.ballnkicka.co.za/ . O albergue era meio improvisado, parece ter sido criado para a copa do mundo. Era como se fosse uma escola. O bom era a localização, ficava entre os 2 estádios: 3 km do Ellis Park e 10 do Soccer City. Nesse primeiro dia aproveitamos para descansar, arrumar as coisas no albergue e tomar uma Castle (cerveja sul africana).

 

13/06

 

Energias renovadas, era hora de conhecer a cidade, já que nosso primeiro jogo era apenas no dia seguinte. Saímos para conhecer a cidade e de cara vimos um FAN FEST. São locais organizados pela FIFA para as pessoas assistirem aos jogos. A entrada é gratuita. Esse ficava em NEWTOWN, centro da cidade. O FAN FEST estava vazio, até mesmo devido ao jogo que estava passando na hora – Argélia X Eslovênia. Conhecemos a área que tem várias coisas. Barracas de comidas e bebidas, shows tipicos no intervalo e até quadra de futebol. Depois fomos almoçar em um restaurante de comida típica sul-africana. Muito bom!!! O nome era Gramadoelas. Comemos carne de Kudu (antílope), Crocodilo, Avestruz e uma lagarta chamada Masonja (Mopani Worms)...

 

20100705222615.JPG

 

Depois fomos para SANDTON, o bairro mais nobre da cidade. Na Mandela Square, onde os torcedores se concentram antes e depois dos jogos. Rolava batucada e cervejada, além dos gritos de guerra das torcidas.

 

20100705222728.JPG

 

A única torcida que rivalizava com a brasileira na animação era a mexicana. Na praça tem diversos bares e restaurantes que passam os jogos, além de um palco 3D da sony que passava os melhores momentos das partidas em 3D.

 

14/06

 

Chegou o grande dia. Finalmente assistiríamos pela primeira vez um jogo de copa no estádio. A partida era excelente: o jogo da mulherada bonita – Holanda X Dinamarca. E os prognósticos foram confirmados. Nunca vi tanta mulher bonita em um estádio como neste jogo!!! O jogo era as 13 horas de Jo´burg. Saímos do albergue ás 10 da manhã, seguindo recomendações de pessoas que já tinham ido em jogos anteriores que nos recomendaram ir cedo aos jogos. A FIFA faz um bloqueio ao redor do estádio, mais ou menos uns 2Km o estádio fica isolado e só consegue passar pelo bloqueio da polícia quem tem o Parking Ticket que é vendido pela Internet. So fiquei sabendo disso la na hora. Deixamos o carro onde deu (em um posto de gasolina) e fomos uns 3 Km andando. De longe já se vê o maravilhoso estádio Soccer City.

 

 

20100705223007.JPG

 

20100705223137.JPG

 

Nada de filas ou confusão para entrar no estádio. Tudo muito organizado. Todo mundo animado!!! O clima de copa é incrível. Vendia cerveja… diferente dos estádios do Brasil… Os preços não eram baixos.

 

Cerveja Budweiser 500mL: 30 ZAR

Coca cola 500 mL: 20 ZAR

Cachorro Quente: 25 ZAR

Água: 15 ZAR

 

O jogo não foi lá essas coisas, mas deu pra curtir bem… a visão era ótima do nosso lugar.

 

20100705223303.JPG

 

Todo mundo estava respeitando e sentando no assento marcado. A Holanda venceu por 2x0 sem dar show. Após o jogo fomos novamente pra Mandela Square, onde a festa foi grande pela noite…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

15/06

 

Depois de assistir o primeiro jogo em uma copa do mundo, era dia de ver pela primeira vez o Brasil jogar em uma copa do mundo. Após acordar com ressaca da noitada anterior, fomos para a churrascaria Brazilian Grill que fica no subúrbio de Edenvalle. Almoçamos e aquecemos para o jogo do Brasil e depois fomos para o Ellis Park. O Estádio é mais antigo, não é tão moderno quanto o Soccer City, e ainda fica em uma região urbana, bem central na cidade. Paramos o carro na rua onde tinha policiamento e fomos lanchar antes do jogo, que era 20:30 da noite. Comemos em um fast food chamado Captain Dorego´s, uma espécie de KFC sul africano. Eu já tinha percebido o carinho dos sul africanos pelos Brasileiros, mas nesse momento eu fiquei emocionado pela primeira vez. Quando estávamos comprando os lanches no Captain Dorego´s, estávamos todos com camisas e jaquetas do Brasil. O rapaz do caixa me perguntou se no importávamos de tirar foto com o pessoal da lanchonete. Disse que poderia. Ele chamou as meninas que trabalhavam e todo mundo parou de fazer o que estava fazendo, desde a mulher da limpeza, até as que faziam os hambúrgueres e fritavam os frangos e vieram com uma alegria imensa!!! Tiraram várias fotos, fizeram várias perguntas sobre o Brasil e todos disseram que queriam que a final fosse Brasil X África do Sul. Era impressionante como eles gostavam de Brasileiros. Após o lanche, fomos andando até o Ellis Park. Chegamos cedo e o clima de festa era incrível. Muitos brasileiros batucando e vários sul africanos com camisas do Brasil. O jogo não foi dos melhores, mas o importante é que o Brasil venceu.

 

20100707212917.JPG

 

Esse dia fez um frio de lascar e a comemoração não foi tão boa quanto a do dia anterior.

 

16/06

 

Os Bafana-Bafana já tinham nos conquistado. Tínhamos decidido tentar assistir a um jogo deles. O jogo escolhido foi África do Sul X Uruguai em Pretória. A capital administrativa do país fica à 60Km de Johannesburg, estrada de pista dupla muito boa. Fomos cedo para lá, com o objetivo de conhecer a cidade e tentar comprar ingresso para esse jogo. Saímos cedo de Jo´burg e na entrada da cidade paramos no principal ponto turístico da cidade, o Voortrekker Monument - http://www.voortrekkermon.org.za/ .

 

20100707213401.JPG

 

É um monumento em homenagem aos Voortrekkers, como são conhecidos os imigrantes que se moviam da colônia inicial que deu origem à África do Sul, desbravando o interior do país. O monumento é bem legal, como os meninos falaram, é o Taj Mahal sul africano. Fica no alto de uma montanha, onde se pode ver toda a cidade de Pretória.

 

20100707213443.JPG

 

Lá dentro do monumento tem um museu e desenhos nas paredes que contam as trajetórias do Voortrekkers. Em um elevador, se pode subir ao topo do monumento e ter noção do tamanho do mesmo, além de uma vista ainda melhor da cidade lá de cima. No estacionamento do monumento ainda tem restaurante, lojas e casa de cambio. Foi a casa de cambio com a pior cotação que eu vi na África do Sul. Conhecemos o monumento e fomos almoçar no centro de Pretória. Almoçamos em um restaurante chamado Pickles, que era bom e barato, assistindo ao jogo Suíça X Espanha. Após o almoço, fomos conhecer a Praça Principal de Pretória, onde aconteceu um dos momentos mais tocantes da viagem. Na praça tem um gramado bem grande. Quando chegamos e tirávamos fotos, o pessoal jogava bola em um gramado grande que tem na praça. Chegamos e conversamos com o pessoal e eles nos propuseram um jogo amistoso. Brasil X Africa do Sul, 6 contra 6 naquele gramado, e o gol era as latas de lixo que ficavam uma de cada lado da grama.

 

20100707213737.JPG

 

Ao longo da partida foram chegando muitas pessoas e ficavam assistindo. Estava chamando atenção porque nosso time estávamos todos com blusas do Brasil. Cerca de 100 pessoas se aglomeravam na beira do gramado, tocavam vuvuzelas, gritavam, Brasil, Bafana Bafana, o jogo virou uma festa. Os sul africanos, como a gente percebe no futebol profissional, corriam muito, eram muito habilidosos, mas não tinham muita noção de tática e marcação. Corriam todos atrás da bola. Apesar da canseira que eles deram na gente, vencemos o jogo por 1x0 e depois foi uma festa. Quando o jogo acabou, o pessoal entrou na grama. Todo mundo queria tirar foto. Era um povo muito humilde e feliz. Nos trataram como se fossemos astros do futebol. Foi incrível!!! Com muito custo conseguimos sair da praça após a partida e fomos ao estádio. Conseguimos parar o carro bem perto, cerca de 1Km do estádio, ao lado do bloqueio da polícia. Chegamos cedo para tentar conseguir ingressos, o que não foi muito difícil. Em meia hora já conseguimos comprar os ingressos, por cerca de 700 ZAR cada um.

 

20100707213906.JPG

 

Era o jogo das Vuvuzelas. Os sul africanos tocaram suas Vuvus sem parar, pelo menos até o segundo gol do uruguai. O jogo terminou 3x0 e foi triste ver os sul africanos irem embora do estádio cabisbaixos após sofrerem essa humilhante derrota. Mas valeu a experiência de ver um jogo dos Bafana-Bafana.

 

17/06

 

Como já era previsto no planejamento, esses dias em Johannesburg ficamos mais por conta de copa do mundo, para a partir de Cape Town nos dedicarmos mais ao turismo. Como era o último dia em Jo´burg, mais um jogo pra despedir. Dessa vez, a meta era secar os hermanos em Soccer City, Argentina X Korea. Dessa vez chegamos muito cedo ao estádio, e como de costume paramos no posto de gasolina e fomos andando. No caminho já compramos uma bandeira da Korea. Não adiantou muito secar, a Argentina jogou muito bem e goleou os Koreanos por 4x1. Nesse dia, tive certeza que os sul africanos adoravam o Brasil:

 

20100707214245.JPG

 

Após o jogo fomos fazer o Check-out no albergue e rumar para Cape Town. Nosso vôo era no aeroporto O.R. Tambo, o mesmo que chegamos e pela empresa Kulula. O vôo saiu rigorosamente no horário. A empresa não serve qualquer coisa no vôo, apenas vende bebidas e lanches.

 

CAPE TOWN

 

Chegamos no albergue que havíamos reservado. Riverlodge Backpackers - http://www.riverlodge.co.za/ A localização não era boa e o quarto era meio apertado. Era próximo ao aeroporto, mas era longe de tudo na cidade. O bom era o preço, 200 ZAR por pessoa em quarto com 4 pessoas.

 

18/06

Diferente de Johannesburg, Cape Town é uma cidade bem turística. Limpa, organizada, na beira do mar, cercada pela Table Mountain... A cidade é maravilhosa. Acordamos e fomos conhecer o Cabo da Boa Esperança, que um dia já foi Cabo das Tormentas. O extremo sul do continente africano, onde o oceano atlântico se encontra com o oceano índico. No local há um parque nacional – Cape of Good Hope National Park. Fica à aproximadamente 50 Km de Cape Town.

 

Pra chegar lá, a moça do albergue recomendou colocar no GPS Simon´s Town, que é uma cidade que fica no caminho. De Simon´s Town basta seguir as placas. Os albergues oferecem passeios para lá, mas com certeza fica muito mais barato ir por conta própria.

 

O parque é bem grande e tem algumas trilhas. A entrada custa 60 ZAR por pessoa. O local tem alguns animais nativos, como zebras e babuínos. Os babuínos são um pouco agressivos e deve-se tomar cuidado com eles.

 

20100707214439.JPG

 

Não é bom deixar o carro destrancado, pois eles conseguem abrir portas e carro ou entrar pelos vidros. As principais trilhas são até o farol, até o Cape Point e até o Cabo da Boa esperança.

 

20100707214704.JPG

 

20100707214731.JPG

 

Para os mais preguiçosos, quem subir até o farol pode pegar um funicular para descer. Custa 33 ZAR por pessoa. A paisagem é muito bonita e o parque muito bem cuidado.

 

20100707214834.JPG

 

Na entrada você já ganha um mapinha com informações do local. No local há também um restaurante, onde almoçamos após fazermos as trilhas. De lá fomos para o estádio, Green Point, que ficava na região central de Cape Town. Paramos o carro no Victoria & Albert Waterfront, que é uma região nobre da cidade, na beira do mar, onde tem bares e restaurantes. Fomos ao estádio para assistir a pior partida que vimos na copa: Inglaterra X Argélia.

 

20100707215136.JPG

 

A Inglaterra foi uma decepção e a partida uma pelada de dar calo nas vistas... Após o jogo, fomos para a Long Street, rua cheia de bares e boates que ficavam lotados após os jogos.

 

19/06

 

O dia estava bonito e resolvemos conhecer a praia. Fomos para a mais famosa que é CAMPS BAY. No caminho você já vai observando a table montain ao lado e a praia com o mar azulzinho lá em baixo. Realmente a praia é muito bonita.

 

20100707215556.JPG

 

20100707215638.JPG

 

20100707215733.JPG

 

Tem um calçadão e uma avenida cheia de restaurantes, bares e lojas. A praia é bem limpa mas o mar é muuuuito gelado, pelo menos nesse época do ano.

 

20100707215809.JPG

 

Pra galera que curte um Joint (weed): todos os caras que vendem artesanato na praia de Camps Bay vendem. Dizem que é muito bom e barato. Como não é minha praia, não experimentei, mas a galera que provou gostou demais. Fica ai a dica...

 

Pensa em uma balada com mulheres lindíssimas... a mesma quantidade de homens e mulheres... champanhe de graça... bebida barata... música boa... 10 reais pra entrar... Essa balada existe: Chama-se TIGER TIGER - http://www.tigertiger.co.za e fica no shopping Stadium on Main em Cape Town. Falaram-me da balada no albergue, e me disseram que só entrava de sapato e camisa social. Como eu não tinha nem um nem outro, fui pra tentar entrar de tênis e camisa do Brasil mesmo. Pra minha sorte, em dias de jogos eles estavam deixando entrar sem os trajes exigidos e conseguimos entrar e curtir a noite... Recomendo demais!!! Apesar de ter adorado a balada, nessa noite fiz uma triste constatação. O apartheid ainda existe na África do Sul. Nas baladas é ainda mais evidente. Na noite anterior, na Long Street, tínhamos entrado em uma boate que só haviam negros. Todos os brancos eram turistas. Nessa noite, foi o inverso, só haviam brancos na balada e os poucos negros também eram turistas. Fui perguntar pro povo local e eles disseram que há muito disso lá. Lugares só freqüentados por brancos e outros só freqüentados por negros. Uma pena que isso ainda exista...

 

20/06

 

Rota Jardim

 

Garden Route (Rota Jardim) é como é chamado o trecho da rodovia N2 entre Cape Town e Port Elizabeth. Nesse trecho existem várias cidadezinhas turísticas, além de a paisagem ser muito bonita.

 

20100712223705.JPG

 

Saimos bem cedo do albergue. Após os 20 Km se tem um mirante com vista da cidade do cabo bem legal. Nos primeiros 300 Km não tem muita coisa pra ver. A rota começa a ficar interessante mesmo a partir de Mossel Bay, a primeira cidade.

 

Mossel Bay é uma simpática cidadezinha de praia que tem o Museu Marítimo Bartolomeu Dias.

 

20100708195947.JPG

 

Lá tem uma réplica da Caravela que Bartolomeu Dias cruzou o Cabo da Boa Esperança pela primeira vez. Pode-se entrar dentro da caravela.

 

20100708200035.JPG

 

Outshorn é a próxima cidade, mas para se chegar a ela é preciso desviar 80Km da N2, porisso pulamos essa cidade. É conhecida como a capital mundial do avestruz. Nela existem várias fazendas de avestruz e se pode andar de avestruz. Proximo à Outshorn ficam as Cango Caves, cavernas que dizem que são legais, mas por falta de tempo pulamos essa cidade.

 

George talvez seja a maior cidade da Rota Jardim. Passamos por lá rapidamente. Em George tem um trem que vai pelo mar até Mossel Bay. Dizem que o passeio é lindo mas também não fomos.

 

Knysna é a próxima cidade que tem um lago enorme com o mesmo nome.

 

20100708200415.JPG

 

Essa cidade é bem legal. Como não tinha copa do mundo lá, era tudo muito barato. Comemos muito bem nessa cidade. Tem restaurantes na beira do lago que vendem frutos do mar muito barato. Lá é a cidade das ostras. Não pode deixar de comer ostra lá... muito bom. Dormimos em Knysna e assistimos Brasil X Costa do Marfim por lá. Ficamos em um hotel muito bom na beira da estrada que chama Royal Knysna e pagamos 200 ZAR pelo quarto pra 2 pessoas com café da manhã. Muito barato!!!!!

 

21/06

 

Plettensberg Bay foi a primeira cidade que passamos pela manhã. É uma praia onde os sul africanos vão para o verão e nos feriados.

 

20100708200515.JPG

 

A cidade é bem pequena e não vi nada demais na praia.

 

40 Km depois de Plettensberg Bay fica o Tsitsikama National parque, onde está situada a Bloukrans Bridge, ponte mais alta do mundo onde tem um Bungee jump.

 

20100708200704.JPG

 

Esse era um dos motivos de conhecer a Rota Jardim. A vista da ponte é de tirar o fôlego. Só de olhar já da medo, mas...

 

Quem opera o Bungee Jump é a FaceAdrenalin - http://www.faceadrenalin.com/ O Bungee Jump funciona de 9 às 17 horas e não precisa reservar pra pular. O pulo custa 650 ZAR e se quiser comprar o CD com as fotos e maios o DVD custa mais 120 ZAR.

 

20100708200923.JPG

 

No local ainda tem um restaurante de onde se pode ficar vendo os pulos. Após o pulo seguimos viagem.

 

Jeffrey´s Bay é a última cidade antes de chegar em Port Elizabeth. É a praia do Surf, conhecida por ter as melhores ondas da Africa do Sul e onde são realizadas as etapas do WCT.

 

20100708201053.JPG

 

Após andar 700km em 2 dias, chegamos em Port Elizabeth. Não tinham albergues nem hoteis disponíveis. Ficamos em uma Guest House que reservamos pelo site: http://www.findaroominsa.com/ Pagamos 180 ZAR por pessoa.

 

O tempo em Porto Elizabeth foi pequeno. No fim da tarde demos uma volta na cidade e paramos para ver o belo estádio na beira do mar.

 

20100708201126.JPG

 

A noite fomos para um complexo de entretenimento que tem na cidade que é bem legal. São vários bares e restaurantes além de um Casino. Lá também tinha um espaço com telão para assistir os jogos onde aconteciam shows quando não tinham jogos. http://www.boardwalk.co.za/

 

20100708201325.JPG

 

22/06

 

Acordamos bem cedo, devolvemos o carro na AVIS e pegamos o vôo direto para Cape Town. Para essa data, não tinha vaga no RiverLodge. Ficamos no SunFlower http://www.sunflowerstop.co.za/ Esse albergue era bem melhor que o outro e era do lado do estádio. Dava pra ir a pé. O problema era o preço – 450 ZAR. A tarde fomos conhecer a Table Mountain, de onde se tem uma vista fantástica da cidade.

 

20100708201453.JPG

 

20100708201545.JPG

 

20100708201621.JPG

 

Pode-se subir por uma trilha de 1,5 hora ou de teleférico. Custa 90 ZAR um trecho ou 170 ZAR os 2. Lá em cima tem um restaurante. Lá foi o único lugar que eu vi comida à quilo na África do Sul. Nesse dia fomos dormir cedo, pois no dia seguinte seria um dos passeios mais aguardados.

 

23/06

 

Acordamos cedo pois era o dia do mergulho com os tubarões brancos. No RiverLodge a moça do albergue disse que tinham acabado todas as vagas para essa semana. Eu já tinha desistido mas procurei na internet e achei uma empresa que fazia em uma pequena cidade chamada Kleinbaai, depois de Gansbaii, de onde normalmente saem os barcos que fazer essa atividade. Liguei na empresa e marquei de ir no meu carro e chegar em Kleinbaai 10 da manhã. A cidade fica à 170 Km de Cape Town. Chegamos lá e a empresa parecia confiável. http://www.whitesharkprojects.co.za/ O passeio foi caro. Custou 1200 ZAR por pessoa. Incluía o café da manhã, todo o mergulho com os tubarões, visitação à ilha das focas e almoço. Após uma pequena palestra sobre tubarões entramos no barco e navegamos por cerca de 30 minutos. O barco é ancorado e um dos tripulantes fica no fundo do barco partindo peixes e jogando sangue no mar. Aos poucos vão aparecendo vários tubarões enormes. O barco fica rodeado por tubarões. Deviam ter uns 15. Então, eles começam a irritar os tubarões. 2 cordas são lançadas, uma com uma cabeça de peixe grande e outra com uma espécie de pinguim de plástico. Toda vez que um tubarão chega pra abocanhar as iscas os tripulantes puxam e os tubarões dão saltos tentando pegar a isca.

 

20100708201957.JPG

 

Depois de uma meia hora irritando e brincando com os tubarões era a hora de mergulhar. Entram 4 pessoas de cada vez na gaiola.

 

20100708202030.JPG

 

20100708202225.JPG

 

O mergulho é apenas com Snorkel, não precisa de qualquer experiência. As pessoas entram na gaiola e eles jogam as 2 iscas bem próximas e os tubarões vem abocanhando quase que na gaiola. É impressionante. Vimos vários tubarões, cada um mais monstruoso que o outro. Depois que todos do barco mergulham (cerca de 20 pessoas) o barco parte pra ilha das focas. Chegamos lá e a ilha estava lotada de focas. Algumas dela faltando pedaço, certamente mordidas por tubarões.

 

20100708202404.JPG

 

Na volta até Kleinbaain ainda vimos vários golfinhos. Chegando lá tem o almoço enquanto eles preparam o DVD para vender. Custa 200 ZAR e mostra todo mundo. Como éramos 4 pessoas, compramos apenas 1.

 

24/06

 

Era o último dia em Cape Town. Depois de um ritmo alucinante de atividades todos os dias e baladas a noite, era o dia livre pra descanso. Acordamos bem tarde, almoçamos, demos uma volta em Camps Bay novamente e ficamos bebendo no albergue até a hora do jogo. O albergue Sunflower é do lado do estádio. Muito perto mesmo. O jogo da vez era Holanda X Camarões. Só tinham holandeses no estádio, até porque Camarões já estava eliminado.

 

20100712224014.JPG

 

Após o jogo fomos descansar, porque no outro dia iríamos para Durban tentar assistir o jogo Brasil X Portugal.

 

25/06

 

Madrugamos e pegamos o vôo das 6 da manhã para Durban. Todo mundo no avião estava ou com a camisa do Brasil, ou de Portugal. Já era o clima do jogo. Esse jogo era o mais difícil de conseguir ingresso na primeira fase, pelo menos na teoria. Conseguimos os ingressos no avião mesmo. Depois de abordar quase todo mundo do avião, conseguimos comprar 2 ingressos de um brasileiro e os outros 2 de portugueses. Cada ingresso saiu por 200 doláres.

 

Durban

 

Chegamos em Durban e por uma falha técnica não tínhamos reservado carro. A maioria das locadoras estava sem carros disponíveis e foi muito difícil conseguir um carro. Perdemos boa parte da manhã tentando conseguir o carro até que conseguimos um Fiat Punto em uma locadora pequena no aeroporto mesmo. Fomos procurar o albergue e pra nossa surpresa o aeroporto de Durban era bem longe. 40 Km da cidade. Chegamos no albergue Banana Backpackers por volta de 13:00. O albergue tinha uma bola localização mas era meio sujo. O bom era o preço – 200 ZAR. http://www.bananabackpackers.co.za/ Deixamos as coisas no albergue e fomos para o jogo. Paramos o carro na praia e fomos andando pelo calçadão. No caminho já percebemos a grande quantidade de indianos que vivem em Durban. O estádio fica próximo a praia e é um dos mais bonitos.

 

20100712224232.JPG

 

O jogo, como todos sabem, foi uma pelada horrível... Não valeu a pena todo o trabalho pra ver esse jogo, mas foi bom ter conhecido o lindo estádio Moses Mabhida.

 

20100712224318.JPG

 

Após o jogo, no caminho para o carro tinha um cassino com vários restaurantes. Jantamos vendo o jogo Espanha X Chile e depois ficamos no Casino jogando Black Jack até mais tarde.

 

26/06

 

No calor de Durban, era dia de curtir uma praia. Diferente de Cape Town, o mar aqui não estava tão gelado e deu pra nadar no oceano índico. A praia é bonita mas não tem nada demais.

 

20100712224522.JPG

 

20100712225351.JPG

 

20100712224550.JPG

 

O legal é o parque Ushaka Marine World que fica ao lado da praia. http://www.ushakamarineworld.co.za O parque tem basicamente 3 atrações: Oceanário, onde pode-se ver peixes, tubarões, arraias etc...

 

20100712224716.JPG

 

20100712225248.JPG

 

Sea World, onde tem shows com animais marinhos como focas, golfinhos e pinguins

 

20100712225144.JPG

 

e o Wet´n Wild, parque aquático com piscinas e grandes toboáguas. Pode-se comprar ingresso para uma atração somente ou o combo (130 ZAR) para poder aproveitar todas as dependencias do parque.

 

27/06

 

Saímos do albergue pela manhã para ir ao aeroporto. Digitamos “airport” no GPS e fomos andando. Pra minha nossa surpresa, o aeroporto era apenas 17 Km.. Fomos andando e no caminho vimos que tinha algo errado. Paramos em um posto e perguntamos... o GPS estava levando a gente pro aeroporto antigo.

 

O aeroporto de Durban foi recém inaugurado e não tinha no GPS, portanto foi uma correria pra chegar a tempo de não perder o vôo. O novo aeroporto chama King Shaka International Airport.

 

Johannesburg

 

Chegamos em Johannesburg e fizemos o Check-in no albergue, o mesmo que ficamos da primeira vez (Ball´n Kicka). Um de nossos amigos tinha comprado o vôo errado, de Durban para o outro aeroporto de Jo´burg. O aeroporto de Lanseria fica uns 40 Km de johannesburg. Fomos pegá-lo no aeroporto na hora do almoço e vimos umas placas apontando “Lion Park”, no caminho do aeroporto. Aproveitamos que já tinhamos ido tão longe, e fomos almoçar e conhecer o lion park.

 

Na entrada do parque tem o restaurante. Escolhemos a opção do braai (churrasco sul africano), que era um rodízio de carnes e custava 75 ZAR. Ao lado do restaurante tem uma loja com um guichê que se vende a entrada do parque. Custava 120 ZAR por pessoa e você ganhava 2 bilhetes. 1 para o circuito que é feito a pé e outro para o circuito que é feito de carro. Fomos primeiro circuito a pé, onde há animais em jaulas. Hienas, cheetahs, cachorro selvagem e alguns roedores.

 

20100714194101.JPG

 

Você pode deixar suas crianças dentro de uma bola, caso elas não estejam se comportando bem.

 

20100714194136.JPG

 

Há também 2 jaulas com filhotes de leões. Nessas jaulas se pode entrar e brincar com eles. Também há um cercado de madeira com algumas girafas, onde pode-se alimentar as girafas com uma ração que eles vendem lá (15 ZAR o saquinho). O circuito de carro você vai no próprio carro, seguindo o mapa e as sinalizações passando por diversas áreas. A primeira área foi a área das girafes e antílopes. Depois outra área que tinham cheetahs e hienas e por último a área dos leões.

 

20100714194221.JPG

 

20100714194258.JPG

 

Têm 4 áreas de leões, sendo que uma é só com leões brancos. O legal é que os leões chegam bem perto do carro.

 

20100714194340.JPG

 

Do lion park fomos direto para o estádio Soccer City, secar os hermanos mais uma vez: Argentina X México.

 

20100714194410.JPG

 

Dessa vez a Argentina não jogou tão bem, mas foi ajudada pela arbitragem e acabou vencendo por 3x1.

 

28/06

 

Acordamos e fomos resolver algumas coisas. Fomos atrás de uma internet e depois fomos ao aeroporto O.R. Tambo para que uma amigo trocasse um passagem. Na volta do aeroporto, erramos o caminho e por sorte vimos um Outlet da Nike. As coisas eram muito baratas mas não tinha muita variedade. Tênis por exemplo, cada modelo só tinha um ou outro número. Pena que chegamos lá por acaso e eu não tenho a mínima idéia de onde fica esse Outlet. Saímos de lá e comemos em um restaurante de comida chinesa que ficava no caminho do Outlet para o estádio Ellis Park. Depois fomos assistir ao jogo Brasil X Chile.

 

20100714194520.JPG

 

Como todos sabem, foi um passeio de bola da seleção brasileira, deixando a impressão que o time chegaria longe na copa... pena que foi só impressão...

 

29/06

 

Kruger Park

 

Como eu já citei, já tínhamos fechado o pacote do Kruger Park antes da viagem. Só precisávamos chegar na cidade de Phalaborwa às 14 horas do dia 29/06.

 

20100714195440.JPG

 

Saímos 8 da manhã de Jo´burg e pegamos a rodovia N1, que passa primeiro por Pretória, depois por Polokwane. Chegando lá pegamos outra rodovia até Tzaneen, antes de chegar a Phalaborwa. Chegando lá, fomos direto para onde ficaríamos, Sefapana Lodge e Safari. Realmente é uma pousada de luxo, e se eu soubesse que tinha como conhecer o Kruger de uma maneira mais barata, talvez tivesse feito, mas valeu cada centavo pago. Depois de vários dias em albergues, com gente roncando dentro do quarto, água quente do chuveiro acabando toda hora, entre outros probleminhas, era hora de descansar pra valer!!! O tratamento no Sefapane era VIP mesmo. Nosso pacote incluía hospedagem 3 dias e 2 noites com todas as refeições, além de um “Night Safari with Bush Braai” e um “Morning Safari”.

 

20100720182904.jpg

 

Saimos às 16 horas para o Safari Noturno. Entramos pelo PHALABORWA GATE. Logo que entramos no parque vimos uma manada de elefantes cruzando a pista.

 

20100714195542.JPG

 

Depois de vermos Girafas, bufalos e outros bichos,

 

20100714195715.JPG

 

20100714195749.JPG

 

foi o momento de pararmos para ver o lindo pôr do sol.

 

20100714195925.JPG

 

Já de noite, o motorista do jipe vai próximo ao acampamento LETABA, para em um lugar iluminado por tochas, para o bush braai (churrasco na selva). O jantar é expetacular. Fica um guarda com uma espingarda ao lado de um cercadinho iluminado por tochas e é servido o famoso braai sul africano (churrasco com carnes típicas).

 

20100714200055.JPG

 

Após o jantar, o jipeiro instala 2 luzes laterais muito fortes para dar seqüência ao safari noturno, onde vimos mais alguns animais iluminados pelas luzes na volta até o lodge.

 

30/06

 

Saímos as 6 da manhã para o safari. Já no começo vários elefantes, girafas e impalas. Paramos pra ver uma hiena com seus filhotes.

 

20100720181701.JPG

 

Depois a pausa no acampamento MOPANI para o café da manhã. Nessa hora, conversei com o jipeiro e perguntei pelos rinocerontes. Ele me disse que cada área do parque é melhor para ver um determinado tipo de animal, e que os rinocerontes ficavam mais pra baixo, nas áreas de campo mais aberto e que não passaríamos por lá. Essa área onde estávamos era melhor para ver búfalos, girafas, elefantes e antilopes. Leões e leopardos pode se ver em qualquer área, desde que tenha sorte. Crocodilos e hipopótamos tem que ser ao redor dos rios. Após o café da manhã fomos na direção de LETABA, no rio para tentar ver diferentes animais. Logo na estrada de terra, nos deparamos com dezenas de macacos. Vários machucados, sem rabo, pareciam vir de uma batalha.

 

20100714201300.JPG

 

Chegamos ao rio e avistamos vários hipopótamos. Enquanto observávamos os hipopótamos, uma manada de elefantes apareceu e cruzou o rio.

 

20100714201421.JPG

 

Na margem do rio, pra onde se dirigiam os elefantes, alguns crocodilos tomavam sol.

 

20100714201727.JPG

 

Voltamos para o lodge e no caminho vimos os mesmos bichos que tinhamos visto antes.

 

20100714201826.JPG

 

20100714201846.JPG

 

De novidade só alguns javalis. Chegamos por volta de meio dia. O safari foi muito bom, mas não vimos os “big five”. Até então eu achava que “big five” eram os 5 maiores. Descobri que são os 5 animais mais difíceis de caçar: Leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte. Já tínhamos visto o leão no Lion Park, diversos búfalos e elefantes no Kruger. Faltavam o Leopardo e o Rinoceronte. Almoçamos no Lodge, pegamos nosso carro e fomos procurar esses 2 animais por nossa própria conta. Chegamos no PHALABORWA GATE exatamente 14 horas. Tivemos que pagar 160 ZAR por pessoa para entrar e a mulher me falou 1432341451 vezes para não descer do carro em hipótese nenhuma. Disse também que os portões se fechavam as 17:30, que portanto teríamos 3 horas e meia para irmos até o ORPEN GATE, região onde poderíamos encontrar os rinocerontes. Eram 160 Km, andando no máximo a 50Km/h (no kruger tem radares) e parando para ver animais. Vi que o tempo estava apertado, mas achamos que dava. Fomos na região que já tínhamos visitado e não paramos pra ver nenhum animal repetido. Quando passamos de LETABA e viramos a direita, começou uma nova área a ser desbravada. Vimos muitos animais, mas os mesmos de sempre, até que surgiu a primeira novidade. Esse bicho feio que eles chamam de Wildbeast.

 

20100714201945.JPG

 

Andamos bastante e quando já estávamos desanimando eis que vimos 2 rinocerontes bem distantes. Paramos o carro e resolvemos esperar. Vimos que eles andavam em nossa direção. Apesar do tempo estar apertado, resolvemos esperar. Esperamos por cerca de meia hora até que os rinocerontes cruzaram a pista e começaram a andar em direção ao carro.

 

20100714202201.JPG

 

Pronto. Achamos o rinoceronte. Só faltava o leopardo mas me disseram que era o mais difícil de se ver. Continuamos a caminhada e logo vimos que seria impossível chegar no portão antes das 17:30. Já estava anoitecendo e toda hora algum animal cruzava na frente do carro. Logo que anoiteceu, pra nossa surpresa, um leopardo sentado na beira da pista. Colocamos farol alto pra ver melhor e o bicho saiu correndo pro meio do mato. Missão cumprida. Vimos os “big five”, só faltava sair do parque, já que já eram 18 horas e o parque fechava 17:30. No caminho ainda vimos um chakal parado e paramos pra tirar fotos.

 

20100714202234.JPG

 

Chegamos no ORPEN GATE. Diferente do outro portão que fica próximo a cidade, esse fica no meio do nada. O portão estava trancado. Bateu um desespero e começamos a buzinar. Tinha uma casinha com luz acesa do outro lado do portão. Buzinamos até que apareceu um guarda. Ele enrolou para abrir o primeiro portão e quando abriu mandou encostarmos o carro. Pagou um sapo e disse que só abriria a guarita quando pagássemos a multa de 1500 ZAR por ter ficado no parque fora do horário. Acho que era conversa fiada dele. Tentou arrancar dinheiro nosso. Falamos que não tínhamos nada e que a gente ia no lodge (que ficava 120 Km pela rodovia dali) pegar dinheiro e tal. Ele não parava de falar um minuto e as vezes se mostrava irritado, mas realmente não tínhamos todo esse dinheiro ali. Por fim, depois de uns 20 minutos fazendo terrorismo, ele abriu o portão e fomos embora.

 

Chegamos no lodge e tinha um jantar muito bom. Carpaccio de crocodilo e macarrão com carne de avestruz. Sobremesa era mouse de marula (fruta típica da região).

 

01/07

 

Tomamos um grandioso café e fomos embora em direção à Johannesburg. No caminho, logo saindo de Phalaborwa, fica a fábrica do licor AMARULA. O licor é feito com a fruta chamada MARULA, típica da região. Essa fruta só dá entre janeiro e abril, portanto não tive como experimentar. Apenas vi alguns exemplares em conserva na fábrica. Lá pode-se comprar diversos produtos como o licor amarula, chocolates de amarula, copos, camisas, etc... Me falaram que a fruta cai das árvores no chão e fermenta, ficando alcoólica. Os macacos e elefantes comem a fruta e ficam chapados...

 

Seguimos para johannesburg e no caminho passamos rapidamente por Polokwane, apenas para conhecer o estádio da cidade que abrigou alguns jogos da copa. Chegamos tarde em Johannesburg e fomos para Sandton jantar. Novamente ficamos no albergue Ball´n Kicka.

 

02/07

 

Era nosso último dia na África. Dia de comprar lembrancinhas para os parentes e amigos. Compramos tudo basicamente em 2 lugares. No shopping em Sandton (Mandela Square) e no Maponya Mall em Soweto. Almoçamos em uma rede especializada em frutos do mar que é bem conhecida na Africa do Sul, chamada Ocean Basket. Tem em vários lugares e é muito bom e barato. http://www.oceanbasket.com/

 

Após o almoço fomos ver o jogo do Brasil no albergue, que tinha telão passando os jogos. Pra nossa tristeza, o Brasil perdeu da Holanda e foi eliminado. Os argentinos que estavam no albergue fizeram uma festa tremenda e eu fiquei revoltado. Eu nem estava torcendo tanto contra Argentina, mas nessa hora deu muita raiva. Ainda bem que no dia seguinte eles teriam o troco.

 

Após o jogo fomos para Soccer City assistir ao nosso último jogo, que seria o mais emocionante de todos. Todo o estádio estava torcendo para Ghana.

 

20100720182017.JPG

 

O jogo foi o mais emocionante que eu vi, e provavelmente um dos melhores da copa. Teve aquele lance de mão do Suarez, penalty perdido no último minuto da prorrogação e foi decidido nos penalties. Pena que Ghana perdeu, mas foi um jogo pra fechar com chave de ouro.

 

03/07

 

Acordamos bem cedo e fomos pegar o vôo para lisboa. No avião, quase chegando em lisboa o piloto informou o resultado – Alemanha 4x0 Argentina. O avião todo comemorou... Tiveram o troco com juros.

 

Considerações Finais

 

No geral, a viagem atendeu todas as minhas expectativas e até superou em alguns pontos. É muito bom o clima de alegria que contagia a todos na copa do mundo. Tomara que no Brasil seja da mesma maneira.

 

Uma das maiores preocupações antes da copa era com relação a segurança. Me senti super seguro em todos os lugares onde fomos e não tivemos qualquer problema quanto a isso.

 

Falaram do trânsito de Johannesburg, do sumiço de malas, da violência e dos altos preços. Nada se confirmou.

 

Dos altos preços, apenas a passagem e os ingressos. Na verdade eu achei a Africa do Sul um país barato, principalmente na alimentação e nas baladas. O povo é super simpático e alegre e todos adoram os brasileiros. Recomendo a todos que puderem um dia conhecer a terra dos Bafana-Bafana.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Reenviando a mesma pergunta, já que este ainda esta em construção!

 

Olá Thiago!

Eu e meu esposo estamos planejando ir pra lá agora no dia 21/08 e voltar dia 06/9.

Vc acha que tem programação pra todo este período, já que a idéia é só visitar pontos turisticos, parques, natureza mesmo... pois a copa já vai ter acabado!

E, considerando que não teremos gastos com ingressos de jogos e que a copa ja vai ter acabado (o que acredito que irá baixar custos com hospedagem) vc acha que uns R$ 3.000,00 pra gastar lá com transporte, hospedagem, passeios e alimentação POR PESSOA é o suficiente pra ficar 14/15 dias?

As passagens não estão neste cálculo, serão compradas por fora! Aliás, não se consegue a menos de 2300,00, né?

Te agradeço!

Carine

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá carinegh!!!

 

Com certeza atrativos não vão faltar para 15 dias. Só Cape Town merece 1 semana pra conhecer tudo. A Rota Jardim eu fiz em apenas 2 dias e foi muito corrido. Dá pra fazer em uns 3 ou 4 e aproveitar melhor cada cidade. O Kruger Park, que é o safari de verdade que existe lá é bom fazer em 3 dias. Tem também as praias em Durban ou Porto Elizabeth que tem águas mais quentes. Também tem a rota dos vinhos próximo a Cape Town, cidades como Stellenbosch. Um atrativo que eu não visitei mas que parece ser legal é o Big Hole em Kimberley, próximo à Bloemfontein:

 

http://www.jewishweb.co.za/weekends/the-big-hole-kimberley/the_big_hole_kimberely.JPG

 

Com relação ao dinheiro, acho que é suficiente sim. Vai depender do tipo de hospedagem que você pretende ficar e da locomoção. Pra ir pra Cape Town de Johannesburg é bem longe e o melhor seria um vôo. As 2 empresas aéreas que eu citei no relato vivem fazendo promoção e se consegue por bons preços as passagens, principalmente fora da copa. As passagens daqui pra lá podem ser diretas somente pela South African Airways http://www.flysaa.com/ e com escalas em outros paises como Portugal, pela TAP. O preço é entre 2 e 3 mil reais mesmo.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Thiago... .. E eu achei que seria melhor mandar por MP pra não "poluir" o teu relato... Desculpe!

Não queria ficar perguntando tanto, é que realmente as informações são poucas sobre a ÀFrica do Sul, e como vc foi a pouco tempo... está com as informações quentinhas... e eu preciso ter certeza de alguma coisas antes de compar as passagens, e também tem o fato de o meu tempo ser curto... Por isso a insistência!

Se tudo der certo viajo dia 21/08.

Bom, queria saber o seguinte:

 

Na verdade a minha maior insegurança é quanto ao dinheiro... Tenho R$ 10.500,00 e somos 2... com isso preciso comprar as passagens e ficar lá os 15 dias.

As passagens vão custar 4500,00, restam 6.000!

O nosso estilo de viajar é: Hopedagem barata, desde que limpa e bem localizada (pq senao acaba gastando muito com transporte). Sempre ficamos em albergues ou hoteis beeem baratos pra sobrar mais grana pra transporte, alimentação e passeios!

A alimentação tb é mais ou menos assim: Café reforçado, lanche de tarde, e jantar uma vez bem baratinho, e outra escolhemos um local de comida típica ou um pouquinho melhor, pra conhecer e não passar em branco no local, sem conhecer a diversidade de alimentação dos lugares.

Dito isso, te pergunto:

 

Tem como fazer o Kruger sem ser naquele pacote de 4000,00 ZAR? R$ 1.000,00 é bastante para o orçamento que tenho a disposição. Considerando que gaste 1000 lá, mais 300 com os tubarões,(será q consegue por menos com outra empresa?) mais 150,00 com o Bung Jump, me sobra 1550 para os outros 12 dias!!!

 

O pacote de 4000,00 ZAR é a unica opção completa?

Vi que tem um alberque lá no Kruger... Será que vale a pena fazer separado Safari e hospedagem? Tem algum site pra ver isso?

 

Sobre o Ingles... uma vez eu falava bem, mas agora depois de 5 anos sem prática... estou praticamente sem vocabulário. Será que rola algum espanhol ou portugues por la? Ou dá pra se virar com um inglês ralinho?

 

Ah, caso precise comprar roupas lá... é muito caro? Pretendo levar o minimo necessário, e em caso de aperto comprar alguma coisa lá. A temperatura é mais ou menos semelhante a daqui, né? Ou seja quase primavera em fim de agosto... vc acha que preciso levar muita roupa de frio?

 

Não sei se vc sabe como funciona o lance do BAZBUZ? Pelo que entendi vc compra o passe e com ele pode fazer os tragetos entre as cidades, ele pega o pessoal nos albergues. E pode pegar o Onibus de qq lugar pra qq outro do roteiro. É isso mesmo? Achei caros os passes, média de R3500,00. Este valor são só as passagens ou teria algum passe com a hospedagem?

 

Voce sabe onde um passeio de trem, q passa quase dentro da agua? Em Cape town?

 

Por favor, me confirma mais uma vez... com este estilo de viagem, consigo fazer tudo lá pra 2 pessoas com R$ 6.000,00?

 

Sei que deve estar louco pra acabar o relato... Mas te vejo como minha única alternativa agora na hora do sufoco!

 

Ahhh, as fotos estão inspiradoras e o relato muito esclarecedor e completo! Obrigada por ele!!!

Um abração, e obrigada novamente!!!

Carine

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá!!! Pode perguntar sempre que precisar!!!

 

Se administrar legal, essa grana dá com certeza.

 

O primeiro ponto é com relação aos transportes. Transporte público não é bom na África do Sul. Taxis são escassos e caros. Nas grandes cidades eu recomendo alugar carro. É bem barato. Cerca de 200 ZAR por dia. Gasolina é um pouco mais barato que no Brasil, 8 ZAR o litro.

 

Com relação à Hospedagem. Depois da copa, opções em albergues não faltarão. O país já tinha muitos, e muitos outros foram abertos por causa da copa. Tem pra todos os gostos e com diversas localizações. Johannesburg tudo é longe mesmo, nem faz tanta diferença onde ficar porque tudo na cidade fica espalhado. Já em Cape Town, prefira ficar nos albergues próximos ao Waterfront, em Green Point ou Sea Point. No site do HOSTELWORLD tem diversas opções.

 

O café da manhã tradicional lá é bem reforçado: Ovos, linguiça, bacon, batata, torradas e manteiga. Café, leite e suco. Todo lugar é assim.

Comidas tem os fast foods como KFC, MC Donalds, Wimpy e Captain Dorego´s por toda parte, um pouco mais barato que no Brasil. Restaurantes sempre tem massas, carnes e frutos do mar, também um pouco mais barato que no Brasil.

 

Tem como fazer o Kruger de outra maneira sim. Você pode ir de carro até lá, arrumar alguma hospedagem próxima a algum dos portões e entrar no parque no seu próprio carro e sair procurando os bixos. A entrada no parque custa 160 ZAR por pessoa por dia. As cidades que ficam próximos aos portões são Phalaborwa (foi onde eu fiquei), Hoedspruit, Klaserie e Nelspruit. Kruger fica exatos 500 Km de Johannesburg. É muito grande. Do tamanho do estado de Alagoas mais ou menos. Tem vários portões e dependendo da área é melhor pra ver um ou outro animal. Também tem opção de ficar em algum acampamento dentro do parque. Tem chalés que são mais caros, mas também pode ficar acampado. O parque fecha às 17:30 ou 18 horas, dependendo da época do ano. O site pra você ver tudo

é o do kruger mesmo: http://www.krugerpark.co.za/

 

Com relação a lingua, é só o inglês mesmo, a não ser que você fale Zulu ou Afrikaans... heheheh... Mas o pessoal é super paciente pra te entender e pra te explicar. Com um inglês básico você consegue se virar sim!!!

 

Roupa é um pouco mais barato que aqui também, mas também não é de graça como nos estados unidos e outros países da américa latina. Tem um shoping que fica em soweto que chama-se Maponya mall que é mais barato que os de Sandton por exemplo.

 

O Baz Bus é como se fosse uma ônibus-excursão. Ele pega as pessoas nos albergues e faz os trechos parando pra tirar foto de paisagens, pontos turisticos, etc...

 

http://www.bazbus.com/ Você pode fazer a Rota Jardim com ele por exemplo, só comprar o trecho entre Cape Town e Port Elizabeth.

 

Esse passeio de trem que você está falando eu citei no relato. É na Rota Jardim, entre George e Mossel Bay.

 

E qualquer dúvida, fica a vontade pra perguntar!!

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Thiago!

 

Tudo bem?

Depois de uns dias trabalhando fora, e bastante pesquisa neste período, retomei a montagem do meu roteiro e vou precisar sanar algumas dúvidas!

Depois de tudo concluído vou postar no grupo os detalhes do roteiro, dicas e lugares imperdíveis que descobri na minha vaaaaasta pesquisa.

O trem que vc comentou é o Outeniqua Cho-Cho, lá em George. Vou fazer este passeio que dura entre 10h e 17h. Mas o que eu havia questionado, e descobri depois, é um que leva de Cape town ate Simons Town. É um trajeto lindo com diversas paradas no caminho. De la vc toma táxi ou uma van e vai até o Cabo da Boa Esperança.

 

O q estou tendo maior dificuldade é em reservar o safári no Kruger. São muitas agencias, muitas opções e os preços bem altos. Precisaria muito da tua ajuda com relação a isso.

Não partiremos de Porto alegre, ficaremos 1 dias e ½ no máximo em Johannesburg e depois disso é a hora de ir para o kruger.

 

Bom, vamos às perguntas:

 

Um dia em Johanesburg é suficiente pra ver os 2 estádios, Museu do Apharteid, visitar o Mandela Square e dar uma vota em Soweto? Se não, o que vc tiraria do roteiro? Ir para Soweto de Ônibus/bicicleta é seguro?

Vc indica alugar um carro aqui, mesmo que só por um dia, ou dá pra fazer de táxi ou outro transporte?

Em termos de valores, já que o transporte público é meio precário, vale mais a pena alugar um carro do que pagar táxi? Nos vamos estar só em 2, e como te falei antes, a grana é limitada.

Vale a pena ir pra Pretória só para visitar o Voortrkker e ver a cidade? Há maneira de ir de ônibus? Meio dia é suficiente?

 

Os vôos para o Kruger são caros, média de R850 por trecho por pessoa. Considerando isso, vale a pena ir de carro até lá e pagar o aluguel para estes dias, mesmo com o carro parado, ou tem outro meio de ir para lá q não seja carro ou vôo? O ideal seria um ônibus de noite!!!

 

Vc me deu o link do Kruger,e pesquisei muito lá, mas não consegui concluir por nada. E como é primeira parte da viagem, precisaria sair com isso certo do Brasil.

Busco no Kruger uma empresa que faça o passeio completo. Mas há muitas opções diferentes (churrascos, parque das cheetas, elefantes...) vc poderia enumerar quais são os safáris/visitas/passeios que não podem faltar dentro do kruger? E quantos dias vc sugere lá? 2 dias inteiros e 1 ou 2 noites são suficientes?

E ainda sobre o Kruger, queremos um pacote que inclua as refeições, a hospedagem pode ser bem simples, mas não queremos no preocupar com a alimentação.

Gostei destes, por exemplo, mas não sei se são completos. Cada um dá opções diferentes e o valor varia bastante de uma empresa pra outra, e entre os passeios de mesma quantidade de dias. Vc poderia me ajudar com isso?

 

http://www.bundusafaris.com/tour_templates/show_available/54/itinerary

 

http://www.ashanti.co.za/travelcentre/saexcursion2.php?tourno=34

 

http://www.ashanti.co.za/travelcentre/saexcursion2.php?tourno=35

 

Outra duvida... o Hotel Ritz está com quartos a U$S 41,00, com café da manhã, para reservas a partir do site DECOLAR. Vc acha que a localização do hotel é boa? E será seguro reservar daqui. Fico com receio q as orientações do site sejam precárias e haja algum mal entendido pois entendo q o valor p quarto independe se 1 ou 2 pessoas.

 

É possível, como no Brasil, alugar o carro em P. Elizabeth e devolvê-lo em Cape town?

 

Bom, Thiago, ainda vão surgir muitas dúvidas, com certeza, mas se vc me ajudar com o Kruger fico te devendo um presente!!!

 

Por enquanto, muito obrigada e até a próxima!

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Carine,

 

Vou tentar responder tudo aqui... vamos lá...

 

Um dia em Johanesburg é suficiente pra ver os 2 estádios, Museu do Apharteid, visitar o Mandela Square e dar uma vota em Soweto? Se não, o que vc tiraria do roteiro? Ir para Soweto de Ônibus/bicicleta é seguro?

Vc indica alugar um carro aqui, mesmo que só por um dia, ou dá pra fazer de táxi ou outro transporte?

Em termos de valores, já que o transporte público é meio precário, vale mais a pena alugar um carro do que pagar táxi? Nos vamos estar só em 2, e como te falei antes, a grana é limitada.

Vale a pena ir pra Pretória só para visitar o Voortrkker e ver a cidade? Há maneira de ir de ônibus? Meio dia é suficiente?

 

Primeiramente, só o estádio SOCCER CITY vale a visita em Johanesburg. ELLIS PARK não tem nada demais, além de ficar no centro, local bem tumultuado, então você pode cortar o ELLIS PARK. Soccer city já fica em Soweto. Então você pode dar uma volta por soweto quando for visitar o estádio. Durante a copa a cidade estava bem segura, não sei se vai continuar assim...

 

Eu indico muito alugar um carro com GPS em Johannesburg. A cidade é muito grande, taxi é muito caro e transporte coletivo é muito difícil. Olha no site da AVIS que você consegue carro barato. Já pode alugar o carro para o dia em Johannesburg, Pretória e ir pro Kruger.

 

Recomendo também em Johannesburg comer em algum restaurante de comida típica, e o lion park, que é diferente do safari.

 

Um dia em Jo´burg você conhece o que falou, mas se quiser o lion park vai precisar de um dia extra, que pode ser combinado com Pretória.

 

Pretória é mais bonita que Jo´burg. Cidade muito arborizada. Eu só conheci o estádio, Voortreker e a praça principal. Mas sei que tem mais coisa pra conhecer. Eu vi da cidade que tinha uma igreja no alto de um morro que eu tinha visto em fotos que parecia bem bonita, mas por causa do futebol que jogamos com os bafana, deixamos de conhecer. Tinha no guia várias coisas pra conhecer em Pretória, como a sede do governo por exemplo. Não sei se tem como ir de bus pra Pretória. Como eu te falei, nessa região compensa muito andar de carro. É barato, seguro e ainda é emocionante dirigir na mão inglesa.

 

Os vôos para o Kruger são caros, média de R850 por trecho por pessoa. Considerando isso, vale a pena ir de carro até lá e pagar o aluguel para estes dias, mesmo com o carro parado, ou tem outro meio de ir para lá q não seja carro ou vôo? O ideal seria um ônibus de noite!!!

 

Vc me deu o link do Kruger,e pesquisei muito lá, mas não consegui concluir por nada. E como é primeira parte da viagem, precisaria sair com isso certo do Brasil.

Busco no Kruger uma empresa que faça o passeio completo. Mas há muitas opções diferentes (churrascos, parque das cheetas, elefantes...) vc poderia enumerar quais são os safáris/visitas/passeios que não podem faltar dentro do kruger? E quantos dias vc sugere lá? 2 dias inteiros e 1 ou 2 noites são suficientes?

 

Eu também constatei que translado (tanto aéreo como terrestre) de jo´burg para o Kruger é muito caro. Sendo assim, mais um motivo para você ir de carro para lá. São 500 Km.

 

Uma coisa você tem que ter em mente, que safari é diferente de zoológico. A graça do safari é procurar os animais. Como eles sempre te falam lá: você pode ficar 1 dia no kruger e ver todos os big five, como pode ficar uma semana e não ver os 5. Depende da sorte e disposição pra procurar os bichos.

 

Se você quer ficar no Kruger e economizar, eu te sugiro ir de carro alugado, ficar nas cabanas dentro do kruger (que tem restaurantes próximos) e fazer o safari no seu carro alugado. Você compra o mapa do kruger e vai desbravando o parque. Por exemplo, vai perto dos rios para ver crocodilos e hipopotamos, campos abertos para ver rinocerontes, lugares com arvores mais altas para ver girafas e elefantes. Zebras, bufalos e antilopes tem por toda parte. Leões e leopardos depende de sorte. Se eu soubesse como era o kruger jamais tinha pagado um pacote tão caro. Eles exploram mesmo, mas tem todo o conforto, comida de qualidade, etc... Se eu fosse fazer hoje tentaria ficar no kruger 2 dias e uma noite e fazer o safari por minha conta, planejando de acordo com as distâncias dos acampamentos e portões que tem no mapa do parque. Só fui no parque mesmo, não fui em outros passeios como o parque das cheetahs, até porque já tinha visto tudo no lion parque em jo´burg. Mas existem várias opções de safari, cada uma mais cara que a outra. que você pode contratar nas empresas:

 

Safari de balão

Night safari

Morning Safari

Full day Safari

River safari

etc...

 

Economico é como eu estou te falando. Faz no seu carro, dorme dentro do parque e come por lá. Dá até pra cozinhar nas cabanas do parque. Estou vendo esses passeios que você colocou do Kruger. Com certeza todos serão ótimos, mas não serão tão economicos como você fazer o safari por conta própria, que é bem possível.

 

 

Outra duvida... o Hotel Ritz está com quartos a U$S 41,00, com café da manhã, para reservas a partir do site DECOLAR. Vc acha que a localização do hotel é boa? E será seguro reservar daqui. Fico com receio q as orientações do site sejam precárias e haja algum mal entendido pois entendo q o valor p quarto independe se 1 ou 2 pessoas.

 

É possível, como no Brasil, alugar o carro em P. Elizabeth e devolvê-lo em Cape town?

 

 

 

Estou vendo aqui e a localização dele é boa sim pra você se locomover. Mas em Jo´burg isso pouco conta, já que a cidade é enorme e tudo fica distante.

 

Eu aluguei o carro em Cape Town e devolvi em P. Elizabeth. No site da AVIS você já reserva dessa maneira.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Thiago!!!

Obrigada pelas dicas! Esta da Avis, apesar de já saber teu roteiro de trás pra frente... passou!

Ja estou fechando as reservas do carro, das passagens, hotel em Cape Town. Ja acabei o Roteiro da Rota jardim, estou com alguns bons detalhes prontos. Mas ainda estou bem confusa com relação ao Kruger.

 

É seguro fazer de carro, assim como vc falou? Fiquei com medo, já pensou se um Leão me ataca?

E como não pode sair de dentro do carro, dá pra ver bem todos os bichos? Pelo que entendi, desta maneira q vc sugeriu não se contrata nenhum passeio, só a hospedagem, é isso?

 

Estando hospedado dentro do Parque, temos que pagar a taxa de R160 cada vez q formos passear?

 

Em que região vc indica ficar, mais central ou alguma outra e conhece algum acampamento pra sugerir?

 

Com relação a valores, vi q passeios em separado, como por exemplo, Morning Safari, custa uma média de R590. A hospedagem no site do Kruger, uma média de R 600 por pessoa, as mais baratas. O gasto de aluguel e combustivel de 1600, mais alimentação... Calculo uns R6.000.

Será q não acaba ficando mais caro do que os 3700 por pessoa dos pacotes?

Achei interessante que inclui o transporte ida e volta de JNB, estadia em acampamento e na ida ou na volta do passeio de 4 dias, q custa 3665, as empresas passam pelo Blyde River Canyon, God Window, Bourke Luck Potholes e ainda tem o tal de Night drive com churrasco. Este é um exemplo: http://www.africanoverlandtours.com/african-overland-destination/southern-africa/camping-tours/1-14-days/4-Day-Pure-Kruger-Experience.php

Sinceramente fiquei muuuito tentada a ir sozinha e fazer tudo no meu ritmo (sou muito curiosa), com bastante tempo e gastando pouco. Em contrapartida, tem a questão da segurança, o pessoal ja conhece os melhores lugares pra ver os bichos, leva em aldeias, etc. Tenho tb medo de, por conhecer pouco, acabar deixando algo importante fora ou gastando mais q no pacote. Estou muito em dúvida, e preciso resolver isso logo pra fechar o carro e a estadia. O que vc faria?

 

Vc acha que P. Elizabeth vale um dia inteiro ou incluo nos 4 dias q vou estar na Rota Jardim?

 

O GPS q vcs compraram lá pode ser usado aqui, teve como baixar os mapas brasileiros?

 

4 dias inteiros em cape town são suficientes? ::hein:

 

Ps. Hj estou em Vacaria RS, e ao meio dia estava -2ºC, e está nevando. Temos un 5 a 10 cm de neve acumulada sobre os carros!! ::otemo::

 

Valeu Thiagoooo! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...