Ir para conteúdo

Honduras - Guatemala


Posts Recomendados

  • Membros

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Dia 12 - A Batalha continua

¡Hola Hola!

 

Ja falamos de terras guatemaltecas! Mais precisamente beira d'agua guatemalteca!

O dia comecou cedo hoje, eu e o Joao Paulo acordamos 7 horas e fomos fotografar o inicio do dia de Copan Ruinas! Rolou bastante foto, um monte de galo com chapeu e facao na cintura! La pelas 9 voltamos para o hotel para fazer o check out! Esqueci de dizer, esse hotel tava no livro do Airton Ortiz, um cara de POA que vive viajando e escrevendo livro (vida dificil do galo)!! O dono eh um casal belga de Gent na Belgica, que largou tudo 6 anos atras e se lancou para terras hondurenhas! Simplesmente no dia que chegamos nem o nosso nome pediram! O restaurante eh bala e tem um lounge que rola festere de quarta a domingo! Apesar de estar la na segunda e na terca valeu (lamentavel, mas acredito que seja obra do destino, coisa melhor deve estar guardada)! Cerva gelada, musica boa (rolando ate Ceu!) e como disse o Joao Paulo, vulgo "Pablito" em Centroamerica: "Esse hotel eh muito democratico, ninguem se estressa com nada!"

Comecando a jornada, pegamos um shuttle ao meio dia, tambem conhecida como van, para a cidade de Rio Hondo, interior, do interior, do interior da Guatemala! A fronteira foi barbada, mas ficamos sem carimbo de novo! Chegamos 1:40 depois e descemos no meio da estrada! Devia estar, por baixo, uns 35 graus na sombra! Esperamos 10 minutos e passou um onibus com um carinha gritando na porta: "Puerto Barrios! Puerto Barrios!" Thirras gritou: "Eh esse o nosso!!" Na hora o carinha ja pulou do onibus e pegou nossas mochilas e ja foi colocando no onibus! Em menos de 30 segundos os 3 ja estavamos dentro! Bom....ai comeca a brincadeira! Quando entramos escutamos um barulho conhecido, chegamos no fundo do onibus e encontramos 6 caixas cheias de "Pollitos", em portugues podemos chamar de Pintinhos! Concordamos em voz alta que tinhamos acado de entrar num verdadeiro chicken bus ou Pollitobus!

De repente o onibus da uma cambada de 180 graus e para num borracheiro! Em menos de 1 minuto no onibus, pneu furado! Sai o motora, mais conhecido como Dom Quijote (en español), com seu filho, um gordinho de 1,40 m, tambem conhecido como Sancho Panza, para auxiliar na troca do pneu! Nisso entram, sem sacanagem, umas 15 pessoas vendendo de tudo, desde refri, soverte ja na casca, frutas no saquinho e outras coisas que eu nunca tinha visto! Lembrando que a temperatura dentro do onibus devia estar quase igual a da rua! Inferno!

Troca de Ferrari e em 15 minutos, Dom Quijote colocou seu coche na estrada! Paradas no meio da estrada para pegar e largar gente perdemos a conta, mas foram mais de 20! Numa delas, tinha uma mulher com uma crianca e uma cama de casal no acostamento! Grita o Joao Paulo: "Essa cama esta muito nova para ficar no meio da estrada, acho que vao colocar no onibus!" Nao deu outra, abriram o bagageiro e metera a cama de ladinho, senao nao entrava!! Depois de 2:30, quando menos se espera, o onibus entra na cidade de Morales (nem no mapa do Lonely Planet tinha)! O movimento dentro da cidade era sensacional, na realidade a cidade eh um camelö! Tudo acaba em camelö! O onibus tirava cada fininho das casas e banquinhas, ateh que para nossa alegria, ele resolveu dar uma rezinha para poder passar na rua e "pumba nenem"!!! Espetaculo....o Dom Quijote conseguiu bater numa van atras dele! Nada que seu filho Sancho Panza resolvesse rapidinho e seguimos ate a estacao de onibus de Morales! A estacao um horror, mas um horror foi tirar os Pollitos de dentro onibus e mais umas 20 sacas de racao que estavam no bagageiro! Perdemos 45 minutos nesta entrada, mas ganhamos historia, seguimos viagem.....e em 10 minutos para o onibus! Pensamos, vai entrar mais gente....nisso sai El Quijote e Sancho Panza....e ficamos parado na beira da estrada! Resolvou descer para ver o que aconteceu! Quando saiu do onibus, pergunto ao motorista: "¿Que paso?", El Quijote responde: "Parada para descanso y fumar un cigarrillo"! Depois dessa...sem mais comentarios!

Chegamos a Puerto Barrios quase 6 da tarde, a cidade eh um show de horror! Pela quantidade de conteineres que passamos na estrada deve ser o principal porto da Guatemala! Fomos direto no cais e nao nos deixaram comprar a passagem de lancha para Belize! Teremos que amanha cedo ir no cais para eles ligarem para Belize para saber se podemos pegar o visto na chegada! Tuuuuudo bem! Amanha cedinho la!

Uma coisa que esqueci de contar antes, tudo que eh bebida eh vendida em saquinho! Tu compra uma agua na rua, normalmente de garrafa de vidro e os caras te colocam num saco e canudo! A agua mineral pequena ja vem no saco de fabrica! Metodo meio lusitano, mas vamo que vamo! E outra, em todos os paises que fomos aqui em Centroamerica, todo mundo tem celular, ate mesmo aquele mendigo mais liquidado! Inacreditavel! Por sinal o nome da operadora mais conhecida aqui eh Tigo e a propaganda deles eh: "Todos quieren hablar con Tigo!" Ahhh...marqueteiro bom o deles!

Fico por aqui, longe de casa e sem saber o que faremos amanha, mas com a certeza que tudo isso aqui eh festa e vale a pena!

Grande abraco!

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
hahahaha que relato foi esse... não entendi quase nada. Foi um momento introspectivo seu... ::dãã2::ãã2::'>

 

Sim pq um relato de desastres na viagem de ônibus da Guatemala e Honduras...

 

Você já foi a América Central? Pegar qualquer meio de transporte por lá é mais ou menos desta forma....um baita aventura! Está pensando em ir para lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...