Olá pessoal! Gostaria de compartilhar a experiência que eu e meu marido tivemos na Ilha do Mel no Reveillon 2015/2016.

Moramos em Marechal Cândido Rondon/PR (Fronteira com Paraguai) e a intenção foi fazer um passeio rápido e barato de carro. Sempre ouvimos boas referencias de Ilha e por isso a escolha.

Organizamos tudo com antecedência de uma semana pois a intenção era fazer economia, planejamos gastar até R$2.000,00 (duas pessoas).

Da viagem (Ida e Volta): :D

Saímos de Marechal umas 11h da manhã e chegamos a Curitiba perto da meia noite. O transito estava bem tranquilo, paisagens lindas e a BR 277 estava em boas condições. É claro que com tantos pedágios não podia ser diferente, hehe, mas fomos bem devagar e apreciando bastante o caminho. Em Curitiba descansamos no Hostel Backpackers, Pagamos R$80,00/ Casal e o atendimento foi excelente, o local é agradável, simples e bastante acolhedor, não é a melhor opção pra quem busca privacidade e luxo, mas encontramos tudo muito limpo e organizado: http://www.backpackerscuritiba.com.br/ ::otemo::

Chegando na Ilha: Saímos de Curitiba bem cedo e pegamos duas horas de congestionamento depois do trevo de Paranaguá até chegar em Pontal do Paraná. Em Pontal do Sul nós já havíamos reservado um estacionamento (Estacionamento Digão) que fica a poucos metros do local de embarque para a Ilha, a diária era R$25,00 com cobertura, sendo que fora de temporada o preço é R$15,00. O rapaz parece gente boa e trabalha com sua família.

Contato: Rodrigo (41) 9905-3535 - Patrícia (41) 9533-2330. ::cool:::'>

Ele comprou pra nós os bilhetes antecipados para travessia porque disse que pegaríamos uma fila grande se fossemos comprar na hora, assim não precisamos esperar, ao chegarmos já embarcamos e em poucos minutos o barco seguiu.

Desembarcamos na praia de encantadas, e, como nosso camping era bem próximo do trapiche nem alugamos o serviço de transporte de bagagem, até porque só levamos uma mochila e uma barraca. Encontramos facilmente e aí começou a decepção.

:cry: Do Camping: Optamos por camping em vez de pousada primeiro pela economia, é claro, mas também porque todas as pousadas e casas já estavam alugadas, então aí vai nossa dica: Reserve e pesquise tudo com muita antecedência! La não há tantas opções, então quando se aproximam os feriados é difícil encontrar um bom lugar, negociar preço então é impossível, a demanda é grande mesmo. Ha alguns meses eu já estava trocando mensagens com uma ótima pousada (Pousada Praia do Farol) por indicação de amigos, no entanto como decidimos viajar apenas uma semana antes já não havia mais vagas. Ficamos no camping do Sol, e aí gostaria de salientar que na verdade não se trata de um camping, e acho importante que quem decida acampar na ilha tenha em mente esta informação, pois há campings muito bons na Ilha, mas algumas pessoas que têm terrenos lá apenas constroem um banheiro e cobram aluguel das barracas. Infelizmente preciso dizer que o local era péssimo! Quando se fala em área de camping imagino um lugar com estrutura para tal, alí não havia sequer um gramado, o terreno que tinha uns 80m², nem mesmo era plano, a proprietária construiu uma casinha de madeira com dois cômodos e uma pequena área (varanda) onde ela ficava e onde havia uma geladeira e um fogão à disposição, havia um chuveiro e uma pia para centenas de pessoas, as barracas estavam organizadas no estilo coração de mãe, ela simplesmente ia recebendo o aluguel das barracas e dizendo pra pessoa encontrar um cantinho, abrir uma barraca 2x2 foi um desafio, pois, algumas até estavam semi-montadas pois não tinha mesmo onde colocar. Enfim, estrutura Zero! O valor da diária era R$35,00 por pessoa, custo benefício zero, pois não tinha como ficar no camping, apenas deixamos a barraca lá e saímos para caminhar e conhecer outros lugares tendo em vista que o ambiente era horrível! Alias se a polícia resolvesse aparecer ali acho que não sobraria meia dúzia de barracas. Maconha e cocaína rolavam soltas e muita bebida, a palavra “socialmente” não existia no camping, infelizmente o cenário era trágico! O pior é que havia crianças em meio à bebedeira e drogas e a proprietária fingindo não ver nada, pessoas mal encaradas mesmo, me senti numa espécie de camping para indulto de natal ::bad::::putz::

Descobrindo a Ilha: Começamos a caminhar depois de arrumar as coisas no camping e para nossa sorte gostamos muito de trilhas e de longas caminhadas, lá é o local ideal. Fomos primeiro até a Gruta das Encantadas, que estava muito cheia, ainda assim deu pra tirar uma foto. ::cool:::'>

Fazia muito calor, por isso a garrafa térmica foi nossa companheira! A água na ilha custa caro, mas encontramos na trilha para a Gruta uma casa onde se vende gelo, assim enchemos nossa térmica e passamos o dia. Pra quem gosta de trilhas também não dá tempo de ir comer nos restaurantes e barzinhos, estes estão localizados apenas nas praias principais e perto dos trapiches, sabendo disso levamos nossas comidas na mochila e não nos preocupamos com isso, nós seguimos uma alimentação mais equilibrada e por isso não foi nenhum sacrifício levar a comida de casa mesmo, comida saudável por lá eu não vi, há alguns mercadinhos mas com bem pouca opção.

Fomos para a Praia da Boia que estava bem cheia, depois atravessamos caminhando até pegar uma trilha para a Praia do Miguel, pequena e bem tranquila foi onde passamos o resto do dia.

Como era noite de réveillon ficamos à beira mar até bem tarde, o que não é comum por lá. Teve queima de fogos na praia das encantadas e logo todos já foram descansar, afinal, por ali a vida noturna não é o forte.

Segundo dia: Chuva!! Durante toda a manhã choveu muito então apenas a tarde saímos outra vez, atravessamos o mesmo trajeto do dia anterior e seguimos mais adiante, pegamos uma trilha de pedras a beira mar, e fomos conhecer a Praia do Belo (bem pequenininha), conhecemos outros campings (esses eram campings de verdade haha) e passamos o dia todo descobrindo trilhas e lugares. Quando nos demos conta já estava noite, ainda bem que não deixamos de levar uma lanterna. Só há iluminação nas proximidades dos trapiches. Depois de jantar fomos até o trapiche das Encantadas onde passamos horas conversando ao som de um pagode que tocava no barzinho em frente, ainda bem que nossas longas horas de conversa são para nós bastante agradáveis, pois não tem nada pra fazer a noite na ilha se não comer hahahha

Terceiro dia: Acordamos bem cedo e começamos a caminhar, desta vez atravessamos a Praia Grande e fomos conhecer o Farol da Ilha, Ufa!! Que subida! Mas a vista é linda! Uma chuvinha mansa acompanhou nossa caminhada. Os noticiários davam conta de muito congestionamento nas estradas ate Curitiba, como íamos trabalhar na segunda feira resolvemos antecipar a volta para o sábado pra não correr o risco de nos atrasar. Saímos da Ilha ainda pela manhã. Não posso dizer que não fiquei feliz em deixa-la, pois confesso que esperava bem mais deste lugar.

Chegamos em Pontal do Sul as 11h, pegamos o carro no estacionamento e seguimos, quer dizer, tentamos seguir viagem de volta, mas o congestionamento realmente estava terrível. Foram 7 horas pra conseguir atravessar de Pontal do Sul ao trevo em Pontal do Paraná e enfim pegar a rodovia sentido à Curitiba. A noite já em Curitiba saímos para jantar e o cansaço não nos permitiu fazer nada além disso, ficamos no mesmo Hostel da ida e seguimos viagem para casa no dia seguinte.

Conclusões e Dicas: ::hãã::

#1 Não achei que o Reveillon foi boa pedida para conhecer a Ilha, nessa época havia muita gente e consequentemente muito lixo, muitas pessoas ainda não têm a consciência de preservar a Ilha, então acho que seria mais agradável se tivesse ido fora de temporada, pois, teria evitado também o congestionamento na ida e na volta.

#2 Não é preciso muita bagagem para passar uns dias por lá, eu que sou uma pessoa vaidosa usei apenas um chinelo havaianas e um tênis, este ultimo só usei porque tinha levado mesmo, nem era necessário. Roupas eu usei um shorts e uma camisa pra ir, na ilha fiquei o tempo todo de biquíni e jogava um vestido ou saída de praia por cima, bem tranquilo. Vi umas pessoas sofrendo pra desafundar suas Ana Belas da areia.

#3 Se você assim como eu e meu marido gosta de manter a alimentação equilibrada providencie sua própria comida antes, lá não há muita coisa além de frutos do mar e porções fritas, achei uma boa ter levado nossas marmitas porque assim ficamos a vontade sem ter que voltar para o trapriche na hora das refeições.

#4 A ilha é linda! Adorei a viagem e meu relato embora pareça apresentar uma visão negativa gostaria de deixar claro que apenas me decepcionei com o camping que fiquei e com o uso deliberado de drogas na ilha. As pessoas que vivem lá me pareceram muito gentis, porém sugiro a quem tiver interesse no destino que procure hospedagem nas proximidades de Brasília e não das Encantadas, lá o ambiente é mais bonito e mais familiar.

#5 Notei que muitas pessoas vão para a ilha e ficam “paradas”, isto é, não andam e não conhecem as belezas que o lugar oferece. A Ilha é pequena e em dois dias da pra conhecer tudo, mas muitos saem de lá sem ter conhecido outros lugares além do da hospedagem. Se você é do tipo de gosta de curtir o hotel e não curte andar acho que não é uma boa escolha ir pra Ilha do Mel, pois, lá o melhor são as paisagens e a natureza.

#6 Pesquise tudo antes de chegar, tenha um mapa turístico da ilha, poucos lugares aceitam cartão então programe-se, leve repelente e uma lanterna, a viagem é barata e no final acabamos gastando menos do que o previsto (Apenas 1500,00/ casal)

Se alguém tiver interesse em conhecer o lugar e quiser mais algumas dicas ficamos à disposição. Fiz a planilha dos gastos e lá tem tudo detalhado, posso enviar a quem vier se interessar.

Abraços!! Erica e Eric

eu amei a ilha do mel. fui lá em outubro/2014 e fiquei no hostel em Encantadas. Achei Encantadas mais movimentada, mas fui num periodo fora de temporada q tava tranquilo. Lembro q a menina do hostel falou q o fim de ano la era intransitavel, acho q realmente nao foi uma boa época. Mas volte depois pra curtir mais. Eu sou do pensamento que figurinha repetida não completa album mas se pintasse uma oportunidade de ir pra lá eu ia fácil ::otemo::