Ir para conteúdo

LENÇOIS MARANHENSES: 5 DIAS E 4 ITALIANOS PELOS LENÇOIS


Posts Recomendados

  • Membros

Acabei de voltar dos Lençois tem poucos dias.

Depois de ter lido o relato de Nanci Naomi (que me ajudou bastante, obrigada!!) vou postar o meu. A viagem foi breve, mas intensa e perfeita. Talvez ajude quem tem poucos dias e queira conhecer esse lugar maravilhoso!

 

Relato:

 

Dia 07.09.2011

 

São Luis:

 

Chegamos em São Luis na parte da tarde e no aeroporto alugamos um carro. Infelizmente nossos dias de férias só podiam ser 5 no total, por isso pensamos em ganhar tempo nos deslocamentos alugando um carro. Eramos 4 pessoas e deu mais ou menos 100 reais por dia, sem ar condicionado .

Uma vez chegados na cidade de São Luis descobrimos que estava tudo fechado, sendo um dia de feriado. No inicio ficamos decepcionados, pois o centro histórico parecia o de uma cidade fantasma. Não havia ninguém na rua, nao tinha nem um restaurante aberto. Estava muito quente, a sensação geral foi meio estranha, porém achei tudo isso bem diferente, e até legal. Procuramos logo uma pousada: infelizmente a mais famosa (http://www.ajsolardaspedras.com.br/) estava fechada (para reforma), sendo assim procuramos outra. Estávamos com muita fome, reservamos uma das primieras que a gente viu, que ficava bem pertinho da praça central do centro histórico. Considerando o valor não achei nada demais. Cobraram 90 reais por um quarto de casal com café da manhã. Tinha ar condicionado e chuveiro eletrico (inutil sendo muito quente). O café da manhã era bem simples porém gostoso, o único problema foi que no espaço onde servem o café da manhã só tem 3 mesinhas, por isso tivemos que esperar nossa vez, sendo que estavam todas ocupadas. O nome da pousada è Pousada Porto ( http://www.pousadadoportoslz.com.br/ ).

Deixamos nossas mochilas nos quartos, tomamos um banho rápido e saimos pra dar uma volta. Tudo fechado, parecia abandonado. Achei o centro muito legal, com certeza nem tudo está bem conservado, mas o centro è muito grande. As casas com azulejos, as ladeiras de pedra, achei muito muito lindo! Eu adoro cidades históricas. Paramos na praça central do centro historico, onde o unico local aberto era um restaurante chamado “ Antigamente”. Nos sentamos lá e lá ficamos até a noite, olhando a praça se tornando aos poucos mais viva. Achei o restaurante um pouco caro a julgar pela qualidade da comida, mas tem um cardapio muito variado e a carne era muito boa. A noite abriram vários barzinhos com música ao vivo. Foi bem legal, gostei muito do clima, mas fomos dormir cedo pra ir aos lençois no dia seguinte.

 

Sugestões:

 

-evitem feriados pra visitar São Luis. Eu gostei e andei bastante pra ver o centro todo. Talvez sendo totalmente deserto fique até perigoso, mas eu não tive esta sensação. Mesmo assim achei o centro histórico charmoso, com todos os seus defeitos. 

 

Dia 08.09.2011

 

Saimos de São luis em direção a Santo Amaro. Como já sabia (lendo neste mesmo site), não dá pra chegar lá de carro. Fomos até Sangue pra pegar um toyota de linha que nos levasse atè Santo Amaro. Sangue não é nem um povoado, acho que são três casas e um estacionamento. Acima de tudo é mal sinalizado, a placa esta meio apagada. Chegamos lá às 14 hs da tarde. Não havia ninguém, só um pessoal deitado nas redes. Assim, fomos lá perguntar quando iam passar os toyotas de linha. So passava as 17 hs, mais ou menos, mas só um Toyota. No inicio ficamos preocupados porque nos falaram que o unico toyota provavelmente jà estava lotado, sendo que o pessoal que vem de São Luis de van normalmente reserva também a passagem para Santo Amaro. O perigo era de ficar presos em Sangue, e não é nada bom, sendo que não tem um lugar onde almoçar ou dormir. Um homem se ofereceu para nos levar até santo amaro, cobrando um valor bastante alto: 220 reais. Nós só eramos 4, no toyota dele cabiam mais umas 5 pessoas ou até mais. Assim aguardamos um pouco. Chegou um casal, que se juntou e já eramos 6 pessoas. Deitados nas redes estavam 3 moradores de Santo Amaro que estavam esperando pelo toyota de linha das 17 hs. Eles aceitaram de ir conosco, porém pagando o valor de 15 reais por pessoa, que é o valor dos Toyotas de linhas. Mesmo assim aceitamos e partimos logo. Ficou mais caro, mas o medo de ficar presos em Sangue e perder um dia inteiro foi maior!! A viagem na areia durou mais ou menos duas horas. Adorei!! Passamos por rios, muita vegetação, muita areia. E esse é o unico caminho pra chegar nesse povado.

 

Sugestões:

 

-o funcionamento dos toyotas ficou pouco claro para mim, porque durante a viagem um morador me contou que sim, só um toyota de linha sai de Sangue às 17 horas (e 3 toyotas saem às 6 hs da manha), mas na realidade sempre tem toyotas fretados que vem de santo amaro e que tem que voltar de novo pra Santo Amaro. Sendo assim parece que a tarde são mais as Toyotas que voltam pra Santo Amaro. Complicado mesmo…quem sabe, talvez eu não tenha entendido direito o que me disseram.

-Se conseguir pegar o toyota que sai as 6 hs da manha de Sangue p/Santo Amaro acho que da para fazer logo um passeio, que geralmente (e dependendo do passeio) começam por volta das 8.30 hs.

 

 

Chegamos depois de muitos km e muitos pulos. Adoramos Santo Amaro justamente porque não tem quase nada. Só uma praça com alguns comércios e pouco mais. Procuramos uma pousada, mas as poucas que tinham estavam quase lotadas. Esquecì de dizer que no dia 8 de setembro é o aniversario da cidade de São Luis, pois todo mundo aproveitou o feriadao!

Em fim eramos 3 casais: 2 de italianos e 1 de brasileiros. Nós italianos ficamos hospedados na pousada Paraiso (Rua do Sol, 70. R$ 100 por quarto de casal com um maravilhoso café da manhã, ar condicionado e chuveiro elétrico) e o casal brasileiro ficou na pousada Mendonça por 90 reais com café da manhã (ficam na mesma rua do Sol). O cara da pousada Mendonça foi muito legal e combinei com ele o passeio para o dia seguinte. Em Santo Amaro esqueçam o “assalto” (a abordagem brusca) de quem quer vender passeios, cobrando um valor por pessoa. É você que tem que se virar sozinho.

 

Dia 09.09.2011

 

Santo Amaro e passeios

 

Queimada dos Britos:

 

Ouvì falar muito do passeio da Queimada do Britos, e estava louca para ir. Fiquei super decepcionada em descobrir que agora esta proibido pelo IBAMA. A não ser a pé!! Acho que deve ser maravilhoso, mas è preciso preparo físico e equipamento, pois falaram que são muitas horas de caminho pra chegar lá (tipo um dia…mas não sei com certeza). Acho que vale a pena se organizar para fazer esse passeio em outra oportunidade, porque disseram que as lagoas de là sao maravilhosas e a pequena comunidade que mora là super legal. Assim optamos por Betania, e pedimos se fosse possivel juntar dois passeios para ganhar mais um dia. Na parte da noite anterior conseguimos convencer outro casal que estava hospedado na pousada a ir conosco. Assim, ficou mais barato para todo mundo. Eles cobraram um valor para os dois passeios, que achei um pouco caro, mas dividido por 8 pessoas achei razoavel (300 reais em total –sendo 200 para o passeio da Betania e 100 para o da Lagoa da Gaivota- nao incluindo o almoço) pela duraçao do dia todo.

 

Betania:

 

Saimos às 8 hs da manha e o Toyota nos deixou sozinhos depois de 20 minutos de viagem. Lá tinha uma casa de moradores, onde encomendamos o almoço (galinha caipira, ou carne de sol, com acompanhamentos, cobram 25 por pessoa, excluídas as bebidas) e um pequeno rio que nos separava dos lençois. Pagando 2 reais eles te levam do outro lado num barquinho, mas a gente atravessou nadando.

De lá só tem dunas de areia branquisima e lagoas maravilhosas de água cristallina. Como marcamos o almoço ao meio dia, tivemos mais de 3 horas para andar, curtir, descobrir o que havia depois de cada duna. É bom ficar um pouco a sós, é tudo tão lindo e o único barulho é o do vento. 20111002221139.JPG

As lagoas estavam secando, algumas já estavam secas, outras não, mas a água não era muito funda. Nesta época estava ventando muito, e isso foi muito bom, mas aconselho o uso de oculos escuros (justamente eu tinha esquecido). Além disso, vai comer muita areia, ela é tão fina que entra até nos ouvidos e fica complicado tira-la. Mas não incomoda demais.

O almoço foi muito gostoso e o clima super relaxado. Nos deram redes pra nos deitar enquanto estavamos esperando o nosso motorista voltar. O lugar è muito legal, bem simples, adorei!

 

Lagoa da Gaivota:

 

Saimos de Betania às 15 hs mais ou menos e fomos até a Lagoa da Gaivota. Não me lembro exatamente quanto demoramos, mas deve ter sido uns 40 minutos ou meia hora. Passamos justamente fora das dunas, porque agora esta proibido subir nas dunas de toyota, de quadriciclo, etc.

O motorista nos deixou lá, combinamos com ele a hora pra voltar e pronto. O espetáculo foi maravilhoso!! 20111002222207.JPGA lagoa tava bem cheia, as dunas eram maravilhosas. Nessa hora do dia a luz é menos forte e as dunas não são mais totalmente brancas, e sim coloridas, rosadas e douradas. Ficamos até o sol desaparecer pra deixar no seu lugar a lua, que estava quase cheia. 20111002221449.JPG Valeu a pena mesmo!!

Depois de ter jantado fomos logo para cama, porque marcamos a passagem de volta para às 4 hs da manhã.

 

Sugestões:

 

-Juntem o máximo de pessoas possivel para gastar menos nos passeios. No máximo acho que podem ser 10 ou 12, dependendo do motorista. É bom chegar lá já sabendo o que gostaria de fazer. Sinceramente juntar os dois passeios (Betania e Lagoa da Gaivota) acho que foi a escolha mais certa, sendo que passamos muuuuuitas horas curtindo a natureza, nos banhando nas lagoas, andando muito, subindo e descendo, descubrindo cada paisagem mais linda, e tudo isso em perfeita solidão. Éramos só nòs e os lençois. E durou o dia todo. Amei mesmo!!

- Marque com antecedência a passagem de volta para Sangue. E confirme também. Só tem dois horários: às 4 da manha e as 16 da tarde. E geralmente os toyotas estão lotados. Eu voltei com Joselio (98-3369-1060), so que me falou pra eu estar pronta as 3 hs da madrugada. Muitas vezes falam isso para evitar atrasos, mas nao passam antes das 4 hs.

-Me contaram que depois da proibição pelo IBAMA os toyotas não podem mais subir nas dunas. Porem quando o periodo é de baixa temporada e o IBAMA não fiscaliza muito alguns aceitam de levar turistas para Queimada Dos Britos passando pelas dunas. Depois de eu ter visto a beleza incrivel desse lugar e a importância dele ser preservado, espero que mais ninguém aceite subir as dunas a nao ser a pé. Entao evite quadriciclos, e toyotas nas dunas . Esse parque merece ficar protegido e a natureza e seu silencio respeitados.

 

Dia 10.09.2011

 

Barreirinhas e passeios:

 

Adorei a viagem de volta até Sangue. Saimos de Santo Amaro às 4 hs da manhã com um toyota bem cheio de pessoas. Duas horas de viagem e chegamos em Sangue que já era dia. De lá pegamos nosso carro (o estacionamento custou 15 reais pelos dois dias), nos despedimos dos nossos amigos brasileiros, e pegamos o caminho com destino Barreirinhas.

 

Passeio de barco pelo Rio Preguiças:

 

Chegamos là às 8 hs mais ou menos. Em Barreirinhas é outra historia: paramos um momento antes de entrar na “cidade” e já veio um guia de moto pra nos oferecer passeio de todo tipo. Recusamos e continuamos até entrar na cidade. Lá, achamos outro pessoal nos oferecendo passeios. Em fim decidimos fazer o passeio de barco pelo Rio Preguiças. No começo fomos para uma agencia(Alternativa tours), só que no porto tem muitas pessoas que tem barco para poucas pessoas e quase pelo mesmo preço conseguimos um passeio com barco particular, pela duraçao do dia todo. O marinheiro (Neto, (98)8884-5908) foi muito legal, bem discreto e nos deixou a vontade, para a gente curtir o tempo que quiséssimos. O passeio é o mesmo que fazem as agencias, porém é você que decide quanto ficar parado em cada lugar. Ele cobrou 230 reais (a agencia cobrava 200 por 4 pessoas, num barco com mais 10 pessoas) por um passeio que durou o dia todo, saimos às 8.30 hs e voltamos as 17 hs mais ou menos. Nao gostei muito de Caburé porque era muito barulhento por causa de quadriciclos, mas adorei o Rio Preguiças, muito lindo com toda vegetaçao na água. Paramos em Vassouras, andamos pelos Pequenos Lençois (nada demais depois de ter visto os Grandes Lençois) e demos uma paradinha em Mandacarú.

Ficamos hospedados na Pousada Girassol, bem no centro di Barreirinhas (Av. Joaquim Soeiro Carvalho., tel. 98 3349-0704). Diaria de 90 reais por quarto de casal com ótimo café da manhã e um atendimento muito bom.

 

Dia 11.09.2011

 

Deixamos para o ultimo dia as pequenas compras nas lojinhas de artesanato .

 

Lagoa Bonita:

 

Marcamos na pousada o passeio para Lagoa Bonita, pra assistir o por-do-sol. Cobraram 45 reais por pessoa. Saimos de Barreirinha de Toyota, com mais 8 pessoas e depois de uma hora mais ou menos chegamos. Subimos um morro de areia e… o panorama nos deixou totalmente sem palavras. 20111002221605.JPGNa nossa frente um enorme deserto branco cheio de lagoas azuis. Foi o lugar melhor para admirar esse espetáculo da natureza, pois estava num ponto mais alto. Andamos bastante, o “guìa” de vez em quando devia nos alcançar para nos avisar que deviamos seguir o restante da turma. Aqui não tinhamos a mesma liberdade que em Betania e na Lagoa da Gaivota, mas conseguimos ficar sozinhos por um bom tempo. O por-do-sol foi a coisa mais linda que já vi.

20111002222823.JPGIncrivel que possa existir um lugar mágico como esse…essa areia toda, lagoas no meio e vegetação super densa ao redor.

 

Sugestões:

 

-antes de aceitar qualquer oferta acho bom dirijir-se logo ao pequeno porto para combinar um passeio de barco particular. Obviamente compensa se a turma é de 4 pessoas no minimo. Mesmo assim o passeio de barco o aconselho so se jà fizeram os passeios das lagoas, achei bonito mas nada de incrivel

-tem também o passeio da Lagoa Azul, que fica mais próxima de Barreirinhas. Eu não fiz, então não sei dizer como é, mas com certeza posso afirmar que não pode perder a Lagoa Bonita. Na verdade não é a Lagoa Bonita o maior atrativo (nem me lembro qual era entre todas as lagoas que havia), e sim o conjunto todo.

 

Dia 12.09.2011

 

Saimos de barreirinhas pela manhã e fomos pegar nosso avião em Sao Luis.

Adorei a viagem, os lugares bonitos, a paz e a tranquilidade dos povoados que encontramos. Para viver a maravilha desse lugar não deixe de andar muito, caminhar, mesmo com calor e um pouco de esforço. Fique bem calado e escute o silencio desse deserto. Vai ser inesquecível!!!!

 

Até que em fim terminei meu relato. No inicio pensei em escrever pouca coisa, mas ao lembrar dessa viagem maravilhosa não pude parar.

Boa viagem para todo mundo!

Anna

Link para o comentário
  • Membros

Com certeza a Lagoa mais cheia è a Lagoa da gaivota, que fica perto de santo amaro. Mas mesmo assim o passeio da Lagoa Bonita vale a pena, e com certeza as lagoas nao estarao secas ainda! Tem muuuuuitas, algumas mais cheias outras menos, mas da para vc se banhar e curtir bastante. Acho que sò Betania (Santo Amaro) tinha as lagoas mais secas.

 

Boa viagem, e para qualquer pergunta... è sò escrever!!

Anna

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Muito legal seu relato Anette! estou planejando passar 4 dias nos Lençóis agora na Semana Santa. Estou vendo algumas amigas para ir comigo justamente, mas realmente seria bem interessante juntar um grupo para baratear a viagem. Caso alguém leia este tópico e se interesse, dê um "alô" aqui pelo mochileiros e a gente tentar montar um grupo maior.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Sinceramente não acho Barreirinhas perigosa, porém esta é minha opinião. Eu não sei se lá acontece muito roubo ou assaltos... Eu diria pra você ir até sozinha, em fim é uma pequena cidade turistica. Lá todo passeio é vendido por pessoa, por isso não aconselho vc ir pra Santo Amaro, onde tem que juntar um pessoal para não gastar uma fortuna.

Em São Luis eu me senti tranquila, mas admito que é outra história e eu não estava sozinha. Todo mundo fala que é perigoso, e coisa e tal...é só descobrir pessoalmente :wink:

 

Boa viagem pra vc, vai adorar!!!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Ana Cardozo,

 

Sou de São Luis e irei na semana santa p/ S. Amaro o grande problema é que concerteza não encontraremos toyota de Sangue p/ S. Amaro então tenho 4 pessoas para ir q tal dividirmos o frete de Sangue / S. Amaro R$250,00 para até 12 pessoas e consequentemente os passeios gaivota R$ 100,00 cachoeira ( esse passeio é novo) R$ 100,00 e betania R$ 200,00 todos para 8 ou 10 pessoas.

 

Qualquer coisa entra em contato.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

olá!

Sou carioca (a) e estou chegando em São Luis dia 30/04/2012 por volta do meio-dia e vou para os Lençois! uhuh!! li as dicas daqui e amei!... vou passar 5 dias em Barreirinhas e depois vou para a Chapada das Mesas... uhuh "2"... e voltarei para o RJ dia 12/05/2012.

Alguem aqui estará viajando nesta época?

Imagina senão...

deixo beijos e desde já agradeço os relatos.... ajudam muiitto!

R.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Estou indo em julho, pro Maranhão com minha família..

Acha que se eu for só São Luis - Barreirinhas, vai dar pra conhecer os lençóis? Tirar essas fotos das dunas/lagoas, só indo em 1 cidade?

Pra ir pra Barreirinhas, eu pego um ônibus de São Luis pra lá?! Ou tem que descer no caminho e pegar uma toyota?! Sabem o valor do transposte?

Ta dificil entender a lógica desse lugar hehehe

Muito Obrigado!! :D

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...