Ir para conteúdo

Medellin - Guia de Informacoes


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[t1]Historia[/t1]

 

Medellin é bem diferente do que a Imprensa Morron nos mostra. É uma cidade segura, limpa, com povo educado, muito bem poiciada, sinalizada, com bastante verde, transporte publico eficiente, telefones publicos a cada 200 mts em todas as ruas, comida barata, shoppings muito grandes com variedades de marcas do mundo todo. Muito bom mesmo!

Por suas formosas mulheres, sua gente acolhedora e amável, seu clima de primavera, sua paisagem de flores e montanhas e seus belos pontos turísticos, Medellín e seus arredores atraem ao viajante como um ímã. Cidade de grande oferta gastronômica, comercial e turística, Medellín oferece inumeráveis oportunidades para a diversão e os negócios.

A segunda cidade mais importante da Colômbia se levanta no meio de um vale cuja geografia, em sua ampla extensão, toma diversas formas. Esta paisagem evoca a força de uma raça colonizadora que com perseverança conseguiu abrir passagem entre as montanhas e fundar o que é hoje uma urbe industrial e em crescimento.

Medellín é considerado como epicentro comercial, industrial de desenvolvimento tecnológico e com índices altos de turismo no país. Com uma reconhecida liderança nas áreas de finanças, bancos, serviços, políticas, artes, culturas, comunicações, modas, entretenimentos e turismo, se constituem num relevante eixo de desenvolvimento.

Os “Paisas”, como chamamos aos nascidos nesta cidade, ganharam a fama de ser empreendedores, visionários e de grande capacidade negociadora. São proverbiais sua maneira proativa, sua capacidade de poupar e sua hospitalidade. Também têm fama de gente de rua e de exagerar pintando suas histórias com muitas cores.

Em Medellín os eventos, congressos, feiras e seminários nos temas têxteis e de confecção, a medicina, a construção, a educação e o turismo em geral são ponto de referência internacional.

Com sua comida, seus cheiros e o colorido de suas ruas e cada um de seus pontos turísticos, Medellín é para o deleite dos sentidos. Também é sede de organizações, instituições e empresas de caráter regional, nacional e internacional, e se converteu numa referência do turismo de boa saúde, congressos, eventos e esporte.

 

 

[t1]Principais Atracoes Turisticas[/t1]

 

 

Museus:

 

Casa Museu Pedro Nel Gómez

Carreira 51B N° 85-24.

 

Museu Universitário Antropológico

Rua 67 N° 53-108, Bloco 15. Universidade de Antioquia

 

Museu filatélico

Rua 50 N° 50-21, 4º andar. Edifício do Banco da República

 

Museu de Arte Moderna

Rua 64B N° 51-64.

 

Museu Etnográfico Madre Laura

Carreira 92 N° 34D-21.

 

Museu do Castillo

Rua 9 sul N° 32-269.

 

Museu Histórico de Antioquia

Carreira 52 N° 20-53.

 

Museu de Antioquia

Carreira 52A N° 51A-29.

 

Museu Etnográfico Miguél Ángel Builes

Carreira 81 N° 52B-120.

 

 

Santuários religiosos:

 

Ermida da Veracruz

Rua 51 N° 52-58.

 

Basílica Nossa Senhora da Candelária

Carreira 49A N° 50-85.

 

Basílica Metropolitana

Carreira 48 N° 56-81.

 

Igreja San Ignacio

Carreira 44 N° 48-18.

 

Igreja de San José

Carreira 46 N° 49-90.

 

 

Praças e parques:

 

 

Parque de Las Luces

 

Zoológico Santa Fé

Carreira 52 N° 20-63.

 

Jardim Botânico “Joaquín Antonio Uribe Uribe”

Carreira 52 N° 73-298.

 

Parque Lleras

Carreira 30, esquina com rua 19.

 

Parque Berrío

Entre as ruas 50 e 51.

 

Plaza Botero

Carreira 52 N° 52-43.

 

Praça de touros A Macarena

Carreira 63 N° 44A-65.

 

Parque Explora

Carreira 52 Nº 73-75.

 

Parque dos pés descalços

Carreira 49 N° 7 Sul-50.

 

Parque dos desejos

Ruas 71 e 73 - carreiras 52 e 53.

 

 

[t1]Como chegar a Medellín?[/t1]

 

Via Aérea: através do Aeroporto internacional José María Córdoba que recebe voos nacionais das principais cidades e voos internacionais de vários países. Ou através do Aeroporto Nacional Olaya Herrera que recebe unicamente voos nacionais.

 

Via terrestre: através do terminal terrestre de transporte com rotas para diferentes destinos do território nacional.

Medellín está a:

 

30 minutos de voo de Bogotá.

45 minutos de Cali.

1 hora de Cartagena, de Barranquilla, da capital do Panamá e de Quito, capital do Equador.

2 horas de capital da Costa Rica e de Caracas, capital da Venezuela.

3 horas de Miami e de Lima, capital do Peru.

6 horas de Buenos Aires e de Nova York.

 

 

[t1]Aeroportos[/t1]

 

Aeroporto Nacional Olaya Herrera

Endereço: Carreira 65A N°13-157

Telefone: +57 (4) 365 6100

.

Aeroporto Internacional José María Córdova

Rionegro

Telefone: + 57 (4) 562 2828

Dica de transporte Aeroporto - Centro da Cidade - Aeroporto

 

Post da User Mmalbertini:

 

O "aeroporto de Medellin" fica em Rio Negro, 45km distante de Medellin. Segundo informações, o valor do taxi variava entre 45 e 60000. Eu não queria/podia gastar tudo isso.

 

Após o desembarque, saí procurando e achei o tal do Taxi compartilhado, que nada mais é que uma van ou microonibus.

Pra quem olha pra rua, fica no final do aeroporto, a direita. Se errar e for pra esquerda, acha o mesmo microonibus mas com outro destino (nao lembro o nome da cidade).

 

20110615220717.jpg

 

Custou 7000 pesos e me deixou no centro de Medellin (após 50min), a noite (19:00), num lugar nada encantador a primeira vista.

A parada foi exatamente na frente do Hotel Plaza Botero, resolvi entrar pra pedir indicação, já que eu não tinha mapa da cidade. A recepcionista caprichou: como não conhecia o endereço, ligou pro Hostel Black Sheep pra pedir informação e, como não era perto, ligou prum taxi. Bacana!

O taxista também não sabia, mas os amigos o ajudaram via radio e depois, num ponto de taxi perto do Exito. Mais 12000 pesos e eu estava na cama! (total 19000 pesos: economia de 26000 pesos)

Se eu estivesse menos perdida, daria pra ter pego facilmente o Metro na estação Parque Berrío e teria economizado mais ainda (foi o que fiz na volta)

 

 

[t1]Terminal de transporte terrestre[/t1]

 

Terminal del norte

Endereço: Carreira 64C N° 78-580

Telefone:+ 57 (4) 267 7075 ou +57 (4) 230 8514.

 

Terminal do sul

Telefone:+ 57 (4) 361 1499 ou +57 (4) 361 1186.

 

 

[t1]Transporte em Medellín[/t1]

 

Metrô: Medellín possui o único metrô do país que mobiliza mais de 400.000 passageiros por dia e tem as seguintes rotas: Linha A: percorre o Vale de Aburrá de norte a sul; Linha B: percorre a cidade do centro a oeste. O metro e muito limpo e eficiente. Nos finais de semana e em alguns horarios do dia sao dadas explicacoes das próximas estacoes em Ingles e Espanhol, alem de informar tambem qual o ponto turístico mais perto de cada estacao.

O valor do Bilhete e de $1400 COP, e a maioria das estacoes tem rotas integradas, ou seja, voce pode sair de um trem , fazer a volta por dentro da estacao e tomar outro no sentido contrario sem precisar pagar outro bilhete. Na estacao Santo Antonio podemos mudar de linha ( de N-S para L-O ) sem precisar pagar outro bilhete tambem. A integracao com um único bilhete tambem serve para o MetroCable e para os onibus “ METRO “ que sao linhas especiais de Onibus que levam as pessoas dos bairros residenciais ate a estacao mais próxima e vice-versa.

 

Metrocable: sistema aéreo de transporte em massa por cabo. Único no mundo por seu caráter complementar ao metrô da cidade de Medellín. Com o ticket do metrocable já se inclui um trajeto no metrô. O Metrocable e um sistema de transporte muito eficiente em Medellin, uma vez que da acesso a populacao que vive nos morros, sem que essas tenham que perder horas por ruas e rodovias.

Funciona como um teleférico, porem sao vagoes fechados, com sistema de ventilacao, comunicacao de emergecia e vista 360 panoramica, uma vez que sao feitos de acrílico. Transporta ate 8 pessoas por vagao, mas com jeitinho vc consegue montar num que va somente voce e se for o caso seu acompanhante. Vale a pena como passeio turistco fazer o circuito completo pelas 5 estacoes Ida-Volta, e poder apreciar a cidade pelo lado de cima. Passar por dentro das "Comunas" e poder ver a vida real das pessoas, criancas correndo pelas ruas, nos patios das escolas, donas de casa estendendo roupas no varal etc.

Para Chegar ao Metro Cable va para a Estacao San Joaquin que e a ultima da Linha B ( leste Oeste )

 

Metroplus: sistema em construção. Estará integrado ao metrô, mobilizará 164.000 passageiros e terá 21 paradas predeterminadas. Esta em fase final de construcao e tem inauguracao prevista para inicio de 2012. Funcionara como o Transmilenium de Bogota, que na verdade e um sistema de onibus Biarticulados que circulam em corredores proprios e as passagens sao pagas nas estacoes que tambem sao os unicos acessos de embarque e desembarque.

 

Ônibus: a cidade conta com um sistema privado de ônibus urbanos que atende todas as zonas do distrito. Nao se assuste se alguem te chamar para dar uma volta de “ buceta “ que na verdade se ecreve Buseta. Pois e assim que se chama os micro onibus por aquí. As passagens variam de acordo com as distancias das linhas, porem nao ultrapassam os 2 mil COP, mesmo em rotas entre cidades do grande centro.

 

Táxis: em Medellín há 19.000 táxis registrados.Isso significa que se voce levantar a mao vao parar umas 3 opcoes no minimo para voce escolher. Aquí comento uma coisa em especial : Andar de Taxi em Medellin, assim como em toda a Colombia e muito barato. Em Medellim, uma corrida que te leve de um canto a outro da cidade nao te custara mais que 15 mil COP ( algo em torno de 7 dolares ) e veja que estou falando de praticamente uns 70 KM ou cerca de 2 horas em um taxi.

Andar de taxi aquí e relativamnte seguro, mesmo pela madrugada, entretanto se voce e mulher ou se sente um pouco mais inseguro, de preferencia por taxis que estejam parados em pontos, ou que voce veja que dele esta desembarcando outra pessoa do seu mesmo perfil.

 

 

[t1]Comida típica de Medellín[/t1]

 

Medellin tem uma culinaria bem próxima da Caribenha, ou seja, a maioria das comidas aquí tem pouco sal, pouco tempero e se usa muito molhos Agridoces. A comida nao e cara se comparada aos grandes centros do Brasil. Em um Shopping ( que aquí chama centro comercial ) pode comer bem por cerca de 17 mil COP ( mais ou menos 16 reais ). Quase tudo que tem no Brasil aqui tambem se pode comer, em espcial nosso Arroz com Feijao!

A bebida típica de Medellin e a Aguardente Antioquenha, fabricada pela FLA – Fabrica de Licores de Antioquia, bem como o Run Anjelo que tambem e muito bom acompanhado de Limao ou Coca-Cola.

 

Principis pratos:

 

Bandeja paisa: prato tradicional antioquenho que inclui feijão, picadinho, ovo, arroz, plátano, linguiça, chicharrón, arepa e batatas. ( Platano e a banana da Terra , chincharron ‘e o toucinho e Arepa e uma especie de pao feito com farinha de mandioca , tipo uma tapioca so que sem sabor. Segundo os Paisas, a AREPA serve para realsar os sabores das comidas. Eu particularmente prefiro usar temperos!! Arepa para mim e o quinto estado da Agua – Solido, Liquido, Gasoso, Chuchu e Arepa! .. Mas estando aquí vale a pena experimentar

 

Mondongo: sopa com carne de porco e galinha, temperado com macaxeira e cheiro verde. Na verdade o Mondongo tradicional e igual a nossa Dobradinha, ou popularmente Buchada.

 

Sancocho: sopa de galinha com batata e plátano. A lugares aquí onde vce pode comer o Sancocho com legumes apenas. Esse sim e muito bom.

 

 

[t1]Principais feiras e festas de Medellín[/t1]

 

 

Feira Taurina da Candelária: janeiro a fevereiro

 

Semana Santa: março ou abril

 

Festival de Mitos e lendas: durante Semana Santa

 

Festival anual de tango: junho

 

Colombiamoda: julo – Evento Semelhante ao SP Fashion Week.

 

Feira Nacional de artesanatos: julho

 

Feira das Flores: agosto

– Essa merece uma atencao especial. A feria das Flores e o principal evento de Medellin, seguido dos Alumbres de Navidad. Sao 10 dias de feira, na qual acontece varios eventos por toda a cidade, um pouco parecido com a virada cultural de Sao Paulo. Alem disso ha durante esse periodo a Cavalgada, que reúne cerca de 10 mil cavalos no desfile ( e suas respectiva amazonas..rsrsr ), o desfile de Chivas ( chivas sao onibus tipo marinetes, que sao baladas ambulantes de Salsa. Normalmente sao contratadas pelas proprias baladas fisicas para fazer o “ esquenta” do povo antes de deixa-los na porta do estabelecimento ), o Desfile de Carros antigos, alem de exposicao de Orquideas, Passaros e Flores no Jardim Botanico. O principal desfile e sem duvida o dos Silleteros, que sao os que carregam coroas e arranjos de flores nas costas durante todo o percurso. Esses arranjos podem pesar cerca 150 kg.

 

Festival da trova: setembro

 

Iluminação natalina: dezembro

- Essa tambem merece atencao. Medellin e considerada a Capital das Luzes de Natal do Mundo. A iluminacao do Passeo do Rio e uma coisa única de se ver. A cidade toda ( toda mesmo ) fica iluminada com luzes de natal das mais variadas cores e tamanhos. Os que nao tem Luzes utilizam velas colocadas dentro de caixinhas de papel celofane. Ha concursos de presepios, e as pessoas abrem suas casas para visitacao de suas “ obras de arte”. O povo e 90% católico e a integracao entre as pessoas nesta época e muito boa. Vale muito a pena pasar o Natal aquí antes de seguir pro tradicional revellion em Cartagena ou San Andres.

 

Tangovía: última sexta-feira de cada mês entre 7h00 e 12h00 da noite. Carreira 45 ou Avenida Carlos Gardel no setor de Manrique.

 

 

[t1]O que fazer em Medellín[/t1]

 

 

Conhecer o Morro Nutibara:

 

um dos sete principais morros da cidade, de onde se vê grande parte de Medellín. É conhecido por ser um dos lugares turísticos mais visitados por quem chega a esta zona do país. A réplica de um povoado paisa, os corredores naturais, mirantes, restaurante e lojas fazem deste lugar o melhor ambiente natural para caminhar e partilhar do tempo com amigos e familiares. Conhecido como Poeblito Paisa, e de fácil acesso atraves do metro Exposiciones e o taxi da estacao ate o topo do morro fica por volta de 4 mil COP.

 

Caminhar pelo Passeio Carabobo:

 

a grande transformação do centro da cidade ocorreu sobretudo pela mudança física e social da carreira Carabobo, hoje convertida em passeio para pedestres. O passeio compreende ao redor de 30 quarteirões, com componentes de grande valor patrimonial, arquitetônico e urbanístico.

 

Percorrer o Museu de Antioquia e a Praça Botero:

 

renovado e sempre espetacular, o Museu de Antioquia mostra toda sua beleza no antigo Palácio Municipal onde hoje está a melhor obra do maestro Fernando Botero; também se pode apreciar suas monumentais esculturas na praça que tem o seu nome. Chega-se de Metro atraves da Estacao Berrio.

 

Visitar o Parque Explora:

 

impressionar, divertir e ensinar é o que pretende o Parque Explora. É o maior parque da Colômbia com mais de 25 mil metros quadrados, onde a ciência e a tecnologia oferecem uma maravilhosa experiência a todos os visitantes. Conta com o maior aquário de água doce da América Latina, que tem 3 andares alem de salas interativas, onde podemos brincar com a Fisica, Corpo Humano e Bilogia. Esta Localizado ao lado do Jardim Botanico e a entrada que da direito a todas as salas interativas custa 19 mil COP. O metro que da acesso e o da linha A, estacao Universidad

 

Aproveitar da natureza no Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe:

 

no meio da natureza típica desta zona andina, os visitantes podem aproveitar de uns 14 hectares com bosque tropical, bosque de palmeiras e lago, que proporcionam descanso e tranquilidade pelo ar puro que se respira, pela quantidade de pássaros, árvores e trilhas para pedestres que levam a cafés, livraria, ao espetacular Edifício Científico e ao renovado Orquideorama. Quase sempre tem exposicoes no JB, e conta tambem com varias lanchonetes. A entrada e gratuita quando nao ha alguma exposicao, mas mesmo com essas nao custa muito e pode-se utilizar carteira de estudante ISIC.

 

Passear nos Metrocables:

 

Medellín tem os dois únicos cabos aéreos do mundo conectados a um sistema de transporte tipo Metrô. A zona nordeste e a zona noroeste já fazem parte do eixo de desenvolvimento de Medellín e são destinos turísticos. Um bom impulso para levar desenvolvimento e melhorar as condições de vida dos habitantes destes bairros e zonas próximas.

 

Parque Biblioteca:

 

a arquitetura desta cidade recebeu cinco grandes espaços desenhados especialmente para oferecer dignidade a milhares de pessoas que agora têm nos novos Parques Biblioteca, a possibilidade de chegar ao conhecimento, à cultura e à tranquilidade. Os Parques Biblioteca da Ladera, Belém, La Quintana, Santo Domingo e San Javier são símbolos da transformação urbana e social de Medellín e contribuem à inclusão e participação dos habitantes.

 

Visitar o Centro de Convenções e Exposições Praça Maior:

 

como cidade de negócios, feiras e convenções, Medellín fortaleceu sua infra-estrutura com a construção do complexo “Praça Maior”, que reúne todas as vantagens e comodidades para a realização de eventos internacionais. Na praca maior estao localizados os Edifcios do Governo do Estado e a Prefeitura, alem do monumento a Simon Bolivar – Libertador e tambem o edificio Inteligente das Empresas Publicas.

 

Santa Elena:

 

destino rural, cidade e campo ao mesmo tempo. Esta localidade está na zona centro leste de Medellín. Santa Elena é a terra dos Silleteros, patrimônio cultural da nação. Lugar predileto para trilhar um percurso cheio de flores, bosques, silletas, água e degustar da típica gastronomia camponesa.

 

Fazer esportes de aventura:

 

aos arredores de Medellín se encontram espetaculares zonas para praticar esportes extremos:

 

Rafting

Sudoeste antioqueño

Rio Cauca, La Pintadita, Hotel Pipintá

http://www.hotelpipinta.com

 

Oriente antioquenho

Rio Claro, Doradal, El Refugio, Cânion do rioclaro

http://www.rioclaroelrefugio.com

 

Canopy

Oriente antioquenho

Santa Elena (Medellín), Montevivo, Rio Claro

Vale de Aburrá: Envigado, El Salado de Corantioquia

Guatapé, Tamesis

 

Wind surf

Guatapé- Clube Náutico de Guatape

 

Escalada em rocha

Oriente antioquenho, El Peñol, Guatapé, Pedra del Peñol

 

Pára-quedas

Valle de Aburrá, Bello-San Felix

Sudoeste Antioquenho:

http://www.hotelpipinta.com

 

Parapente:

 

Relato de Leo Ramalho, sobre voo de parapente

 

AQUI

 

Para dançar, comer e estar com os amigos:

 

A carreira 70 (em Loureiros) – Barzinhos e Restaurantes, alem de Baladas de Salsa

Parque Lleras – Principais Barzinhos e restaurantes noturnos

Barrio Colombia – Principais Baladas Eletronicas e Salsa

 

 

[t1]Principais Hosteis:[/t1]

 

- Hostel Tiger Paw (http://www.tigerpawhostel.com) - Perto do parque lleras, lugar muito movimentado nas noites de fds, com uma infinidade de barzinhos e discotecas, porem um puta morro pra chegar e o metro mais proximo so de taxi

 

- Black Sheep Hostel (http://www.blacksheepmedellin.com) Otima localizaçao, no Patio Bonito, 200 m do metro Poblado e perto de um centro comercial com restaurantes. Os quatos do andar de cima sao novos e muito bem mobilhados. O single tem ate tv de lcd. Mas a area comum e a recepçao esta em reforma, o que deixa a imagem de um pouco de caus e as vezes os martelos começam a bater as 9 da manha! O keven que é o dono é muito gente boa e o Rufos ( gato e mascote ) eh o ator principal do lugar. Nao tem cafe da manha

 

- Pit Stop Hostel (http://www.pitstophostel.com) Muito bom, com piscina inclusa.. localizado tambem no Patio bonito assim como o Blacksheep, acho que dentre todos é melhor opçao, mas normalmente os preços sao mais salgados..

 

- Casa Kiwi (http://www.casakiwi.net/)

Nem consegui abrir o site, mas li que é barulhento, tem muitas baladas. Este esta em Leeras tambem, assim como o Tiger Pow. Tem os mesmos inconvenientes de todos os hostels que estao entre a Cll 7 e a Cll 10 com a 36.. Barulho e morro acima!

 

- Hotel Boyacá (COP 20.000 - privado), perto da Plaza Botero. Fuja!! É o centrao da cidade.. a boca do lixo.. so é bom de dia pra ir na praca botero e pra comprar uns eletronicos. é a 25 de março de medellin. Esta muito perto do metro Santo Antonio.

 

- Hostel Casa Blanca – Na mesma rua do BlackSheep. No mesmo Nivel tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...