Ir para conteúdo

Meu Intercâmbio em Vancouver - Canadá


Posts Recomendados

  • Membros

Quando eu tinha 10 anos, entrei no curso de inglês para poder aprender e um dia fazer um intercâmbio.

Este sonho se tornou realidade aos 18 anos! Em 11 de Julho de 2010 (Final da Copa do Mundo) chego em Vancouver e me hospedo numa casa de família. Tal família era composta apenas pela nossa Hostmother (a Filipina Cynthia) e minhas "hostsisters" a maioria de origem oriental e uma mexicana (Andrea) a qual me familiarizei!

Vamos ao que interessa... você nunca foi ao Canadá, muito menos Vancouver e tem curiosidade de saber como é chegar num país desconhecido que fala outra língua e ainda, numa casa de família que você não sabe como será?! Tenso! =) Por isso, relatarei aqui minhas experiências, fotos, custos, dicas, cuidados nestes 30 dias em que fiquei lá.

 

1º DIA - CHEGADA E TRANSPORTE

Como disse acima, cheguei em vancouver por volta das 11am de 11 de Julho de 2010. O centro da cidade estava silencioso para uma final de copa (mesmo o Canadá não participando) e achei estranho. Chegando na minha casa, achei pequena e logo depois, descobriria que era bem maior do que parece!

O tranfer me deixou e logo fui recebida pela Cynthia e pela Sorry e Nory (coreanas). Logo, a Cynthia me orientou a ir no downtown (centro) para comprar as passagens de onibus, pois a minha escola começaria no dia seguinte (segunda).

 

Dica: Se você for ficar mais de 1 mês é válido então comprar o passaporte do mês (o monthlypass). Geralmente eles começam a vender o passaporte do mês seguinte no final do mês anterior.

Por exemplo: No meu caso, eu cheguei dia 11/07 e o monthlypass para Julho ficou à venda apenas nos últimos dias de Junho. Para comprar para Agosto, não valeria a pena pois eu ficaria até 10/08 então, comprei a cartela de tickets.

 

VALORES POR ZONA - MONTHLY PASS

Zona 1 - 81 dólares

Zona 2 - 110 dólares

Zona 3 - 151 dólares

 

VALORES POR ZONA - CARTELA DE TICKETS

Zona 1 - 21 dólares

Zona 2 - 31,50 dólares

Zona 3 - 42 dólares

 

CUIDADO JB – JEITINHO BRASILEIRO

O passe mensal pode ser utilizado para todos os transportes públicos de Vancouver. Basta mostrá-lo ao condutor do ônibus, ou aos guardas da empresa de transito. No caso dos tickets, os mesmos são inseridos numa máquina na entrada do ônibus e o cartão e "engolido" pela máquina com a data e hora que entrou. Você pode usar o mesmo ticket dentro de 2 horas para pegar outro ônibus.

No caso do Skytrain, não existe máquina nenhuma e raramente policiais checam o passe, mas pode acontecer. Em caso do passageiro não estiver portando o passe, à multa para a infração pode girar em torno dos 200 CAN$. Em alguns casos, o policial poderá explicar o sistema de compra das passagens e liberar o passageiro sem o recebimento de multa.

 

Recomendo duas coisas a pessoa que estiver usando os transportes sem o passe. Primeiro, fale em sua língua mãe, e segundo, faça uma cara de que “não entendo nada do que você está falando”, o policial poderá liberá-lo, ou indicar o local para compra do passe sem o recebimento da multa, porém não seja tolo! Compre o passe mensal, ou vá a maquina de venda de bilhetes unitários, nem sempre o policial aliviará a barra.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110619233309.jpg 500 401.146131805 Monthlypass] Monthlypass[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110619233549.jpg 500 320 Ticket] Ticket Zona 1[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110619233643.jpg 428.774928775 500 Ticket por zona]Cada região tem uma zona, pergunte na homestay ou no albergue qual é a sua zona[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110619235041.JPG 500 375 Chegada]Chegada [/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110619235458.JPG 500 375 Homestay]Minha Homestay[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Que bom que está gostando! Fui sim por uma agência de intercâmbio!

 

Isso continue e nos incentive mais ainda! srs

 

Tenho devorado os fóruns, blogs, sites e etc de intercâmbios, feito vários contatos com empresas em busca de orçamentos, pq tbm tenho esse grande desejo de fazer um, mas quanto mais leio, mais dúvidas surgem... srs

 

Valeu por estar nos contando assim detalhadamente sua experência. Fico no aguardo!

 

Bjs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuando...

 

2º DIA PRIMEIRO DIA NA ESCOLA

Meu primeiro dia foi relativamente tranquilo, acordei por volta das 7h da manhã, café da manhã já na mesa:

- Pão de forma (torrada)

- Salsicha

- Ovo mexido

- Café estantâneo

- Pasta de amendoin

- Geléia de morango

 

Depois, fomos em direção ao centro, onde fica a escola de inglês (KGIC) e a mexicana Andrea (que estava no mesmo barco que eu) e as veteranas orientais.

Chegando na escola, fomos orientados para entrar numa sala onde fariamos a prova de nivelamento.

 

Após a prova, fomos recepcionados pela coordenadora onde passou algumas orientações da escola como:

- Horário de chegada (9h) e saída (15h). Depois de 10min de atraso o professor não deixa mais entrar na sala de aula (dependendo do professor ele até permite).

- A troca de sala é feita por músicas clássicas como: cantando na chuva!

- Consulors: são pessoas preparadas para escutar e responder qualquer pergunta referente a vida no Canadá e a escola do aluno.

- outras orientações sobre como subir de nível, atividades, etc.

 

Após, a aula fui com minha amiga mexicana para o Stanley Park e aí vão algumas dicas e relatos:

 

Stanley Park é reconhecidamente um dos maiores parques do Mundo, além disso, é o mais antigo de Vancouver, e uma das principais atrações turísticas da cidade.

Muitas pessoas após um dia longo de trabalho caminham pelo parque para relaxar, nesse ambiente exótico e tranqüilo. Entretanto para os mais agitados, há sempre algo acontecendo em Stanley Park, com várias opções de entretenimento.

 

Dica:

1) Próximo ao parque, existem algumas lojas que alugam bicicleta, patins para andarem no parque.

Sugiro que após a aula, alugue uma bike e caminhe pelo parque, além de relaxar, você conhecerá paisagens liiiiindas!

2) Retire sua carteirinha de estudante assim que possível, com isso, você tem desconto na maioria dos pontos turísticos.

 

Preço: 30 min de bike custa CAD$ 10 (aproximado).

 

ENCARANDO A HOMESTAY

 

Cultura diferente, preços altos e qualidade baixa, essas são as três primeiras reclamações do estudante contra a homestay (casa de família). Tais problemas são corriqueiros em Vancouver, mas os freqüentes casos de descontentamento nem sempre estão relacionados à homestay, e sim ao próprio estudante.

O Canadá assim como o Brasil é um país multicultural, e muitas pessoas nascidas em outros lugares migram para o país norte-americano buscando qualidade de vida. Quando chegam a nova pátria elas misturam os costumes com a já existente do lugar, formando a rica cultura canadense.

 

O que o estudante deve entender é que ele deve se moldar ao modo de vida do canadense, e não o contrário. O principal motivo é entender o idioma, e se envolver em outra cultura.

 

No meu caso, minha hostmother era de origem Filipina. Sua comida era um tanto diferente da brasileira, geralmente no almoço e jantar eram:

 

- Camarão ou frango ensopado

- Arroz (sem sal)

- Salada

- Chá quente

- Ás vezes uma sopa (que nunca provei, admito)

- Sobremesa: morango ou laranja picados.

 

No meu caso, sou a favor de experimentar coisas novas, mas nem tanto! hehe, vai depender da pessoa.

 

Dica:

Caso você não goste da comida da sua homestay, você pode ser aberta e dizer, ou no meu caso, no início não ficava a vontade para falar, então, eu e minha amiga mexicana, compramos algumas coisas no supermercado e fiz um sanduíche!

 

Atenção!

Não ache que toda a comida na sua homestay deva estar dentro da cultura brasileira e que tenha que ser de seu agrado.

Não desrespeite a cultura alheia.

OBSERVE as regras da casa como: horário para as refeições, avisar caso não vá comer em casa (sempre faça isso), andar em casa apenas de "pantufa".

Como falei acima, caso não goste da comida, converse com sua hostmother ou coma fora.

 

Segue abaixo o link da minha escola KGIC sobre o "First day at school":

http://www.kgic.ca/college_life.htm

20110621231753.JPG

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110621232917.JPG 500 375 Sanduiche] Nosso sanduba![/picturethis]

20110621233232.JPG

 

20110621233605.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Que bom que está gostando! Fui sim por uma agência de intercâmbio!

 

Isso continue e nos incentive mais ainda! srs

 

Tenho devorado os fóruns, blogs, sites e etc de intercâmbios, feito vários contatos com empresas em busca de orçamentos, pq tbm tenho esse grande desejo de fazer um, mas quanto mais leio, mais dúvidas surgem... srs

 

Valeu por estar nos contando assim detalhadamente sua experência. Fico no aguardo!

 

Bjs!

 

Thalita, ótimo você estar gostando, continue acompanhando... tentarei colocar o máximo possível de informação para você ficar segura e ter dados suficientes para o seu intercâmbio.

Passei exatamente pela mesma situação. Procuro informações sobre intercâmbio, agencias, vou à feiras desde que comecei no curso de inglês!

Sugiro você ir por uma agencia de viagens e ser bastante paciente... informações sobre a família que você vai ficar, só terá 1 semana antes da viagem.

No meu caso, tive troca de família antes de viajar por 3 vezes, foi uma experiencia ruim e não gostei da minha hostmother... colocarei o que aconteceu nos próximos relatos. Mas faz parte, fique clara que nem sempre será assim... tudo vai um pouco da sorte né..

 

Minha agência foi a IE, mas falam que a CI tbm é a mesma coisa. Existem outras tbm, vai depender da sua opinião e do custo.

Espero estar ajudando! =)

 

Bjs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

oi tenho algumas duvidas que acredito vc ser a pessoa ideal a responder.... vi q vc estudou ingles durante 8 anos é isso? como foi qnd vc chegou la... conseguia entender numa boa?

tenho uma breve noção do idioma e acredito q ter essa experiencia de ficar um tempo fora possa ajudar... gostaria de saber o quanto isso te ajudou no desenvolvimento da lingua? não posso ficar mais de 1 mês fora pois pretendo aproveitar as ferias do trabalho.... poderia informar tb os seus gastos.... alem do pacote qnt de grana extra devo levar?

 

parabens pela iniciativa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros

GAlera

 

Acabo de chegar neste forum , sou de BH/MInas, minha situacao e a seguinte:

 

Sempre quis fzer um intercambio. ESte ano decidi. Estou querendo ir para Canada (estudar 1 mes em dezembro/12) e especialmente Vancouver (acho que e possivel conhecer outras cidades ao longo do mes como toronto, quebec.. certo?).

Entao, quero fzer um inter de 1 mes para aperfeicoar meu ingles (que hj é menos que intermediario mas pretendo fzer curso particular em BH ate o fim do ano).

 

Gostaria de saber de vcs se irao ficar em ksa de familia ou alojamento estudantil (ql o melhor?) ... irao fazer um mes integral (dia todo de curso?) e se e possivel comprar so passagem de ida com a agencia pois na volta dps de um mes de curso queria descer para New York conhecer la... o que vcs acham?

 

Nao fiz nada ainda nem visto nem fechei com agencia (um colega acaba de chegar de Chicago e foi pela CI me falou mto bem dela).

 

PREGNTA FINAL: os cursos pelo que vi variam de 6....8 mil reais... mas alem disso qto vcs vao levar para passar o mes no canada (passar o dia a dia, restaurantes, bares, passeios, onibus, taxi, entrada em pontos turisticos), enfim ql a media de orcamento total seus? (tirando claro compras que a maioria faz no cartao de credito).

 

AGUARDO SUAS RESPOSTAS POIS JA PASSOU DA HORA DE EU INICIAR OS PREPARATIVOS (VISTO, DINHEIRO,AGENCIA ETC).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá, tudo bem?

 

Vou para Vancouver no meio de Agosto e vou ficar 2 meses. Pelo que entendi, o Monthly Pass só é possível adquirir no final/começo do mês para utilizarmos no mês subsequente, correto? Sendo assim, como chegarei no meio de Agosto, só conseguirei comprar o passe mensal no final do mês, para utilizar em Setembro. Essa metade de Agosto e a metade de Outubro, compro a cartela ou o passe individual, certo?

 

Também gostaria de saber se nas atrações de Vancouver (aquário, museus, parques) o estudante de intercâmbio paga meia apresentando a carteirinha. Pode me ajudar se possível?

 

Obrigada e abraços,

Thais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...