Mochilão América do Sul - Dinheiro ou Cartão

Roteiros de Viagem na América do Sul
Rafael Aquile

18 Fev 2016, 15:52  

Fala pessoal, para os mais experientes, recomendam num mochilão pela América do Sul levar dinheiro (real) e fazer cambio nos países? (Arg e Chi)

Delmar Alves

20 Fev 2016, 12:11  

Olá Rafael.
Também estou me preparando para um roteiro de carro, saindo de porto alegre até o Chile. Tudo as informações que já recebi sobre moeda e cambio são as seguintes:
1 - Levar cartão de crédito(Visa ou Master) e sacar dinheiro nas máquinas 24 horas(moeda local), conforme necessário. O custo da variação fica mais em conta.
2 - Levar real ou dólar e trocar nas casas de cambio. Mais isso pode custar mais caro, porque esse cambio não é valor oficial e cobram + algumas taxas.
Se já tiver dólar, vale a pena levar, mais acho que comprar só parar levar não vale apena. Aqui pode estar mais caro que lá.
Vou levar alguma quantia em real para segurança + dois cartões.

valeu...

cmfranco

20 Fev 2016, 13:34  

Fui ano passado. Levar dinheiro fez minha viagem ficar 50% mais barata. O câmbio oficial na Argentina não vale a pena... Na Bolívia, Peru e Chile levando dólar vc troca bem, real acho que não faz muita diferença pro câmbio oficial, mas o dinheiro sempre tem a vantagem de vc manter a citação fixa o que ajuda no planejamento da viagem.
Levei cartão apenas para emergências e gastos maiores (por exemplo, fiz um curso de espanhol e saquei o dinheiro pra pagar).

hoffhoff
Contato:

20 Fev 2016, 14:30  

Agora pra Argentina tanto faz. Em dezembro caiu o dólar blue (o câmbio negro), assim que o trocado nas ruas e o oficial estão praticamente iguais.
Em Buenos Aires o real inclusive costuma valer mais que o dólar (proporcionalmente), mas no restante da Argentina o real já é bem desvalorizado.
No Chile, em Santiago o real pode até valer alguma coisa, mas nas outras cidades, esqueça. O esquema é dólar ou euro mesmo.
Quanto ao cartão de débito, vai gastar mais com IOF (6%), mas vai ter a segurança de não ter que andar com muito dinheiro por aí.
O ideal é levar uma combinação de cartão e dólares. Em muitos países (inclusive países bem desenvolvidos, como a Argentina) costuma faltar dinheiro nos caixas eletrônico, por isso é sempre bom ter uma graninha na carteira.
Abs e boa viagem!
Nosso roteiro de volta ao mundo e dicas de viagem. Venham viajar com a gente!
http://www.mundosemfim.com
http://www.facebook.com/mundosemfimoficial

•   Informação