Ir para conteúdo

23 dias na Chapada das Mesas, Lençóis Maranhenses e Rota das Emoções


Posts Recomendados

  • Membros

23 dias na Chapada das Mesas, Lençóis Maranhenses e Rota das Emoções 20/05 a 12/06/2016

 

 

Primeira Etapa – Chapada das Mesas

 

 

No dia 20 de maio sai de Ipatinga em Direção a Imperatriz no Maranhão onde fica o Aeroporto mais próximo para chegar à Carolina Sul do Maranhão. Moro do lado do Aeroporto, mas mesmo assim meu pai me deu uma carona até o embarque.

A Viagem Foi realizada com Milhas, mas vou detalhar no final relação de preços, pois fiz a pesquisa com valores também. Parti de Ipatinga às 10h30min e realizei uma escala em BH no qual continuei a viagem, chegando em Imperatriz às 16h50min.

Já tinha realizado a pesquisa sobre o horário de ônibus, pequei carona com um anfitrião no taxi no qual saiu a 12 R$ sendo que sozinho eu pagaria 20 R$ até o Ponto para pegar o Ônibus.

As 17h50min o ônibus da JR parou neste ponto e seguimos viagem, foi muito tranquilo, ele fez uma parada de 20 minutos para refeição, não tenho hábito de jantar, mas dentro do ponto no qual paramos tinha refeição a 19,90 R$ o kilo e do lado de fora anexo à parada um restaurante com comida a 12,00 R$ sem balança e já fazendo propaganda da famosa Galinha do Maranhão, chegamos em Carolina Próximo das 22 horas.

A rodoviária fica na entrada da cidade, você pode pegar um taxi ou Moto taxi que já fica aguardando. Taxi 15,00 R$ e Moto Taxi dependem do local no qual vai ficar entre 5 e 8 R$. O Centro é próximo, mas dura cerca de 30 minutos caminhando, dependendo da sua mochila esta distância pode ser longa.

O Carlos “Carolina” foi quem nos recebeu na Rodoviária novamente dividi o Taxi com o Carlos Paulista de São Bernardo do Campo, estava viajando sozinho e por coincidência sentou-se ao meu lado. Ele assim como eu não tinha realizado reserva dos passeios. Ficamos na mesma rua o que facilitou a integração. Ele já tinha reserva em uma pousada e eu fiquei de olhar lá porque não vi muitas pousadas no Site. O Carlos “Carolina” me indicou uma das mais em conta e também ofereceu a opção de fazer os passeios com ele, pois é guia e faria os passeios no carro dele. Esta para mim é a melhor opção, pois você não precisa alugar carro e ainda vai com o motorista.

Pousada Vale das Águas antigo Hotel Maia paguei 30,00 a diária em um quarto privativo. Tomamos um banho e fomos para a praça tomar uma bebida e olhar questão dos passeios. Aproveitei para tomar um caldo por 6 reais, precisava me alimentar, pois 3 dias antes da viagem fui para no hospital com uma bactéria, estava tomando antibióticos e precisava melhorar rápido. Chegando lá olhamos nas Duas Cias existentes na Cidade a Cia do Serrado e a Torre da Lua, empresas especializadas em Passeios. Absurdamente Caro, nos cobraram 295 reais por pessoa para visitar as Cachoeiras mais distantes que fica no Estreito e 160 reais por pessoa para ir até o Poço Azul.

Decidi correr atrás de mais informações. Após uma noite de sono para descansar acordei às 6 da manhã tomei um banho e em seguida um café bem caseiro, era para sair cedo, mas a Dona Ivanilde da pousada estava com aquele papo tão gostoso que acabei de envolvendo na conversa, não queria sair da pousada naquele momento.

Quando fui atrás de informações percebi que não havia mais passeios para o dia, as Toyotas que fazem passeios estavam puxando pessoas para a Vaquejada que tinha em um povoado próximo. Pesquisei e descobri que tinha uma caminhonete que faz o frete de um distrito vizinho, o Douglas vem todas as manhãs com alguns mantimentos e retorna levando pessoas e encomendas, me cobrou 7 reais para deixar nas Cachoeiras Gêmeas de Itapecuru.

Chegando lá Fiquei no Balneário Novo pagando 5 reais a Entrada, no Balneário aonde os passeios vão é 25 Reias. Passeio o dia por lá. O Paulista chegou depois e veio de Moto Taxi pagou 25 reais. Voltamos de carona, não ficamos 5 minutos na BR.

Após Retornar para Carolina o paulista foi descansar e eu fui ver o Por do Sol no Rio Tocantins a 200 metros da Pousada, é simplesmente espetacular vale a pena conferir.

Mais tarde reunimos na Praça, e escolhemos o Espaço Gourmet para o nosso encontro, tinha uma excelente musica ao vivo e uma variedade de pratos de dar água na boca com preços bem em conta. Tive a oportunidade de conhecer o “Carimbó” música e dança típica do Pará. Decidimos fazer o Passeio do Complexo da Pedra Caída com o Carlos Carolina e ele pediu para adicionar mais um integrante do Mato Grosso, o Passeio ficaria 80 reais para duas pessoas e ele fez a 60 reais para cada com nós três e propôs um roteiro excelente. Sair passar na Cachoeira do Dodô pagamos 7 reais à entrada, depois seguir para o Complexo da Pedra Caída, a entrada é salgada 50 reais, e lá fazer Dois Passeios o da Cachoeira do Santuário este passeio fica por mais 25 reais, e depois Caverna e Capelão este passeio ficou 40 reais para cada , na volta pegaríamos o por do sol no Portal da Chapada a Pedra Furada. Valeu a pena cada segundo inclusive tive a oportunidade de ver um roedor Gigante que vive apenas na Chapada das Mesas. Voltamos para a praça novamente e já agendamos o passeio para o dia seguinte.

No dia seguinte saímos cedo e passamos nas Cachoeiras Gêmeas para o Antônio do Mato Grosso conhecer, seguimos viagem e paramos em Riachão para almoçar, apesar de ser cedo, mas pelas informações a comida no Poço azul não era boa e por ser segunda feira não arriscamos. Almoçamos no Restaurante Sampaio próximo as agencias bancárias, comida muito boa e preço razoável 17,90 comida a vontade.

O Local é muito bem sinalizado e a entrada é mais em conta 20 reais por pessoa. A cachoeira de Santa Barbara é a mais alta da região e também a única com água fria na chapada das mesas. A água caindo na pedra e formando a imagem da Santa é fantástica. Passamos pela gruta e seguimos para o Poço Azul, onde ficamos a maior parte do tempo contemplando a beleza do local, nadando com os peixes. Após subimos seguindo pela Cachoeira do Seu Zica, Cachoeira do Moreno, Santa Paula, Pedra do Cálice, Cachoeira dos Namorados e A Pedra Dedo de Deus.

Retornamos no Fim da Tarde com um por do Sol na estrada espetacular com a vista do Morro do Chapéu no fundo e o Sol se pondo bem ao lado. Paramos para assistir e retirar belíssimas fotos.

Eu e o Carlos de SP tínhamos combinado com o Carlos Carolina de Subir o Morro do Chapéu no outro dia bem cedo pois tinha que pegar o ônibus de volta para Imperatriz as 14 horas. O Antônio que estaria viajando para São Luis durante a noite da terça resolveu subir o Morro conosco também. Acordamos cedo e já arrumamos as bolsas porque não voltaríamos para a Pousada, deixamos agendado o almoço com a mãe do Carlos Carolina a Dona Raimunda e seguimos. Ele nos cobrou 50,00 R$ por pessoa para levar até no alto. Ficamos um tempo admirando a paisagem. Ao retornar tomamos banho na pousada da mãe dele que fica ao lado da Rodoviária, Pousada Dois Irmãos é uma excelente opção com um ótimo custo beneficio. Agradeço a ela pela hospitalidade e por ter liberado a sua pousada para um banho antes de seguir viagem.

Brindamos a excelente Cia, ela preparou uma Galinha para nós simplesmente maravilhosa. Posteriormente eu segui viagem para Imperatriz onde pegaria um Voo para São Luis, o Antônio foi para Balsas onde pegaria um Ônibus Noturno para São Luis e o Carlos de SP ficou em Carolina onde permaneceria por mais dois dias e também ia conhecer a míni Catarata de São Romão na Cidade de Estreito que não estavam nos meus planos de visitar.

 

Contatos:

- Carlos Carolina – 99 991728097 ou 99 981476817– Ele trabalha como taxista e como Guia Turístico na Cidade, mora ao lado da Rodoviária.

- Pousada Vale das Águas – 99 981698760, 99 988014424 ou 99 991185398 – Direção da Dona Ivanilde e o Senhor Carlos.

- Pousada Dois Irmãos – 99 991728097 ou 99 981476817 – Direção da Dona Raimunda (Não fiquei nesta Pousada, mas é uma boa opção, não precisa nem pegar taxi).

- José Rodrigues – 99 981202784 – 99 988073715 – 99 991725434 – Ele tem uma Toyota e Realiza vários passeios é uma opção para quem vai sozinho.

 

Custo:

- Passagem de BH para Imperatriz – 165 reais sem as taxas.

- Taxi do Aeroporto de Imperatriz para Terminal Rodoviário – 12 reais.

- Ônibus de Imperatriz para Carolina pela empresa JR4000 – 30 Reais.

- Taxi da Rodoviária de Carolina para a Pousada – 10 Reais.

- Pousada Vale das Águas – 30 Reais a diária.

- Caminhonete de Carolina para as Cachoeiras Gêmeas – 7 Reais.

- Entrada nas Cachoeiras Gêmeas – 5 reais.

- Entrada na Cachoeira do Dodô – 7 Reais.

- Entrada no Complexo Turístico da Pedra Caída – 50 Reais.

- Passeio na Cachoeira do Santuário – 25 Reais.

- Passeio na Cachoeira da Caverna e Capelão – 40 Reais.

- Entrada no Complexo Turístico do Poço Azul – 20 Reais.

- Passeio na Cachoeira do Dodô e Complexo Turístico da Pedra Caída com o Por do Sol no Portal da Chapada (Pedra Furada) – 60 Reais.

- Passeio nas Cachoeiras Gêmeas e Complexo Turístico do Poço Azul – 130 Reais.

- Subida do Morro do Chapéu – 50 Reais.

- Caldos na Praça – 6 Reais

- Prato de Filé (Chega+) para Duas Pessoas no Espaço Gourmet – 32 Reais.

- Almoço em Riachão – 17,90 Reais.

 

Segunda Etapa – Lençóis Maranhenses

 

Fui para imperatriz e segui para São Luis de avião, tem outras opções de chegar em São Luis como ir para Balsas e Pegar o Ônibus Noturno ou seguir para Imperatriz e pegar o trem, vale lembrar que o trem não corre todos os dias, pesquise antes de optar por esta opção.

Chegando lá fui coletar informações para seguir para Barreirinhas no dia seguinte e não deu para rachar taxi com ninguém. Tive que morrer em 50 reais do aeroporto até o centro histórico onde ficaria no Hostel Solar das Pedras localizado bem no Centro Histórico.

O Local é extremamente perigoso à noite, mas eu não sirvo de parâmetro para ninguém. Cheguei tomei meu banho e fui para a orla comer um espetinho e tomar qualquer coisa, a cidade estava vazia, devido uma onda de ataques que estava ocorrendo, fui ao lado do terminal rodoviário ali próximo e depois fui ver o centro histórico à noite. Deixei celular e carteira no Hostel e simplesmente fiquei encantado com a beleza noturna. Drogados e Marginais é comum ver a noite, mas não fui incomodado. Fiquei até as 02h30min da manhã pelas ruas.

Fui descansar, acordei cedo tomei meu café e queria ir em Alcântara de acordo com meu roteiro, mas não consegui, devido à maré as balsas saíram muito cedo e as outras que saíram mais tarde só voltariam próximo da noite, e não dava para mim por que meu amigo de SP adiantou o Voo e eu tinha que ir para o Aero no final da tarde onde pegaríamos uma Van e Seguir para Barreirinhas. Aproveitei para conhecer o Centro, agora durante o dia e com a câmera na Mão, vale a pena conhecer. Fiz algumas compras no centro histórico, tem muita opção de artesanatos e de vestuários. Segui à tarde de Moto Taxi para o Aero paguei 20,00 Reais. Realizei uma refeição antes no Restaurante Dom Francisco no Centro Histórico e paguei 18,90 pelo kilo da comida.

Quando ele chegou a Van só estava esperando uma turma de Brasília chegar para seguir viagem, pagamos 60 reais. Chegamos em Barreirinhas seguimos para o Deck do Rio Preguiça curtir a Noite, comer algo e ouvir uma musica ao vivo. A cidade é grande e tem muita opção de hospedagem, alimentação e para fazer compras.

Olhamos a questão de seguir para Atins, ponto de partida para a travessia do Lençóis Maranhenses. Procuramos uma hospedagem pois não tínhamos realizado reserva, ficamos na Pousada Jatobá, simples, mas muito boa e com um ótimo café da manhã ficou 36R$ para cada.

Tomamos o café e tentamos olhar uma Toyota para chegar em Atins mais cedo, entretanto só tinha as duas que fazem a linha, custa 20 reias e sai de Barreirinhas as 10h00min. Não se assuste quando ver carregando as encomendas, pessoas não é prioridade dentro da Toyota, achei hiper legal a travessia até Atins. Ao chegar lá o motorista já nos deixou no Restaurante Céu Aberto onde realizamos nosso almoço.

Já tínhamos discutido que não começaríamos a caminhada pela madrugada como todos os guias fazem, seguimos para o Canto de Atins o ultimo povoado antes de entrar pelas Dunas, ganhamos carona do Sr João que também é guia e tentou nos guiar. Iniciamos nossa caminhada às 15 horas e já no começo deparamos com a Lagoa das Sete Mulheres a poucos metros do povoado, foi somente subir a primeira duna que tivemos uma imagem do que nos esperava no meio dos Lençóis.

Fizemos a caminhada toda de sunga e descalço, não recomendo para quem tem a pele sensível, o sol é escaldante. Realizamos em linha reta, cruzando dunas e Lagoas com as Mochilas nas Costas, Caminhamos por 3 horas e contemplamos o por do sol, esplêndido. Caminhamos por mais duas horas pela noite até perceber que já estava ficando difícil a caminhada e que estávamos passando por Lagoas Gigantes, não queríamos perder nada.

Nosso objetivo era contemplar o máximo da beleza possível. Paramos após 5 horas de caminhada e 18 kilometros percorridos, escolhemos uma duna bem alta para ver a alvorada e próximo de uma lagoa para um bom e relaxante banho. Montamos a barraca e após o banho deitamos para bater um papo e relembrar tudo que vivemos durante o dia, apaguei em poucos minutos e acordei com uma gritaria menos de uma hora depois, meu amigo estava vendo a lua nascer e com ela foi possível ver lagoas em todo horizonte brilhando como espelhos, é uma imagem que vai ficar guardada para sempre na memória, dormi nas dunas em noite de lua cheia foi uma experiência inesquecível. Ficamos muito tempo admirando a lua e as dunas parecendo neve durante a noite. Recomendo fazer a travessia em noites de lua cheia.

Ainda restava mais 8 km até chegar na Baixa Grande, decidimos não sair muito cedo, também nem foi possível. Pegamos uma tempestade de areia após as 4 da manhã que foi necessário segurar a barraca durante um bom tempo, as mochilas ajudaram bastante, após veio a chuva e adormecemos novamente vencidos pelo cansaço. Foi só a chuva passar que me senti dentro de uma frigideira, o sol simplesmente raiou forte e tivemos que nos preparar para seguir caminho.

Percorremos 4 km e já nos deparamos com a Lagoa Grande, um verdadeiro convite para um mergulho, uma das mais profundas da região. Refrescamos e seguimos caminhada. Ao Chegar próximo da Baixa grande é possível ver de longe nas dunas os Coqueiros presentes nos Oasis, são 7 Famílias, ficamos na dona Odethe para Almoçar, segundo eles é o único local próprio para receber turistas, eu fiquei na dúvida, como as outras famílias são distantes não resolvi procurar, solicitamos o almoço e aproveitamos o gerador ainda ligado para tomar algo gelado e descansar, ela preparou redes para o nosso descanso e estaria preparando o nosso almoço, lá encontramos com outros guias, turistas e uma mochileira que ficou com medo de fazer a travessia conosco, pois estávamos sem guia, percebemos que estava arrependida pois caminhou de madrugada como todos os guias fazem pela praia, resumindo perdeu metade da caminhada pois não viu nada dos lençóis, mas são detalhes.

Após o almoço seguimos até o rio que passa ao lado do Oasis para dar uma relaxada, ficamos por lá durante um tempo e retornamos para a mochileira que faria a caminhada até a lagoa grande e meu amigo foi descansar um pouco, o acordei as 16 para seguir viagem, a nossa pernoite não seria ali, seria no próximo Oasis, a Queimada dos Britos a 8 km do nosso ponto de partida.

Caminhamos até a Queimada dos Britos, Chegamos ao anoitecer, ao ver sinal de fumaça nos deslocamos para a Primeira casa que avistamos para coletar informações e que recepção calorosa o Sr. José Domingos e Sua Esposa Ivanira nos recebeu e acolheu como filhos, rapidamente ligou o gerador, providenciou a nossa rede e o Jantar, disponibilizou também colchões caso fosse de nosso interesse, sentou-se a sala para ouvir nossas histórias e claro nos contar uma pouco da vida deles, deu vontade de ficar ali a noite toda ao redor da mesa. O que era para ser apenas uma refeição se tornou um banquete, muita galinha, peixe frito e Cia, tudo acompanhado de uma boa conversa.

O Sr. Domingos falou de uma excelente opção para quem não quer caminhar, ele tem um quadrissiculo e faz o translado de Barreirinhas até a Queimada dos Britos podendo já fazer o passeio pelas lagoas de Barreirinhas, além de outras opções. Quem optar por este passeio recomendo sair de Barreirinhas e depois seguir para Santo Amaro, mas este translado tem o limite de duas pessoas apenas. Em vez de fazer aqueles passeios de Toyota tradicional você pode optar o conhecer melhor os Lençóis pelo mesmo preço.

Não demoramos muito para cair no sono, afinal enfrentaríamos no outro dia o maior percurso de caminhada. Acordamos cedo e a Dona Ivanira já havia preparado Tapiocas para o nosso café. Não queria nem nos despedir com tanto carinho que recebemos daquela família ali no momento, dava vontade de ficar, mas tínhamos nosso trajeto a seguir. O Sr Domingos nos acompanhou até o fim da vegetação, nos despedimos já com uma imagem magnífica, as mais belas lagoas estavam por vim. Foram 22 kilometros de caminhada, os 10 kilometros iniciais passei pelas mais belas lagoas da minha vida, algumas azuis, outras verdes e estávamos sempre parando para relaxar e hidratar afinal o sol resolveu castigar com força no dia, então nossas paradas foram mais frequentes. Os últimos 10 kilometros são os piores da caminhada, pelo motivo de que você já viu tudo de bom e do melhor e você começa a ver sinal de que o homem passou por ali, poluição e Cia.

Após 7 horas chegamos ao nosso destino final, a cidade de Santo Amaro, uma Cidade Pacata, mas com estrutura para receber o Turista, Pegamos uma Carona até o Centro da Cidade para conhecer, lá conseguimos um banheiro para tomar um banho e tirar a areia do corpo com a Dona Maria Joana na Pousada Isabella. O Sr que nos deu carona falou que teria que ir a Sangue buscar mercadorias para o seu mercado o Mercado o Horti Fruti JM, decidimos seguir até a estrada onde eu retornaria para Barreirinhas e Continuar minha viagem e o meu companheiro foi para São Luis pegar a festa do Boi Bumba.

Para quem vai pernoitar na Cidade recomendo ficar perto do Rio onde atravessa para sangue, tem várias opções de hospedagem, algumas com bares dentro d’água, o local é bem agitado com vários restaurantes, tem também um Redário para quem deseja economia.

Ao chegar na BR fiquei poucos minutos e rapidamente peguei uma carona para Barreirinhas, na realidade colaborando com a gasolina, paguei 15 reais. Minutos depois o Ônibus de Barreirinhas para São Luis passou no local e meu amigo seguiu seu caminho.

Ao chegar fui direto para Subway pois estava faminto, pedi logo um duplo e fui pesquisar um local para ficar, devido ser feriado e desta vez por estar sozinho não encontrei muita opção, fui infeliz na minha escolha do Hostel, apesar de ser bem localizado o Hostel não tem uma boa estrutura para receber mochileiros. Paguei 38 Reais, a única vantagem era um colchão bom, sem falar que deixou a desejar em muito no que é ofertado no site, mas vamos para os outros detalhes da viagem que nos interessa.

No dia seguinte fiz o passeio do Rio Preguiça até Caburé via Farol de Mandacaru e Vassouras nos Pequenos Lençóis. Fui através do método tradicional que é a Voadeira o valor é 60 por pessoa, tem outras opções, como o Catamaram de 50 e de lancha privativa que é bem mais caro. O passeio finaliza no Rancho do Peixe, lá escolhemos o nosso almoço, a moqueca deles é para duas pessoas, mas serve bem quatro pessoas, os outros pratos são normais para duas pessoas e gira em torno de 80 reais.

Novamente fiz muita amizade, a Edleuza e seu Namorido são de Garanhuns em PE e esteve no passeio conosco, fomos de quadrissiculo até o encontro do Rio Preguiça com o Mar, deixamos para o último momento o que tornou nosso passeio mais em conta ficou por 30 reais os 30 minutos, ao voltar combinamos de nos encontrar no Deck a noite e ganhei uma carona de Barreirinhas até Parnaíba da Dona Edleuza.

 

Contatos:

- Paulinho Tur (Van) – 98 991997897, 98 981495474 ou 98 999938855

- Maria Eduarda – 98 988271356, 98 982632820, 98 999139978 ou 98 992166865, não usei esse serviço, mas este é um contato de carros particulares que fazer o translado de São Luis a Barreirinhas no valor de 240 reais.

- Pousada Jatobá – 98 33491838

- Pousada Lopes – 98 981846604 – Esta Pousada é onde a Edileusa ficou, rua ao lado da Jatobá, tem um bom custo benefício também.

- Odethe e Moacir – Baixa Grande – 98 988747295 ou 98 988038994.

José Domingos e Ivanira – Queimada dos Britos – 98 986040016 ou 98 989109494

- Não utilizei serviço de guia, mas coletei alguns contatos:

- João do Canto de Atins – 98 999335783

- Chico Cação de Atins – 98 987206806

- Tavinho de Barreirinhas – 99 987581919

 

Custo:

- Ônibus de Imperatriz para Carolina pela empresa JR4000 – 30 Reais.

- Passagem de Imperatriz para São Luis – 99 Reais sem as taxas.

- Passagem de Carolina para São Luis via Balsas de Ônibus pela JR4000 – 100,00 Reais (Opção, você compra saindo de Carolina e troca de Ônibus em Balsas)

- Taxi do Aeroporto de São Luis para o Centro Histórico – 50 Reais.

- Moto Taxi do Centro Histórico para o Aeroporto – 20 Reais.

- Refeição em São Luis – 18,90 Reais o quilo.

- Van do Aeroporto para Barreirinhas – 60 Reais.

- Pousada Jatobá – 36 Reais.

- Toyota de Barreirinhas para Atins 20 Reais.

- Almoço no restaurante Céu Aberto – 20 Reais.

- Refeição na Baixa Grande – 30 Reais.

- Pernoite na Baixa Grande – 30 Reais. (Não utilizei esse serviço)

- Cerveja na Baixa Grande- 10 Reais.

- Refrigerante na Baixa Grande – 5 Reais.

- Refeição na Queimada dos Britos – 20 Reais.

- Pernoite na Queimada dos Britos – 20 Reais.

- Cerveja na Queimada dos Britos – 7 Reais.

- Refrigerante na Queimada dos Britos – 3 Reais.

- Café da Manhã na Queimada dos Britos – 2,50 Reais.

- Toyota de Santo Amaro para Sangue – 25 Reais (Não Utilizei esse serviço).

- Hostel em Barreirinhas – 38 Reais.

- Passeio no Rio Preguiça – 60 Reais.

- Refeição no Rancho do Peixe para duas pessoas – 80 Reais (A Moqueca alimenta até 4 pessoas).

 

Terceira Etapa – Lençóis para Jeri – Rota das Emoções Sentido Inverso

 

A Rota das Emoções normalmente é Feita de Jeri até os Lençóis Maranhenses, entretanto eu fiz sentido inverso. E achei um absurdo a maioria deixar poucos dias para o Piauí, realmente me surpreendeu.

Dia 30 acordei cedo, o café no hostel que fiquei não foi servido até às 8 da manhã, ou melhor, não tinha ninguém lá, deixa a desejar em organização, como estava de carona tive que sair. Sai sem o café e sem pagar o Hostel, me deu um transtorno depois porque efetuaram a cobrança no cartão, mas foi cobrado o dobro do valor, não é difícil, mas tive que recorrer ao meu gerente depois das férias para cancelar o débito, até hoje não acertei com eles porque liguei e enviei email, mas não obtive retorno. Uma dica é nunca efetuar reservas utilizando o número do cartão.

As 08h30min da manhã partimos sentido Paulino Neves o único trecho sem asfalto entre Barreirinhas e Parnaíba, estávamos distraídos conversando e nos perdemos, passamos por fora de Paulino e Travoia, foi uma aventura maravilhosa, vimos vários igarapés e muitas crianças se refrescando, dava vontade de parar em todos e ficar por ali, demorou um pouco mais do que ir pelo asfalto, mas vimos à natureza com outros olhos e demos carona para uma Senhora que estava seguindo para Parnaíba para se tratar e fomos ouvindo como é sofrida a história do Nordestino.

Paramos em uma pequena Cidade para almoçar, não é difícil encontrar, almoço com churrasco custa em torno de 13 reias. Chegamos em Parnaíba no Piauí, Tentei desviar a rota dos meus amigos e eles seguir meu roteiro, mas eles estavam doidos para chegar em Jericoacoara. Eu não insisti porque quando fui no Ceará também fui direto para Jeri. Eles me deixaram em Parnaíba e seguiram Viagem.

Tinha olhado um hostel mais em conta e fui para o Paraíba Hostel, Muito Simples e me senti em casa, A Inês e Keyni estão formando em turismo e montaram seu próprio negocio, achei muito interessante porque o hostel ficou parecido com uma casa mesmo, só que bem jovem. Eles incentivam a integração e montaram uma empresa de turismo a “Delterra” o que facilita agendar os passeios, que tiver um pouco de tempo aproveite para fazer o Parque Geológico das Sete Cidades, parece ser muito interessante, les tem várias formas diferentes de fazer este passeio, inclusive de bicicleta. Eu aprendi a fazer caipirinha com a Inês, foi muito bom, ensinou passo a passo. Ficamos na varanda batendo um papo, trocando ideias.

No outro dia como não consegui passeio devido ser inicio da semana fui fazer meu roteiro, colhi muitas informações no hostel e parti caminhando pela cidade. A Cidade de Parnaíba e simplesmente maravilhosa. Muito Bem estruturada, limpa, tranquila o que proporciona um bom passeio. Comecei passando pelas igrejas até chegar no centro da cidade que é completamente histórico e perfeito para belas fotos. Após passar pelo centro queria chegar no Santuário da Mãe dos Pobres que fica na Ilha Grande, pequei informações de ônibus, já estava na ponte sobre o Rio Parnaíba, segui para o ponto mais próximo e pedi para o motorista me deixar no Santuário. Os ônibus param onde você pedir, os motoristas são muito educados e atenciosos, parei em frente, é só subir as escadas. O Lugar é cheio de Paz, excelente para visitar, para aqueles que estão de carro ou vão pegar o último ônibus que é as 19 o ideal é visitar no por do sol, a iluminação noturna do Santuário é divina. Após um momento de meditação e agradecimento voltei para a avenida e segui para o Restaurante da Dona Moça e o preço não podia ser outro, 13 reais a refeição muita comida mesmo, uma carne de porco grelhada saborosa e o peixe também muito bom.

Quando estava retornando para a Cidade o Inês do Hostel e da Delterra Turismo conseguiu um passeio para visitar o Delta do Parnaíba, desci na ponte e aguardei a chegada de mais dois mineiros de BH no qual estaria fazendo o passeio comigo.

Voltamos novamente para Ilha Grande onde o Sr. João já estava esperando por nós, pegamos uma pequena lancha e seguimos para o Delta, o normal é passar nas Dunas do Delta primeiro, entretanto como estávamos fazendo o passeio na parte da tarde deixamos para depois para ver o por do sol. Seguimos pelo canal nos manques, visitamos os pescadores pegando caranguejos e nos igarapés vimos algumas espécies de macacos e micos além de muitas aves. Seguimos para a foz do rio Parnaíba, o interessante é pegar a maré baixa, onde forma grandes piscinas e bancos de areia na foz. Esta foz esta nas Ilhas Canárias, de um lado Piauí e do outro Lado Maranhão. Ficamos um bom tempo nos refrescando na piscinas.

Seguimos posteriormente para o Restaurante Caboclo localizado nas Ilhas Canárias, tem um Mirante onde dá para tirar belas fotos das Dunas e do Delta. O Ambiente é temático e contém um luxo acessível. Para aqueles que querem ficar apenas na ilha tem as embarcações de linha que fazem o trajeto para ilha todos os dias levando pessoas pela manhã e retornando a tarde pelo valor de 10 Reais.

Seguimos correndo para as Dunas, foi o tempo exato para pegar o pôr do sol. Chegamos no porto à noite, mas foi suficiente para pegar o último ônibus que passa por volta das 19 horas. Ao chegar no hostel ficamos tomando caipirinha deitado na área de recreação externa batendo um papo com a galera. Como não consegui fazer o passeio para ver a revoada dos Guarás decidi seguir meu caminho.

No outro dia acordei tomei meu café e fui caminhando para o centro onde eu pegaria o ônibus da empresa Damasceno para Barra Grande (A Jeri do Piauí), eles tem três horários diários. Paguei 13 reais e cheguei à Barra Grande as 12h15min e fui direto para a praia, meio de semana não tinha muitas barracas abertas, fiquei no Espanhol o Kite Beach, os preços são bons e todos eles além dos pratos do cardápio fazem o famoso PF também, e o valor é igual aos demais 13 reais.

A Inês do Parnaíba Hostel tinha me indicado o Chalé do Mozer, entretanto não consegui falar com ele. É uma forma de economizar também, ou seja, eles integraram o Hostel do Professor em Barreirinhas, o Parnaíba Hostel e o Chalé do Mozer, quando você faz a Rota das Emoções e fica neles você recebe um desconto por aceitar a indicação, achei a ideia muito boa. Chegando na Praia mandei algumas mensagens e ele me retornou falando que estava disponível, já fiquei tranquilo e aproveitei a praia.

Os Turistas estrangeiros estão migrando para o povoado devido os ventos e as condições do local, propicio a prática de esportes. Repleto de Kite Surfistas, fiquei até o por do sol que por sinal é um cenário maravilhoso. Quando a noite chegou fui para o chalé, excelente custo beneficio, o Chalé tem uma cama Box, uma cama solteiro, banho e uma mini cozinha com microondas e refrigerador paguei 35 reias.

Tomei um banho e depois fui conhecer os bares que ficam bem vazio fora de temporada, realmente é muito bom, ao chegar na rua das pousadas e restaurantes você começa a lembrar de Jeri com as ruas cheias de areia, mas com um diferencial, você pode caminhar pela areia ou simplesmente ir pela calçada de madeira que contorna todos os estabelecimentos. Fiz um giro completo pelo povoado e depois parei no bar. Quando o sono chegou fui descansar.

Acordei no outro dia cedo e fui para a padaria tomar um café, aproveitei a manhã e fui caminhar até a Barrinha, uma praia que fica entre Barra Grande e Cajueiro, um cenário paradisíaco, quando vi a beleza e paz do local fiquei arrependido de ter reservado apenas um dia. Como queria chegar em Jeri na sexta não podia ficar no local, retornei correndo pois pegaria o ônibus as 12h15min e seguiria o meu caminho. Fiquei no povoado de Cumurupim na BR, no Trevo de acesso as praias de Luis Corrêa e Barra Grande às 13 horas onde teria que pegar um ônibus para Camocin, só que descobri que ônibus de linha mesmo somente às 22 horas. Não pensei duas vezes peguei uma folha de papel e uma caneta e escrevi “CAMOCIM” e fui para o Quebra mola mais próximo. 10 minutos depois o Senhor José de Parnaíba que estava viajando para Fortal, parou e me ofereceu carona em troca de pagar o valor da passagem, foi um bom negocio para quem teria que esperar 9 horas, paguei 18 Reais, nem fiquei muito no sol que estava simplesmente escaldante.

Ao chegar em Camocim fui dar um passeio na orla, caminhando e pegando informações de passeio até Jeri. Os passeios fora de temporada e durante a semana são muito baratos, entretanto eu estava sozinho e não encontrei pessoas para dividir o Buggy. De Camocim até Jeri passando pela Ilha do Amor e Fazendo o Trajeto das Lagoas da Torta, Bonita e a Tatajuba fica em 160,00 reais. Para quem vim de turma vale a pena descer em Camocim e Já fazer este passeio. Em vez de voltar o Buggueiro deixa o grupo em Jeri.

Fui para a pousada Ponta Porã a mais barata da região e de frente para a orla e da balsa para atravessar para a Ilha do Amor, tomei um banho e corri para a Praia das Barreiras para ver o Por do Sol. Falésias e ventos são os atrativos principais da praia, na praça que fica no alto de um morro tem um Mirante que dá para ver o Por do Sol e a Praia do Amor no Fundo.

A noite chegou e passei na pousada, fui à Igreja Agradecer a Deus por tudo, depois retornei para a orla ontem pude aproveitar dois bares perfeitos que merecem ser visitados. O “Euclides” com uma imensa variedade de pratos executivos a partir de 13 reais e um preço bem mochileiro. O outro começa um pouco mais tarde o Bistrô Du Port, tem uma ambiente muito jovem e animado, não durei muito tempo, afinal estava muito cansado da viagem.

No outro dia acordei preparei tudo e tomei meu café, que por sinal foi excelente, não esperava ter um café da manhã tão completo, repleto de sucos, frutas, iorgutes e Cia. Atravessei a rua e peguei a balsa para a Ilha do Amor, fiz uma caminhada pelas dunas e me refresquei em algumas pequenas lagoas. Retornei para a foz do rio e segui para a rodoviária pois tinha que pegar o ônibus da Fretcar para Jijoca as 11h30min. Se não me engano paguei 16 reais.

Chegando em Jijoca na Rodoviária já tinha uma Caminhonete a espera, pelo valor de 15 reais eles levam até Jeri passando pelas dunas, percebi que após dois anos muita coisa mudou, rodoviária, calçamento com paralepipedos até a Lagoa do Paraíso, o acesso que até então era difícil ficou muito fácil, e o resultado não podia ser outro, onde esta o bicho homem está a devastação, Jeri já não tinha o mesmo brilho de antes, na entrada da cidade está se formando um lixão, muitos turistas estão fugindo da crise no pais de origem e se instalando naquele paraíso. A Caminhonetes não passam mais na rua principal devido afundamento da rua. Desci na rua São Francisco e fui procurar o Hostel que havia pesquisado no Booking, a sorte é que não paguei e nem reservei porque ao chegar em Jeri ninguém conhecia o estabelecimento.

Ao entrar na cidade próximo ao estacionamento eu vi uma placa com a propaganda de um hostel a 20 reais a diária, não pensei duas vezes, corri pra lá e reservei meu lugar, as camas são confeccionada em maderite, não recomendado para pessoas com um peso um pouco maior, é desconfortável subir nelas, para quem fica na parte inferior é tranquilo, mas como eu estava visando economia não fiz muita questão, tinha um café e pão com manteiga no café já era o suficiente. Fui correndo almoçar e curtir um pouco da praia, quando cheguei no Beco do Guaxelo, locais que já conheço muito bem, fiz minha refeição a 12 reias e tomei uma bebida, quando fui pagar descobri que estava sem dinheiro na carteira, paguei com cartão, mas a minha intenção era de não utilizar cartão durante toda viagem. Fui correndo para a praia, a maré estava alta e o mar lindo como sempre, fiquei até o fim da tarde para ver o pôr do sol na duna, a principio não parecia que veríamos o por do sol devido algumas nuvens, mas na hora certa ele deu o seu espetáculo.

Fui para o Hostel tomar um banho e me preparar para encontrar com a Amiga Edleuza e seu Namorido que estavam em Jeri, aquela que me deu carona de barreirinhas para Parnaíba, após tomar meu banho fui apanhar meu dinheiro para os gastos do fim de semana e foi ai que tive uma surpresa, a viagem estava tão tranquila que acabei deixando na Barra Grande PI o meu dinheiro e um celular.

Liguei para o Mozer do Chalé e pedi para confirmar para mim se estava no mesmo local, como tinha pessoas no chalé eu pediu para esperar eles chegarem para ver, e mais tarde deu a resposta, por sorte estava lá. Avisei que depois tentaria ver o que fazer.

Fui curtir a noite de Jeri com uma Maluquinha que encontrei no Hostel a Monique, Mochileira do Rio de Janeiro que já estava há vários dias mochilando pelo Nordeste. Aproveitei para trocar muitas ideias sobre viagens. Chegando na Praça encontrei com os Mineiros que estava em Parnaíba e ficamos por ali batendo um papo, ficamos ao lado do Samba Rock que para mim é o melhor ambiente de Jeri. Quando queria beber uma Caipirosca corria na Pousada do Mauricio e pedia uma Caprichada. Os funcionários lembraram de quando passei por lá há 2 anos, fiquei feliz pelo reconhecimento. Ficamos até altas horas na rua e a Edleuza me deu bolo, ela chegou do Passeio as 19 e foi descansar um pouco, mas acabou virando a noite...kkk

No outro dia acordei e fui tomar um café logo cedo, fui até a praça para ver se alugava um carro e correr atrás do meu dinheiro porque eu estava liso, me informaram que encontraria em Jijoca, chegando lá encontrei poucos e com um valor muito elevado, a Monique mochileira do RJ foi comigo na esperança de conhecer Barra Grande a Jeri do Piauí, mas não foi desta vez, não aluguei o carro e nem consegui sacar dinheiro, pois não tem caixa 24 horas na cidade e os bancos existentes não eram do mesmo que o meu. Voltamos para a Lagoa do Paraíso caminhando e fiquei no ponto de costume, no Bar e Restaurante Nova Esperança, é o melhor ponto da Lagoa do Paraíso com muitos coqueiros e redes na água e algumas plataformas flutuantes, os preços não estavam mochileiros como os da última visita.

Foi um dia muito gostoso, nos divertimos bastante. No fim da tarde seguimos para a estrada com o objetivo de chegar na Duna para ver o Pôr do Sol pois a Monique ainda não tinha visto o espetáculo, mas demorou um pouco a passar caminhonetes e quando chegamos na praia em Jeri e sol já estava sumindo. Seguimos para o Hostel para preparar uma comida e tomar um banho e nos preparar para a noite.

A noite chegou e seguimos para a praça, lá encontramos a Edleuza e Namorido e mais alguns amigos, o Zé Roberto e sua esposa de São Paulo, sentamos na pousada do Maurício até o horário de fechar, batemos muito papo, trocamos muitas ideias dos passeios e das nossas trips, mais tarde seguimos para o Reggae na beira da praia e a madrugada já tinha chegado e quando estávamos seguindo para descansar já era mais de duas da manhã e a Padaria Santo Antônio já estava aberta, aproveitamos para experimentar alguns pães recheados e tomar um café, só um detalhe eu não tinha dinheiro em espécie e quando avistava alguém que pagaria a conta em dinheiro corria e pedia para ficar com o dinheiro pois necessitaria para chegar na Barra Grande Novamente . Divertimos muito e depois seguimos para o Hostel e descansar.

O domingo começou, acordamos sem pressa, depois eu e a Monique seguimos para desfrutar da Praia de Jeri, descemos pela Malhada para tirar algumas fotos, a maré estava baixa e a praia gigante. Aproveitamos o sol e a beleza, estávamos parecendo duas crianças brincando na areia. A tarde chegou e sentamos no Clube dos Ventos para tomar uma bebida e comer algo, a vista da praia e da duna do Bar é magnífica, no fim da tarde seguimos caminhando pelo Serrote para a Pedra Furada, o nosso Pôr do Sol aconteceria lá. Foi espetacular, mais uma vez pegamos o Sol se pondo exatamente dentro da pedra, são imagens que ficam registradas na memória por toda a vida.

A noite saímos para a Praça e encontramos o Zé Roberto e a esposa, sentamos no Mauricio e tomamos uma bebida, a Edileusa seguiu viagem. Depois conversamos um pouco sobre os lençóis e no fim da noite seguimos para as nossas pousadas para descansar.

 

Contatos:

Parnaíba Hostel – 86 998395382 ou 86 999634896

Delterra Turismo – 86 33224176

Casa de Caboclo nas Ilhas Canárias – 86 994137383 ou 86 999936178

Mozer Chalé – 86 999933558

Yvone Tur – 86 33231541, 86 994092321 ou 86 994064464, não utilizei esse serviço nesta etapa, mas tem três horários diários de Parnaíba para Fortaleza o que facilita deslocar-se do Piauí até o Ceará se, ter que pegar vários ônibus.

Pousada Ponta Porã – 88 36210505

Buggy em Camocim (Nego) – 88 899212928 ou 88 992608332

Hostel Maresias 85 999530124

 

Custos:

Hostel em Parnaíba – 35 Reais a diária.

Passeio no Delta de Lancha – 80 Reais.

Ônibus de Parnaíba para Barra Grande – 13 Reais.

Chalé na Barra Grande – 35 Reais.

Refeição na Barra Grande – 13 Reais.

Ônibus de Barra Grande para Cumurupim – 5 Reais.

Carona de Cumurupim para Camocim – 18 Reais.

Pousada em Camocim – 30 Reais.

Ônibus de Camocim para Jijoca – 16 Reais.

Caminhonete de Jijoca para Jeri – 15 Reais.

Hostel em Jericoacoara – 20 Reais a diária.

Refeição em Jeri- 12 Reais.

 

Quarta Etapa – De Jericoacoara a Fortaleza

 

A segunda feira chegou, levantei cedo, não tive coragem de acordar a Monique para nos despedir, não sou bom nessas coisas. O trajeto correto para Fortaleza é pegar a caminhonete para Jijoca e de lá pegar o Ônibus da Fretcar direto para Fortaleza. Mas tive que alterar a rota. Peguei informações de como chegar a Barra Grande, já tinha acertado com o Mozer para reservar mais duas diária no Chalé, acordei cedo e as 6 da manhã peguei a caminhonete para Jijoca pois as 07 da manhã teria que pegar uma Van para Camocim, ônibus passa somente as 11 da manhã. Ao chegar em Jijoca já tinha um batalhão de pessoas para seguir. Tem que ficar esperto porque se não você fica para traz. Essa Van leva pessoas para várias pequenas cidades vizinhas e para Camocim no Valor de 12 Reais.

Chegando em Camocim mais de duas horas depois fui me informar dos horários de ônibus para Parnaíba e fiquei sabendo que só as 15 horas, ou seja não daria para pegar o último ônibus para Barra Grande. Não pensei duas vezes corri para a BR, 5 minutos foi o suficiente, passou um caminhoneiro, o Senhor Flávio que seguia para Belém do Pará e me deu uma Carona até Cumurupim. Foi um abençoado, foi o tempo exato para chegar e aguardar alguns minutos para a chegada do ônibus da Damasceno. Chegando na Barra Grande fui informado que a chave estaria na Janela do Chalé, deixei a mochila lá e fui para o Bar do Mozer que fica na praia, fiquei até o fim da tarde onde de iniciou a formar uma chuva, fui para o Bar do Espanhol o Kite Beach para almoçar 13,00 R$, tem pratos completos, mas o PF como conhecemos é este valor.

A noite chegou e fui curtir um barzinho, não fiquei até tarde pois havia programado de ir caminhando até Cajueiro no dia seguinte.

Descansei e no dia seguinte fui para Cajueiro da Praia caminhando pela orla, da uns 10 kilometros de praia. Descobri lindas praias, a Barrinha e a Praia do Sardim. Passei no Bar do Suíço para conhecer, pena que estava fechado, mas é um ambiente que vale a pena conferir. Até chegar no Cajueiro são aproximadamente 10 km.

Chegando lá fui conhecer o maior cajueiro do mundo e depois fomos até o manque. Retornamos e ficamos em um bar próximo da avenida, de repente passa um pescador com peixes frescos, foi ai que compramos por apenas 10 reais uma sacola de peixes, dirigimos para o Bar da Dona Maria, O Amêndoas Bar, parece brincadeira, mas ela cobrou apenas 6 reais para limpar os peixes, fritar e preparar um arroz com vinagrete para o almoço, simplesmente me senti hiper acolhido.

A noite aproximava, não tinha mais Vans para Retornar para a Barra Grande, a opção era voltar pela praia, pouco mais de duas horas de caminhada, foi ai que recorremos aos pescadores pois não tem serviço de Moto Taxi no povoado, paguei 10 reais por uma moto de Cajueiro da Praia até a Barra Grande.

Após o Banho caminhei pela praia e curti a praça central para ver horários da Empresa de Ônibus da Guanabara para Fortaleza na Padaria Central, só que devido não tem bloco de passagens não foi possível reservar a minha, eu teria que seguir até Parnaíba para pegar o ônibus, entretanto os horários da Empresa Damasceno são as 06h30min, 12h15min e 16h00min saindo da Barra Grande não sincronizando com os horários da Guanabara. Recorri a opção alternativa que é o Ônibus da Yvone, é uma linha alternativa com alguns horários de Parnaíba para Fortaleza, com preços similares, entrei em contato pelo Whatss com a Ivone e ela informou que tinha um ônibus saindo de Parnaíba as 7 da manhã e passaria em Cumurupim povoado no trevo de acesso a Luis Correa e Barra Grande por volta das 08h00min. Tem uma parada no Posto Cumurupim, mas só para e segue viagem, então é bom aguardar no local. Paguei 50 reais pela passagem e segui meu caminho para Fortaleza. A Guanabara tem preços variados e depende do horário que vai viajar, entre 40 a 80 reais.

Chegando à fortaleza o Ônibus tem como ponto final o Mercado Central, bem próximo aos Hosteis que tinha pesquisado, entretanto não fiz reserva, mas quando cheguei a Fortaleza que deparei com um Congresso de Geografia na Cidade, este tipo de eventos é comum. Procurei um restaurante no caminho e fiz minha refeição a 8,99 R$ no Selv Service na rua que liga o Mercado Central ao Dragão do Mar.

Fui para o Hostel Backpackers que fica na porta do Dragão do Mar, ao chegar à porta não gostei da fachada, quando uma senhora bem de idade me recebeu fiquei com o pé atrás, fui ao outro hostel, quando cheguei La não tinha mais vagas em quartos compartilhados. Retornei correndo, chegando ao local novamente meu Pré Conceito veio ao chão, apesar de que não tinha vagas nos quartos com 8 camas que era 20 reais fiquei em um com 3 camas apenas por apenas 25,00R$. O local tem muito verde, uma sala de integração ao lado da cozinha simplesmente aconchegante, e a Dona Maria é uma Mãe, já com um pouco de idade, mas cuida sozinha do hostel é dona de uma Carinho enorme, o hostel não servia café, mas o custo beneficio vale a pena.

A noite chegou e fui para a feira da madrugada com um amigo de São Luis que fiz no hostel o Gustavo, esta feira acontece todas as quartas para quinta e de sábado para domingo com imensa variedade de vestuários com preços mochileiros. Conversei com ele sobre os locais que havia conhecido, mas não é viciado em viagens como a gente. Ele também estava de partida para João Pessoa PB. Depois fui curtir um pouco de musica ao Vivo no Dragão do Mar, fiquei no Bar e Restaurante Alma Gêmea que tem sempre uma musica boa e preços mais acessíveis. Fui mais tarde descansar pois queria visitar uma das praias que faltou na ultima visita a Fortaleza.

Acordei cedo e fui tomar um café, bem na porta do Dragão tem um Jovem que vende uma variedade de tapiocas, pães, café e outras bebidas bem em conta. Olhei com a Dona Maria as formas de chegar até a Praia de Lagoinhas, ela tem uma memória espetacular, de todas as formas que olhei de ônibus, todas ficam mais caras que empresas de turismo e os horários não são agradáveis. Lembrei-me da Girafas Turismo e a Dona Maria mesmo ligou para mim perguntando se tinha vaga e se eu podia fazer o passeio com eles, foi a conta exata.

Fui para Lagoinhas, paguei 50 R$, as empresas pegam na porta do Hotel e deixam novamente no mesmo lugar. No Micro Ônibus já fiz amizades com uma turma de Cuiabá e ficamos o dia todo juntos, não fiz passeios, pois não tinha esta intenção, os pontos de apoio destes passeios geralmente são mais puxados. Demos uma volta e descobrimos outro restaurante do lado o Dudé com valores em torno de 30 a 40% mais em conta e foi lá que realizamos nossa refeição, pedimos um prato para duas pessoas que na realidade alimentou três mulheres que comem pouco e Eu. Foi uma Carne de Sol com Batatas por 45 Reais.

Retornamos no fim da tarde para fortaleza.

Combinei de encontrar o Mochileiro Fábio de Fortaleza que estaria no Dragão do Mar à noite em uma apresentação de sua Namorada, batemos um bom papo e falamos um pouco da minha viagem, que por sinal estava sendo acompanhada por várias pessoas.

O Gustavo que foi para João Pessoa não gostou do lugar, ele viu que a Paraíba não tem a mesma mobilidade e sentiu falta das noites de Fortaleza, decidiu que voltaria e me acompanharia por mais dois dias até a sua partida para Terezina no PI. O meu Amigo Fabrício Mochileiro de BH também estava chegando para passar uns dias no Ceará, combinei com eles que no outro dia poderíamos passar o dia no CrocoBeach a maior barraca a beira praia do Brasil na Praia do Futuro, eu gosto do ambiente e ambos aceitaram a proposta.

Acordei na sexta e sai para tomar o café e já encontrei com o Gustavo chegando ao Hostel que também estava com fome. Seguimos para a barraquinha da Tapioca para tomar o nosso café. Aproveitamos o comercio abrindo e demos uma volta rápida pelas lojas depois seguimos para o ponto e Pegamos o Ônibus Caça e Pesca para ir até a Praia do Futuro, combinamos de encontrar com o Fabrício lá, pois ele não estava na próximo do nosso Hostel. Os preços da Barraca são bem em conta e o ambiente é muito bom para se passar o dia.

Lá mostrei fotos da Praia de Lagoinhas que havia visitado. O Gustavo já tinha agendado o passeio e o Fabrício também gostou da ideia, foi ai que resolvi acompanhar os amigos, afinal para nós três o valor caiu para 40 reais por pessoa. Fim da tarde seguimos para o hostel para descansar e curtir um pouco da noite no Dragão do Mar.

No dia seguinte e também último dia para aproveitar o Ceará seguimos para Lagoinhas, chegando lá passamos o dia por ali perto mesmo, meus amigos queriam andar de quadrissiculo, mas não deixei que eles fossem ao momento de chegada, perguntaram o valor na chegada e este valor caiu quase 50 % até a tarde, aproveitamos para fazer um roteiro diferente do tradicional e conhecer mais os pontos turísticos. Tudo Bem que o Fabrício quase jogou o Guia Ladeira abaixo, mas foi um passeio muito gostoso. Fim da Tarde retornamos, o Gustavo seguiu viagem para Terezina PI e o Fabrício no dia seguinte para Jericoacoara.

Domingo chegou. Fim das férias e da viagem. Acordei e tomei meu café, peguei minha mochila e me despedi na Dona Maria, não voltaria para o hostel, fui para a Feira da Madrugada e para o Mercado Central para comprar algumas lembranças, meu voo estava marcado para as 13h30min, ainda deu tempo de ir até a Ponte dos Ingleses e tirar algumas fotos antes de Partir.

Peguei o primeiro ônibus da Aldeota para o Terminal de Parangaba que passa no Dragão do Mar, lá fiz a integração e peguei o ônibus 066 Parangaba para o Terminal de Papicu que passa pelo Aeroporto.

Retornei para minha casa após 23 dias de viagem chegando em casa as 21h30min onde paguei 10 reais por um Moto Taxi do Aeroporto até a minha casa.

 

Contatos:

Mozer Chalé – 86 999933558

Yvone Tur – 86 33231541, 86 994092321 ou 86 994064464.

Hostel Backpackers – 85 984118997

Girafas Tur – 85 996527383 (Esse Telefone é da Taty, ela agenda os passeios para você).

 

Gastos

– Caminhonete de Jeri para Jicoca – 15 Reais.

- Van de Jijoca para Camocim – 12 Reais.

- Ônibus de Cumurupim para Barra Grande – 5 Reais.

- Chalé na Barra Grande – 35 Reais a diária.

- Moto de Cajueiro para Barra Grande – 10 Reais.

- Refeição na Barra Grande – 13 Reais

- Ônibus de Cumurupim para Fortaleza – 50 Reais.

- Refeição em Fortaleza - 8,99 Reais.

- Hostel em Fortaleza – 25 Reais a diária

- Ônibus em fortaleza – 2,75 convencional e 3,50 com ar condicionado.

- Voo de Fortaleza para Belo Horizonte – 275 Reais sem as taxas.

 

Vou deixar aqui também o meu contato para esclarecer qualquer dúvida.

 

Marcelo Farinha

31 999688159 – Vivo

31 986086502 – TIM

 

Obs.: Segue abaixo uma relação de Blogs, páginas e relatos de viagens no qual fiz minha pesquisa e tracei meu roteiro, eles também podem te ajudar.

 

http://www.mochilamundoafora.com.br/2014/12/chapada-das-mesas-parada-obrigatoria-no-centro-sul-do-maranhao/

 

http://www.destinoviagem.com.br/cinco-dias-na-chapada-das-mesas/

 

lencois-maranheses-maranhao-barreirinhas-atins-santo-amaro-9-dias-t56947.html

 

http://www.mochilamundoafora.com.br/2014/12/cinco-dias-de-caminhada-pelos-lencois-maranhenses-de-barreirinhas-a-santo-amaro/

 

http://www.guiaviajarmelhor.com/trekking-nos-lenocis-maranheses-travessia-em-4-ou-5-dias/

 

http://mochilabrasil.uol.com.br/destinos/lencois-maranhesnses

 

http://www.viajenaviagem.com/2014/08/sao-luis-lencois-delta-jeri-transporte-dicas

 

http://www.viajenaviagem.com/destino/lencois-maranhenses/

 

http://www.destinoviagem.com.br/travessia-a-pe-doa-lencois-maranhenses/

 

http://mochilaotrips.com/como-conhecer-os-lencois-maranhenses-gastando-pouco/

 

travessia-santo-amaro-x-atins-lencois-maranheses-t38133.html

598ddab13d52f_pontedosingleses.jpg.45d8061a6c6327647c17080bef416e36.jpg

598ddab142d74_praiadelagoinhas.jpg.90d782040dae130fea12c381ef48ed25.jpg

Lagoinhas.jpg.34029a90f6a8fe9be03e3ed4d5142bb4.jpg

598ddab14cd29_pedrafurada.jpg.569ce58f48260df0d643787d0c2d26c2.jpg

598ddab150e25_lagoaparaisorede.jpg.bc9c2a5ce44ad361e6c5af3a8c54f500.jpg

598ddab15508d_lagoaparaisomonique.jpg.39f3bafaac946d8adac6b786048c63e2.jpg

598ddab159295_lagoaparaisocabea.jpg.1a4c982e1897cfe03dcb9e5303c02ded.jpg

598ddab15dec0_lagoaparaiso.jpg.5fb011dd555f2d8b12fe954db9f09f6c.jpg

598ddab162c3d_barragrande.jpg.a80b55df78cb9843f5b90060f59c96e9.jpg

598ddab1685f2_parnaibaigreja.jpg.1f090619fe7023150d94676003da883c.jpg

598ddab16e3a3_ilhacanaria.jpg.8ff32c4abdcf11c291dac3377b4d40d4.jpg

598ddab173fa4_ParnaibaHostel.jpg.b04f429e0c60790647b18a736a60a74e.jpg

cabure.jpg.203ec3f18d7af9e121050cb3b48a090a.jpg

598ddab17eac0_lencoisdeitado.jpg.2afb9f129dd485186420792b50e44048.jpg

lencois.jpg.4b7e776e22025eee4ce20437cb5f52f6.jpg

quadrissi.jpg.bca5e6f7316c14044c83f559f732711a.jpg

quimada.jpg.eefd8b803700c8ee4aff7f80fc34f15a.jpg

barraca.jpg.13f055312cab485c0d14539f4371a474.jpg

598ddab193530_lencosismochila.jpg.543b25edaacdce5a15c4ecaa42b8e3b0.jpg

598ddab199094_centrohistorico.jpg.40fadb22af5bdb2add2d1cf6b62b8676.jpg

chinelo.jpg.ff2f1cfd29fa6b63e31349d309a581ec.jpg

598ddab1a5931_morrochapeu.jpg.dc748ba6bafd91a47e8acf7f2568f15a.jpg

carolina.jpg.4ac432d34f05854ae099e02504e1f6fd.jpg

598ddab1b0a47_pedradocalice.jpg.c0e6f5013975aa53087765cf4feef148.jpg

598ddab1b57f8_pooazul.jpg.de8bb158d56d1a0166e9cf414f1cb754.jpg

598ddab1b9c98_santabarbara.jpg.e15fc1e0d1efcec6a2fd46de40381042.jpg

598ddab1be177_pedrafurada1.jpg.1f875f0540dd33262de17dd145ec6600.jpg

capelao.jpg.05564f05f1d09451a8b020be9673fb91.jpg

santuario.jpg.8a737acf405fdb7b66dac76b4ce0922d.jpg

598ddab2ac2f1_pedracaida.jpg.f07834a986164add3a7f35a92c4f7930.jpg

dodo.jpg.62a304b53caa04d6bb9120f5296778c4.jpg

tocantins.jpg.14e0518599869a3d7acc298f2cdb33d1.jpg

gemeas.jpg.89a2ea4ef82805ccf9c2974c314a4fbb.jpg

Link para o comentário
  • Membros
Simplesmente espetacular Marcelo. Parabéns e obrigado por compartilhar. Uma pergunta: Na travessia dos Lençóis sem guias é de boa, corre-se o risco de se perder? Vc caminhou com algum tipo de GPS ou orientação?

.

Redskin muito obrigado Garoto...

A Travessia sem Guia é muito Tranquila...

Muitos Guias estão cobrando por pessoa e não por grupo como era realizado antigamente.

Estavamos equipados com Wiklok, GPS e Bússola e levamos carregadores externos caso fosse necessário utilizar, entretanto a caminhada saindo do Canto de Atins é realizada sempre em sentido Oeste até a Baixa Grande e o único instrumento de orientação pode ser a Bússola, apesar que, se fizer a travessia na parte da tarde como fizemos basta se orientar pelo sol, ou seja "Siga o Sol Poente".

De Baixa Grande para a Queimada dos Britos é Sentido Noroeste, mas não é necessário nem Bússola, pois tem marcas de Quadrissiculos por todos os lados.

Da Queimada dos Britos para Santo Amaro a Travessia Continua Sentido Oeste Novamente, ou seja em Linha Reta.

A Baixa Grande É possível ser visualizada a uns 5 km de distância quando você sobe as Dunas assim como a Queimada dos Britos... Agora Santo Amaro é possível ser visualizada a mais de 10 km de distância. ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Membros

Olá Marcelo.

Estou planejando fazer parte do seu roteiro junto com minha namorada.

Temos poucos dias, por isso quero ficar o máximo que puder em Atins, pelo que li, lá é a parte mais afastada da sociedade no que diz respeito ao parque. Penso em fazer a travessia que você fez ( de atins até santo amaro)

Quero passar um dia e uma noite em parnaíba , para conhecer o delta.

Um dia e uma noite em barreirinhas, conhecer alguma lagoa de lá.

Pegar um barco e subir o rio preguiça até Atins.

Gosto de velejar de kite surf, mas também adoro lugares remotos e pacatos.

 

 

Minhas dúvidas são as seguintes:

de Parnaiba até barreirinhas dá pra fazer esse caminho de carro comum(passeio)?

Passando por quais cidades?

O caminho é asfaltado? Dá pra fazer de boa?

Sou de fortaleza, pretendo ir ate Parnaíba de carro, passar uma noite, seguir de carro ate barreirinhas.. Deixar o carro em barreirinhas, ir até atins. Depois voltar a barreirinhas e ir embora.

Quantos dias de caminhada de Atins até Santo amaro? Quantos Km por dia? Dá pra dormir sem levar barraca, no caso, em alguma casa no povoado? Pois estarei com equip. de kite. prancha mochila do kite e etc. nao teria como levar tudo cmg durante a caminhada, entendeu?

Vale mesmo essa caminhada?

 

De qualquer maneira, muito obrigado. ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros
Olá Marcelo.

Estou planejando fazer parte do seu roteiro junto com minha namorada.

Temos poucos dias, por isso quero ficar o máximo que puder em Atins, pelo que li, lá é a parte mais afastada da sociedade no que diz respeito ao parque. Penso em fazer a travessia que você fez ( de atins até santo amaro)

Quero passar um dia e uma noite em parnaíba , para conhecer o delta.

Um dia e uma noite em barreirinhas, conhecer alguma lagoa de lá.

Pegar um barco e subir o rio preguiça até Atins.

Gosto de velejar de kite surf, mas também adoro lugares remotos e pacatos.

 

Minhas dúvidas são as seguintes:

de Parnaiba até barreirinhas dá pra fazer esse caminho de carro comum(passeio)?

Passando por quais cidades?

O caminho é asfaltado? Dá pra fazer de boa?

Sou de fortaleza, pretendo ir ate Parnaíba de carro, passar uma noite, seguir de carro ate barreirinhas.. Deixar o carro em barreirinhas, ir até atins. Depois voltar a barreirinhas e ir embora.

Quantos dias de caminhada de Atins até Santo amaro? Quantos Km por dia? Dá pra dormir sem levar barraca, no caso, em alguma casa no povoado? Pois estarei com equip. de kite. prancha mochila do kite e etc. nao teria como levar tudo cmg durante a caminhada, entendeu?

Vale mesmo essa caminhada?

 

De qualquer maneira, muito obrigado. ::otemo::

 

E ai Thiaguinho BLZ...

Vou tentar responder aqui... Qualquer coisa é so falar...

Sim... É tranquilo... So tem um trecho sem Pavimentação de Paulino Neves até Barreirinhas que estava sem Pavimentação, mas já em fase de conclusão... Ainda não é um asfalto mas já é aquela estrada batida...

Segue abaixo informações recente de um Site...

http://www.viajenaviagem.com/2016/07/lencois-maranhenses-2016

De Parnaíba você segue para Tutoia, antes de chegar a estrada continua para Paulino Neves... E de lá você pega apenas uma pedaço sem pavimentação... Mas o acesso está fácil tanto para chegar em Barreirinhas como para chegar em Santo Amaro... É possivel chegar de Carro Próprio Sim...

Os dias de Caminhada você que determina 1... 2... 3... até 7 dias...

Caminhamos 56 kilomentros do Canto de Atins até Santo Amaro dividido em 3 dias...

Primeiro Dia... Canto de Atins as Dunas... Andamos 18 km em 5 horas... Dormimos nas Dunas para ver a Lua Cheia...

Como não vai querer dormir nas Dunas Vai ter que percorrer mais 8 kilometros até a Baixa Grande... Então no seu caso vai ter que percorrer 26 kilometros do Canto de Atins até a Baixa Grande... Se Começar de Atins são 32 kilometros puxado D+++ para um dia apenas...

Segundo dia percorremos 16 km... 8 para chegar até a Baixa Grande e mais 8 km para chegar a Queimada dos Britos...

Terceiro dia Percorremos 22 km da Queimada dos Britos até Santo Amaro... Esse Foi o Maior Trecho...

Vale mesmo essa caminhada?... Essa é uma Pergunta Muito Complexa... Mas para Mim foi o Lugar mais lindo que já vi na minha vida... Mas vale lembrar que fui no final de maio quando terminou as chuvas, as lagoas estavam todas cheias.

Vai depender de quando vai... Como pode ver na matéria do Viaje na Viagem as lagoas já estão secas... Permanecendo apenas as Maiores... Ou Seja... Do Canto de Atins para Baixa Grande são 26 kilometros... Você vai encontrar lagoas nos Primeiros 6 km de Caminhada e Nos Últimos 4 km onde vai encontrar a Lagoa Grande, uma das mais profundas dos Lençóis.

De Baixa Grande Até a Queimada vai encontrar pouca água ou nada...

Da Queimada dos Britos para Santo Amaro é Bonito apenas os primeiros 10 km de caminhada... O Restante da caminhada você so vai encontrar lagoas a 4 kilomentros de Santo Amaro.

Tanto a Queimada do Britos quanto na Baixa Grande Tem Famílias que Recebem Turistas... São Redários para descanso e Pernoites e Alimentação... Tem Geradores... Particularmente não Gostei da Baixa Grande(Percebi que o Capitalismo já corrompeu as Pessoas).

 

Sugestão... Como vai estar você e esposa... Eu estou entendendo que pretende ir agora...

Vá para Atins... Fique no Canto de Atins... Tem umas Familias lá... o Sr. João Mora lá... Do Canto de Atins mesmo vc caminha 1 km e já encontra a Lagoa das Sete Mulheres... Bem Grande... anda mais Três kilomentros e retorna para o Canto de Atins Você vai percorrer 8 km... Sem Atravessar todas a Dunas Seguintes...

Pela Praia Alguns carros podem percorrer um Bom trecho... Vá no dia seguinte até esse ponto... Acho que Rio Turvo... Está a 8 km da Baixa Grande... Você vai pegar apenas o pedaço das lagoas com água no final da caminhada... Não durma na Baixa Grande aproveite o dia, relaxe no rio que tem lá e no final da tarde peça o Sr. José Domingos da Queimada dos Britos para Pegar vocês na Baixa Grande... Pernoite com Eles é acolhedor, família maravilhosa... o Pessoal da Baixa Grande vai te indicar algumas famílias lá na Queimada, mas é porque já formaram uma aliança e estão cobrando mais caro para receber os turistas.

Na Queimada o Sr. José Domingos vai te falar onde estão as lagoas mais profundas e maiores ainda restantes nesta época... Inclusive poderá te acompanhar como fez conosco sem cobrar nada... As mais lindas de todo o Parque estão apenas a 4 km da casa dele você vai andar 8 km como no Canto de Atins... Ele pode te deixar de Quadrissiculo em Barreirinhas no outro dia já fazendo o Passeio com vocês pelas Lagoas de Barreirinhas.

Eu sei que tem como ele buscar vocês em Barreirinhas... Não lembro de ter conversado com com ele sobre o Canto de Atins... Mas você pode ligar para ele e tirar essas dúvidas... Negociar um Roteiro... Em vez de Pagar os passeios de Toyota em Barreirinhas.

Talvez você não esteja querendo fazer toda a travessia... Mas a mais bonita é da queimada dos Britos até Santo Amaro... Onde tem as Lagoas mais Lindas e a áreia é Branca como Neve... Algumas Lagoas são Azuis e outras Verdes...

 

Kite Surf é em Barra Brande a Jeri do Piauí... Gente D+++ lá...kkk

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...