Ir para conteúdo

3.070km de carro na África do Sul - Blyde Canion/Kruger Park; Kalahari/Riemvasmaak; Cabo; Johanesburgo 11-21mar/17


Posts Recomendados

  • Membros

África do sul conexão Angola

3.070 km de carro do Nordeste ao Sudoeste.

 

Em outubro eu, minha namorada (raquel) e meus amigos paola e zé compramos passagens pela TAAG para a África do Sul. R$1064,00 ida e volta com as taxas.

 

IMG_0309.JPG.f05b7d222576c19634b6654c62fd3e1e.JPG

 

Segue o relato (no fim tópicos com dicas pontuais):

 

11/12 de março

Embarcamos em Floripa (9:30h) com a Gol para o Rio. De lá pegamos o voo para África do Sul com a TAAG. Escala em SP e conexão em Luanda. Voo extremamente cansativo. Saímos as 15:30h do Rio e só chegamos em Johanesburgo as 13:30h hora local.

Em angola descemos do avião, passamos por raio X e apresentamos passaporte apenas para reembarque. Clima estava levemente tenso, mas mais por desconhecimento nosso que da real situação. Para trânsito curto, sem sair da área "internacional" do aeroporto não precisa de visto.

Chegando em Johanesburgo o processo de migração é simples. Não te fazem pergunta alguma. Todavia eu levei um pequeno roteiro, apenas com as datas e reserva dos hostis/pousadas e do seguro viagem. Mostrei e logo carimbaram o passaporte. Processo de alfandega não existiu (raio x ou botões verde/vermelho).

 

Trocamos uns dólares (apenas troque o essencial nos aeroportos. A taxa é sempre a pior e muita gente de olho) e fomos até a Avis, onte tínhamos um carro reservado. Desembarque internacional é tudo igual, muitos taxistas, muita gente tentando pequenos golpes, muita gente "solicita". Evite tudo isso.

 

Tínhamos reservado o carro, então o processo foi rápido (mentira). O único que tinha um inglês fluente e confiável era o zé, e a reserva estava em meu nome, logo ele teve que fazer os trâmites e eu ia apenas assinando. A moça da Avis disse que não caberíamos no carro reservado (4 pessoas e 4 malas) e eu entendi que ela não aprovaria a reserva do VW Polo. Então eu meti o migué que eu tinha um Polo e que conhecia e tal bla bla bla.... na verdade ela tava querendo dar um upgrade free pra nós... sorte que o zé logo contornou e ganhamos o upgrade free.

 

Alugamos um carro com internet wireless e sem GPS. Três motoristas. Na saída do aeroporto começaram as confusões. Mão Inglesa é foda. Vc sai andando rápido, mas pra tudo é preciso pensar antes. Seta, marcha com a mão esquerda, conversões, cruzamento.... Mas só ir devagar sempre no cantinho esquerdo da pista que pega (nem sempre).

 

Tinha baixado uns mapas offline no google maps e fomos só no GPS do celular mesmo. Ainda no Brasil tinham marcado todas as paradas (supermercado, hostel, caminhos, parques etc) Isso facilitava muito.

 

IMG_20170313_100046455.jpg.08b7e82e06db22242c972bfb22cd7c21.jpg

 

Tocamos para a região do Blyde Canion. Mais de 400km. Chegamos em Graskop as 1:00am, cidade início da Panorama Route e com muitas hospedagens. Todos MORTOS. Afinal, estávamos em viagem há 35horas!!!!!!

 

Ficamos no Sheri´s Lodge. Muito bom, umas cabanas em construção local, com telhado de palha.

 

No dia seguinte acordamos as 7:30 e as 9:30 estamos indo para o Three Rondavels Poin. Uns 40km dali. A estrada tem vários pontos de parada e observação do canion, cachoeiras etc. Mas estávamos mais preocupados em ir logo para o Kruger Park.

 

13/março

 

O cânion é bonito, vale muito uma visita com calma, com uma manhã ou tarde dedicada exclusivamente a visitar os mais diversos pontos e até andar de barco na represa que há no rio.

 

Dali fomos em direção a entrada NUNBI GATE no Kruger Park. Na estrada fomos parado pela polícia (1° vez). Eu estava dirigindo a 71km/h e o limite era 60km/h. O policial nos parou e começou a explicar que não podia andar rápido, que a multa seria de R250 e que pra pagar eu teria que voltar até delegacia da cidade anterior e pagar em cash. Pedimos desculpas e o policial perguntou o que fazíamos ali. Dissemos a verdade, e o policial nos deu umas dicas no kruger e nos liberou sem a multa (1ª sorte no azar).

 

IMG_0774.JPG.59b52f292b4ec6b8a739aeb2c883de86.JPG

 

Perto da entrada do kruger paramos em um shopping/mercado (tem 3!!!). Compramos birita numa Liquor House, umas coisas pra comer e trocamos uns dólares (taxas bemmmmmmm melhores).

Entrando no parque (tudo já estava reservado e pago): Apenas uma inspeção nos passaportes e a entrega de um mapa. Os policiais deram uma conferida no carro (só por fora, mas as vezes revistam dentro - não pode entrar com armas e bebidas).

Logo na entrada já vimos bichos. Um "Besouro Rola Bosta" levando comida pra sua casa. No início é muito difícil ver animais. Você tem que ir afiando o olho, pois até elefantes podem passar desapercebidos.

Fizemos o trecho: NumbiGate - Skukuza - Lower Sabie. Só no carro vimos: Leão, Elefante, Hipopotamo, Búfalo, Girafa e diversos antílopes e empalas. Calcule o tempo da rota sempre uns 30 a 50% a mais que os mapas dizem. Aliás, para um safari legal mesmo, calcule o dobro do tempo mínimo. Você para muito (afinal, pra isso que se está lá).

 

IMG_0751.JPG.0cf7fe7d432ee7c57f0e998009274776.JPG

 

Entramos no parque as 13:00 e chegamos em Lower Sabie as 17:30 (portões fechavam as 18 e da multa entrar após) 100km.

 

 

 

Nos hospedamos em 2 Huts. O local é do caralho!!!! Tem um restaurante na beira do rio Sabie, com um imenso deck e com preços justos para o local (mais barato que um restaurante médio no brasil). Tomamos uns Chopps, comemos e fomos ao Game Drive Noturno. Os motoristas/guias são super dedicados e gente boas. Coopere com eles que o passeio será excelente. Faça barulho ou desrespeite as regras e será uma merda.

Vimos um Rinosceronte enorme e bravo, hienas planejando a caçada, hipopotamos, búfalos, zebras, elefantes aos montes. É do cacete esse noturno. Voltamos ao Camp e fomos dormir... as 4:00 tínhamos outro Game Drive.

 

14 março

 

Neste segundo Game vimos apenas: 2 leões andando na savana, Girafas nos cercando, Elefantes a menos de 3m do jipe, muitas zebras, guinus, búfalos e pra premiar o final.... faltando 2km pra chegar de volta, 6 leoes estavam dormindo no meio da estrada. Paramos, obvio, e ficamos olhando... passaram-se 50min e eles continuavam dormindo. Tivemos que dar meia volta e fazer um desvio de 20km (1hora). Azar? Nada, na volta vimos uma cena de um guepardo (cheeta) ensinando um filhote a caçar. Sensacional!!!!

 

IMG_0799.JPG.96a9ccff28c23f37acda5c59a47287cd.JPG

 

Era hora de partir. Pegamos o carro e fomos em direção ao portão Crocodile Bridge, mas sem antes constatar que tínhamos que trocar um pneu furado com um prego (melhor trocar dentro do camp que fora, alvo de todos aqueles camaradas vistos a pouco).

 

Até chegar na saída cruzamos com uma enorme manada de elefantes, zebras e muitos outros animais de todos os portes imagináveis.

 

Na saída do parque a segunda parada pela polícia. Cadê o cartão de entrada???? Sumiu. Tomamos uma pequena revista e o guarda mandou caímos fora logo antes que o chefe dele chegasse. (2ª parada pela polícia, 2ª sorte no azar).

 

Do Kruger Park tínhamos que vencer 840km até a pequena cidade de Vryburg, do outro lado do país. Eram 19:00h e estávamos chegando em pretória (metade do caminho). Precisávamos comer algo, eu estava na direção, então pedimos para a Paola procurar um restaurante ou supermercado próximo da rodovia. Ela achou um tal de Panda Market, que óbvio, estava fechado quando chegamos. No gps do celular achamos uma pizzaria e aí chegamos ao auge do nosso "azar".

 

Para acessar a pizzaria tive que passar por uma espécie de "cebolão" (aqueles viadutos enormes um em cima do outro). Em dado momento a m ão inglesa se tornou em mão ocidental, e na confusão de tudo aquilo acho que peguei uma contramão e furei um sinal. E quem estava atrás de mim, a Polícia. Fomos parados. Os guardas, muito solícitos, fizeram todas as perguntas possíveis e disseram que indicariam o caminho da pizzaria para nós. Nos levaram até a porta. Mas não nos abandonaram... fizeram-nos pagar um lanche, o mais caro que tinha lá. Fazer o que? Nessas horas vai com a onda que nadar contra só tende a piorar a situação. Resumo: Eram 21:30 e ainda estávamos tentando solucionar o problema. Saímos sem multa, com R200 a menos (gastos na janta dos policiais)

 

Finando a 3º abordagem policial em menos de 36horas, pegamos uma estrada desértica, a noite e com poucas certezas se estávamos na rota certa. A 1:00 chegamos no hotel e enfim dormimos.

 

15/março

 

TRIIIIMMMMMM 7:00 estávamos em pé de novo.... PUTA QUE PARIU. Não façam uma viagem assim tão corrida.

 

IMG_0924.JPG.a6d810479514d3ddec8e26abac3cc993.JPG

 

De Vryburg nossa parada seria em Augrabies Falls. 520km. Fomos dirigindo em direção ao Kalahari sul africano. QUE PAISAGEM!!!! Eram retas de 20km. 20km planos e sem uma curva. Você simplesmente não via o final da reta. Cidades, pessoas, carros? Você dirige 100km e não encontra nada!!!!!

Perde-se total a noção de velocidade. Não há referencia alguma, então fácil você está a 160km/h (limite é 120km/h mão dupla simples). Dado momento peguei 180..... não aprendi nada com os dias anteriores.

 

IMG_20170314_180214514.jpg.15f6e3b77f69c604f8eceddeea234533.jpg

 

Paramos pra almoçar em Upington (capital da provincia), foi o primeiro local em que nos sentimos realmente na África do Sul. Povo, cultura, costumes. Até então não tínhamos parado durante o dia numa cidade.

Sem tempo fomos pra Augrabies Falls.

Parque é muito bonito. Um pouco fora da rota turística, é uma cascata do rio Orange, o único rio que há por toda a região e que é relativamente constante em água.

Nos hospedamos no Augrabies Falls Lodge & Camp (quem for passar por lá fique nesse hotel. Podem me perguntar depois que conto a história por trás de nossa hospedagem lá.... Hotel de 1ª linha, BMW, Pista Secreta e preços de ridículos de baixo).

 

IMG_1033.JPG.580d9019ca52db6657aa68d57e27fa2c.JPG

 

16 março

IMG_20170316_112630932.jpg.80c23276aaaf20e97c29aaa8618ed120.jpg

IMG_20170316_122855862.jpg.e2a99310eb0680318b6e7bd676359daa.jpg

 

No dia seguinte a tão esperada estrada cortando o Kalahari. Que estrada!!!! Que DOIDERA!!!!!!! As enormes retas, a paisagem surrealista, o clima seco, miragens, aldeias do povo Saan (Bushman/Os deuses devem estar loucos), Dunas, montanhas de pedras.... sem dúvida uma das paisagens mais loucas que já vi. A África do sul te surpreende a cada km rodado.

IMG_20170316_132343407.jpg.44ca8967d162263169192e3e862f384a.jpg

 

IMG_0989.JPG.19a16d0c27ff8b82231af1304f18e8a9.JPG

 

Nosso destino era a Cidade do Cabo. Mas fomos parando a toda hora (o silencio do deserto é de deixar alguém louco).

IMG_20170316_125023145.jpg.2c0d09d61825c6e67a6ab7722da0e6da.jpg

Passamos por Springbok (cidade paradouro para quem vai pra Namíbia pelo Sul) Nabíbia que ficamos a 1km da fronteira na aldeia de Pella.

A descida pra Cape Town revela montanhas rochosas que engolem o carro. Perfeito!!!

 

Chegamos no Cabo a noite (sempre né...) e nos hospedamos num Ap reservado pelo AirBnb. Ficamos no centro, no topo da famosa Long Street, em cima de um McDonalds 24h.

 

Cidade do Cabo é linda, e revela um abismo social. Você vê em 30 min três porshes e uma ferrari, sempre dirigidos por brancos, e uma centena de sem tetos abaixo da linha da pobreza, sempre negros. Começávamos a ver um outro lado da África do Sul .

 

17/março

 

Enfim uma noite com 8h de sono.

Acordamos zerados e fomos para o Cabo das Tormentas. Mais uma vez, que paisagem!!!!!

Chegando lá eu disse pra todos: "Tem muitos babuinos e eles sabem abrir as portas dos carros caso vejam comida. Portanto, não comam no parque e nem deixem nada por cima dos bancos" Que aconteceu? Raquel e Paola aparecem comendo batatinhas.... os babuinos avançaram, claro. Fica esperto lá!

Quando contornamos o cabo o carro marcou 3.000km!!!!

 

IMG_20170317_161548230.jpg.cccee0c00e3c5099f171e5f2af574dfc.jpg

 

Na volta pegamos uma estradinha pela costa oeste do cabo, pena que era noite, a estrada era, LITERALMENTE, encravada nos rochedos. Costeava o mar, com grandes penhascos. De dia deve ser animal.

A noite fomos no cassino (legal pra nós que nunca tínhamos ido, mas não vale o tempo perdido).

 

18/mar

 

IMG_20170316_171219408.jpg.041e89cacb09afcf6e8dc7960c27e9a7.jpg

Acordei cedo e com a Raquel fomos dar uma volta a pé. Rodamos bem o centro. Era Sábado, muitas coisas fechadas. Mas bem legal. Tome cuidado com carteira e celular. Muitos batedores e gente tentando golpes.

Devolvemos o carro (3.070km marcando nossa trip), o cara da Avis se espantou. Disse que era a maior que já tinha visto ali.

A tarde Table Mountain... frustrante, só podia subir a pé (2,5h pra subir mais 2h pra descer). Estava um vento absurdo e o bondinho parou. Não estávamos nesse pique todo e nos contentamos em ficar no meio batendo fotos.

IMG_20170318_144014941.jpg.946ab7137fc0aabac19b6c3be3f226f5.jpg

 

O fim de tarde no Waterfront e o presente em ver o exato por do sol no topo da roda gigante fecharam o passeio.

 

19/mar

5:30h estávamos dentro de um avião rumo a Johanesburgo.

Infelizmente a grande maioria dos relatos que li em todos os lugares dizia que Johanesburgo não era um local muito legal para visitar. NÃO ACREDITEM!!! Dediquem no mínimo dois dias inteiros para a cidade. É Maravalilhosa, a beleza da cidade está na sua alma. Acho que a mais sul africana de todas. Museus aos montes, gente, cultura, povo de verdade!

Ficamos em Melville. Infelizmente tinhamos pouco tempo, fomos no centrão, no Carlton Centre, prédio de 250m e que dá pra ver quase a cidade toda. Andamos a pé, passamos pelos comércios populares, as ruas sujas, o povo olhando estranhamente!

A noite pegamos uma rua cheia de bares e baladinhas gratuitas.

 

20/março

 

Hora do Adeus.

Pegamos um Uber em direção ao Museu do Apartheid. QUE MUSEU!!!! Antes o motorista deu um rolê por Soweto e Soccer City. O museu é muito bom. Recomento ser a primeira coisa a se fazer ao pisar em solo africano. Nossa viagem teria tido um outro olhar.

IMG_20170320_110311001.jpg.edd12de854db7caf4189b5b39161223b.jpg

 

As 14:00 estávamos no aeroporto. Super organizado e sem filas. Melhor que já passei.

 

Entramos no voo e conexão em Luanda, escala em SP e Rio de janeiro.

PAssamos o dia em copacabana e a noite retornamos pra Floripa.

 

11 dias, 3.070km dirigidos, cortamos o país numa diagonal e já quero voltar ao continente!

 

 

DICAS:

 

TAAG e aeroportos

Aviões novos (na rota que fomos), serviço de bordo bacana, poltronas apertadas (como toda econômica). Empresa peca apenas em ser meio confusa, as informações ainda são muito via telefone e pouco se consegue fazer via internet. Do cabo pra Johanesburgo pegamos um voo pela FlySafair. Boa também, mas tem que pagar pra transportar bagagem, fica esperto na hora de comprar.

 

Alugando e dirigindo carro

Fizemos muitos orçamentos ainda no Brasil. Optamos pela Avis. Liguei pra Avis Brasil e fiz a reserva. Local de retirada, devolução ENFASE na KM LIVRE. Escolhemos a Avis pois eles tinham o serviço de Wifi. Paga-se uma taxa diária. Isso ajudou com os celulares pra todos, whatsap, gps, email, etc.... Onde pegava Vodacom pegava internet.

Cuidado: Limite no cartão (ver quanto vc tem que deixar bloqueado como calção) , colocar motoristas extra e levar carteira de motorista. Levamos a PID, ninguém pediu, nem os policiais. Mas leve. Por tão pouco não arrisque.

Postos: Gasolina por R14,00 (R$4,00). Só um posto não aceitou cartão.

Mão inglesa: Sempre muito cuidado ao cruzar ruas e fazer conversões. Lembre-se, sempre no canto ESQUERDO. Serve pra pedestre também!!!

 

GPS/Internet/Telefones

Antes de ir eu baixei toda a rota que faríamos para o google maps off line. Ocupa bastante espaço mas é fundamental se não tiver GPS. Funciona bem. Todas as rotas, INCLUINDO DENTRO DO KRUGER, estavam exatamente como indicadas no maps. Até o tempo de viagem era similar (tanto no offline quando on line).

 

Telefonia pega bem, mas obviamente no meio do kruger, no deserto e quando afastado muito de cidades, falha ou não pega. Tal qual aqui.

 

Compre um SimCard (chip), vodacom eu recomento. É meio chato de botar pra funcionar, peça uma orientação pra facilitar. No aeroporto tem uma loja, mas é mais caro. Em qualquer birosca vende chip e carrega.

 

Kruger Park e demais parques Sul Africanos https://www.sanparks.org/

A maioria dos parques Sul Africanos são gerenciados pela SanParks. No site você tema acesso a muita informação. Consegue reservar e pagar com cartão entradas, hospedagens, passeios. Kruger, Augrabies Falls, Table e outros. Site é muito bom e agiliza muito. É tudo informatizado no Kruger, logo você só mostra a folha da reserva e nem precisa trocar muito papo.

 

Comprando Birita

MUITO IMPORTANTE: Exceto vinhos (que são excelentes) não se vende bebidas nos supermercados. Apenas em lojas chamadas Liquor House. Problema??? Nada... tem em toda esquina. Bebida é muiiiiiiito barata lá. Cerveja é o nosso preço pra menos, mas vodka, gin, tequila, licores ... tudo quase de graça. Praticamente 30 a 50% menos que aqui. Deixa freeshop caro. Amarula então... custa R$40,00 uma garrafa grande. Bebemos e compramos!!! Eu, Paola e Zé voltamos cada um com 10kg de bebidas, tudo dentro da legislação!

 

Hostel e valores (aproximado em reais por pessoa)

Graskop (Blyde Canion) Sheris Lodge: R$48

Kruger (ver no site, varia conforme camp e hospedagem)

Vryburg, MagMar Guest House: R$60,00

Augrabies, Augrabies Falls Lodge: R$60,00 - maior barbada da história

Cabo, Excelente Ap Airbnb 3 noites por 540,00 (R$45,00)

Johanesburg, HomeBase: R$50,00 único com café

 

Preços R3,00 = R$1,00 (com as perdas de troca)

É tudo mais barato que no Brasil. Muito FastFood. Não encontramos muitos restaurantes normais.

Em geral, um almoço sai por R50 com um chopp.

Você come bem por R60

Você come MUITO BEM por R100/150, incluso bebida.

 

Transporte (UBER/TAXI/BUS)

Andamos de Uber no Cabo e Johanesburg. Tem bastante e pra 4 pessoas é a forma mais em conta. Preços finais similares ao do Brasil. Fique esperto que o mapa do Uber não é muito bem exato com a realidade. Diversas vezes, com celulares Apple, Samsung e Motorola o uber parava numa outra rua.

Taxi, só pegamos pirata. Eles andam com a plaquinha no teto mas são piratas... vc só se toca depois.

Ônibus - não pegamos, mas no cabo me pareceu ser bem servido de ônibus. Johanesburgo é mais vans e trens.

 

 

Enfim, em 11 dias cada um de nós gastou uns R$2500,00 (contando TUDO ISSO que disse, menos as passagens da TAAG e da GOL). Creio que numa mochilada mais clássica, estilo Peru/Bolívia, dê pra fazer com R$1500 até menos. Mas tem que planejar mais e abrir mão de algumas outras coisas.

 

Um roteiro similar recomento 15 dias no mínimo. Não dirija dois dias seguidos. Intercale 6/8h de carro com 24 a 36 horas de cidade. Deixo o link com os pontos de parada https://drive.google.com/open?id=1cKybaaa9_PZfcaE8X85mCBmG2Go&usp=sharing

 

Conforme for lembrando de coisas importantes e novas vou acrescentando em vermelho aqui

Galera, Dúvidas só perguntar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Muito bom o relato! Obrigado por compartilhar...

 

Estou indo com minha esposa no inicio de Maio... Nosso vôo é pela TAM a rota vai ser: JNB(1 noite) / Kruger(3 noites)/Rota Panoramica (1 noite)/ Ilhas Mauricio(7 noites)/Cidade do Cabo(4 noites) e Garden Route (3 noites).

 

Vamos ficar com carro alugado por todo período e não aluguei GPS... Estou confiando nos mapas offline que baixei (Here GPS / Google Maps / Maps.me). Estava meio tenso com isto, mas lendo seu relato, fiquei mais tranquilo...

 

No Kruger vou ficar hospedado fora do parque, por sugestão de um amigo, perto do Paul Kruger Gate. A ideia é no primeiro dia fazer self safari e depois Games Drives contratados caso não gostarmos do Self.... Alguns conhecidos não gostaram do Game Drive devido ao Self você ter mais liberdade para visitar os Camps.

 

Estou com dúvida sobre a entrada e saída do parque no mesmo dia... Você tem alguma informação sobre isto? Os horários que devemos sair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá , primeiramente gostaria de agradecer pelo seu relato muito bom e a maneira que vc escreve fica engraçado !

vou para Africa em Agosto ! e ainda esta meio confuso algumas coisas !

 

e se me permite gostaria de tirar algumas duvidas com vc !

 

- voces se hospedaram fora do Kruger , se sim aonde ?

pelo o que eu vi foi um dia fora e outro no Kruger ,no Kruguer vcs gostaram , vale a pena ?? e que tipo de hospedagem vcs optaram?

 

se me falar isso ja ajuda muito to com muitas duvidas referente a ficar ou não la dentro x os valores .

 

obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
ola , eu vou em Agosto , gostaria de saber aonde vc vai ficar hospedado fora do parque esta é minha intenção tbm .

se puder compatilhar ! agradeço !!

 

Vou ficar no Sabie River Bush Lodge https://www.hoteis.com/ho462648/?tab=description. Fica perto de dois portões do Kruger. Foi muito bem recomendado por dois casais de amigos meus. É uma hospedagem simples, mas com uma estrutura decente, bom atendimento e o melhor de tudo: ótimo custo/benefício...

 

Como disse, estou indo em maio... espero que o "peixe" que me venderam seja realmente bom... mas pelos relatos no Tripadvisor, trivago, booking e Hoteis.com, não deixa a desejar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

Desculpe a demora, mas acho que ainda dá pra ajudar.

 

Com um bom cartão de memória no celular já é possível baixar todas essas regiões pelo Google Maps. Rodamos tudo com ele (porém o carro tinha wifi via celular. Ou seja, compre um SIM Vodacom e habilite.

 

No kruger a maioria dos games só é possível pra quem está hospedado em um dos Rest Camp. Motivo: Horário de início ou término conflitam com a abertura e fechamento dos portões.

Mas se você entrar no parque assim que ele abre e tentar pegar algumas vias não asfaltadas certamente verá muitos bichos na ativa. Tente alugar um carro com suspensão alta, pra poder rodar com tranquilidade nas áreas off road.

 

Os portões você confere no site do SANPARKS, https://www.sanparks.org/parks/kruger/tourism/general.php Algo por volta das 5 ou 6am e fecha por volta das 18h.

Cuidado com as distâncias e tempo.

 

 

Muito bom o relato! Obrigado por compartilhar...

 

Estou indo com minha esposa no inicio de Maio... Nosso vôo é pela TAM a rota vai ser: JNB(1 noite) / Kruger(3 noites)/Rota Panoramica (1 noite)/ Ilhas Mauricio(7 noites)/Cidade do Cabo(4 noites) e Garden Route (3 noites).

 

Vamos ficar com carro alugado por todo período e não aluguei GPS... Estou confiando nos mapas offline que baixei (Here GPS / Google Maps / Maps.me). Estava meio tenso com isto, mas lendo seu relato, fiquei mais tranquilo...

 

No Kruger vou ficar hospedado fora do parque, por sugestão de um amigo, perto do Paul Kruger Gate. A ideia é no primeiro dia fazer self safari e depois Games Drives contratados caso não gostarmos do Self.... Alguns conhecidos não gostaram do Game Drive devido ao Self você ter mais liberdade para visitar os Camps.

 

Estou com dúvida sobre a entrada e saída do parque no mesmo dia... Você tem alguma informação sobre isto? Os horários que devemos sair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

Então, recomendo ficar hospedado dentro. É bem em conta. Tem acomodações pra todos os bolsos. Até se vc quiser levar uma barraca teme espaço.

Veja no site: https://www.sanparks.org/parks/kruger/tourism/general.php

Entre nas páginas dos Rest Camps e veja os valores. O site é muito bom, fácil e seguro para fazer as reservas. Eles são muito profissionais.

 

Ficamos um dia fora, mas na verdade nem era tão perto, pois estávamos ao lado do Canion Blyde. Porém pra tão pouco tempo, como foi meu caso, eu trocaria por mais um dia no kruger.

 

Vale reservar dois Rest Camps. Primeiro dia num e fazer o game noturno (8pm). No outro dia outro e fazer o game matutino (5am). Ou o inverso, ou os dois em cada camp.....rs

 

Assim vc circula por lá como numa viagem, com um "mini destino". Se montar um roteiro legal de estradas internas vc vê muita coisa.

ENTRE NESSE SITE http://www.krugerpark.co.za/Maps_of_Kruger_Park-travel/explore-kruger-park-ten-best-game-drives.html

Tem vários roteiros e onde se concentram alguns animais.

Tem os mapas também.

Você pode montar um roteiro no Google Maps com base nos mapas e informações desse site.

 

 

olá , primeiramente gostaria de agradecer pelo seu relato muito bom e a maneira que vc escreve fica engraçado !

vou para Africa em Agosto ! e ainda esta meio confuso algumas coisas !

 

e se me permite gostaria de tirar algumas duvidas com vc !

 

- voces se hospedaram fora do Kruger , se sim aonde ?

pelo o que eu vi foi um dia fora e outro no Kruger ,no Kruguer vcs gostaram , vale a pena ?? e que tipo de hospedagem vcs optaram?

 

se me falar isso ja ajuda muito to com muitas duvidas referente a ficar ou não la dentro x os valores .

 

obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros
Muito bom o relato! Obrigado por compartilhar...

 

Estou indo com minha esposa no inicio de Maio... Nosso vôo é pela TAM a rota vai ser: JNB(1 noite) / Kruger(3 noites)/Rota Panoramica (1 noite)/ Ilhas Mauricio(7 noites)/Cidade do Cabo(4 noites) e Garden Route (3 noites).

 

Vamos ficar com carro alugado por todo período e não aluguei GPS... Estou confiando nos mapas offline que baixei (Here GPS / Google Maps / Maps.me). Estava meio tenso com isto, mas lendo seu relato, fiquei mais tranquilo...

 

No Kruger vou ficar hospedado fora do parque, por sugestão de um amigo, perto do Paul Kruger Gate. A ideia é no primeiro dia fazer self safari e depois Games Drives contratados caso não gostarmos do Self.... Alguns conhecidos não gostaram do Game Drive devido ao Self você ter mais liberdade para visitar os Camps.

 

Estou com dúvida sobre a entrada e saída do parque no mesmo dia... Você tem alguma informação sobre isto? Os horários que devemos sair?

 

Olá Amigo,

 

Fez a viagem? Como foi?

Estou planejando ir em Setembro e achei o seu roteiro bem interessante.

Se puder passar algumas dicas/orientações, agradeço.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Renato,

Muito bom e objetivo o seu relato.

Deu até um alívio sua impressão sobre Johanesburgo ( reservei 4 dias pra lá). A maioria é bem negativa.

É o primeiro post de alguém voando TAAG que leio. To indo em Julho com eles e ainda tenho duvidas com essa conexão em Luanda e a saída do aeroporto para o centro de Joburg, mas não deve ter muito mistério.

Valeu pelas dicas. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Renato,

Muito bom e objetivo o seu relato.

Deu até um alívio sua impressão sobre Johanesburgo ( reservei 4 dias pra lá). A maioria é bem negativa.

É o primeiro post de alguém voando TAAG que leio. To indo em Julho com eles e ainda tenho duvidas com essa conexão em Luanda e a saída do aeroporto para o centro de Joburg, mas não deve ter muito mistério.

Valeu pelas dicas. ::otemo::

 

Olá,

Taag é bem tranquila. Não deve ter o luxo que imagino que algumas tenham, mas é acima das nossas aqui.

O voo é cansativo pra caramba. Ainda mais se o trajeto sair do Rio com escala em SP. Mas sem problemas também.

Em Luanda é super simples. Mais da metade do voo faz o mesmo procedimento: Desce, não dá entrada no país (não passa pela aduana) e é direcionada diretamente ao Embarque internacional. Antes passa pelo Raio X novamente.

Aí é uma espera chatinha, aeroporto bem simples, tem uma nova conferida nas passagens e eles são meio enrolados com a burocracia. Mas dá tudo certo.

 

No aeroporto tem um trem que vai até o centro da cidade. Ele é afastado do centro, quase que a distancia GRU>centro ou GAL>centro.

 

Johanesburgo é como São Paulo. Cidade grande, não dá pra ficar dando bobeira na rua a noite, tem que saber onde ir e onde não ir. Tem Uber e é tranquilo de usar. Procure não ficar no centrão, mas procure dar uma volta nesse centrão durante o Dia. Pois é onde vc sente a cidade. Tem muitos museus, tente ir num bar ou baladinha a noite. É bem bacana a cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...