Ir para conteúdo

#EuroTrio2018 Roteiro e Dúvidas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!

 

Sou nova nesse quesito mochilão, e tenho muitas dúvidas em relação à isso ::mmm: . Gostaria da ajuda de vocês! ::hahaha::

 

Tenho pretensão de realizar um mochilão em 2018, por volta de outubro/ novembro.

 

Meus países de interesse são:

- Inglaterra (Londres) 3 dias

- Itália (Roma, Veneza e Trapani) 10 dias

- Holanda (Amsterdã) 2 dias

- França (Paris) 3 dias

- Portugal (Lisboa) 2 dias

- Espanha (Madrid) 2 dias

 

A quantidade ideal de dias está ok?

Quais outros países vocês indicariam? E quanto vocês já gastaram em suas viagens, para ter uma ideia de preço.

 

Estou devorando todos os tópicos que acho aqui rs, mas gostaria de saber se o que estou pensando é muito absurdo hahahaha

 

Obrigada ::Ksimno::

Link para o comentário
  • Membros

Olá, seja bem vinda.

 

Algumas considerações para você pensar a respeito:

 

Você vai viajar no inverno, será que Trapani é um bom destino para você visitar no inverno? Será que não vai estar meio frio demais para praia?Será que os passeios que você gostaria de fazer vão estar funcionando no inverno? Será que a cidade não vai estar meio deserta com um monte bares, restaurantes, hotéis, pousadas e passeios fechados?

 

Você inventou uma máquina de teletransporte para conseguir fazer tudo isto?

 

Toda vez que você troca de cidade, você perde no mínimo metade de um dia contando desde o momento em que começa a fazer as malas na cidade A, até o momento em que finalmente larga a sua mala no quarto da cidade B, se o horário do voo/trem/ônibus ou barco que você tiver que pegar não ajudarem, facilmente você "perde" praticamente um dia inteiro para ir de uma cidade para a outra. E você tem alguns deslocamentos potencialmente bem complicados e demorados, como por exemplo este de Trapani.

 

O que eu quero dizer com isto, é que se você tiver que ainda descontar 1 dia ou metade de um dia do tempo que você alocou nas cidades em função de chegar e sair destas cidades, em muitos locais o tempo livre que efetivamente vai lhe sobrar pode ser muito pouco para o tamanho e quantidade de atrações que a cidade oferece.

 

Agora se você está contando este tempo como dias realmente inteiros na cidade, ou seja, dias em que você acorda e dorme na cidade, e estiver separando um dia adicional para cada deslocamento entre cidades, até seria viável, mas mesmo assim ainda pode ficar corrido em alguns locais.

 

Pessoalmente eu recomendaria no mínimo 4 dias em cidades grandes como Paris e Londres, ou 5 dias para fazer as coisas com calma. Lisboa eu recomendaria pelo menos 3 dias dias, para poder fazer um bate-volta até Sintra, Amsterdam com 2 dias inteiros dá para ver o principal, mas se quiser ver e fazer as coisas com calma, eu recomendaria 3 dias.

 

Roma eu recomendaria pelo menos 3 dias inteiros, Veneza é menor e com 2 dias você visita praticamente tudo.

 

Madri divide opiniões, algumas pessoas gostam e acham que precisa de pelo menos 3 ou 4 dias, outras pessoas não gostam tanto assim, e acham que 2 dias é mais que suficiente. Então seria interessante você dar uma olhada nas atrações de Madri, para ver se tem o perfil que você busca e que vão demandar mais tempo, ou se não tem nada de muito especial pra você e 2 dias seriam suficientes.

Link para o comentário
  • Membros

Gastos é algo complicado de estimar, pois depende unicamente do que você for escolher.

 

Por exemplo, você pode num restaurante qualquer e pedir um prato de pasta ou risoto e uma água da torneira e gastar 12 Euros, ou então pode ir num restaurante um pouco mais exclusivo pedir um prato de frutos do mar e uma taça de um bom vinho e gastar 40 Euros....

 

Na hora de pegar hospedagem, você pode escolher um quarto coletivo de hostel que custa 20 Euros por noite, ou um quarto privativo num hotel simples que custe 70 Euros, ou ainda fazer questão de ficar num hotel 3 ou 4 estrelas com diárias a partir de 200 Euros..

 

Mas no estilo mochilão, ficando em quarto coletivo de hostel, sendo econômico nos gastos, mas também não passando 20 ou 30 dias comendo a pior junk-food da cidade, fazendo pelo menos uma refeição decente por dia, e também não deixando de fazer nenhum passeio legal só por que custa 10 ou 15 euros de ingresso, eu estimaria uma média de gastos na faixa de 70 Euros por dia com alimentação, hospedagem, metrô e passeios.

 

Multiplicando 70 euros por 22 dias, daria 1.540 Euros, convertendo isto para reais pela cotação de 1 Euro = R 4.05 de hoje, daria em torno de R$ 6.200 para alimentação, hospedagem, metrô e passeios.

 

Some a isto mais as passagens de avião/trem/barco lá na Europa. Seriam umas 8 passagens custando em média uns 60 a 70 Euros cada uma, dando um total em torno de 500 Euros, ou R$ 2.000

 

Inclua ai mais as passagens Brasil x Europa x Brasil, que vão lhe custar pelo menos uns R$ 2.500 saindo de SP ou RIO, mas que também podem custar mais de R$ 3.500 se você estiver saindo de um local distante de SP ou Rio.

 

Você ainda precisa de seguro saúde, passaporte, comprar algumas coisinhas, mala, mochila, roupas, etc, vai facilmente uns R$ 800 a R$ 1.000 nestas coisas se você tiver que comprar muita coisa.

 

Você também não vai viajar com dinheiro contado até os últimos centavos, sem nenhuma folga no orçamento para algum imprevisto qualquer que possa lhe ocorrer durante a viagem. Você até pode não gastar este dinheiro, mas pessoalmente eu recomendaria ter pelo menos uns R$ 1.00. ou R$ 1.500 a disposição para você usar em casos de imprevistos.

 

Somando tudo, R$ 6.200 de hospedagem, alimentação, etc + R$ 2.000 para passagens locais lá na Europa + R$ 2.500 para as passagens de ida e volta + R$ 1.000 para seguro, passaporte e outras coisinhas, daria um valor em torno de R$ 11.700 para uns 22 dias de viagem, isto fora o dinheiro da reserva para imprevistos.

 

Claro que isto é uma estimativa inicial bem grosseira, o valor real final pode variar um pouco tanto pra cima ou para baixo, dependendo dos preços das passagens e hospedagens que você efetivamente conseguir reservar ou comprar, mas não deve ficar muito longe deste valor, pois a maioria das cidades que você escolheu são cidades caras.

 

Outra coisa que pode afetar o custo é a cotação do Euro, a dois anos atras ela chegou a estar em R$ 5.00, depois deu uma baixada até R$ até R$ 3.50 e agora voltou a subir para R$ 4.05, e ninguém sabe como vai estar daqui a um ano, se vai estar custando os mesmo R$ 4.05 de hoje, se vai estar custando R$ 3.50 ou se vai estar custando R$ 5.50..

 

Então para um planejamento de prazo tão longo como o seu, é recomendável você prever uma folga de uns 20% a 30% para uma eventual alta do Euro. Se o euro subir, você terá previsto isto e não vai precisar cancelar a viagem por falta de dinheiro, se ele eventualmente baixar, vai sobrar dinheiro para quem sabe viajar por mais dias ou mesmo para guardar para uma próxima viagem.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Adriano!

 

Muito obrigada pela sua resposta! Realmente me tirou a dúvida de muitas coisas, além do fato de me dar uma noção melhor sobre tempo e custo.

 

Sobre os dias nas cidades, realmente contei os dias cheios, descartando o tempo de deslocamento entre um local e outro.

Se não conseguir mudar a data da viagem, deixarei Grécia para uma outra oportunidade, uma vez que será inverno na Europa (obrigada principalmente por essa dica).

 

Como estou planejando com bastante antecedência, acredito que conseguirei reservar um bom dinheiro para os gastos pessoais e de reserva também, e não me surpreender com variações no preço do euro.

 

Conforme eu for cotando e organizando, vou atualizando aqui e compartilhando com todos!

 

Beijos

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...