Ir para conteúdo

Dicas: Como criar seu roteiro de viagem. Em oito etapas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Pessoal,

 

Tenho observado que as vezes são pedidas sugestões sem um roteiro mínimo, muitas vezes indicam apenas uma relação de cidades ou de países, dificultando ou impossibilitando uma sugestão mais adequada por parte da galera, que está sempre procurando dar a melhor dica possível.

 

Vou colocar neste tópico a forma com monto os meus roteiros. Espero que ajude.

 

1 – Se eu pretendo viajar, logicamente existe uma reserva financeira. Porém, antes de me preocupar em descobrir quantos dias o dinheiro irá durar, acho muito mais importante definir quanto tempo eu posso dispor para viajar.

Por exemplo, como eu trabalho, tenho 30 dias de férias. Se der, tiro junto com um feriado, etc. No final consigo entre 30 – 33 dias. Aí sim eu me preocupo com o quanto disponho. Exemplificando: digamos que eu tenha R$ 20.000,00 (viajo sempre com minha esposa). Neste caso, maravilha, dormiremos em bons hotéis e comeremos em bons restaurantes. Digamos que eu tenha R$ 15.000,00, Neste caso, ficaremos num hotel mais ou menos e comeremos em restaurantes idem. Suponha que eu tenha R$ 10.000,00, neste caso, cai o nível do hotel e passarei a lanchar na hora do almoço. Mas, com certeza, ficarei o máximo de tempo disponível (afinal a Europa fica longe para ir a cada feriado prolongado – a não ser com muito dinheiro disponível :) ).

 

Claro que existe um limite, mas cada qual com o seu. Só sei que quando recordo as minhas viagens eu não lembro com clareza em que hotéis fiquei e se eram bons, só lembro dos lugares que conheci.

 

2 – Bom, neste ponto eu escolho o objetivo (local) mais importante da viagem que eu estou imaginando. Por exemplo, Paris, Alemanha ou Portugal e Espanha. Uma vez feito isto eu, particularmente, compro sempre os guias visuais que a Folha de S. Paulo publica no Brasil e começo também a ler os diversos roteiros de viagem existentes para pegar dicas dos locais escolhidos.

 

3 – Agora vem um ponto importante: qual é o seu perfil de viajante? Isto é importante para definir quantos dias em cada lugar.

Por exemplo, quero conhecer apenas capitais, cidades maiores. Quero ir a todos os museus (se tiver um sobre bolinhas de gude na idade medieval, estou dentro). Vou sair todas as noites, teatros, agitos, vou dormir sempre as 6:00 h e acordar as 14:00. Quero conhecer cada prédio, palácio, entrar em cada um deles.

Exemplificando: Fiquei três noites e dois dias em Berlin – Foi o bastante para ver a cidade. Andando sem pressa, de 9:00 h até as 19 h. Subi na torre de TV, vi e entrei nos principais prédios históricos, tomei cerveja no fim da tarde na beira dos rios pegando sol, andei pelas principais ruas de Berlin, fui no portal, na parte do muro que ainda está de pé, no principal ponto de controle da época, passeei no principal parque da cidade, entrei em um dos museus, fui num dos palácios no subúrbio, num dos bairros característicos de Berlin e mais algumas coisas.

Você não se vê andando tanto em um dia? Então estipule três.

Você quer ir pelo menos em mais dois museus? São 4 dias.

Gosta de ver os shoppings e olhar lojas? São 5 dias.

Quer ir para a farra todos os dias e estar as 7:00 da manhã, cheio de cerveja, discutindo filosofia com um grupo de alemães (isto sem falar alemão)? Serão....sei lá quantos dias.

 

Isto tudo lendo os relatos de quem já esteve lá. E se sobrarem dias?

 

4 – Neste caso você olha para o mapa, imagine qual meio de transporte você prefere, e vá incluindo outras regiões. Lembre-se que lugares próximos são mais baratos e rápidos de se chegar. Claro que se você vai se locomover de avião o raciocínio muda.

 

Eu particularmente viajo sempre de carro (vou abrir uma exceção nas ilhas gregas) e a inclusão de outros lugares será sempre limitada pelos dias disponíveis. Exemplo: Quando fui para Portugal e Espanha, aluguei o carro em Lisboa e devolvi também em Lisboa. De Madri fui obrigado a escolher entre Sevilha, Córdoba e Granada ou Barcelona. Triste, não?

 

5 – Neste ponto já dá para apresentar o seu roteiro, pedindo dicas de locomoção, dos lugares para ir, se faltou alguma coisa ou se pode se retirar algo, se existem opções em locais próximos que você não tenha encontrado, se a previsão de dias, acompanhada da descrição do que se pretende fazer, está razoável, como adquirir passes e tickets, dentre outras coisas.

 

Bom, a viagem para mim começa quando eu defino qual o primeiro lugar que eu quero ir e passo a curtir todo o processo de definição da viagem. Espero que seja assim para vocês também.

 

Abraços,

 

David

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Mais um detalhe, quando estiverem considerando quantos dias em cada lugar lembrem-se de se considerar o tempo de deslocamento entre cidades.

 

Por exemplo, de Paris para Londres, de aviao, pode parecer rapid,o mas entre arrumar bagagem, ir para o aeroporto, chegar uma hora antes, voar, sair do aeroporto e chegar no proximo hotel voce pode gastar entre 5 ou 6 horas.

 

Como as passagens mais baratas sao oferecidas em poucos horarios, voce pode perder uma parte do dia nesta brincadeira.

 

Outro exemplo, paguei 10 euros numa passagem Santorini - Rhodes, ficam proximas, o voo sai as 7 e chega as 13.

 

Abraços,

 

David.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Uma dica que acho bem interessante, é planilhar sua viagem. Porque você sabe: um estouro no orçamento nunca é bem-vindo.

Eu uso sempre o excel pra isso, e já vi vários modelos de planilha aqui nos fóruns. Mas, para facilitar, segue umas das minhas para quem quiser ter uma ideia do que considero importante! (ela tá meio bagunçada e não está completinha. Eu acabei usando outra máquina pra terminar... mas aí vocês arrumam conforme a necessidade).

 

Clique aqui para baixar a planilha

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ah, tem mais uma coisa que acho importante quando se está criando o Roteiro de Viagem: pesquisar sobre a cidade que você vai estar. É bom fazer isso na fase de planejamento porque assim você sabe com mais precisão a quantidade de dias que serão necessários na cidade, bem como se vai ter algum gasto no dia com entradas e etc! (isso para a galera que gosta do planejamento. Quem vai a favor do vento, pode pular essa etapa :P)

 

Eu sempre uso as dicas daqui, o queridíssimo google e no caso da Europa tenho um guia (o meu é o Guia do Viajante Independente na Europa).

 

Na viagem do ano passado eu fiz um livrinho para os companheiros de viagem saberem um pouco mais do que íamos visitar. Vou colocar ele aqui para quem ficar curioso pra ver (não se surpreendam com os errinhos de português. Ainda não passou por revisão :P) Clique aqui para acessar

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...