Ir para conteúdo

Puerto Madryn-Lagos-Mendoza-Buenos Aires-Novembro de 2007


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Michelschon.,

em Mendoza sei o que NÃO indicar, que é o Hostelling International deles... mal localizado e péssimos quartos, só vale pelo pessoal que ali trabalha, mas só vá se não sobrar alternativas.

 

Já em Santiago, tem o Hotel Paris que você acha informação em http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g294305-d316366-Reviews-Hotel_Paris-Santiago.html Não tenho certeza se fiquei nele ou no Hostel Paris, mas foi o mais barato.

 

É um pouco caido, mas o quarto era decente, e a localização ótima, então para o preço ficou muito bom. Na mesma região tem o Residencial Londres - http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g294305-d316256-Reviews-Residencial_Londres-Santiago.html e também o Hotel Londres (este já mais caro, mas dizem que muito bom).

 

Na outra vez tinha ficado no Residencial Vicky, que é muito bom e muito barato, porém hoje vejo que era beeem longe do centro (umas 10 quadras). De qualquer maneira, é um outro nome a se avaliar ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros

Qual a empresa que faz de Madryn até Bariloche? Há o trecho no sentido contrário?

 

[]s

Guto

 

Depois de ficar 24 dias no começo do ano mochilando ( viewtopic.php?t=24073 ), fui agora em Outubro novamente, a primeira mochilada com minha esposa, minha 3ª pela América, entre 26/10 e 17/11 de 2007

 

Roteiro completo: São Paulo - Puerto Madryn – Bariloche – Puerto Varas – Pucon – Santiago – Mendoza – Buenos Aires

 

Como fomos em 2 , preço de passagem, de comida e tudo mais, é sempre para 2 pessoas! Praticamente toda vez que ler mercado, quer dizer alguma besteira para comer, bebidas e alfajores!! Deliciosos, em média 1,50 a 2 pesos cada. Pesos muito bem gastos hehehe

 

Além disto, principalmente as passagens de ônibus, estavam bem mais caras que o que constava no Guia do Viajante Argentina(e olha que este era do final de 2006). Comida também estava um pouco mais cara, e alguns passeios também. Ocorre que a inflação na Argentina está muito forte por estes dias, então mesmo com nossa moeda valendo muito mais que a de lá, é bom ir preparado com um tanto a mais do que está nos guias. Afinal... inflação de mais de 10% ao ano não é mole, não

 

Valores sempre em moeda do país.

 

1º dia – 26/10, sexta – São Paulo – Buenos Aires – Puerto Madryn

 

Passagens na mão, documento pronto e vamos embora para minha 3ª mochilagem, a 1ª com minha esposa. 7h30 passo na casa do meu irmão, que leva a gente para Cumbica. Baita trânsito de sempre, mas chegamos em tempo. Logicamente que no fim atrasou o vôo, mas foi bem menos do que o esperado, só 30 minutos ;) O problema foi depois que estávamos ali... para sair, fomos o 4º avião da fila. Logo atrás da gente em pouco tempo apareceu mais um monte... conseguimos contar 8. Pobres dos últimos...

14h00 chegamos em Buenos Aires (15h00 no Brasil). Após uma bagunça muito grande para pegarmos as malas, conseguimos sair. Lá fora, Banco de la Nacion(que estava lotado!!) e troquei logo U$ 1000, que me deixaram com AR 3115,00 Cotação melhor que esta, raramente se encontra, portanto, siga o que todos falam e, se tiver que trocar dinheiro, troque aí mesmo! Com aquelas mochilonas nas costas, fui direto pegar a van do Maria Leon. O problema: só saia em 40 minutos para o terminal Retiro. Deixa pra lá, pegamos um táxi mesmo, que para 2 pessoas acaba ficando a mesma coisa.

Em 1 hora chegamos ao terminal. A gente podia comprar passagem para sair à noite, ou segiur direto para Madryn, nosso 1º destino. Pela Andesmar tinha um ônibus saindo em 20 minutos, então nem precisa perguntar heheh Compramos umas empanadas ali mesmo, e vamos embora para 16 horas de ônibus!!

 

GASTOS

Táxi Ezeiza – Terminal Retiro 70,00

Empandas + Coca-Cola 13,50

Propina taxista 10,00

Buenos Aires – Puerto Madryn 360,00

TOTAL 453,50

 

DICAS

Se estiver sozinho, vá com o Manuel Tienda Leon para o centro. Fica 32 pesos e viaja-se mais tranqüilo. Como estávamos em 2, não fazia diferença o custo então fomos de táxi.

Se usar táxi, vá com dinheiro trocado. Eu dei uma nota de 100 para o taxista e ele pediu alem dos 70 combinados, mais uma propina. Com medo de não ter nada de volta, deixei 10 pesos com ele, gastando mais que o necessário. Portanto, tente trocar antes....

 

2º dia – 27/10, sábado – Puerto Madryn e Trelew

Depois de 25 horas (16 dentro do ônibus, 3 de avião, tempo de sair de casa e tudo mais...), finalmente paramos um pouco, e às 9h00 chegamos a Puerto Madryn. De longe, a cidade realmente é assustadora. Muito, muito feia – vamos ver o que nos aguarda hehehe... chegamos à rodoviária e fomos até o muito indicado El Gualicho, que tinha reservado, e fica a poucas quadras da rodoviária.

Nunca tinha reservado nada antes, mas estava chegando em Puerto Madryn na alta temporada, num fim de semana, e ainda por cima com eleição presidencial no domingo... melhor não arriscar ;) Reservei habitação compartilhada porque era muito cara a privada, e a compartilhada era bem boa. O hostel é uma graça e, olhando agora, foi um dos 2 melhores em que ficamos em toda a viagem!

Como era cedo, deixamos nossas mochilas no quarto(que tinha mais 4 lugares vazios) e fomos dar umas voltas. Duas coisas que conhecemos de cara: O mar dali era espetacular. Lindo, de um azul alucinante, principalmente com o sol subindo.. maravilhoso. A outra era o vento: muito forte, e não para... venta demais mesmo!!!Demos umas voltas pela orla, e fomos almoçar, de cara com uma milanesa.

À tarde, fomos para Trelew, só 1h00 de viagem... o lugar estava meio bagunçado por alguma reforma nas estradas, mas rapidamente encontramos o Museu Paleontológico, que realmente é show de bola! Muitos fósseis, muitas montagens, passeio para curtir por pelo menos 1 hora, vendo tudo, lendo as informações... O único problema é que tinha uma excursão de alunos em seu primário (sim, excursão com um monte de crianças, num museu, num sábado a tarde. Cultura desde cedo...), então estava uma baita algazzarra. Para nos livrar, fomos meio que até o final e voltamos.

Voltamos para Madryn, e para aproveitar já compramos a passagem para Bariloche, na segunda a noite. Andamos mais um tanto pela cidade, mas o vento está piorando, então compramos um monte de sanduíches de miga (um pão que parece pulmam, mas mais fino, com algum recheio dentro – meio fraquinho, mas pelo menos é barato), fechamos os passeios no hostel mesmo e cama.

Nosso companheiros eram um mexicano gente boa e um inglês de sotaque quase indecifrável, que estava numa jornada de 15 meses pela América do Sul - e olha que o Brasil não estava incluído!!

 

GASTOS

Madryn-Trelew 15,00

Museu Palentologico 32,00

Trelew-Madryn 15,00

Mercado 13,00

Almoço 76,00 (foi realmente bem caro)

Hostel El Gualicho 70,00

Fone para casa 3,00

Janta 15,00 (sándwiches de miga)

TOTAL 239,00

 

DICAS

Se for para aqueles lados, vá conhecer o Museo Paleontológico, que vale muito a pena.

Passeio praticamente todo lugar é o mesmo preço, e mesmo negociando muito não consegui descontos, então pode fechar no próprio El Gualicho que é bem feito.

Nas cidades que viajei, aqui é a mais cara (pelo menos do lado argentino), então prepare o bolso. Principalmente os passeios são caríssimos, mas para mim valeram a pena! Comida aqui também é um pouco mais cara que nos outros lugares.. ou eu que não procurei adequadamente, vai saber ;)

 

3º dia – 28/10, domingo – Puerto Madryn

Hoje é dia de eleição presidencial na Argentina. A favorita é Cristina Kirchner, para continuar o populismo de seu marido. Veremos como fica ;) Por causa da eleição, os passeios saem todos um pouco mais tarde (afinal, nossos guias e motoristas também tem que votar, não?). Entramos na van pouco depois das 9h00 e fomos para a Peninsula Valdes.

A 1ª parada é num posto, para comprar comida e água, caso não tenhamos tempo de almoçar. Em seguida, praia de El Doradillo, onde na alta temporada estão as baleias bem perto.. e chegando lá temos sorte de encontrá-las também. Ueba!!! Aquele vento animal, aquele desertão atrás, e à frente uma água azul impressionante, com algumas(acho que 2) baleias brincando um pouco. Praticamente corri para chegar antes de elas irem embora. Ficamos mais um pouco e voltamos para prosseguir até a península. Normalmente faríamos o passeio de barco, porém nosso guia tem esperança de ver algumas Orças na região. (2 dias antes ele tinha testemunhado um ataque delas aos pingüins perto da Caleta Valdes, e nos mostrou um vídeo sensacional disto). Portanto, vamos direto para avistar alguns pingüins. Esperamos um tempo, mas realmente não havia Orças na região. Ainda assim, pelo menos vimos alguns pingüins,para começar com a fauna do lugar.

Em seguida, vamos ver os elefantes marinhos. No começo muito longe, e depois bem mais de perto. São uns bichões enormes, sempre 1 macho, suas (várias) fêmeas e alguns filhotes, e um outro macho que quer participar da festa mas não consegue, ficando a espreita. Como a Maré está alta, conseguimos vê-los razoavelmente de perto. Já na volta, vemos um deles finalmente se levantar, era um macho que foi brigar com outro macho que só tinha saído da água para perto das fêmeas. Como o ‘alfa’ era muito maior, o outro rapidinho voltou para a água.

Fomos em seguida para Puerto Pirâmides. No caminho, vimos algumas Vicunhas e Maras(um bicho muuuuito estranho, mistura de coelho com canguru, mas muito pequeno... não dá pra descrever). Lá chegando, só vestir os coletes e embarcar.

Pouco tempo de navegação, e chegamos em algum lugar onde podiam haver baleias. Rapidinho apareceram uma mãe e se filhote. De cara consegui ir para a frente do barco, onde elas foram.. uma visão magnifica daquele animal gigantesco ali ao lado (2 no caso). As 2 estavam empolgadas, ficavam mostrando o rabo, passeavam de um lado para outro, e depois de um tempo começaram a pular. Acho que foram uns 5 ou 6 pulos, um expetáculo!!! Fomos procurar mais algumas, e vimos mais umas 3 ou 4, mas nenhuma como nos saltos das primeiras. Sei de relatos que no meio de Setembro, ou começo de Outubro, tem gente que vê dúzias de baleias... se fomos numa temporada mais baixa e já valeu, não consigo imaginar como seria neste tempo. Quem sabe algum dia?

De volta, fomos direto para o hostel. Saí sozinho das umas voltas, comer alguma coisa, e ver a Cristina fazendo o discurso pela vitória. Sem dúvida, um passeio maravilhoso!!!

 

GASTOS

Península Valdes 230,00

Passeio de barco 150,00

Entrada Península 80,00

Hostel 70,00

Mercado 8,00

Janta 23,00

TOTAL 561,00

 

DICAS

Até pouco tempo, a entrada tinha um preço para mercosul e outro para fora. Desde Agosto de 2007, é um preço para argentinos e outro para estrangeiros. Ou seja, pagamos bem mais caro

Leve seu lanche, ou esteja preparado para comprar algo no mercado. Dependendo de como for o passeio, só tem uma parada rápida para comer algo quase no fim do passeio, e Puerto Pirâmides é beeeeem caro para se comer. Principalmente pq o café do El gualicho é torrada com manteira e café-com-leite. Ou seja, sustenta nada ;)

 

4º dia – 29/10, segunda– Puerto Madryn

Cedinho arrumamos nossas coisas, comemos nossas torradinhas, fizemos o check out e deixamos a mochila no quartinho de guardar as coisas. 8h00 saímos para Punta Tombo.

O guia é o mesmo de ontem, e o cara é muito bom. Primeiramente, vamos a Trelew pegar uns franceses que vão chegar no aeroporto, e vamos fazer mais uma navegação, para procurar Toninhas, num bote bem menor que o de ontem, e bem mais rápido também

Primeira coisa que avisam: Abram bem os olhos, porque os bichos são muito rápidos... após um tempinho, ao invés de toninhas vimos foi golfinhos. Aqueles como o Flipper mesmo. Diz que são raros de serem vistos, então demos sorte. Só que realmente são muuuuuito rápidos. Só se vê aquele grupo de 2 ou 3 saindo rapidinho da água e já voltando. Impossível tirar fotos, tento filmar e mesmo assim é difícil. Mais um pouco e encontramos algumas toninhas, que são muito parecidas com as Orcas, porém bem menores. Mesmo vendo os bichinhos tão rapidamente, valeu o passeio. Nem que seja pela caça as toninhas, naquela água lindíssima do Atlântico por ali.

Passamos novamente num posto para nos abastecer e vamos a Punta Tombo, a maior colônia de pingüins na América (ou será a maior fora da Antártica? Não se dizer). Antes de entrar, a noticia: no dia anterior nasceu o 1º pingüim da temporada. Teremos sorte de encontrá-lo? No começo não tem muitos não, um pingüim aqui, outro ali, mas logo vai aumentando... encontramos uma dupla brigando, com um realmente indignado, fazendo um barulho bem alto. E vamos cruzando com vários pelo caminho. No final, uma praia de pingüins, num lugar maravilhoso, onde podemos ficar em contato com a natureza por um bom tempo. Ao final, nem vimos taaaantos pingüins assim de perto(ok, deve ter sido mais de 100), mas podemos ver muitos deles mais longe, todos cuidando de seus ovinhos, cujos filhotes estão para nascer.

Na volta, passamos pelo povoado de Gaiman, de colonização galesa. Preferimos não tomar o tal do chá galês, então demos umas voltas por ali. A cidade é incrivelmente arborizada, com muitas flores. Bem bonita, mas não acho que vale a parada.

Chegamos à cidade, ficamos no centro, comemos um lanche e fomos pegar as coisas para a rodoviária. Paguei muuuito caro pelo busão semi-leito, daqueles com 3 poltronas por corredor, nas primeiras poltronas do piso superior - como são umas boas 14 horas de viagem, acho que vale a pena o gasto. Primeira parada: Trelew. Era a 3ª vez que íamos de Puerto Madryn a Trelew desde sábado – pelo menos, desta vez não tem que voltar hehehe Já de cara servem uma janta muito boa – quem mandou mandar ver num lanchão mais cedo? Agora não agüenta nada hehehe. Também teve um café razoável no outro dia.

 

GASTOS

Punta Tombo 230,00

Barco 150,00

Entrada em Punta 60,00

Lanche noturno 21,00

Mercado para almoço 12,00

Madryn-Bariloche 324,00

TOTAL 797,00

 

DICAS: como falei, a maioria dos passeios da região são com preços próximos (de 110 a 130 para península, preço igual para Punta Tombo + 75 navegação). Como só no El Gualicho achei a tal da navegação às toninhas, fica aqui mesmo. A qualidade do serviço deles é muito boa

Vi também alguma agencia que incluía uma passada em Trelew e no museu(este não incluso). Para quem não for por conta própria e tiver curiosidade, pode valer a pena. Só não é algo que todo lugar tem.

Mais uma vez, leve seu lanche...

De Madryn para Bariloche está bem mais caro do que meu guia disse, mesmo os ônibus mais comuns. Para mim, valeu pagar mais caro neste trecho, que é bem longo.

 

Continua em Bariloche...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Guto, sinto muito mas o nome da companhia eu não lembro :x

Sei que tinham 2 opções lá, mas tem que dar uma procurada. Mas o que posso dizer é: chegue em Puerto Madryn e já compre a passagem para ir embora, principalmente se for em alta temporada...

 

abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Alex,

 

Estou planejando as ferias do final de ano (dezembro/janeiro) minha, do maridão e das crianças (5 e 9 anos), então achei seu relato e gostei bastante de seu roteiro, curto e bastante interessante para ser realizado por crianças.

 

Se lembrar de algo interessante que possa ser feito por crianças agradeço.

 

Maria Emília

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Maria Emilia,

Se for prá região de Madryn, com crianças o museu de Trelew (dos dinosauros) é praticamente obrigatório! Fora a pinguinzada, que nesta época deve estar cheio de filhotinhos já...

 

Já em Bariloche, procure informações sobre o Piedras Blancas - eu não fui, mas muita gente diz que o skibunda é uma delícia... só não creio que vá estar funcionando em Dezembro.

Por outro lado o passeio dos 7 lagos pode ser meio pesadão, por ficar boa parte do dia dentro de uma van a criançada pode não curtir muito.

 

Se pensar em algo mais, eu coloco aqui ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...