Ir para conteúdo

Chapada de Diamantina (Lençóis) - BA na Semana Santa


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite a todos!

Estou bastante empolgada já que esse é meu tópico de estreia aqui no mochileiros (apesar de já ser leitora do site há muito tempo). ::hahaha::

 

Bem, em Abril, sendo mais específica, na Semana Santa, eu e um grupo de sete pessoas estamos saindo de Aracaju - SE em direção a Lençóis - BA (Chapada de Diamantina). É a nossa primeira vez na Chapada e como estou a frente do planejamento, quero que tudo saia "perfeito" (ou o mais próximo disso). ::sos::

 

Iremos de ônibus, mas consideramos a opção de alugar carros por lá. Porém estamos indo com pouco dinheiro. Planejamos passar a semana santa inteira por lá, ou seja, cinco dias (quarta a domingo). Eu vi uma planilha de custos enviada por um mochileiro, mas achei extremamente caro (ele gastou cerca de R$ 1.000), vocês tem idéia de quanto gastaríamos?

 

Pretendemos acampar, mas ainda estamos pesquisando campings. Apesar de ter lido muita coisa a respeito nos fóruns, achei escassa as informações sobre campings em Lençóis (existem muitas informações sobre Vale do Capão). Caso alguém possa ajudar enviando recomendações ou um tópico que fale sobre o assunto ficarei muito grata.

 

Fiz um roteiro simples, e gostaria muito de dicas e opiniões sobre os lugares que planejei visitar (como são poucos dias escolhi os mais falados), se há possibilidade de fazer mais de uma trilha por dia e se essa época do ano é boa para visitar esses locais:

Também queria idéias de lugares especiais para se ver o pôr-do-sol!

 

1º dia: Cachoeira do Sossego

2º dia: Poço Encantado (+ Poço Azul)

3º dia: Pratinha (+ Gruta do Azul)

4º dia: Cachoeira da Fumaça (por cima)

5º dia: Lapa Doce

 

Outra coisa importante que eu não falei é que todos nós temos pouco preparo físico, ou seja, preferimos trilhas para iniciantes.

A maioria já acampou, mas sempre em praias, há algo a mais que vocês aconselham levar para acampar na Chapada? Ou para essa época do ano? Lá faz frio ou chove muito?

 

Muito obrigada a todos!

Espero contribuir bastante para o mochileiros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá carolina, bem vinda ao mochileiros.com!

 

Então, de fato, ficar no vale do capão, fica beeeeeem mais barato pq não é preciso pagar guia para ir nas várias trilhas de cachoeiras maravilhosas que tem por lá. em geral as trilhas são batidas e dá pra ir tranquilo.

 

Alugar um carro seria uma boa pedida pq o transporte por lá é péssimo e pagar estes passeios através de agências fica muito caro!! Lá em Lençóis tem uma locadora de carros a Lukidan, mas pela época é bom deixar reservado.

 

Eu já fiquei no Camping Lumiar - tel: 75 3334 1241 ::otemo::

 

Essa "idéia" de qto vcs vão gastar vai depender da maneira que pretendem conhecer as atrações, fica beeeeeeeeeem mais barato rachar aluguel do carro, ficar em camping, levar comida e cozinhar na cozinha comunitária do camping etc. etc.

 

Sobre o roteiro, tem algumas atrações próximas ao centro de Lençóis q nem precisa de guia, são elas:

 

- Serrano/Cachoeirinha - Fica 5 minutos a pé - 1km do centro de Lençóis;

 

- Salao de Areias Coloridas -- A 1 km da cidade, Chega-se até a entrada de uma gruta, onde formações rochosas multicoloridas por decomposição, tem areias de várias cores que são utilizadas para o artesanato -- nao precisa de Guia

 

- Cachoeira da Primavera - 2km, ou 45 min a pé - nao precisa de Guia

 

- Ribeirão do Meio - A 4km ou 1h a pé - nao precisa de Guia

 

Sobre o por do sol, na volta do passeio das grutas vc curte o por do sol no morro do pai inácio. Qdo voltar da fumaça por cima, dê um rolé pela vila Caeté açu (capão) é super charmosa, se puder almoçe em Dona Beli (é 10,00), pra fechar, passem no riachinho.

 

Sobre a Pratinha, é um lugar lindo mas nesta época vai estar lotado, o que tira a beleza do lugar...na minha humilde opinião, é muita farofada!muita gente...affffff

 

Levem lanterna, vai ser super útil, tb agasalho pq de noite faz frio, no mais, o básicão mesmo:protetor solar, boné, camera fotografica, etc.etc.

 

qq dúvida é só perguntar!

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Carolina!!

 

Com relação ao seu roteiro, segue a minha dica:

 

1º dia - Cachoeira da Fumaça (por cima)

2º dia - Lapa Doce, Pratinha e Gruta Azul dá pra fazer no mesmo dia (geralmente as agências fazem assim). Peça para o guia fazer o roteiro contrário.. comigo deu super certo! Quando o povo chegava nos lugares, nós estávamos de saída... peguei todos vazios! hehe

3º dia - Cachoeira do Sossego - foi a trilha com mais suor que eu fiz na Chapada! rs Uma botinha apropriada (Bull Terrier) vai ajudar muuuito na caminhada.

4º 5º dia - Poço Encantado (+ Poço Azul), dormindo em Mucugê e no dia seguinte.... a M-A-R-A-V-I-R-O-L-H-O-S-A Cachoeria do Buracão, que aliás, é essa da minha fotinho! rs. Essa cachoeira é responsável por um dos momentos mais incríveis que eu já vivi na vida!! Não saia da Chapada sem conhecer!!

 

Eu me hospedei na Pousada do Sossego e fui muitíssimo, mas muitíssimo bem tratada! Café da manhã feito com todo carinho e uma família nota 10000!! Recomendo!!

 

Espero ter colaborado um pouquinho e se tiver mais dúvidas é só perguntar!! Beijo!

 

 

5º dia: Lapa Doce

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ola Carolina,

 

Sou de Recife e ha dois anos seguidos eu e meu marido viajamos de carro para a chapada, sei que não é o seu caso mas fazer a viajem de carro é muito bom gastamos ida e volta em media R$ 600,00 de gasolina, mas se tiver mais pessoas no carro sai mais em conta.

 

Bom, da primeira vez ficamos no vale do capão na pousada sempre viva(resposnsavel Giovani), custa em media R$ 15,oo p/pessoa um quarto com banheiro e cozinha comunitaria, mas la também tem área de camping. La fiemos a trilha da fumaça por cima é bem cansativa mas vale muito a pena pq a vista é linda! Não precisamos de guia, pq nesse dia tinha muitos grupos subindo a trilha e nos so fizemos acompanhar...

Poço do Diabo, no caminho para o vale do capão, também não precisa de guia, assim que sair de la 5km depois tem a caverna da torrinha, essa caverna é muito linda, você paga um guia local, são 2h de caminhada muito interessantes, vale a pena.

No capão faça a trilha da angelica e purificação, como o nome ja diz...

A noite nos finais de semana, na pracinha vale a pena comer fatia de pizza de um italiano que fica no meio da rua.

 

Se ficar em Lençois, tem que pesquisar uito porque as pousadas bem como comidas são bem mais caras do que no capão. Mas vale a pena conhecer a trilha da cachoeirinha, primavera, salão de areias, ribeirão do meio(tem um toboagua natural).

 

Enfim, da ultima vez que fomos compramos um fugãozinho que você encontra nas casas de pescas, e comprei uma panelinha, e muito miojo e cafe!!! rsrsrsrs!!! Na mochila, nas trilhas levamos muita barra de cereal, chocolates e muita, muita água!!!!! No final das contas a economia é enorme!!!

 

Estou a disposição!!!

 

Márcia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Carolina,

 

 

moro aqui em Igatu aqui na Chapada e achei seu roteiro legal, mas o sossego de primeiro dia não vai não, a trilha é puxada de mais para iniciantes.

Durante a semana Santa com certeza vai está tudo muito cheio, mas você pode contratar uma agência ou fretar um carro e fazer o seguinte roteiro:

1º dia - Poço do Diabo, Lapa doce(R$15,00 por pessoa), Pratinha e gruta azul(R$15,00 por pessoa) e pôr do Sol no Pai Inácio( R$ é facultativo)

2º dia - Poço Azul(R$10,00), Poço Encantado(R$20,00 por pessoa)

3º dia - Cachoeira da Fumaça e Riachinho

4º dia - Sossego e ribeirão do meio

 

ps = Esses valores são as taxas cobradas pelas propriedades em que estão os respectivos atrativos!

 

Tentar falar com Junior: 75 - 91714151 ele tem uma Toyota e dá pro Grupo todo!

Camping tem o Lumiar e o Alquimia, que é na entrada de Lençóis e deve ser mais em conta.

O dia 1 e 2 você praticamente não caminha são passeios fáceis.

dia 3 e 4 já acho importante contratar um guia.

Pra Fumaça contrata um guia no Capão, na entrada da trilha tem a ACV VC( associação de condutores de visitantes do Vale do Capão), lá você pode contratar um guia, ou se preferir, ligue para Wando 75 33441176, um guia experiente e muito tranquilo!

Em Lençóis também tem ACV próximo ao prédio dos correios.

 

 

Em quanto ao frio, não se preocupe, não faz tanto assim, mas a noite é bom um casaquinho!

 

Bom, qualquer dúvida entre em contato, estarei disposto em ajuda-la!

 

Dmitri de Igatu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

fala galerinha!!

 

o roteiro ta blz,., com certeza da pra curtir um pouco da chapada sim!!

 

pena q nesse periodo nao da pra mim,.

 

to programando pra setembro/2014... ate criei um topico aki p axar companhia para a viagem.,

 

nele tb fiz alguns roteiros bem legais,., pode ser como dica tb., da uma olhada la:

 

chapada-diamantina-setembro-2014-t94508.html

 

Enfim,., sucesso na viagem de vcs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...