Ir para conteúdo

Canivetes... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
E aí pessoal, sou meio novo nesse mundo então gostaria de saber de vocês, que me pareceram profissionais das lâminas, se fiz um bom negócio ao comprar um Canivete Brigade da Mormaii, aço 420. Vem com lanterna LED, pederneira, corta-cinto e quebra-vidro. Eu pessoalmente achei interessante, mas li que apesar da pouca diferença prática, o aço 440 é melhor que o 420. Enfim fiz mal negócio?

 

https://dispropil.com.br/uploads/produtos/2834/3e22c2.jpg

 

é um bom canivete porem prefiro o modelo GAYA que possui só 03 funções: Faca grande; Quebra-vidros; Corta Cinto;

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 301
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá campeiros tudo bem? Queria um esclarecimento se vocês puderem me ajudar, achei um preço bom de um Victorinox no mercado livre com todas as funções que eu quero em um canivete multi-funções, mas sera que o produto é original? Achei o preço barato demais, vou postar o link, sera que procede?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464653634-canivete-victorinox-climber-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi,

Eu não sou usuário dessa marca mas olhando no EBay por esse modelo os preços oscilam em torno de 35 dólares lá fora para o canivete novo, esse do ML é usado. Pode ser legítimo por isso, seria o caso de verificar se o vendedor tem algum documento que comprove autenticidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite pessoal.

Tenho acompanhado esse forum sem me inscrever,gosto bastante,das opiniões e principalmente gosto de canivetes ,os quais trago sempre bem afiados.(aprendi bastante aqui tambem)

Ha bastante tempo tenho buscado alternativas aos suiços VIC e WENGER.

Como moro no campo tem algumas ferramentas basicas que procuro carregar.

Encomendei um Aitor Gran police pela robustez e acredito nas marcas espanholas.

Alguem tem experiencia com o uso dos mesmos???

Saudaçoes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal, leio mais do escrevo mas resolvi dar meu pitaco neste caso. Acho que você terá uma boa compania em suas aventuras. Gosto particularmente desta série da AITOR (Gran Police, Gran Patrulero....) o tamanho (100 mm) é um pouco maior do que os VIC de 91 mm e mais discreto do que os VIC 111 mm e Wenger 120 mm. Arrisco a suspeitar que no passado já houve algum tipo de colaboração da WENGER com a AITOR pois os estilos de algumas das ferramentas é muito parecido. Eu uso no momento um VIC New Soldier série especial que possue saca-rolha e fio liso, modelo muito bom embora um pouco grande no uso diário.

 

Acho que você está fazendo uma boa aquisição,

 

Boas aventuras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá pessoal!

 

Gatopardo, eu sou meio "suspeito" para falar da cutelaria Aitor... Tenho 9 peças desta marca espanhola, que considero excelente (pelo menos as antigas). Dentre meus canivetes, tenho um Aitor Al-ligator que já está comigo há uns 20 anos, inteiraço, apesar do uso.

 

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

olá pessoal, gostaria da ajuda dos amigos para me indicar 2 produtos abaixo:

 

1. Um canivete que tenha essencialmente uma faca no qual seja necessário apenas apertar um botão e a faca saia rápido (uso segurança pessoal)

 

2. Um canivete multifunção para camping (com valores entre 50 a 100 reais e que tenha um mínimo de confiança)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Teresa,

 

Absolutamente não lhe recomendo adquirir este tipo de canivete automático que tem em mente! Primeiro porque é legalmente proibido aqui no Brasil e segundo porque salvo raríssimas exceções, via de regra customs e com preços astronômicos, eles são uma grande porcaria no geral e absolutamente não confiáveis!

 

Além disso, ser abordada por um integrante das forças da lei e ser apanhada com um destes, vailhe gerar dissabores pelos quais você não precisa passar!

 

Na linha do que você pretende com sua solicitação, lhe recomendaria procurar no ebay ou mais precisamente no AliExpress algum modelo dos canivetes Ganzo com axis lock que lhe agrade. Este tipo de trava permite, com o devido ajuste da tensão do pino/pivot, que a lâmina seja aberta apenas por gravidade. Basta puxar o axis lock para trás e com um mínimo jogo do pulso e a lâmina se abre e é travada na posição de forma bastante segura ( ao se soltar o axis lock ).

 

Estes canivetes custam entre 15 e 20 dólares, já com o frete para o Brasil, são em aço 440C ( o equivalente chinês à este aço, que é o 9Cr18MoV, que na minha opinião é até melhor que o 440C original ), são muito bem construidos e acabados e tem uma retenção de fio muito boa. Sem contar que alguns modelos são mais robustos que um tank de guerra!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Novamente, postando aqui um canivete apenas em atenção ao amigo PhacSantos que me presenteou com ele, me vendendo a um preço menor que o de custo!

 

Canivete Higonokami japonês

 

9td346.jpg

 

Ficha técnica:

 

comprimento fechado ( com o tail ): 10,8cm

comprimento total: 17,3cm

comprimento da lâmina: 7,4cm

comprimento efetivo do fio original: 7,5cm

largura máxima da lâmina: 1,5cm

espessura da lâmina: 2,5mm

espessura total da empunhadura ( ajustada por mim ) : 5mm

espessura do aço da empunhadura: 1mm

peso: 42g

aço: SK, provavelmente 1082

dureza: 58 RC no fio e 50/52 na espinha

trava: não ( friction folder )

 

 

A história deste canivete remonta ao século XIX e não vou colocar aqui pois pode ser facilmente encontrada no tio google.

 

É um canivete de construção extremamente simples, sendo em essência um friction folder.

 

o9emva.jpg

 

Sua empunhadura é uma simples folha de aço dobrada. Pode parecer frágil, mas é de uma rigidez interessante, sendo bem difícil apenas com a força dos dedos comprimi-la no sentido de tentar aproximar uma borda da outra; o movimento é mínimo.

 

Pela ficha técnica pode-se perceber que é um canivete bastante compacto, e o acabamento é bastante espartano, rústico mesmo.

 

Um dos seus problemas, é que com o espaço entre as folhas da empunhadura mais aberto, o fio pode tocar no fundo da mesma, sendo danificado. Por isso, coloquei um stop pin, que limita o curso da lâmina para dentro da empunhadura.

 

2s1aw4x.jpg

 

Para tanto, fiz um recesso na lâmina, na porção mais próxima à empunhadura. Resolveu o problema e ainda facilita a abertura da lâmina, já que a mesma não vai mais fundo na empunhadura.

 

xnr9rl.jpg

 

Também arredondei o tail para ficar mais confortável o apoio do dedão, assim como ajustei seu encaixe na empunhadura ( assentamento ), pois só tocava um ponto; agora ele assenta por completo na empunhadura.

 

Aqui pode se ver a comparação do original com ele já com as modificações.

 

317cc2c.jpg

 

A lâmina, mal comparando, é uma Mora em miniatura, ou seja, é um scandi com exatos 10 graus DCL ( desbaste de cada lado ). Dei uma polida na parte do scandi para minimizar os riscos da lixadeira.

 

É um canivete para trabalhos leves, entalhar madeira detalhadamente, apontar lápis e até lidar com alimentos. Para mim esta opção é praticamente descartada pelo gosto de ferrugem que fica e pelo fato de ter que ficar lavando E ENXUGANDO com constância a lâmina.

 

Pela dureza de 58 RC, apliquei um micro-fio de 15 graus DCL, pois com a experiência com a Mora classic que tem 59 RC, sei que o fio vira muito facilmente.

 

Eventualmente vou retemperar a lâmina para ficar com módicos 63 RC de dureza!

 

Este modelo é bastante barato, ficado em torno de 12 dólares. Caso alguém se interesse, recomendo o modelo mais caro, tipo um que o amigo Véio du Mato adquiriu há algum tempo, com lâmina laminada e com o core em aço super blue com 63 RC de dureza! Este deve ficar por cerca de 25 a 30 dólares.

 

Para mim, será um canivete para abrir caixas e correspondência e de vez em quando, entalhar uns gravetos.

 

2iityzc.jpg

 

Hehehehehe, como sei que o fio vai virar, tinha uma chairinha feita de lima de motoserra ( retemperada ) parada, então cortei e fiz uma chaira de ângulo pre-setado de 20 graus DCL, para ficar sobre a escrivaninha. As hastes são removíveis.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...