Ir para conteúdo

Preconceito / Discriminação no Japão


azemasc

Posts Recomendados

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olha, preconceito lá existe sim. [V] Tvz seja uma maneira dos mais velhos tentarem proteger a cultura milenar do país... O Japão tem uma cultura mto peculiar, cheia de tradições e formalidades, que p/ nós que fomos criados no Ocidente é mto diferente e, pq não dizer, estranha.

E o Japão está se "globalizando" e as coisas estão mudando rapidamente. E a juventude japonesa curte mto os estrangeiros e seus costumes [Dance]. Provavelmente, os mais antigos temam essa "invasão ocidental" que ameaça a cultura deles, por isso o preconceito.

Morei lá durante alguns anos e no começo, mesmo sendo descendente, cheguei a sofrer discriminação por ser estrangeira, pois estranhavam eu ter cara de japa e ser "analfabeta" no idioma deles [:(], mas td melhorou depois que corri atrás e aprendi a ler um pco e me comunicar melhor. Afinal, o interesse era meu, eu era a estrangeira no país deles... não podia exigir que todos falassem em português, então a solução foi eu aprender japonês [:D]...

Qto aos negros, eu acho que são tratados como qquer outro estrangeiro... com certos receios e restrições, mas hj mtos estrangeiros moram lá e são tratados com mto respeito (aprendi que é só não querer mudar nenhum costume milenar, que tá td bem... [;)] rsss).id="Book Antiqua">id="size3">

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Voltei do Japão há + de 5 anos.

Acho q morar em um lugar com cultura (tradições, costumes, regras, comidas) totalmente diferente à nossa é sempre uma ótima experiência... seja onde for.

Eu aprendi mto, conheci mta gente e lugares... e acredito que td isso me ajudou a crescer como pessoa.

A fase triste (em que me sentia discriminada) me fez mais forte, pois de certa forma tive que lutar pra conseguir conquistar o respeito das pessoas... e me orgulho de ter conseguido. [:D]

Bom, mas se vc pergunta se vale a pena financeiramente ir pro Japão, aí acho que depende do que vc quer, qual o seu objetivo.

Eu fui pra conhecer o país de meus ancestrais e, claro, juntar um dinheirinho. O problema que no Japão há uma discriminação terrível: o machismo. Sabia que uma mulher recebe cerca de 25% a menos que um homem para fazer o mesmo serviço?! Acabei juntando só o que realmente precisava pra voltar, terminar a faculdade e ter uns meses de "férias"... mas acho que valeu a pena por toda a experiência e amigos que ganhei [:)].id="Book Antiqua">id="size3">

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

existe sim

certa vez um japones virou as costas pro meu pai no refeitorio da empresa e sentou-se de lado no banco, precisando comer com o prato na mao, ao inves de em cima da mesa...mas é uma parte da população....como em todo lugar, sempre tem a parte cretina do povo....

 

fora isso, é só respeitar a cultura e tentar se integrar a sociedade q acho q fica melhor....

 

o problema é q muitos estrangeiros sao mesmo arruaceiros

 

os brasileiros ja queirmaram o filme e pra revertar a situação será bem dificil....

 

cerca de 70% dos presos estrangeiros sao brasileiros....por furtos e drogas principalmente....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É isso aí, Kaoru!

Pessoas são pessoas em qquer lugar. A barreira do preconceito existe em mtos lugares, mas vamos encarar como um "pré-conceito", uma generalização na forma de ver os estrangeiros, que pode ser mudado à medida que os dois lados vão se conhecendo...

Como já disse, o preconceito, digo, o pré-conceito existe como uma forma de preservar a cultura local. Se houver o respeito de ambas as partes, vai haver entendimento e os conceitos mudam, não é?

O grande problema mesmo é qdo esse pré-conceito está numa cabeça pequena como a do sujeito que deu as costas pro pai do Doug. Daí vira discriminação. Infelizmente esse tipo de comportamento ridículo ainda existe, não só no Japão, mas em todo o mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Voltei do Japão a 5 meses, e tenho que discordar dos comentarios anteriores.

 

Como o movimento hip hop está muito em voga é comum vermos negros em Tókio, acompanhados ou até namorados de japonesas. Morei numa cidade pequena e no shopping tinha uma loja de roupas com donos negros.

 

Muita coisa mudou, o Japão está globalizado. Culturalmente eles tem a personalidade resguardada, mas se você for educado, tiver respeito eles vão valorizar isso.

 

Tive por lá e não enfrentei qualquer problema por ser brasileira. Pelo contrario, isso até facilitou os contatos.

DICA: Fale que é brasileiro...eles adoram o Zico, futebol. ;D

 

boa sorte e curte a viagem ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

olá, chrismise

vc foi ao japao como turista?

pq como imigrante a situação é muito diferente...

lá, nós de olhos puxados, somos apenas mais uma pessoa q precisa sair de sua terra natal para trabalhar em serviços pesados, perigosos e/ou sujos

estao todos no mesmo balaio, brasileiros, peruanos, vietnamitas, chineses, etc...

 

vc disse q o movimento hip hop esta em voga, certo?

será q reflete o pensamento geral do povo ou são só algumas poucas pessoas com a mente mais aberta q estao se "misturando"????

 

acredito q no geral isso nao ocorre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...