Ir para conteúdo

Pucón e Santiago do Chile - neve e dinheiro


Posts Recomendados

  • Membros

Não sai barato mas tem como economizar e vale a pena

Na última semana de julho de 2012 eu fui com minha esposa, parentes dela e amigos para Pucón no Chile, foi uma viagem totalmente diferente, tanto para mim quanto para ela. Estamos acostumados e economizar e gastar pouco em nossas viagens, hotel/pousada para nós tem que ser limpo e ter segurança, somos daquelas pessoas que hotel/pousada servem basicamente para dormir e tomar banho, pois quando estamos em viagem o que mais queremos é aproveitar o lugar. Vou relatar um pouco da nossa viagem colocando também algumas dicas. Ao todo foram 7 dias em Pucón, sul do Chile, e 1 dia em Santiago.

Câmbio: não pensem que os chilenos gostam de dólares, eles preferem, e alguns até exigem, o Peso Chileno (CLP). A cotação do CLP aqui no Brasil era extamente a mesma no Chile, então tanto faz levar R$ para trocar por lá ou já sair daqui com CLP daqui. Eu havia ouvido dizer que o câmbio no aeroporto de Santiago era desfavorável, mas quando cheguei lá estava extamanete a mesma cotação do Brasil. Uma dica de economia (ao menos quando fomos): levar dólares (mesmo pagando a cotação das casas de câmbio no Brasil) e trocar por Pesos Chilenos lá no Chile gerou (na data em que fomos) um ganho entre 8% e 12%.

Comida: a comida em geral no Chile (etivemos apenas em Pucón, Villarrica e Santiago), tanto nos restaurantes, bares, lanchonetes e supermercados é bem mais cara que no Brasil. Um café, por exemplo, custava em média R$ 10,00 a R$ 12,00 (Nescafé com leite).

Passeios: durante o inverno, que foi a época que eu fomos, praticamente não se faz nada sem uma agência de turismo e cuidado, ao caminhar por Pucón você vê várias daquelas placas de "Informações Turísticas", mas só existe uma verdadeira "Informações Turísitcas" na entrada da cidade, de resto são as operadoras de turismo que utilizam do símbolo para atrair os turistas. Bom, não preciso nem dizer que brasileiro que vai para o Chile em pleno inverno quer mais é conhecer neve, e nós não fomos diferentes. Em Pucón existe uma estação de esquis no Vulcão Villarrica (cuidado esse vulcão ainda está ativo...hehehe) - http://www.skipucon.cl - como eu disse, nada é barato, mas ir até o Chile e não esquiar, ops não tentar esquiar no meu caso, é impossível. Para quem não conhece neve, como eu não conhecia, tudo é muito lindo, muito diferente e ainda mais se você for como eu que gosta de fotografar prepare sua câmera. Voltando ao assunto, a estação de esquis cobra CLP 40.000,00 para meio dia, isso inclui que vc utilize o teleférico para subir às pistas quantas vezes desejar (o meio dia que pegamos começava às 12h30min e ia até a tardinha), mas ainda tem o custo do aluguel de roupa e equipamento, na cidade você aluga tudo por cerca de CLP 12.000,00. É bom você alugar tudo na noite anterior, mas (como sempre tem um mas) se você for para lá para esquiar 3 vezes ou mais vale a pena você comprar roupas nos Brechós da cidade (nós conhecemos 2). Atenção, pessoas como eu, que nunca andaram de patins ou de roller, provavelmente terão muita dificuldade para esquiar, aí você pode contratar uma aula que com certeza irá aproveitar muito mais os esquis, mas também irá gastar mais. Eu economizei e passei duas tardes caindo, minha esposa, que já andava de roller, colocou aquelas varetas nos pés e se foi...ô inveja ::grr:: . Fomos esquiar 2 tardes, quer dizer, ela foi esquiar duas tardes, eu fui "comprar terreno" (vulgo ir ao solo), o primeiro dia estava com o tempo fechado, tudo cinza, vento e mais frio e no outro dia o céu estava limpo, azul e sem vento, claro que aproveitamos muito mais o segundo dia. Para esquiar você coloca roupa sobre roupa, luvas (importantíssimas) e umas botas totalmente duras (desconfortáveis para quem quer caminhar, mas afinal, você está ali para esquiar e não para caminhar - aqui vale uma dica que só reparei quando estava indo embora, só feche as presilhas quando for colocar os esquis, assim você irá caminhar muito mais confortavelmente). A parte mais fria é a subida do teleférico, principalemente se você for ficar sem luvas para tirar fotos. Mas em resumo vale muito a pena o pouco de sofrimento comparado às imagens e risadas.

Um dos passeios que gostei muito foi a ida até a fronteira com a Argentina, como estávamos em um grupo grande alugamos 4 carros, o meu era bem simples, era um KIA Rio (parece um Corsa Sedan), esse passeio fizemos após o primeiro dia tentando esquiar (o dia do tempo ruim) e o tempo estava muito bom, a foto com a bandeira do Imortal Tricolor foi nesse dia, na beira da estrada. Gostei muito desse passeio, pois paramos várias vezes para fotos e também para brincar feito crianças, com as crianças na neve. Esse passeio também diria ser imperdível. Na volta eu, minha esposa, o primo dela e a namorada (dele) viemos entrando em algumas cachoeiras sinalizadas na estrada, ao todo foram 3 cachoeiras que vc roda por estradas de chão muito boas. Cada cachoeira você tinha que pagar para acessar, duas delas custaram CLP 1.000,00 (R$ 5,00) por pessoa e uma saiu CLP 20.000,00 por pessoa. Para mim e para minha esposa valeu muito, pois nós adoramos cachoeiras, pena que eu estava sem calção de banho ::hahaha:: , pois aquelas águas límpidas são um convite para banho, o problema é a temperatura da água geladíssima, daquelas de te deixar roxo em segundos.

Outro passeio interessante é nas Cuevas Vulcânicas, são túneis feitos pelo escoamento da lava do vulcão, fomos de carro e não conseguimos chegar devido ao gelo na pista, faltando cerca de 1000 metros tem uma subida com algumas curvas no meio das árvores onde a estrada fica congelada, alí nosso carro se negou a subir, somente com cadenas (correntes) ou 4x4. Descemos até o entroncamento e pegamos uma 4x4 que nos levou e buscou no local. O passeio é guiado e com aula de geologia, ou seria vulcanologia?

Fizemos também o passeio de catamarã pelo Lago Villarrica, para quem gosta de saber um pouco da história do vulcão Villarica e de Pucón também é um passeio bem interessante. Esqueci de falar, esse vulcão Villarrica você enxerga de tudo que é lugar, é uma montanha branca que solta uma leve fumacinha, muito legal de tirar fotos. Também fizemos a Ruta Interlagos, não chegamos a nenhum lago, esse passeio eu dispensaria.

Como estávamos de carro fizemos também um passeio, em um dia meio chuvoso, para conhecer mais cachoeiras e ojos dágua, bem legais também.

No último dia ficamos eu, minha esposa, um casal de amigos e seus 2 filhos em Santiago para passear um pouco mais, aí fomo ao Cerro San Cristobal, a casa do Pablo Neruda e outros locais mais. Também vale a pena passear por Santiago, seu sistema de metrô é muito bom, mas cuidado com os táxis, ou melhor com os taxistas, sempre informe-se antes do valor (essa dica nós já tínhamos).

De passeio foi isso, foi tudo muito legal, mas ficou a vontade de fazer inúmeras trilhas e passeios de bike que existem por lá, assim como de tomar banho naquelas águas, mas no inverno tudo isso fica difícil (dizem que no verão também, mas tenho minha teoria de que se a água está líquida é por que não está tão gelada assim), então com certeza é um lugar para se visitar tb no verão. Para mim e para minha esposa ficou a grande vontade de subir ao topo do Vulcão Villarrica, mas nessa época nenhuma agência estava garantindo a chegada ao topo pela quantidade de gelo, e pelo que ouvimos falar ninguém estava conseguindo, mesmo aquelas operadoras que diziam que estavam fazendo até o topo. Segundo nos informaram a melhor época para isso é entre final de novembro e 20 de dezembro, ainda terá bastante neve e chega-se ao topo.

Resumindo foi isso. Abaixo um pequeno detalhamento da viagem:

Chegada no aeroporto do Chile: 21/08 às 3h, a maioria foi para um hotel, eu + minha esposa + o primo e sua namorada ficamos no aeroporto e fizemos de hotel um cantinho deserto, os banheiros são bem limpos, mas a comida é cara e quando amanhece você enxerga que está ao lado da Cordilheira.

As 11h pegamos o vôo da LAN para Temuco, onde nos entregaram nosso carro alugado da Pucon Rent a Car, e nos dirigimos à cidade de Pucón (cerca de 110km de distância), a estrada é muito boa e vc paga 1 pedágio.

Em Pucón ficamos nas cabanas Sol Y Lago, são muito confortáveis, com calefação, TV, 2 quartos, sala, cozinha, piscina externa (fechada) ofurô na rua (muito bom) e sauna, mas sem café da manhã.

Em Santiago eu e minha esposa encontramos com o casal de amigos e ficamos no Hotel La Sebastiana, muito bem localizado. Para ir do aeroporto para o Hotel é bom utilizar as Vans que ficam na frente, não são exclusivas mas são muito mais baratas, e se quiser voltar do hotel para o aeroporto com essas vans é preciso fazer a reserva com 24h de antecedência.

Ah... oque é barato no Chile? as liquidações de roupas, inclusive Columbia e outras marcas, mas é só isso mesmo...

Bom pessoal, resumindo muito FOI ISSO, quem quiser saber algo mais é só perguntar. Tem algumas fotos no Picasa (no link aí abaixo) se quiserem ter uma idéia.

Abraços...

Xande

[linkbox]https://picasaweb.google.com/113771195129365664104/Chile21A29DeJulhoDe2012?authuser=0&authkey=Gv1sRgCLWk4dPbjpvmQA&feat=directlink[/linkbox]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, como coloquei no relato eu não gastei nada com hospedagem, para mim com passagens compradas em janeiro (milhas + money por R$ 587,00 ida e volta Porto alegre - Santiago) + passgaem de ida e volta Santiago - Temuco = R$ 241,00 + principal refeição na cabana com compras de supermercado + passeios + veiculo alugado por 8 dias (dividido em 4 pessoas = R$ 335,00 por pessoa) ficou tudo por volta de R$ 1600,00 para mim e R$ 1.600,00 para minha esposa, incluindo aí uns R$ 250,00 de roupa comprada.

Foi isso... espero ter ajudado.

Abraço...

Xande

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Oi Xande vou para a patagônia para conhecer a neve quero ir em pucon também, vc disse que para esquiar se paga por dia com aluguel de roupas e tal... em reais quanto fica por dia pra esquiar com o aluguel de roupa? Você foi em agosto; tinha bastante neve? é pq quero fazer um boneco e brincar de guerrinha de neve sabe... kkkkkkk to até sonhando

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Xande vou para a patagônia para conhecer a neve quero ir em pucon também, vc disse que para esquiar se paga por dia com aluguel de roupas e tal... em reais quanto fica por dia pra esquiar com o aluguel de roupa? Você foi em agosto; tinha bastante neve? é pq quero fazer um boneco e brincar de guerrinha de neve sabe... kkkkkkk to até sonhando

 

Abraços

Olá Talita, nós fomos no final de Julho e pegamos bastante neve, se você for de carro é bom alugar as "CADENAS" para rodar em alguma estrada congelada, mas em um passeio que fizemos o guarda do parque informou que na mesma época em 2011 havia 80cm de neve na estrada e nós pegamos ela limpa. Quanto aos valores foram os seguintes:

Aluguel de equipamento de esqui = 6.000,00 pesos chilenos (aproximadamente R$ 27,00) cotação de hoje

Aluguel de roupas para esquiar = 6.000,00 pesos chilenos

Entrada estação de esqui à tarde com uso livre do teleférico = 20.000,00 pesos chilenos ( aproximadamente R$ 88,00)

ATENÇÃO: se vc nunca esquiou, não anda bem de roller, patins ou skate, pode no primeiro dia pegar o passe para subir 1 vez apenas no teleférico, é mais barato, pois vc irá passar grande parte do tempo em um pequeno trecho onde vc irá descer um pouco esquiando e depois subir caminhando, até pegar o jeito. Se vc pretende realmente esquiar o bom é chegar cedo e fazer aula de esqui, mas o valor é salgado...

Nós alugamos as roupas e os equipamentos na cidade de Pucón, é mais barato. O ideal é você ir na noite anterior para alugar, pois vc terá que experimentar tudo e ajustar os esquis.

É isso, espero ter ajudado..

abç e boa viagemXande

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros de Honra
Passeios: durante o inverno, que foi a época que eu fomos, praticamente não se faz nada sem uma agência de turismo e cuidado, ao caminhar por Pucón você vê várias daquelas placas de "Informações Turísticas", mas só existe uma verdadeira "Informações Turísitcas" na entrada da cidade, de resto são as operadoras de turismo que utilizam do símbolo para atrair os turistas.

 

Xande

 

Acho que te alguma conversa, pois dá pra fazer quase tudo por conta própria em qualquer época do ano. O que aconselho é o pessoal alugar um carro e ir para os destinos por conta própria, pois sai muito mais barato que utilizar os serviços das agencias e o deslocamento aqui é super fácil.

 

Essas ''Informações Turísticas'' realmente é um absurdo. Pra vc ver, existe uma agencia aqui e o nome oficial dela é Informaciones Turísticas ::lol4::

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...