Relato - Transilvânia (Romênia) 8 dias

Olá!

Mês passado eu tive uma semana de férias e, como estou morando em Budapeste, tirei pra conhecer a Transilvânia, que é aqui pertinho. Sempre quis conhecer os castelos e as cidades medievais da Europa, então achei que era minha chance.

Fiz a viagem sozinha, porque meus amigos estavam indo para outros lugares ou não queriam ir. Foi minha primeira viagem sozinha, e eu adorei. Agora, eu acho que poderia ter procurado por companhia na internet (aqui, no facebook, no CouchSurfing, essas coisas), mas também não me arrependo. Achei bem legal esse tipo de viagem, te dá uma liberdade muito maior. Apesar de eu ter ido com roteiro, pude mudar ele conforme eu queria.

Bem, a Transilvânia é bem interessante, e muito bonita. E barata! Eu gastei entre 150 e 200 euros (não lembro exatamente), contando com os quartos nos hostels e o transporte entre as cidades. A única coisa que não entrou nessa conta foi a passagem Budapeste - Transilvânia, que saiu por R$ 100,00 (ida e volta).

Dia 1: Buda - Cluj-Napoca

Eu saí de Budapeste de manhãzinha, às seis da manhã. O trem chegou lá por volta de uma da tarde. Foi bem pontual, chegou no horário certinho que tava na passagem, mas o húngaro que tava no trem me falou que isso é bem incomum.

A primeira imagem de Cluj é bem feia. Parece uma cidade suja e largada, mas isso é a estação de trem, pelo que eu notei. Infelizmente, cheguei lá e tava chovendo. :(

Então não deu pra aproveitar muito.

Fiquei em um hostel perto das praças centrais da cidade, chamado Transylvania Hostel. Fui andando da estação até o hostel. Pausa para a propaganda: melhor hostel que eu já fiquei na minha vida!

Bem receptivo, com um clima de família. Eles levam os hóspedes pra jantar fora e depois pra balada todo dia. Achei isso bem legal, principalmente pra quem tá viajando sozinho (tipo eu). Assim que eu cheguei, os outros hóspedes me avisaram disso e me chamaram pra sair. A recepção é 24 horas e os banheiros e a cozinha são bem limpinhos. O único contra foi que, dos 3 chuveiros (que ficam em salinhas separadas, e não são um banheirão com um monte de chuveiro, como é comum em hostel), dois estavam sem água quente nesse dia. Não tive problemas pq o hostel não tava tão cheio, mas acho que em outra ocasião, teria.

Paguei 50 LEI a diária no quarto para 8.

Esse é o quarto.

Nesse primeiro dia, eu só caminhei pelas praças e pelas igrejas. Nada demais.

À noite, comi em um restaurante mexicano pertinho do hostel. Era uma porta com uma vitrine, super discreto, mas que tem um taco delicioso.

O prato + a coca deu 20 LEI.

Dia 2: Cluj - Brasov

De manhã, eu fiz o Free Walking Tour de Cluj, que o pessoal do hostel me indicou. Ele saiu de trás da igreja se St. Matias, na Union Square. Curiosidade: todas as cidades da Romênia têm uma Union Square.

Recomendo muito o Walking Tour. Eu amo! Acho que é uma ótima forma de conhecer a cidade e a história, que foi o principal motivo da minha viagem.

Igreja Ortodoxa de Cluj

Pintura medieval na St. Mathews Church

St. Mathews Church

Eu sei que Cluj tem muito mais coisa, mas eu só reservei um dia pra lá. :(

À tarde, peguei o trem pra Brasov (eu comprei o bilhete assim que cheguei no dia anterior). Paguei 82,50 LEI. Pela internet é mais barato, mas eu não consegui.

Cheguei em Brasov à noite e peguei um táxi pro hostel. O taxista cobrou 15 LEI, e tava caro, mas como tava tarde e eu tava com um pouco de medo, paguei. Os outros taxistas ofereceram por 40 LEI antes, então é algo pra se tomar cuidado.

O hostel dessa vez se chamava Kismet Dao. Fiquei num quarto pra 12 (!!). Fiz isso pq sabem como é estudante, né? Sempre sem dinheiro! Mas não recomendo. Toda noite tinha alguém roncando.

O clima do hostel também é bem legal. Bastante mochileiro. Lá, vc ganha uma bebida de graça por dia (refrigerante, suco, cerveja) e tem "café da manhã", que é cereal, café e leite. A diária também custava 50 LEI, mas os 4 dias que eu fiquei saíram por 152 LEI, mais 10 LEI para a chave do armário, que eles devolvem depois.

Não gostei muito da localização, que achei um pouco longe (tem que andar um pouco antes de chegar na Republic Street, que é onde a cidade acontece) e não achei os banheiros tão limpos assim (o que eu usava, que era um banheiro com chuveiro, por exemplo, tava sempre com o chão molhado).

Mas o pessoal do hostel é bem legal. Me explicaram como chegar na maioria dos lugares que eu queria.

Dia 3: Sinaia e o Castelo de Peles

Peguei um ônibus de manhã para Sinaia. Ele saía do parking lot ao lado da estação de trem (peguei um ônibus até lá, bem tranquilo. a bilheteria pra comprar o ticket tava fechada e o motorista deixou eu ir de graça). O ônibus que vai pra lá é o que vai pra Bucareste, então eu tive que pedir pro motorista me avisar quando chegasse, senão ia parar lá do outro lado do país. A viagem demora uma hora mais ou menos (eu acho, não lembro direito), e custou 11 LEI.

Eu fui no outono, então o visual das montanhas pelo caminho tava lindo.

Lá, fui no castelo de Peles. Fui andando, do ponto de ônibus até o castelo. É uma subida de uns 20 a 30 minutos. Pra quem não tem condição física nenhuma tipo eu, demora uns 40. Mas dá pra pegar o táxi pra levar até lá em cima. Mas como eu disse, estudante né..

Apesar de não ser exatamente o que eu tava procurando, pq é um castelo bem mais recente, vale MUITO a pena. Não subestimem! Hahaha

O castelo por dentro é de tirar o fôlego. Pena que eu não podia tirar foto, pq tinha que comprar um ticket a mais.

O castelo foi construído no século XVIII, quando já tinha energia elétrica, por isso ele é bem diferente dos outros castelo. Por exemplo, ele tem sala de cinema! As suas salas são todas ricamente decoradas, cheias de pinturas, afrescos, e os móveis lindíssimos.

Na sala de concertos acontecem algumas apresentações. Para assistir, tem que fazer a reserva antes pelo site. Eu imagino que deva valer muito a pena, pq a sala é lindíssima - assim como todo o resto.

Ele também é muito grande. Tem sala de música, de concerto, de audição, sala de estudos do rei, da rainha, quarto de hóspedes, quarto real, quarto do primeiro-ministro, cinema, e por aí vai...

Preços:

Entrada: 50 LEI (12,50 para estudante)

Foto: 32 LEI

Atrás, tem o castelo de Pelisor. Estava fechado quando eu fui, mas dizem que também é muito bonito, apesar de menor.

A visita durou uma manhã. Depois, almocei no Irish Pub, que fica no fim da decida do castelo. Adorei! 20 LEI por uma pizza e vc ainda ganha um copo de cerveja.

A volta que foi mais chatinha, pq o ônibus demorou a beça pra passar.

À noite, eu fui em pub chamado For Sale e num pub de Reggae perto da Republic Street. Os dois eram bons. O primeiro era bem interessante, pq vc podia comer o amendoim que tava em tigelas nas mesas e jogar as cascas no chão. Dava um efeito bem legal, e era bom pisar nas cascas depois.

Dia 4 - Free Walking Tour

Como o meu quarto dia caiu numa segunda, quando a maioria dos castelos e museus não abre, tirei pra fazer o Walking Tour. Mais uma vez, interessantíssimo. Pena que muitas coisas estavam fechadas, como a Black Church e alguns museus. Ele sai da Republic Street, e passa na Black Church, Caterina's gate, Igreja ortodoxa, uma das torres de segurança antiga e mostra a divisão da cidade, que quando foi fundada, era dividida entre romenos e - pasmem - alemães!

Vista da White Tower.

As igrejas são a luterana - Black Church - que é imensa e linda por dentro, e a ortodoxa. Essa é bem pequena, e comparada com a de Cluj e a de Sibiu, nada demais.

A Black Church vale a pena. É muito bonita e cheia de história.

Depois, eu almocei em um restaurante romeno que é uma delícia! Ele fica perto da Black Church, e é bem baratinho.

Não lembro o endereço dele, mas eu tirei fotos do caminho ::hãã2::

Ali no final, fica a praça com o sino da cidade e um museu. à minha direita, fica a rua do restaurante.

Esse é o restaurante. Ele é especializado em comida romena.

Minha comida romena e deliciosa. Com a sobremesa (um cheesecake que eu não recomendo), deu 32 LEI.

Dia 5: Bran e Rasnov

No quinto dia, fui ao famoso Castelo do Drácula, que por lá é conhecido simplesmente como Castelo de Bran (que é o nome da cidade) e à fortaleza de Rasnov.

O caminho para Bran foi bem simples. Peguei o ônibus municipal até o terminal do ônibus (que é um outro terminal, diferente do que sai o ônibus pra Sinaia) que custou 2 LEI e de lá, peguei um ônibus pra Bran, que custou 7 LEI.

O ônibus te deixa na frente do castelo, o que é ótimo.

O castelo é bem, BEM simples. Vale mais pelo castelo em si do que pelo interior. Parece que eles pensaram assim: "esse castelo é conhecido como castelo do Drácula. Abrir para visitação vai ser lucrativo. O que vamos expor? Ah, pega um monte de móvel qualquer aí e coloca lá". Ainda mais depois de vir de Peles, que é sensacional, o castelo deixa a desejar.

O que eu achei mais legal foi a vista, linda como sempre, e a estrutura de castelo medieval, mesmo.

Ah, e não tem visita guiada. ::bruuu::

Interior do castelo

Preços:

10 LEI pra estudante (não vi quanto era sem ser estudante) + 6 LEI pra entrar na sala onde ficam expostos os instrumentos de tortura medieval.

Saí de Brasov às 8:30, cheguei lá 9:13 e às 10:50 já tinha visto o castelo.

Embaixo do castelo tem um feirinha de lembrancinhas. Eu consegui pechinchar uma caneca com a cara do Drácula por 10 LEI.

Depois, logo peguei o ônibus pra Rasnov. Peguei no mesmo ponto de ônibus que eu desci, só que na direção contrária. Levou mais ou menos 30 minutos e custou uns 5 LEI (não lembro exatamente).

Em Rasnov, vc pode pegar um táxi por 10 LEI pra fortaleza ou ir andando. Eu, óbvio, fui andando. O caminho no começo me assustou um pouco. Era uma estrada sem nada. Achei até que tava no caminho errado.

Mas uns 10 minutos depois cheguei num hotel, com um comércio do lado e de onde sai o ônibus que leva até a fortaleza. Ele custa 4 LEI ida e volta.

Bem, a fortaleza foi o que eu mais gostei na viagem. Ela é simplesmente fantástica! E ninguém dá nada por ela. Na entrada, tinha uma guia oferecendo visita guiada. Como sempre, vale a pena. Se não, parece só um monte de ruína. A guia era muito simpática. Além da história do lugar, ela conversou bastante comigo. Me disse que muitas pessoas ficam decepcionada pq vão pra lá pensando em ver coisas de vampiro ou sobre o Vlad Dracula, que na verdade viveu na Valáquia. Como eu não fui lá por causa dos vampiros, não fiquei decepcionada. Ela também se ofereceu pra tirar várias fotos, o que eu adorei, já que esse é um problema de se viajar sozinho.

A fortaleza serviu de proteção durante as invasões bárbaras e foi construída durante uma expedição das Cruzadas. Eu acho que só isso já vale a visita, mas além disso, ela nunca foi de fato tomada. A única vez que ela caiu foi quando um rei húngaro descobriu que a população ali não tinha acesso a água, e que eles saíam pra buscar. Então, ele colocou os guerreiros dele em volta da fortaleza e esperou as pessoas se renderem.

Dentro da fortaleza

4 LEI pra subir

Entrada: 10 LEI (5 pra estudante)

5 LEI pra voltar pra Brasov

Dia 6: Sibiu

No sexto dia, eu peguei o trem em Brasov às seis da manhã pra Sibiu (não sei qual é essa coisa deles com trem às seis da manhã...). Custou 41,80 LEI e a viagem durou 2 horas e meia. Comprei o bilhete no meu primeiro dia em Brasov.

Lá, eu fiquei no Old Town Hostel, que eu não sei se recomendo. Ainda não me decidi!

O hostel é bem diferente dos outros dois. É menor e não é muito no estilo dos outros. Ele fica localizado na Piata Mica, que é a Praça Menor, que curiosamente fica do lado da Praça Maior. Ali é o coração da cidade, então a localização dele não podia ser melhor. E dá pra ir andando da estação de trem. Eu paguei 45 LEI na diária pelo quarto para 10 pessoas, mas só tinha mais uma pessoa.

Ele não tem café da manhã, mas vc pode comprar um "vale" por 5 LEI que te dá direito a tomar café da manhã num restaurante que fica na frente. A comida é omelete, torrada (sem nada) e café/suco/chá.

Isso tudo parece muito bom, mas quando eu cheguei, eu avisei que eu sairia muito cedo no dia seguinte e perguntei se a recepção estaria aberta, pra poder chamar o táxi. Eles me garantiram que estaria pq era 24 horas e no dia seguinte, a surpresa é bem óbvia: claro que não estava. Não tinha ninguém. Eu tive que me virar. Não é nada demais, mas eu fiquei irritada com isso. Eu podia estar chegando, e imagina a sua surpresa em chegar tarde/cedo em uma cidade e não ter ninguém na recepção "24 horas" do hostel!

Contratempos à parte, a cidade não tem Walking Tour (ou foi o que me falaram no hostel e no centro de informações). Isso me deixou um pouco triste. É a parte que eu mais gosto. Mas a vida continua, e eu fui conhecer a cidade. Lá, eu fui na Igreja Católica, que fica entre as duas praças, na Luterana, que é bem grande e muito bonita (e vc ganha cartão postal quando entra!) e na ortodoxa.

Igreja Luterana de Sibiu - vale a pena visitar!

Bem, um destaque aqui: a ortodoxa. Foi a mais bonita que eu fui. É imensa, e lindíssima. Assisti um pedaço da missa deles nesse dia, e achei bem interessante. Os costumes são bem diferentes da católica e da protestante. Por exemplo, eles têm várias pinturas pela igreja, e parece que as pessoas veneram essas imagens tanto quanto os católicos veneram as estátuas dos santos. E a igreja não tem bancos! Quer dizer, tem, mas são poucos e ficam dispostos nas paredes. Não ficam no meio da igreja, e a maioria assiste a missa em pé. Eu só assisti o finalzinho, mas achei que assistir a missa inteira em pé deve ser cansativo.

Ela é tão grande que mal cabe na foto.

Depois, fui no museu luterano que fica perto da ortodoxa. Lá eles contam a história do luteranismo na Romênia. Achei ótimo! E tem esse quadro:

WP_20141022_015.jpg que mostra as fortalezas e igrejas fortificadas pela Romênia.

De lá, fui na Council Tower. Vc paga 2 LEI para subir e de lá de cima tem a vista da cidade. A Torre fica entre as praças também. A vista é ótima, mas seria melhor se lá em cima fosse aberto.

Por fim, eu fui no Pharmacy Museum, que é um museu sobre os objetos antigos usados na medicina e na farmácia. Tem um desse em Cluj, mas eu não consegui ir por causa do horário. Apesar de pequeno, achei ótimo. Tem vários objetos antigos, tipo um serrote (!) usado pra cirurgia e essas coisas.

O museu fica na Praça Menor, bem embaixo do hostel.

Standard 10 LEI

Student 2,5 LEI

Day 45 LEI (esse é um ticket que vc pode usar para vários outros museus)

À noite, saí para dar uma volta pelo centro. Fica muito bonito! A cidade - ou pelo menos, o centro - é bem charmosinha. Acabei tomando um café ali na praça mesmo e comprei uma espécie de pão doce ótimo! Todos foram muito simpáticos comigo por lá. Apesar de me avisarem sempre que eu devia tomar cuidado (e de vez em quando fazerem cara de surpresa quando eu falava que tava sozinha), achei os romenos muito simpáticos e gentis. Me ajudavam sempre que eu pedia informação e, quando não falavam inglês, tentavam me ajudar em romeno mesmo. Como também é uma língua latina, da pra se comunicar. Nesse dia, eu perguntei pro guarda da praça onde ficava o centro de informação turística. Além de conversar comigo sobre a Romênia e sobre a Transilvânia, ele me levou até o centro e depois que eu saí, veio perguntar se eu tinha resolvido o que eu queria.

Dia 7: Sibiu - Brasov

No dia sete, eu voltei pra Brasov (num trem que saiu às seis da manhã). Eu podia/deveria ter parado em Fagaras, mas dormi e passei do ponto.

Bem, a minha passagem era pra Brasov, mas depois eu descobri que um dos lugares que eu queria ir - Fagaras - ficava no caminho. Então, me disseram que eu poderia descer em Fagaras e pedir para carimbarem meu bilhete. Assim, eu poderia ficar algumas horas na cidade e depois pegar outro trem com o mesmo bilhete pra Brasov. Em Fagaras tem uma fortaleza, que por causa desse meu deslize, eu não fui.

Enfim, resolvi ver em Brasov o que eu não tinha conseguido ver no dia do Walking Tour pq tava fechado: a igreja ortodoxa e a Black Church. A ortodoxa tem um museu do lado, que tava fechado na segunda. No sétimo dia também tava, acho que eu fui muito tarde ou algo assim. Tinha cara de ser pequeno, mas legal: tinha sido a primeira escola da comunidade romena na cidade. A igreja é bem simples, pequena, mas bonita. Depois da igreja de Sibiu, não é grande coisa.

A Black Church é imensa e cheia de história. Não lembro quanto, mas lembro que tem que pagar pra entrar. Ela tem várias plaquinhas pela igreja, contando a história do lugar. Imagino que a visita com guia deva ser ótima, mas não sei se o Walking Tour chega a entrar na igreja (o de Cluj entrava).

A igreja recebeu esse nome depois de um incêndio que deixou as paredes pretas.

Esse dia, eu fiquei no Boemia hostel, que fica perto da Black Church. Paguei 40 LEI no quarto para seis e mais 8 LEI pelo café da manhã. Esse sim era um café da manhã de verdade! A recepção não funciona 24 horas (mas dessa vez, eles me avisaram pelo menos!). O hostel é bem arrumado e limpo, a roupa de cama e os banheiros eram limpos, e o clima é bem aconchegante. Não era muito do tipo "galera aventureira" que nem os primeiros, mas era legal.

Nesse dia, o orçamento já tava apertado, então eu fui procurar um lugar barato para comer e achei o Ando's. É um fast food que tem pratos também. Eu comi um hambúrguer que vinha com um prato de batata frita que deu incríveis 5 LEI.

Eu achei nesse site aqui: https://www.likealocalguide.com/brasov/andos/

Não achei sujo como ela fala, não. É bem parecido com o McDonald's, na verdade. E não fui no segundo andar, então não sei como é lá.

Dia 8: Brasov - Buda

O oitavo dia foi o de voltar pra casa! A internet do hostel tava meio ruim, então eu não tive como procurar um telefone de táxi. A solução foi sair e ir até o ponto que tinha me falado na véspera. Esse dia tava muito frio. O termômetro tava marcando 0ºC. Peguei um táxi na rua, um pouco antes de chegar no ponto, e depois de uns 2 ou 3 minutos, me dei conta que o taxímetro tava desligado. Perguntei pra ela quanto dava e ela disse que era 15 LEI (sim, depois que eu tinha entrado que ela me falou o preço). Eu conversei e saiu por 10, mas ainda acho que se eu tivesse pagado o preço do taxímetro, teria saído mais barato. O meu trem saía (óbvio) às seis da manhã, e a viagem foi bem tranquila, apesar de longa. Recomendo levar bastante comida, carregador pra celular na bolsa, livro e o que mais puder. Demorou 12 horas!

Bem, o saldo foi super positivo. Amei a Transilvânia, amei os lugares que eu fui. Só fiquei um pouco triste de não ter ido em Fagaras, mas todo o resto foi ótimo. Os romenos foram super simpáticos e solícitos, e a história deles é muito interessante. Recomendo a todos!